Bernardo Silva

Médio, 32 anos,
Portugal
Equipa Principal: 1 época (2013-2014), 3 jogos (31 minutos), 0 golos

Equipa B: 1 época, 38 jogos, 7 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (1), Taça da Liga (1)

Android1974

Citação de: Manpaz1904 em 04 de Agosto de 2013, 03:57
Citação de: Android1974 em 04 de Agosto de 2013, 03:51
Citação de: Manpaz1904 em 04 de Agosto de 2013, 03:48
Citação de: Android1974 em 04 de Agosto de 2013, 03:44
Citação de: Manpaz1904 em 04 de Agosto de 2013, 03:40
Até porque no ano passado jogamos boa parte da época com um 10.

Aliás, mesmo nesta pré-época é o que tem acontecido.
Não, não é. O R.Pinto esteve a pressionar os centrais, tal qual o Đuričić, etc.
E deixar de ser um 10 por causa disso?

Contra a Olhanense vi-o buscar bolas aos centrais, com Lindelof e Matic à sua frente.
Já disse muitas vezes que o que os jogadores "são ou não são" não me interessa assim tanto. Interessa-me é o que fazem em campo. Eu, que também reparei nesses recuos do R.Pinto, vi um mau sinal, de desespero e de falta de jogo colectivo da equipa, um pouco como fazia o M.Rosa na época passada.

Dos 3 médios era o mais ofensivo, baixava para buscar jogo, quando a equipa tinha a bola não se colava ao PL... Ou seja, fez o que um 10 tem por norma fazer.

Nem me parece ter características para jogar mais à frente.
Mas quais médios? Como é que se pode chamar a um gajo que está, quando o adversário sai com a bola, a fazer pressão nos centrais junto à área, de médio? Já estou a ver que vem lá a conversa do 4-3-3 outra vez, minha nossa senhora...

abar85

Mas não pode ser médio por ir pressionar os centrais? Só conta o momento defensivo?

O Gaitan a época passada fez algumas vezes de 10, e não era imaginário.

Android1974

Citação de: abar85 em 04 de Agosto de 2013, 03:57
Citação de: Android1974 em 04 de Agosto de 2013, 03:41
Citação de: abar85 em 04 de Agosto de 2013, 03:39
Citação de: Android1974 em 04 de Agosto de 2013, 03:31
Citação de: abar85 em 04 de Agosto de 2013, 03:28
Citação de: Android1974 em 04 de Agosto de 2013, 02:56
Citação de: abar85 em 04 de Agosto de 2013, 02:49
Citação de: klik em 03 de Agosto de 2013, 23:59
Se nos juniores poderia aparecer mais perto do Avançado... no futebol senior não terá esse caminho...

será mais para médio: #10 , #8 ou para cair mais sobre o flanco.
No flanco acho que não.

10 all the way
All the way? Só é pena é nem a principal nem a B jogarem com 10, né?
Deve estar nos estatutos do clube Sport Lisboa e JJ, não do Sport Lisboa e Benfica.
Realmente, tinha piada serem os estatutos ou a direcção ou os adeptos, em vez do treinador, a escolher a táctica. :confused: E se é para falar do exemplo do Barcelona, em que os treinadores é que se adaptam ao clube, é melhor estar quieto, porque não há nada de semelhante no Benfica (aliás, o mais semelhante a isso é a própria "tradição" Jesus).
Não sei donde retiras tanta informação quando eu não escrevo nada disso...

Não jogamos com 10 agora, no futuro não sabes. Se eu acho que ele rende mais a 10 digo-o e não me interessa se a equipa joga assim ou não, é 1 opinião, como muitos têm do Djuricic. Se o Benfica o aproveitará ou não da melhor maneira, ou se nem sequer o aproveita,  estaremos cá para ver.
Tu é que foste buscar estatutos... Para mim, discutir um jogador no Benfica é integrá-lo nas equipas realmente existentes, que jogam de uma certa maneira, etc. Senão, também posso inventar uma táctica qualquer e dizer que, nessa, o Bernardo podia jogar sozinho na frente, como o Messi. Percebes?
Mas há algum decreto que diz que o Benfica não mais jogará com 10? É que o Bernardo tem 19 anos, tem algum tempo ainda e provavelmente nem será titular na B esta época, infelizmente.
Se achas que era assim que melhor rendia podes perfeitamente dizê-lo.
E é perfeitamente possível que a B até jogue com um 10, as dinâmicas não têm que ser exactamente iguais.
Não há decreto, mas há equipas, jogos feitos e treinadores, que inclusive já mencionaram o facto de quererem pôr as duas equipas a jogar da mesma maneira. Com correcções, claro, porque o nível comparativo dos adversários não é o mesmo (e, ainda assim, há que pensar se não valia mais a pena arriscar, já que os resultados interessam pouco). Enquanto cá estiver o Jesus, é com a sua lógica que tanto a principal como a B devem jogar.

Android1974

Citação de: abar85 em 04 de Agosto de 2013, 04:00
Mas não pode ser médio por ir pressionar os centrais? Só conta o momento defensivo?

O Gaitan a época passada fez algumas vezes de 10, e não era imaginário.
O Gaitán também jogou a segundo-avançado na época passada, tens razão. O que eu acho é que os nomes dão-se às posições no sistema táctico, e o que se faz por aqui é dá-los aos jogadores, segundo a posição e características que são as suas "originais". Também podes dizer que jogamos com 3 defesas, por um deles ser o A.Almeida, etc. A interpretação do Gaitán, Rodrigo, Lima e os novos sérvios da posição não é suficientemente diferente (ver o Rodrigo contra o Chelsea ou hoje, bem mais recuado do que o Gaitán em muitos jogos no meio) para chamar-lhe coisas diferentes.

Manpaz1904

Android,

Se não sabes fazer a distinção de uma equipa a atacar (ou basta ter só a bola) e a defender em zona alta, então não te posso dizer mais nada.

Quanto estive no Trofense, quando o adversário saía com a bola dominada, era o médio da posição 8 que ia pressionar, ao de leve, ao lado do PL, na zona defensiva contrária. E não, isso não fazia dele um 2º avançado ou um 10.
Era uma mera jogada defensiva.

Tal como o Ruben mesmo pressionando ao lado do PL, não faz dele 2º avançado.

Tal como se tivesses visto o Real a jogar hoje, tinhas reparado em algo semelhante no Isco ou no Ozil, a espaços.

Mas regra geral, é ver como equipa joga quando tem a bola. Tudo fica mais claro tendo em conta a disposição táctica da equipa.

Android1974

Citação de: Manpaz1904 em 04 de Agosto de 2013, 04:06
Android,

Se não sabes fazer a distinção de uma equipa a atacar (ou basta ter só a bola) e a defender em zona alta, então não te posso dizer mais nada.

Quanto estive no Trofense, quando o adversário saía com a bola dominada, era o médio da posição 8 que ia pressionar, ao de leve, ao lado do PL, na zona defensiva contrária. E não, isso não fazia dele um 2º avançado ou um 10.
Era uma mera jogada defensiva.

Tal como o Ruben mesmo pressionando ao lado do PL, não faz dele 2º avançado.

Tal como se tivesses visto o Real a jogar hoje, tinhas reparado em algo semelhante no Isco ou no Ozil, a espaços.

Mas regra geral, é ver como equipa joga quando tem a bola. Tudo fica mais claro tendo em conta a disposição táctica da equipa.
Eu não digo que só esse momento é que conta, mas que é um momento particularmente claro da disposição geral da equipa em campo, e não apenas uma jogada. Disseste que o R.Pinto ia "buscar bolas aos centrais", mas nem é verdade (quem fazia isso, alternadamente, era o Uros e o Lindelöf); o que aconteceu foi que, meio desesperado por não ter bola e falta de habituação à posição, recuava à maluca como fazia o M.Rosa, algo que de táctico tinha muito pouco. Mas se calhar não reparaste nos sinais da aproximação táctica da B à principal, então não te posso dizer mais nada.

Manpaz1904

Mas em que te baseias para dizer que o Ruben quando baixava para pegar no jogo, era em desespero? Não podia ser algo estudado? Ou mera necessidade da equipa face ao que estava a acontecer no jogo? Era só (e falando do mais recente jogo) a Olhanense pressionar alto, impedir o 6 e o 8 do Benfica de pegar no jogo (tal como certamente muitos treinadores que jogam contra nós procuram tapar as saídas com bola de Matic e Enzo), baixando assim o 10 para fazer o movimento, em progressão com bola, de trás para a frente.
É que o 10 baixando, a equipa vai ter linhas de passe pois o 6 contrário certamente não o acompanha até perto da outra área. Supremacia no meio-campo.
E sim, aconteceu mais de 3 ou 4 vezes frente à Olhanense.

Android1974

Citação de: Manpaz1904 em 04 de Agosto de 2013, 04:17
Mas em que te baseias para dizer que o Ruben quando baixava para pegar no jogo, era em desespero? Não podia ser algo estudado? Ou mera necessidade da equipa face ao que estava a acontecer no jogo? Era só (e falando do mais recente jogo) a Olhanense pressionar alto, impedir o 6 e o 8 do Benfica de pegar no jogo (tal como certamente muitos treinadores que jogam contra nós procuram tapar as saídas com bola de Matic e Enzo), baixando assim o 10 para fazer o movimento, em progressão com bola, de trás para a frente.
É que o 10 baixando, a equipa vai ter linhas de passe pois o 6 contrário certamente não o acompanha até perto da outra área. Supremacia no meio-campo.
E sim, aconteceu mais de 3 ou 4 vezes frente à Olhanense.
Compreendo o que dizes, mas não foi isso que vi. Não vi lógica nenhuma nos recuos do R.Pinto. Até porque Uros e Lindelöf revezavam-se (atrapalhavam-se) nessa função e nem estavam particularmente cobertos. O problema da circulação estava mais à frente. Isso que descreves, "fazer o movimento, em progressão com bola, de trás para a frente" é, precisamente, o que é raro acontecer com o segundo-avançado. Mas veremos nos próximos jogos...  O0

Tiago_Patatas

Estás tramado miudo. Com o potenciador na A nunca vais poder dar o teu contributo.

Chefe

Quem acredita que com o Jorge vai ter oportunidade seria?

Pedro Nunes 28

Citação de: Chefe em 04 de Agosto de 2013, 17:58
Quem acredita que com o Jorge vai ter oportunidade seria?
A minha esperança é que o Jorge não chegue ao final de Agosto...

Panchito7

Já foi oferecido a algum Rio Ave por 5 anos?

Slb23

O Bernardo precisa de trilhar o seu caminho sem pressão extra. Treina na A, joga na B.

Nesta fase ele tem é de jogar, promover o miúdo para a A e ele ficar no banco só seria nefasto.

Chefe

E depois chegar ao momento da verdade e comprar Farinhas.

ppfinder

Espero que não tenha o mesmo destino que o Diego Lopes.