As melhores fotografias da história do Benfica

Petrov_Carmovich

Citação de: pcssousa em 05 de Abril de 2013, 20:26
Jogo maravilhoso e épico, marcado pela podridão do antro onde actuámos naquela magnífica tarde. 11 dias antes tinhamos sido miserável e vergonhosamente expoliados no mesmo antro... naquela tarde, desde intoxicarem o nosso balneário, ameças ao árbitro Carlos Valente, arremesso de fruta (que irónico...) aos fiscais de linha por parte de Artur Jorge e Octávio Machado, ameças de morte ao nosso presidente que ficou no hotel em Espinho por cauisa disso, faixas onde se lia "Matar um Benfiquista é uma conquista", houve de tudo... isso e muito, muito mais.

A César o que é de César:

Cabeceamento para o golo:

A memória escrita:

A Deus o que é de Deus e a César o que é de César. Eu acho que nesse dia, ficaram os 2 bem servidos, com uma dose de justiça divina :)

pcssousa

Um single de 33 rpm brasileiro dedicado ao Benfica:

Gostava de poder ouvir a música desse disco...

De pé da esq para a dir em cima: Rita, Ângelo, Cavém, Raúl, Cruz, Humberto Fernandes
Em baixo, da esq para a dir: José Augusto, Santana, Eusébio, Coluna e Simões.

Jogo disputado no  Maracanã, 1ª mão da Taça Intercontinental em que perderiamos com o Santos por 3-2. Santana marcou os nossos dois golos e os dos brasileiros foram marcados por Pelé (2) e Coutinho.

Rita conheceria nesta viagem ao Brasil a sua futura mulher e mais tarde iria viver para lá.

pcssousa

26  de Novembro de 1969, noite triste na Luz... TCCE, Benfica - Celtic. O Benfica vence 3-0, empatando a eliminatória, com o 3º golo a ser marcado por Diamantino Costa com o braço partido e ao peito aos 90 minutos.
Coluna e Calado recolhem ao balneário, onde o árbitro procede à moeda ao ar. Os altifalantes da Luz anunciam a eleiminação da equipa.

Esta foto é referente à 1ª mão, em Parkhead, 2 semanas antes, já no decurso da 2ª parte, Zeca em primeiro plano, junto com Malta da silva. Vê-se ainda José Augusto.

dfernandes

Óptimas relíquias, amigo.

Em relação à ultima imagem, apesar de não termos passado, adorava ter visto na íntegra essa partida contra o Celtic. O tal da moeda ao ar. Deve ter sido um jogo espectacular, com prolongamento e tudo.

Que pena que a RTP nesses tempos não transmitisse boa parte desses jogos, ou que não existissem mais possibilidades técnicas a nível da gravação.

Aliás, é uma pergunta que eu tenho na cabeça há algum tempo, e que nunca fiz, por alguma razão:

Alguém sabe que jogos dos anos 60 e 70 é que a RTP transmitiu em directo, e quais é que eles têm em arquivo? É que na RTP Memória dão sempre os mesmos, e nunca desses tempos.

JackWhite

pcssousa

Citação de: dfernandes em 05 de Abril de 2013, 21:34
Óptimas relíquias, amigo.

Em relação à ultima imagem, apesar de não termos passado, adorava ter visto na íntegra essa partida contra o Celtic. O tal da moeda ao ar. Deve ter sido um jogo espectacular, com prolongamento e tudo.

Que pena que a RTP nesses tempos não transmitisse boa parte desses jogos, ou que não existissem mais possibilidades técnicas a nível da gravação.

Aliás, é uma pergunta que eu tenho na cabeça há algum tempo, e que nunca fiz, por alguma razão:

Alguém sabe que jogos dos anos 60 e 70 é que a RTP transmitiu em directo, e quais é que eles têm em arquivo? É que na RTP Memória dão sempre os mesmos, e nunca desses tempos.
Sei que o primeiro jogo europeu dizputado na Luz e que deu em directo terá sido a meia-final da TCCE de 1963 contra o Feyenoord que ganhámos 3-1, a 8 de Maio de 1963, penso.
Se não estou enganado, e aqui já não tenho a certeza absoluta, as finais da Taça eram transmitidas desde 64 quando ganhámos 6-2 ao porto. A de 69 com a Académica não foi transmitida por motivos políticos pois previa-se a contestação estudantil ao regime, numa altura em que já era comum estas finais serem transmitidas.
Jogos para o campeonato, ou muito me engano ou só começariam a ser transmitidos nos anos 70, talvez finais dessa década.

É o que sei. Sei ainda que foram transmitidos na década de 60 alguns jogos europeus na Luz. Creio que a goleada 5-1 ao Real Madrid, a maior que eles sofreriam na Europa até 1989 também foi transmitido.
As nossas finais europeias foram transmitidas em directo mas cortaram o sinal da Eurovisão durante a 2ª parte do Benfica 3 - Barcelona 2 pois estaria ocupado com a visita de Kennedy à Europa (ou seria por causa do festival da Eurovisão?, acho que foi mesmo do Kennedy) e no dia seguinte retransmitiram a final na íntegra num especial televisivo que englobou a chegada da nossa comitiva a Portugal, imagino que tenha sido algo bem emocionante e que eu dava um dedo do pé para poder assistir.

Sei que há jogos nossos das campanhas europeias dos anos 60 a circular pela net narrados em outras linguas, como um jogo contra o Valur da Islândia.

Presumo que as fitas da RTP se tenham estragado e além disso que  tenham gravado outras coisas por cima, algo comum na altura. Acho que nos arquivos das televisões estrangeiras deverá haver muito material nosso da altura que o Benfica deveria tentar recuperar e transmitior na BenficaTV a exemplo do que é feito noutras televisões de clubes estrangeiros.

Outro dia estava a dar no Teledeporte, canal espanhol de desporto da TVE, um jogo que disputámos contra o Atlético de Madrid no Vicente Calderón de homenagem a um jogador deles que agora não tenho presente... ou melhor, deram um resumo alargado de 60 minutos ou algo assim. 

Citação de: JackWhite em 05 de Abril de 2013, 21:41

De onde vem e há quanto tempo é feita a vénia na Luz?
É uma boa pergunta à qual não sei responder. Sei-te dizer que ainda antes de existir Estádio da Luz já esta era feita, não sei é se era sempre. Digo-te isto porque ex-jogadores nossos da década de 40 e que eram amigos da famíla o contaram, Pinto Machado e António Maria.

Manel dos Anzois

Amália nas comemorações do 75º Aniversário do nosso clube.

Manel dos Anzois

Vencedores do Campeonato de Portugal (Troféu que antecedeu a Taça de Portugal), 1929-1930.

pcssousa

Já que se fala em Amália:

Amália era Benfiquista... até contava uma história engraçada: durante um concerto seu na União Soviética, algo que foi excepcionalmente autorizado pelo regime, perguntou (não me perguntem como), se sabiam qual era a capital de Portugal, os Soviéticos responderam que sim e que era Benfica!

Manel dos Anzois

Adivinhem lá qual é o jogador do União de Leiria que está a disputar a bola com o nosso defesa Alberto...?  ::)

pcssousa

Eheheheh... Jorge Jesus...

Digam lá que esta não é uma bela bebida?

Manel dos Anzois

Benfica - Sporting, jogo particular disputado a 22-10-1911, cujo resultado final se traduziu num empate a 2 bolas. Jogador do Benfica que é jogador do Benfica não descura a elegância, e nem a jogarmos de chapéu, os lagartos nos ganharam!

Manel dos Anzois

Citação de: pcssousa em 05 de Abril de 2013, 22:59
Eheheheh... Jorge Jesus...

Digam lá que esta não é uma bela bebida?

VINTAGE!

pcssousa

Aí de chapéu parece-me Júlio Cosme Damião... os nosso jogadores sempre tiveram uma classe imensa.

pcssousa

Por falar em bebidas... esta não é com a camisola do Benfica, mas cá fica:

Ainda vos vou continuar a chatear por uns bons tempos, tenho por aqui umas duas mil e tal fotos interessantes do Benfica para partilhar...