Benfica pentacampeão europeus de estrada 88-92

pcssousa

Porque o Benfica é um clube eclético, pretende este tópico honrar e homenagear aqueles que fizeram do Benfica pentacampeão europeu de estrada em Masculinos.

Inicialmente serão apenas por cá colocados os resultados dos pódios por equipas e as posições finais dos melhores posicionados do Benfica (pontuaram os 3 primeiros de cada equipa). Posteriormente serão colocadas fotos e uns quantos comentários.

I Taça dos Clubes Campeões Europeus de Estrada - Masculinos 1988
28 de Maio de 1988 - Verona (Itália) - 9 equipas participantes

1º Sport Lisboa e Benfica - 13 pontos- Campeão
2º PAF Verona (Itália) - 22 pontos
3º Profsporz (URSS) - 24 pontos

Equipa do SL Benfica:
Henrique Crisóstomo  - 2º
Manuel Matias - 3º
Cidálio Caetano 8º
Delfim Moreira 20º

II Taça dos Clubes Campeões Europeus de Estrada - Masculinos 1989
20 de Maio de 1989 - Verona (Itália) – 17 equipas participantes

1º Sport Lisboa e Benfica - 10 pontos- Campeão
2º PAF Verona (Itália) 18 pontos
3. Hungary (Hungria) 33 pontos

Equipa do SL Benfica:
António Pinto – 1º lugar
Paulo Catarino – 3º lugar
Manuel Matias – 6º lugar
Henrique Crisóstomo – 20º

III Taça dos Clubes Campeões Europeus de Estrada - Masculinos 1990
07 de Abril de 1990 - Lisboa (Portugal) - 10 equipas participantes

1º Sport Lisboa e Benfica - 6 pontos- Campeão
2º Forestale (Itália) – 28 pontos
3º PAF Verona (Ita) – 32 pontos

Equipa do SL Benfica:
Joaquim Silva – 1º lugar
António Pinto – 2º lugar
Henrique Crisóstomo – 3º lugar
Juvenal Ribeiro – 7º lugar

IV Taça dos Clubes Campeões Europeus de Estrada - Masculinos 1991
27 de Abril de 1991 - Mealhada (Portugal) – 10 equipas

1º Sport Lisboa e Benfica - 16 pontos- Campeão
2º Sporting (Portugal) - 22 pontos
3º Fiamme (Itália) - 72 pontos

Equipa do SL Benfica:
Joaquim Silva – 2º lugar
António Pinto – 3º lugar
Paulo Catarino – 6º lugar
Luís Jesus – 7º lugar

V Taça dos Clubes Campeões Europeus de Estrada - Masculinos 1992
04 de Abril de 1992 - Quarteira (Portugal) – 9 equipas

1º Sport Lisboa e Benfica - 17 pontos- Campeão
2. PAF Verona (Itália) - 21 pontos
3. Tipton Harriers (Grã Bretanha) - 57 pontos

Equipa do SL Benfica:
António Pinto – 1º lugar
Paulo Catarino – 4º lugar
Henrique Crisóstomo – 5º lugar
José Regalo – 7º lugar

faneca_slb4ever

pcssousa

De nada faneca. É minha intenção acrescentar umas fotos e informações adicionais, mas de toda a maneira já cá fica o registo de algo que, a brincar, a brincar, representa 5 titulos europeus.
Um destes dias é minha intenção recvordar a conquista da Taça CERS de 90/91.

Cumprimentos.

hugo1904

Vitor84

Grande feito.
Há algum sitio onde possa consultar todos os campeões?
Além dos campeonatos de estrada há mais alguma competição europeia de atletismo onde o Benfica tenha feito história?
Confesso que conheço muito pouco da história do nosso Atletismo.

pcssousa

Assim de cabeça, e no que a competições europeias diz respeito:

- somos os actuais campeões europeus de corta-mato juniores masculinos
- 3º lugar na Taça dos campeões Europeus de corta mato masculinos 1982 e 1991
- 2º lugar na Taça dos campeões Europeus de corta-mato femininos em 1991
- 2º lugar na Taça dos campeões europeus de estrada femininos em 1991

Isto é o que tenho presente de cabeça, posteriormente poderei fazer pesquisa mais minuciosa aos meus arquivos.

Sei que a revista "atletismo" tinha lá o historial dos vencedores, mas tentei pesquisar lá e de momento não encontrei.

Cumprimentos.

Vitor84

Citação de: pcssousa em 27 de Dezembro de 2012, 20:28

Isto é o que tenho presente de cabeça, posteriormente poderei fazer pesquisa mais minuciosa aos meus arquivos.

Sei que a revista "atletismo" tinha lá o historial dos vencedores, mas tentei pesquisar lá e de momento não encontrei.

Cumprimentos.
Obrigado O0

IPASLB

Citação de: pcssousa em 27 de Dezembro de 2012, 20:28

Cumprimentos.
Infelizmente já não tem, e não gravei enquanto podia...

Mazzola

Joaquim Silva, a 7 de Abril de 1990, em Lisboa

António Pinto (Esquerda), Joaquim Silva (Centro) e Henrique Crisóstomo (Direita) no pódio, após o Benfica ter vencido o europeu de estrada por clubes, no final do campeonato da Europa de atletismo de estrada, realizado em Lisboa, 07 Abril 1990.

Petrov_Carmovich

Olha nem sabia que o António Pinto tinha representado o SLB, e eu que tenho ele algum respeito por ter sido um óptimo corredor português :)

IPASLB

Pena é que se tenha acabado com esta grande equipa, desrespeitando gravemente o SLB.

pcssousa

Citação de: Petrov_Carmovich em 07 de Março de 2013, 14:35
Olha nem sabia que o António Pinto tinha representado o SLB, e eu que tenho ele algum respeito por ter sido um óptimo corredor português :)
O António Pinto até chegou a vencer a Maratona de Londres, uma das melhores senão mesmo a melhor do Mundo, envergando a camisola do Benfica. Pelo menos a 1ª que ganhou tenho a certeza absoluta que levava a nossa camisola vestida.

Citação de: IPASLB em 07 de Março de 2013, 15:16
Pena é que se tenha acabado com esta grande equipa, desrespeitando gravemente o SLB.
A certa altura fomos buscar ao porto os seus melhores atletas de meio-fundo/fundo e respectivo treinador e reforçámos grandemente a nossa equipa que já tinha sido campeã europeia no ano anterior. Pena as lesões do José Regalo que podia ter sido top Mundial, ele que até era favorito a medalha nos JO de Seul 88. Terá sido ainda como retaliação à ida de Águas e Dito para o badalhoco clube do porto. Mais tarde viriam atletas de outras modalidades também, mas isso agora não vem ao caso.

Concordo ainda contigo quer foi um enorme desrespeito não só acabar com esta equipa como deixar ao "abandono" o atletismo do Benfica que naquela altura vinha de uma década de intenso domínio principalmente na pista e na estrada, sendo que também data de 1990, creio, o nosso último titulo colectivo em corta-mato (séniores masculinos). Agora ganhámos a vertente curta, que na altura não existia, mas a longa é a que tem mais cartel, veremos como nos portamos este fim-de-semana onde espero no mínimo um vice-campeonato.

Agora ao que interessa: nesto tudo, aponto ainda o dedo ao sr. Carlos Moia. Recordo que este senhor, Benfiquista e nosso dirigente, fundou o Maratona Clube de Portugal em finais dos anos 80 e o seu primeiro atleta foi roubado ao Benfica, Manuel Matias que logo a seguir ganhou a Maratona de Fukuoka. A pouco e pouco, toda a nossa equipa de fundo foi para lá.
Prezo o que este senhor tem feito em prol do atletismo em Portugal, mas em meu entender um verdadeiro Benfiquista não deve criar clubes que possam, seja em que modalidade for, criar condições para que outros possam brilhar em deterimento no nosso clube. Em especial quando foi nosso dirigente, poderia ter criado condições para trazer para nós o mesmo sucesso que levou para o Maratona, sendo que enquanto nós temos uma base de sustentabilidade alicerçada no nossos inúmeros sócios e adeptos e no nome Benfica que é o mais forte do desporto português, o Maratona tem apenas e só os apoios finaceiros que ele procurou e arranjou, que poderiam e deveriam ter sido canalizados para o Sport Lisboa e Benfica.
Continuo a achar que todos os muitos titulos nacionais e internacionais do Maratona poderiam e deveriam ser nossos. A maioria de nós se calhar faria isso mesmo e ele, como dirigente do Sport Lisboa e Benfica, além de presidente do Maratona deveria ter zelado por isso.
Atenção, estamos a falar de 10 titulos europeus masculinos em estrada e 8 femininos, de 6 titulos europeus masculinos no corta-mato e 9 femininos... e já nem vou para os titulos nacionais nem prestações individuais de atletas desde o titulo Mundial de Albertina Dias ou Carla Sacramento aos Europeus de António Pinto e Paulo Guerra.

Desculpem-me se meto o dedo na ferida, mas é algo que sinto ter que fazer.

IPASLB

Citação de: pcssousa em 07 de Março de 2013, 16:17
Citação de: Petrov_Carmovich em 07 de Março de 2013, 14:35
O António Pinto até chegou a vencer a Maratona de Londres, uma das melhores senão mesmo a melhor do Mundo, envergando a camisola do Benfica. Pelo menos a 1ª que ganhou tenho a certeza absoluta que levava a nossa camisola vestida.

Citação de: IPASLB em 07 de Março de 2013, 15:16
A certa altura fomos buscar ao porto os seus melhores atletas de meio-fundo/fundo e respectivo treinador e reforçámos grandemente a nossa equipa que já tinha sido campeã europeia no ano anterior. Pena as lesões do José Regalo que podia ter sido top Mundial, ele que até era favorito a medalha nos JO de Seul 88. Terá sido ainda como retaliação à ida de Águas e Dito para o badalhoco clube do porto. Mais tarde viriam atletas de outras modalidades também, mas isso agora não vem ao caso.

Concordo ainda contigo quer foi um enorme desrespeito não só acabar com esta equipa como deixar ao "abandono" o atletismo do Benfica que naquela altura vinha de uma década de intenso domínio principalmente na pista e na estrada, sendo que também data de 1990, creio, o nosso último titulo colectivo em corta-mato (séniores masculinos). Agora ganhámos a vertente curta, que na altura não existia, mas a longa é a que tem mais cartel, veremos como nos portamos este fim-de-semana onde espero no mínimo um vice-campeonato.

Agora ao que interessa: nesto tudo, aponto ainda o dedo ao sr. Carlos Moia. Recordo que este senhor, Benfiquista e nosso dirigente, fundou o Maratona Clube de Portugal em finais dos anos 80 e o seu primeiro atleta foi roubado ao Benfica, Manuel Matias que logo a seguir ganhou a Maratona de Fukuoka. A pouco e pouco, toda a nossa equipa de fundo foi para lá.
Prezo o que este senhor tem feito em prol do atletismo em Portugal, mas em meu entender um verdadeiro Benfiquista não deve criar clubes que possam, seja em que modalidade for, criar condições para que outros possam brilhar em deterimento no nosso clube. Em especial quando foi nosso dirigente, poderia ter criado condições para trazer para nós o mesmo sucesso que levou para o Maratona, sendo que enquanto nós temos uma base de sustentabilidade alicerçada no nossos inúmeros sócios e adeptos e no nome Benfica que é o mais forte do desporto português, o Maratona tem apenas e só os apoios finaceiros que ele procurou e arranjou, que poderiam e deveriam ter sido canalizados para o Sport Lisboa e Benfica.
Continuo a achar que todos os muitos titulos nacionais e internacionais do Maratona poderiam e deveriam ser nossos. A maioria de nós se calhar faria isso mesmo e ele, como dirigente do Sport Lisboa e Benfica, além de presidente do Maratona deveria ter zelado por isso.
Atenção, estamos a falar de 10 titulos europeus masculinos em estrada e 8 femininos, de 6 titulos europeus masculinos no corta-mato e 9 femininos... e já nem vou para os titulos nacionais nem prestações individuais de atletas desde o titulo Mundial de Albertina Dias ou Carla Sacramento aos Europeus de António Pinto e Paulo Guerra.

Desculpem-me se meto o dedo na ferida, mas é algo que sinto ter que fazer.
É verdade, o que eu já li e ouvi como resposta dele foi que a intenção era fazer tudo isso no SLB, só que o presidente do SLB na altura não quis e então ele criou um novo clube.