Lima

Avançado, 41 anos,
Brasil
Equipa Principal: 3 épocas (2012-2015), 144 jogos (10282 minutos), 70 golos

Títulos: Campeonato Nacional (2), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (2)

MonstroDasCuecasRotas

O Lima nunca será imortal e não é só por falta de carisma. Nunca jogou para isso e as piores épocas dele até são as que lhe dão o bi-campeonato. O ano passado foi criticadíssimo e este ano os penaltys foram atenuando a má época. Sempre foi um dos piores jogadores da equipa. Ser titular numa equipa que ganha muito, não dá automaticamente direito a tal estatuto. Se nestes dois anos tivéssemos que escolher os primeiros 3 jogadores a deixar o 11, Lima seria sempre um dos 3 escolhidos. Como seria Pizzi ou Eliseu. Se Pizzi e Eliseu calham de ficar no Benfica mais dois anos, sendo titulares, isso nunca faria deles imortais, mesmo que acabássemos tetra campeões.

Um Imortal do Benfica tem que ter tudo, qualidade, títulos, carisma, durabilidade e fidelidade. Se faltar algum, não é imortal.

Um saudade sim, pode ter qualidade e carisma, mas não ter títulos. Ou ter títulos, mas não ter qualidade. Ter qualidade e carisma, mas não ter durabilidade, etc.

Lima não é imortal porque não tem nem qualidade nem carisma para isso.

David Luiz não é imortal do Benfica porque não tem títulos nem durabilidade para isso.

Aimar não é imortal do Benfica pela mesma razão.

Poborsky não é imortal do Benfica porque, tendo qualidade e carisma, faltou tudo o resto.

Jonas não será porque... durabilidade.

O Benfica é grande o suficiente para que um jogador não tenha que ser imortal só porque deu tudo o que tinha e ganhou umas coisas. É um bocado como o slogan do "jogador à Benfica". Um jogador à Benfica é um jogador que dá tudo, que corre até cair, que conhece o emblema que leva o peito, etc, mas isso não chega... Tem que ter muita qualidade.


iSLBenfica

Citação de: André Sousa em 22 de Junho de 2015, 15:14
Citação de: iSLBenfica em 22 de Junho de 2015, 15:14
3 épocas no Benfica.

3 épocas titularíssimo, uma das referências do ataque que nos permitiu conquistar 2 campeonatos, 1 Taça de Portugal, 2 Taças da Liga, 1 Supertaça.
70 golos em todas as provas pelo Benfica, uma média ao nível de muitos dos melhores goleadores de sempre da história do clube.

Qual é a dúvida que é imortal?
Na saudade está o Rodrigo, e compara-se aquilo que ele fez com o que fez o Lima? Nem por sombras.

Nos imortais está o Eusébio. Compara-se aquilo que ele fez com o Lima?

Volto a referir, o Lima tem uma média ao nivel de muitos dos melhores goleadores de sempre da história do clube. Não se compara ao Eusébio porque o Eusébio é e será ad eternum o expoente máximo da história do clube, e este só não está mais a cima (até está, visto o seu tópico ser inamovível) porque não há mais nenhuma categoria.

Isso não impede o Lima de ser um imortal da história deste clube. Não foi um suplente ou um gajo qualquer que esteve nestes 3 anos no Benfica tendo ganho 2 campeonatos. Foi uma das referências da equipa, um dos obreiros deste bom registo coletivo. Para não falar, novamente, dos seus números individuais.

Shoky

Citação de: Slb23 em 22 de Junho de 2015, 15:19
Citação de: André Sousa em 22 de Junho de 2015, 15:16
Citação de: Slb23 em 22 de Junho de 2015, 15:14
O Lima mostrou em 3 anos que marcou mais e 70 golos e foi um titular absoluto.

A dúvida nunca foi o Lima mas sim quem jogava com ele.

Isso não diz grande coisa.

Esta época a tua dúvida era qual? Quem é que fazia dupla com o Lima? Ou será que se essa questão se impusesse era sobre o Jonas?

E, do ponto de vista individual, a primeira época foi a nível de imortal. As últimas duas não.

E coincidências das coincidências, na primeira não ganhou nada e nas duas últimas foi campeão nacional.
Por acaso e o Shoky sabe disse porque cheguei-lhe a dizer pessoalmente o Jonas fora de casa nunca me convenceu.

Foi importante no titulo mas o papel de decisivo não foi dele para mim.

E eu disse-te para largares as drogas.

Slb23

Citação de: Shoky em 22 de Junho de 2015, 15:20
E eu disse-te para largares as drogas.
Vai-te lixar men, fora de casa não tinha nada a ver com o que era em casa.

Guimarães, Paços de Ferreira, Alvalade...

Roy Kent

Para mim imortais, mesmo imortais são para aí 30 que lá estão, e para mim o maior imortal que o Benfica teve nos últimos anos nem pertence ao Futebol.

Shoky

Citação de: iSLBenfica em 22 de Junho de 2015, 15:20
Citação de: André Sousa em 22 de Junho de 2015, 15:14
Citação de: iSLBenfica em 22 de Junho de 2015, 15:14
3 épocas no Benfica.

3 épocas titularíssimo, uma das referências do ataque que nos permitiu conquistar 2 campeonatos, 1 Taça de Portugal, 2 Taças da Liga, 1 Supertaça.
70 golos em todas as provas pelo Benfica, uma média ao nível de muitos dos melhores goleadores de sempre da história do clube.

Qual é a dúvida que é imortal?
Na saudade está o Rodrigo, e compara-se aquilo que ele fez com o que fez o Lima? Nem por sombras.

Nos imortais está o Eusébio. Compara-se aquilo que ele fez com o Lima?

Volto a referir, o Lima tem uma média ao nivel de muitos dos melhores goleadores de sempre da história do clube. Não se compara ao Eusébio porque o Eusébio é e será ad eternum o expoente máximo da história do clube, e este só não está mais a cima (até está, visto o seu tópico ser inamovível) porque não há mais nenhuma categoria.

Isso não impede o Lima de ser um imortal da história deste clube. Não foi um suplente ou um gajo qualquer que esteve nestes 3 anos no Benfica tendo ganho 2 campeonatos. Foi uma das referências da equipa, um dos obreiros deste bom registo coletivo. Para não falar, novamente, dos seus números individuais.

Ele nunca foi referência.
Em 2012/13 para mim era até o elo mais fraco da equipa, e com boa distância para os outros todos.
Este ano, mesmo numa equipa bem mais fraca, a seguir a Eliseu e Pizzi...para mim era novamente o elo mais fraco.

André Sousa

Citação de: Slb23 em 22 de Junho de 2015, 15:19
Por acaso e o Shoky sabe disse porque cheguei-lhe a dizer pessoalmente o Jonas fora de casa nunca me convenceu.

Foi importante no titulo mas o papel de decisivo não foi dele para mim.

Isso está relacionado com a prestação do Benfica fora de casa. Ganhávamos porque íamos cumprindo os serviços mínimos. Aí não havia grande espaço para individualidades, de forma rotineira. Era o que aparecesse. Mas também não tenho grande memória para te apontar o jogo X e Y, confesso.

Pá, um gajo que faz aquilo que ele faz... foi mais do que decisivo. A nível individual, foi o que teve maior influência. Óbvio que não tínhamos ganho se não houvesse Júlio César, se o Jardel não se tivesse adaptado bem, se o Talisca não nos tivesse salvo o coiro algumas vezes, se o Maxi não tivesse feito a época que fez, por aí adiante. Mas isso é natural. Isto é um jogo coletivo.

Agora, fazendo algo que não gosto, parece-me que se temos continuado com Lima, Talisca e Derley para a frente de ataque, não tinha havido bicampeonato para ninguém.

Shoky

Citação de: Slb23 em 22 de Junho de 2015, 15:21
Citação de: Shoky em 22 de Junho de 2015, 15:20
E eu disse-te para largares as drogas.
Vai-te lixar men, fora de casa não tinha nada a ver com o que era em casa.

Guimarães, Paços de Ferreira, Alvalade...

Felizmente nesses jogos esteve lá o Lima...o homem dos jogos decisivos.

brankinho_gaspar

Se sair, é saudade.

E dos bons.

Kaligula12

Citação de: Slb23 em 22 de Junho de 2015, 15:21
Citação de: Shoky em 22 de Junho de 2015, 15:20
E eu disse-te para largares as drogas.
Vai-te lixar men, fora de casa não tinha nada a ver com o que era em casa.

Guimarães, Paços de Ferreira, Alvalade...

De facto, gostaria de saber qual foi o jogador mais decisivo : Lima, Jonas ou Talisca (isto é, golos que renderam pontos...)

bzouk

Citação de: Slb23 em 22 de Junho de 2015, 15:21
Citação de: Shoky em 22 de Junho de 2015, 15:20
E eu disse-te para largares as drogas.
Vai-te lixar men, fora de casa não tinha nada a ver com o que era em casa.

Guimarães, Paços de Ferreira, Alvalade...
Cheguei a ouvir teorias de ser jogador apenas contra equipa pequenas. Sem por em causa a sua inegável qualidade a realidade é que desapareceu nos jogos contra os outros "grandes"

Roy Kent

Citação de: Slb23 em 22 de Junho de 2015, 15:21
Citação de: Shoky em 22 de Junho de 2015, 15:20
E eu disse-te para largares as drogas.
Vai-te lixar men, fora de casa não tinha nada a ver com o que era em casa.

Guimarães, Paços de Ferreira, Alvalade...

Aqui concordo, fora não foi tão bom como em casa.

Gandaia

Acho que cada vez é mais necessário "aumentar" as categorias. Ex-Funcionário, Saudade e Imortal creio que cria problemas em alguns jogadores que estarão em níveis intermédios. E há vários exemplos.

Ex-Funcionários: Paulo Sousa, JJ, Cristian Rodriguez, Markovic, Matic, Bernardo Silva.

Saudade: Schwarz, Rodrigo, Kulkov, Panchito.


André Sousa

Citação de: Slb23 em 22 de Junho de 2015, 15:21
Vai-te lixar men, fora de casa não tinha nada a ver com o que era em casa.

Guimarães, Paços de Ferreira, Alvalade...

Alvalade? Pá, falar em Alvalade para mostrar o fraco desempenho de jogadores de cariz ofensivo... o JJ quis meter o autocarro. Era impossível jogar assim.

E atenção... a recepção no Jonas àquele balão, não é para qualquer um. E garanto que o Lima não a fazia.

Slb23

Citação de: André Sousa em 22 de Junho de 2015, 15:23
Isso está relacionado com a prestação do Benfica fora de casa. Ganhávamos porque íamos cumprindo os serviços mínimos. Aí não havia grande espaço para individualidades, de forma rotineira. Era o que aparecesse. Mas também não tenho grande memória para te apontar o jogo X e Y, confesso.

Pá, um gajo que faz aquilo que ele faz... foi mais do que decisivo. A nível individual, foi o que teve maior influência. Óbvio que não tínhamos ganho se não houvesse Júlio César, se o Jardel não se tivesse adaptado bem, se o Talisca não nos tivesse salvo o coiro algumas vezes, se o Maxi não tivesse feito a época que fez, por aí adiante. Mas isso é natural. Isto é um jogo coletivo.

Agora, fazendo algo que não gosto, parece-me que se temos continuado com Lima, Talisca e Derley para a frente de ataque, não tinha havido bicampeonato para ninguém.
O Jonas tem um classe do caralho mas não era capaz de esticar o jogo e a equipa ressentia-se disso na minha opinião.

Para mim o jogador do titulo é o Nico, era o farol da equipa.