As melhores fotografias da história do Benfica

Manel dos Anzois

E já que falamos de bons vinhos, que tal um bom repasto para acompanhar?

Ementa do jantar de despedida de Mora de Oliveira, o primeiro guarda-redes do Sport Lisboa, realizado a 5 de Abril de 1907. O jantar realizou-se devido ao facto de Mora de Oliveira emigrar para a Argentina.

pcssousa

Pronto... mais vinho (é desta que o Bola7 reaparece):

Manel dos Anzois

E para acompanhar o vinho...uma carne preparada à velha e boa tradicional maneira portuguesa, confeccionada pelos mais competentes cozinheiros (é desta que o Bola 7 reaparece mesmo!)

Manel dos Anzois

Para quem quer algo mais prático...recomendo um bom "hot dog" com salsichas TOBÓM!

RedVC

Citação de: Manel dos Anzois em 05 de Abril de 2013, 22:59

Benfica - Sporting, jogo particular disputado a 22-10-1911, cujo resultado final se traduziu num empate a 2 bolas. Jogador do Benfica que é jogador do Benfica não descura a elegância, e nem a jogarmos de chapéu, os lagartos nos ganharam!

Esta foto é incrível! Desses anos as fotos são raras. Agora, se naquele tempo era relativamente comum jogadores usarem uma boina nunca tinha visto usarem um "palhinhas" e... em pleno jogo. Incrível. Muito obrigado pela partilha!

Agora, quem será o jogador? Será Cosme Damião?. O corpo parece-me compatível. Será? Não me admiraria nada.

Ah, e já repararam no arbitro e o seu fatinho? Naquele tempo era assim

Manel dos Anzois

Citação de: RedVC em 05 de Abril de 2013, 23:52
Citação de: Manel dos Anzois em 05 de Abril de 2013, 22:59

Benfica - Sporting, jogo particular disputado a 22-10-1911, cujo resultado final se traduziu num empate a 2 bolas. Jogador do Benfica que é jogador do Benfica não descura a elegância, e nem a jogarmos de chapéu, os lagartos nos ganharam!

Esta foto é incrível! Desses anos as fotos são raras. Muito obrigado pela partilha!
Agora, quem será o jogador? Será Cosme Damião?. O corpo parece-me compatível. Será? Não me admiraria nada.

Não estou em condições de confirmar, mas de facto a fisionomia é semelhante à de Cosme Damião, inclusive o bigode que esta foto parece revelar...

RedVC

Exactamente. Não me admiraria nada e isso ainda a tornaria mais valiosa para nós.

Shoky

Wach Wíinik

Jogar de chapéu...estava aqui a imaginar esse cenário nos dias de hoje e soltei uma gargalhada sozinho...  ;D

Essa fotografia é um tesouro. Adoro fotografias do passado.

RedVC

Citação de: Manel dos Anzois em 05 de Abril de 2013, 23:07
E já que falamos de bons vinhos, que tal um bom repasto para acompanhar?

Ementa do jantar de despedida de Mora de Oliveira, o primeiro guarda-redes do Sport Lisboa, realizado a 5 de Abril de 1907. O jantar realizou-se devido ao facto de Mora de Oliveira emigrar para a Argentina.

Esta foto também é muito interessante. Obrigado pela partilha.

Tanto quanto sei Manuel Mora de Oliveira (de braços cruzados, ao centro) foi o nosso primeiro guarda redes (equipa da 1ª categoria). Interessante que o guarda-redes não usava equipamento diferente. Ao principio quando me comecei a interessar mais pela história do nosso clube fiquei surpreendido pois fiquei com a ideia de que este homem seria Argentino ou seja a partida para a Argentina seria um regresso ao seu país natal. As implicações eram interessantes pois significaria que tecnicamente o Benfica teria tido nos seu primórdios um jogador de nacionalidade estrangeira. Penso que isto não se confirma.
As referencias são escassas mas no outro dia lia algures que dessa primeira equipa para além de virem jogadores do grupo dos Catataus e da Associação do Bem, pelo menos dois vieram do Império, clube que no final da década de 20 seria extinto mas que participou regularmente nas competições de honra e aliás foi sócio fundador (por sinal o nº1) da AFL. Quem eram esses dois jogadores? Albano dos Santos e Manuel Mora.

Outro aspecto interessante deste menu do jantar de despedida a Mora é, mesmo que muito estilizado, a ideia que se guarda de um guarda redes (Mora, claro) e de um jogador negro. Não sei se o Sport Lisboa também nisso foi pioneiro mas logo na equipa de 1904 o nosso clube teve um jogador negro: Marcolino Bragança. Marcolino era um antigo aluno da Casa Pia, amigo de Cosme Damião e a pessoa que ao se lembrar de algo óbvio, teve o clique indispensável para que o clube tenha sobrevivido durante a crise da saída de 8 jogadores para o Sporting (para além da partida de Mora e de Fortunato Levy - também referido no menu, de origem judaica e que partiu também para Cabo Verde onde existem indícios da sua família ser residente, se não estou em erro). Assim, Marcolino lembrou-se de propor que a equipa da 2ª categoria fosse elevada à 1ª categoria. Logo, nessa fase três pessoas tiveram grande relevância: Cosme Damião, Felix Bermudes e Marcolino Bragança.

pcssousa

Posso de facto confirmar aquilo que afirmei ontem e que se trata de Júlio Cosme Damião.
Curiosamente, tenho aqui à minha frente uma foto dele, rara, envergando a camisola do Grupo Sport Benfica ainda antes da fusão, e está de boné escuro, entre Dias da Silva e António Marques.
Há ainda diversas fotos de Cosme Damião a jogar de lenço ou cachecol branco (bem comprido) ao pescoço.
De momento não vou contudo digitalizar fotos pois tenho muitas outras já prontas para compartilhar. É algo para o futuro.

Eu penso que já vi essas fotos que o manel está a comnpartilhar na fotobiografia do Benfica publicada em 87 ou 88, creio eu. Algumas ainda vi num livro também acerca da história do Benfica publicado pelo jornal Record.

RedVC

Muito interessante. Assim se pode concluir que Cosme Damião ou tinha um refinado sentido de humor ou então mais provável tinha um grande espírito prático ao usar aquele chapéu. À falta de melhor...

O cachecol branco é outro mistério, proteção da garganta (o seu pai morreu vítima de uma pneumonia quando Cosme tinha apenas 10 anos de idade), algum significado sentimental ou até outra hipótese que já ouvi, mas que acho improvável, algum toque de vaidade.

(encontrada na net)

Obrigado pela informação e logo que possível venham essa fotos para estimular mais conversa :)

pcssousa

28 de Abril de 1912, o Benfica visita a cidade do Porto e pela primeira vez defronta o FC Porto. Disputam-se jogos em 2ªs e 1ªs categorias no Campo da Rainha. O de 2ªs de manhã, reguistando-se uma vitória do Sport Lisboa e Benfica por 1-2 e à tarde, 15h, defrontam-se as primeiras categorias, o jogo grande. O Benfica ganha 2-8 e alinha com Augusto Paiva Simões, Henrique Costa, Francisco Bellas, Carlos Homem de Figueiredo, Cosme Damião, Arthur José Pereira, Germano de Vasconcellos, Francisco Viegas, Luiz Vieira e José Fernandes e António Marques 

Na foto pode-se ver Cosme Damião com a bola:

Na "História do Futebol Clube do Porto", livro oficial do clube publicado na década de 50, escreveu-se acerca deste jogo e do Benfica, transcrevendo a imprensa da época (1912):
"Deixaram excelente impressão nesta cidade, tanto mais que é um grupo exclusivamente português. É na verdade um grande team e que muito honra o futebol nacional".

Aqui fica também a noticia do Jornal Diário de Notícias do dia seguinte:

Esta foi a primeira visita de uma equipa da Capital à Cidade Invicta e logo o Benfica, campeão de Lisboa. Esta sua retumbante vitória cativou de tal maneira os adeptos do Salgueiros que assistiram ao jogo, que estes deixaram de trajar de branco para o passarem a fazer de vermelho e branco.

Se houver interesse, poderei até postar foto do onze inicial do Benfica.

RedVC

Uma fotografia completamente inédita para mim e provavelmente para a esmagadora maioria dos que por aqui andam!

Sabia de dois jogos em que o Benfica ganhou ao FCP no Porto por 8-2.
De um deles, a 28-05-1952 conhecia esta foto clássica:

Moreira e Arsénio a tentarem aguentar a gigantesca Taça, ganha no dia da inauguração das Antas. Uma fotografia deliciosa.  :slb2:

O outro era justamente este jogo, o primeiro do Benfica no Porto. Desconhecia por completo a sua existência e por isso é uma agradável surpresa. Cosme era médio e assim se demonstra que conduzia a bola com genica e decisão. Ao seu lado jogava muitas vezes o temperamental e genial Artur José Pereira. Pela fisionomia parece-me justamente que o outro jogador do Benfica nesta foto deve mesmo ser ele. Mais tarde sairia para o Sporting e viria a ser fundador do Belenenses juntamente com outro nome grande dos primeiros anos do Sport Lisboa, depois Sport Lisboa e Benfica: Henrique Costa.

Todas as fotos deste tempo são muito, muito bem vindas. Muito obrigado pcsousa!

pcssousa

RedVC vai à página 26 deste tópico, e verás que lá está essa foto e mais umas quantas desse dia:

link directo para o post:
http://serbenfiquista.com/forum/index.php?topic=50533.msg1075285696#msg1075285696

para quem gosta destas coisas, como é o meu caso, um conselho: não se limitem a ver a última página, dêm uma vista de olhos para trás, por exemplo esse post é da passada quinta-feira. Aproveitem, disfrutem, guardam o que tiverem que guardar pois há por cá coisas muito boas às quais não é dado o devido valor, o se é dado não o demonstram.

Abraço.