As melhores fotografias da história do Benfica

Dandy

Citação de: Laudrup em 27 de Junho de 2025, 01:59

Todas as fotos da autoria de Eduardo Gageiro, fotógrafo português de alto gabarito que nos deixou no início deste mês aos 90 anos.

A minha mensagem 1000 no fórum tinha de ter alguma categoria.
Sinceramente, 1000 até parece coisa pouca com tantos Eusébios por aí  :smokin:

:slb2:

Edit:

Vou adicionar contexto das fotos

o1. Foto de estúdio do Eusébio

02. Eusébio em lágrimas, abraçado por colegas segundos depois do apito final no Benfica 5-3 Real Madrid na Final da Taça dos Campeões Europeus 1961/62, Olympisch Stadion, Amesterdão, 2 Maio 1962

03. Invasão do relvado da Luz depois de um Benfica 5-1 Académica da 26.ª e última jornada do campeonato de 1970/71 ( 18.º título), 2 Maio 1971

04. Humberto, Nené e Torres a abraçarem-se, Toni de joelhos, após um golo no Benfica 3-1 Sporting CP da Final da Taça de Portugal de 1969/70, Estádio Nacional, Jamor, 14 Junho 1970

Em primeiro lugar, um agradecimento ao (já saudoso) Eduardo Gageiro, pela excelência das fotos, e a ti (pelo bom gosto em partilhá-las).

Sem prejízo para o anterior, devo confessar (em relação à última foto) que não me parece possível que seja o Torres a ser retratado.

Pessoalmente, creio que aparecem (de costas, da esquerda para a direita):

Humberto, Nené e Rui Jordão.

Minha opinião, nada mais.

Dandy

Segundo o "zerozero", vale o que vale, Nené nem terá jogado a final da Taça de 1970:

https://www.zerozero.pt/jogo/1970-06-14-benfica-sporting/307647

Dandy

Citação de: Dandy em 03 de Julho de 2025, 10:52
Citação de: Laudrup em 27 de Junho de 2025, 01:59

Todas as fotos da autoria de Eduardo Gageiro, fotógrafo português de alto gabarito que nos deixou no início deste mês aos 90 anos.

A minha mensagem 1000 no fórum tinha de ter alguma categoria.
Sinceramente, 1000 até parece coisa pouca com tantos Eusébios por aí  :smokin:

:slb2:

Edit:

Vou adicionar contexto das fotos

o1. Foto de estúdio do Eusébio

02. Eusébio em lágrimas, abraçado por colegas segundos depois do apito final no Benfica 5-3 Real Madrid na Final da Taça dos Campeões Europeus 1961/62, Olympisch Stadion, Amesterdão, 2 Maio 1962

03. Invasão do relvado da Luz depois de um Benfica 5-1 Académica da 26.ª e última jornada do campeonato de 1970/71 ( 18.º título), 2 Maio 1971

04. Humberto, Nené e Torres a abraçarem-se, Toni de joelhos, após um golo no Benfica 3-1 Sporting CP da Final da Taça de Portugal de 1969/70, Estádio Nacional, Jamor, 14 Junho 1970

Em primeiro lugar, um agradecimento ao (já saudoso) Eduardo Gageiro, pela excelência das fotos, e a ti (pelo bom gosto em partilhá-las).

Sem prejízo para o anterior, devo confessar (em relação à última foto) que não me parece possível que seja o Torres a ser retratado.

Pessoalmente, creio que aparecem (de costas, da esquerda para a direita):

Humberto, Nené e Rui Jordão.

Minha opinião, nada mais.

"Sem prejuízo"

Laudrup

Pois é. Onde terei ido buscar estas informações? Sinceramente não me lembro. As fotos são do blog do Alberto Miguéns, Em Defesa do Benfica, mas a informação não. Já não é a primeira vez que me engano com alguns dados, há tempos foi com os penáltis do Cardozo. A internet às vezes é um bocado labiríntica.

Obrigado pelo reparo e por rectificares  O0

Fui ao blog e na legenda diz que são, de facto, Humberto, Nené e Jordão, mas de que jogo? Consegues perceber?

Dandy

Citação de: Laudrup em 03 de Julho de 2025, 12:18Pois é. Onde terei ido buscar estas informações? Sinceramente não me lembro. As fotos são do blog do Alberto Miguéns, Em Defesa do Benfica, mas a informação não. Já não é a primeira vez que me engano com alguns dados, há tempos foi com os penáltis do Cardozo. A internet às vezes é um bocado labiríntica.

Obrigado pelo reparo e por rectificares  O0

Fui ao blog e na legenda diz que são, de facto, Humberto, Nené e Jordão, mas de que jogo? Consegues perceber?

Não tenho a certeza ... mas parece-me o Jamor.

Se for o Jamor (mas será que é?) creio que só poderá ser a final de 1974.

Golo marcado por Nené, a passe de Jordão, aos 32 minutos. Nesse momento, estavam os quatro em campo.

Perdemos o jogo, infelizmente.

https://www.abola.pt/futebol/fotogalleria/25-de-abril-a-primeira-final-da-taca-em-liberdade-juntou-benfica-e-sporting-fotos-2025042411523695950/1

Alexandre1976

A ultima foto em que o Toni está de joelhos e o Humberto,Nené e Jordão estão abraçados é na vitória por 3-5 na cagadeira de alvalade na época de 73-74.
Foi neste jogo que o Marcelo Caetano apareceu pela ultima vez em publico antes da revolução de Abril.
Ao fundo dessa foto dá para ver o Vitor Martins,o famoso Garoupa.
O lagarto na foto é um ex jogador nosso,Nelson Fernandes.

Dandy

Citação de: Alexandre1976 em 05 de Julho de 2025, 11:56A ultima foto em que o Toni está de joelhos e o Humberto,Nené e Jordão estão abraçados é na vitória por 3-5 na cagadeira de alvalade na época de 73-74.
Foi neste jogo que o Marcelo Caetano apareceu pela ultima vez em publico antes da revolução de Abril.

Ainda mais ao fundo, mesmo à (nossa) esquerda do "Garoupa", vislumbrei um vulto que admiti que pudesse ser o Hagan (de cabelo claro e fato de treino).

Por esse motivo é que achei que não seria relativo à época de 73/74.

Ned Kelly

Citação de: Alexandre1976 em 05 de Julho de 2025, 11:56A ultima foto em que o Toni está de joelhos e o Humberto,Nené e Jordão estão abraçados é na vitória por 3-5 na cagadeira de alvalade na época de 73-74.

Curiosamente, nesse jogo, Nené (2), Jordão, Humberto e o garoupa foram os marcadores. Todos na foto. Só faltou o Toni marcar.

Alexandre1976

Citação de: Ned Kelly em 08 de Julho de 2025, 10:20

Curiosamente, nesse jogo, Nené (2), Jordão, Humberto e o garoupa foram os marcadores. Todos na foto. Só faltou o Toni marcar.
Verdade.

luckyluke

Excelente foto do nosso grande guarda-redes dos tempos do José Henrique (Zé Gato) e depois de Manuel Bento, António Fidalgo.
No jogo Benfica-Liverpool de 1977/78  da Taça dos Campeões Europeus, num vendaval onde chovia copiosamente, António Fidalgo que estava no banco, deu a sua camisola a um apanha bolas que estava encharcado com a chuva.
O Benfica também se fez, faz e fará de jogadores com este nível.
Parabéns ao grande António Fidalgo por gesto tão nobre e por contribuir para esta magnífica foto da nossa história.

O Benfica também é isto na sua gloriosa história.

Lux Rubra

Em 1982, jogámos contra o Bétis. O meu pai contou-me a história de que o seu amigo, Zé Quilhó, fez uma faixa gigantesca que dizia: "Lembrem-se de Aljubarrota!". Foi levada para Sevilha. Foi uma das primeiras grandes deslocações dos Diabos Vermelhos.

Infelizmente, não há fotos da faixa.

bnfc

Se tiverem versões "restauradas", acho que seria melhor se mostrassem também a original. Apesar de tudo, interessa sempre ver o que resta realmente de um dado momento. Até porque alguns restauros são bons mas outros nem por isso e daqui a algum tempo corremos o risco de ter apenas as versões alteradas.