Época 2013/2014 - Todos os escalões

fmb

É incrível o que a Formação do Benfica tem evoluído... sou um crítico feroz desta direcção mas sei reconhecer o óbvio e tenho de realçar o que de muito bom tem sido feito nesta área. Um aspecto em que podemos e TEMOS de melhorar é o de fazer alguns jogadores queimarem algumas etapas de modo a evoluírem tudo que podem. Esse é um ponto em que temos que melhorar bastante porque não faz sentido termos jogadores a cumprirem todas os escalões de formação "escrupulosamente". Não faz sentido porque nem todos são iguais e há jogadores com potencial para queimarem essas etapas, sem dúvida alguma...
É ridículo termos um Renato Sanches a arrastar-se nos Juvenis A, sem qualquer dose de entusiasmo pelo campeonato em que joga, porque já foi rei e senhor no ano passado. Qual o sentido de o fazer ficar 2 anos no mesmo escalão???
Tal como espero que, para o ano, Romário e Guedes não estejam sempre nos juniores. Poderão descer num ou noutro jogo na fase final e na Champions mas será ridículo se passarem mais um ano num campeonato em que "dominam" tudo e pouco têm a aprender!!!

andre_04_SLB

Citação de: benfica96 em 04 de Abril de 2014, 20:05
Na minha humilde opinião, deveria ser ponderado a criação de uma equipa C com o intuito de competir no CNS, albergando assim, juniores de 2º ano e alguns de 1º ou até mesmo juvenis. Deste modo, o escalão de juniores passaria a ser composto por juniores de 1ºano mas com especial relevância para juvenis de 2ºano. Por sua vez, o escalão de juvenis iria albergar juvenis de 1º ano, e assim sucessivamente.

Gosto muito.

Não compreendo porque é que os sub-12,  sub-13 e sub-14 do Benfica competem contra miúdos de escalões acima, sendo que nesta idade é onde as diferenças físicas são mais notórias, e conseguem ganhar (quase) sempre, e depois chega-se aos sub-15, sub-17 e sub-19 e anda-se a competir contra miúdos do mesmo escalão para ganhar campeonatos de certeza.

Por isso é que eu digo que o Porto é um exemplo. O Benfica o ano passado foi campeão de Juniores com Varela, Hélder Costa, Cancelo, Cardoso, Guzzo, Teixeira que já vinham com rodagem dos B. Isso é que permitiu ao Benfica ter um nível a mais do que os outros. Este ano que seria o ano do estímulo e do objectivo para permitir evolução continuam no mesmo escalão. E o Porto tem o Ivo e o Tomás para jogar pelos Juniores e leva-os à equipa B e por vezes até para o banco.

O PSG fez o mesmo connosco nos jogos da Youth League. Mas ficou tudo contente que o Benfica ganhou. Os outros estão todos mal e o Benfica é que está bem.

andre_04_SLB

Citação de: Aloutre em 04 de Abril de 2014, 20:47
André, és profissional da área, certo?

Mando apenas uns bitaites.

Abraço

andre_04_SLB

Citação de: fmb em 04 de Abril de 2014, 20:55
É incrível o que a Formação do Benfica tem evoluído... sou um crítico feroz desta direcção mas sei reconhecer o óbvio e tenho de realçar o que de muito bom tem sido feito nesta área. Um aspecto em que podemos e TEMOS de melhorar é o de fazer alguns jogadores queimarem algumas etapas de modo a evoluírem tudo que podem. Esse é um ponto em que temos que melhorar bastante porque não faz sentido termos jogadores a cumprirem todas os escalões de formação "escrupulosamente". Não faz sentido porque nem todos são iguais e há jogadores com potencial para queimarem essas etapas, sem dúvida alguma...
É ridículo termos um Renato Sanches a arrastar-se nos Juvenis A, sem qualquer dose de entusiasmo pelo campeonato em que joga, porque já foi rei e senhor no ano passado. Qual o sentido de o fazer ficar 2 anos no mesmo escalão???
Tal como espero que, para o ano, Romário e Guedes não estejam sempre nos juniores. Poderão descer num ou noutro jogo na fase final e na Champions mas será ridículo se passarem mais um ano num campeonato em que "dominam" tudo e pouco têm a aprender!!!

Ou seja, acabaste por dizer porque é que o Benfica trabalha mal na formação e não evoluiu nada.

O que evoluiu é o orçamento e o que se investe ao contrário dos outros que reduziram drásticamente. Ter os melhores jogadores não é sinal de evolução, é sinal de ter condições que os outros não têm e o mais grave de tudo isso é que se continua a fazer muito pouco com tanto.

Aloutre

fmb

Citação de: andre_04_SLB em 04 de Abril de 2014, 20:59

Ou seja, acabaste por dizer porque é que o Benfica trabalha mal na formação e não evoluiu nada.

O que evoluiu é o orçamento e o que se investe ao contrário dos outros que reduziram drásticamente. Ter os melhores jogadores não é sinal de evolução, é sinal de ter condições que os outros não têm e o mais grave de tudo isso é que se continua a fazer muito pouco com tanto.
Claro que temos mais condições e isso é uma vantagem mas também podíamos ser incompetentes e não aproveitar esse facto. Estamos muito melhores no scouting, temos uma rede de recrutamento a trabalhar muito bem e cada vez melhores treinadores a trabalhar na nossa Formação.
Isso de queimar escalões é um aspecto em que TEMOS de melhorar mas dizer que não evoluímos apenas por isso é injusto. No ano passado fizémo-lo com inúmeros juniores na B. Espero que isso volte a ser feito a partir do próximo ano, sem dúvida!!! Na B, nos juniores e nos juvenis...

paulomaia1972

Estamos a discutir filosofias de formação. Muito bem.
Parece-me inegável que os últimos anos, desde que temos o Seixal, irá resultar numa chegada de jogadores à primeira equipa, não tenho dúvidas.
De resto concordo contigo, os resultados das equipas deveriam ser secundários face ao desenvolvimento/formação dos miúdos.
Por isso que os dois últimos escalões, creio de élite, sub-19 e a equipa B, deveriam ser espaços que que privilegiariam jogadores "feitos", ou com a idade correspondente ao escalão, mas sempre com várias opções, putos de maior talento a jogar em níveis superior à sua idade.

O barça na sua equipa B tem vários jogadores com 22 a 25 anos, e depois putos com talento com 17, 18 anos.

Os renatos, os guedes, n.santos, JPs, gaags da formaçao deveriam estar a competir a níveis superiores à da sua idade.

andre_04_SLB

Citação de: fmb em 04 de Abril de 2014, 21:02
Citação de: andre_04_SLB em 04 de Abril de 2014, 20:59

Claro que temos mais condições e isso é uma vantagem mas também podíamos ser incompetentes e não aproveitar esse facto. Estamos muito melhores no scouting, temos uma rede de recrutamento a trabalhar muito bem e cada vez melhores treinadores a trabalhar na nossa Formação.
Isso de queimar escalões é um aspecto em que TEMOS de melhorar mas dizer que não evoluímos apenas por isso é injusto. No ano passado fizémo-lo com inúmeros juniores na B. Espero que isso volte a ser feito a partir do próximo ano, sem dúvida!!! Na B, nos juniores e nos juvenis...

Desculpa mas continuo sem concordar.

Dizes que temos melhores treinadores na formação. Eu pergunto quem e porquê? Visto todos os que estão actualmente já fazerem parte do clube há quase 10 anos. Isto não mudou. O melhor até saiu à pouco tempo.

Quanto ao scouting, porquê que estamos melhores? Se o Porto e o Sporting desinvestiram e o Benfica oferece mais aos pais é normal que os miúdos venham para o Benfica. O Benfica neste momento é o Benfica a competir contra o Belenenses (Porto) e o Setúbal (Sporting). É normal conseguir os melhores.

Red skin

Concordo com muito do q o André diz!

O que se fez com o Raphael Guzzo este ano não é formação! O que se fez o ano passado com esse jogador é formação! Para quê? Para jogarem Filip Markovic e Uros Matic? Para darem jogo ao Carlos Martins?

Acho q em termos de prospeção estamos realmente bem... vamos mais longe e chegamos mais rápida... mas em termos de formação acho que nos falta muito para termos eficácia... Juvenis B na Distrital até qd? Catanados temos... mas tb o Porto e o Sporting... a única vantagem q vejo na sua utilização é na competitividade que os outros têm ao jogar contra e com jogadores mais velhos... e toda a gente sabe o q se passa, mas querem realmente ganhar, pois o seu lugar depende disso!

gaucho

Estamos mesmo mal na formação:
Equipas B:
Farense 1 - 0 Porto (5 estrageiros)
Feirense 1 - 2 Sporting (4/5 estrangeiros)
Oliveirense 1 - 2 Benfica (2 estrangeiros)
Realmente estamos mesmo mal, mesmo muito mal.
Mas não percebo nada, apenas limito-me a constatar numeros.

Manpaz1904

Citação de: gaucho em 06 de Abril de 2014, 19:13
Equipas B:
Para um comentário tão sem lógica, concordo contigo.
Limitaste-te a escolher uma jornada que dá jeito. Ao contrário também se arranja.

Nenad25

Interessante o tema que se discute por aqui. Sou um leigo na matéria, admito desde já.

No entanto futebol, seja ele de formação ou não, não é algo de tão complexo que impeça um qualquer "ignorante" como eu de dar a sua opinião. É futebol, é algo pelo qual todos nos interessamos desde miúdos, e acerca do qual todos temos uma opinião formada e sustentada.
Não se trata de um projecto científico da NASA. Se assim fosse, jogadores como Liedson ou Demba Ba nunca teriam atingido o patamar que atingiram.

Por mais ou menos siglas que se use todas as opiniões merecem ser ouvidas e respeitadas.

Posto isto, deixo apenas duas questões:

Que jogadores lançou o Porto nestes últimos 5 anos para os campeonatos profissionais? Suponho que o modelo de formação deles, sendo melhor agora, já o fosse no passado recente. No entanto, assim de repente, eu vejo David Simao, Diego Lopes, Miguel Rosa, Luis Martins, Roderick, Nelson Oliveira, Diogo Figueiras. Do Porto não me recordo de muitos. Pode ser por ignorância minha, admito perfeitamente.

Será possível que esse modelo de formação de que falam no Porto aconteça apenas por necessidade? Como foi dito, já aconteceu várias vezes jogadores dos júniores deles sejam convocados para a equipa B ou até A. Não poderá ser isto consequência da falta de opções que eles têm nestes plantéis, que os obriga a recorrer a jogadores de escalões inferiores? Não apenas da aposta na formação do jogador em si.

Isto não invalida que eu concorde que, por exemplo o Renato Sanches ou o Guzzo, já merecessem andar por outros palcos.

Carrega Benfica!

faneca_slb4ever

Citação de: gaucho em 06 de Abril de 2014, 19:13
Equipas B:

Comentário sem qualquer sentido.

andre_04_SLB

Citação de: Nenad25 em 06 de Abril de 2014, 19:45
Interessante o tema que se discute por aqui. Sou um leigo na matéria, admito desde já.

No entanto futebol, seja ele de formação ou não, não é algo de tão complexo que impeça um qualquer "ignorante" como eu de dar a sua opinião. É futebol, é algo pelo qual todos nos interessamos desde miúdos, e acerca do qual todos temos uma opinião formada e sustentada.
Não se trata de um projecto científico da NASA. Se assim fosse, jogadores como Liedson ou Demba Ba nunca teriam atingido o patamar que atingiram.

Por mais ou menos siglas que se use todas as opiniões merecem ser ouvidas e respeitadas.

Posto isto, deixo apenas duas questões:

Que jogadores lançou o Porto nestes últimos 5 anos para os campeonatos profissionais? Suponho que o modelo de formação deles, sendo melhor agora, já o fosse no passado recente. No entanto, assim de repente, eu vejo David Simao, Diego Lopes, Miguel Rosa, Luis Martins, Roderick, Nelson Oliveira, Diogo Figueiras. Do Porto não me recordo de muitos. Pode ser por ignorância minha, admito perfeitamente.

Será possível que esse modelo de formação de que falam no Porto aconteça apenas por necessidade? Como foi dito, já aconteceu várias vezes jogadores dos júniores deles sejam convocados para a equipa B ou até A. Não poderá ser isto consequência da falta de opções que eles têm nestes plantéis, que os obriga a recorrer a jogadores de escalões inferiores? Não apenas da aposta na formação do jogador em si.

Isto não invalida que eu concorde que, por exemplo o Renato Sanches ou o Guzzo, já merecessem andar por outros palcos.

Carrega Benfica!

Boas. Todas as questões são pertinentes porque nos permitem pensar sobre as nossas próprias respostas.

Em relação ao Porto. Volto a referir que na minha opinião trabalham melhor que o Benfica. Sobretudo porque fazem formação e não é por questões de necessidade: são políticas, projectos, ideias, acções, tudo transversal e que são aplicadas na prática.

O Benfica o ano passado com a criação da equipa B teve a necessidade de subir alguns Juniores e na fase terminal da época baixaram todos para irem ganhar o Nacional de Juniores. O Porto este ano tem a mesma necessidade de subir os miúdos dos Juniores mas na mesma fase terminal deixa alguns Juniores no banco da B e outros a jogar para não haver um retrocesso no processo ao invés de virem ganhar o nacional de Juniores.

São mentalidades e acções de um projecto. Não andam a mascarar as coisas.

Depois, qualquer bom projecto tem os seus números e os seus sucessos a nível dos jogadores que vão saindo. Falaste em alguns nomes do Benfica, assim rapidamente o Porto nos últimos 5 anos lançou, com a mesma notoriedade dos citados por ti: André André, Abdoulaye, Ivo Pinto, Josué, André Claro, Diogo Viana, Caetano, Atsu ou Sérgio Oliveira.

A formação é um processo de longo prazo e as coisas demoram a acontecer. Acredito que a continuar assim o Porto continuará a estar à frente do Benfica no número de jogadores que lança para as divisões profissionais (e eu coloquei só 1ª Liga e equivalentes). É que mesmo nos anos anteriores meteram Hugo Almeida, Paulo Machado, Ivanildo, Hélder Barbosa, Zequinha, Steven Vitória, Candeias, Ukra, Rui Pedro ou Ventura.

Cumprimentos

ChéSLB

Tá visto que o porto trabalha muito bem a todos os níveis  :coolsmiley:...a chatice é que nos ultimos largos anos não sai um...um jogador de nível superior que se veja.
Tudo jogadores razoaveis...aliás as grandes vendas de jogadores do porto dos ultimos anos são todos da formação...dos outros e de alguma boa prospeção.