Hélder Cristóvão (Equipa B)

Treinador, 53 anos,
Portugal
Equipa B: 5 épocas, 214 jogos, 0 golos

André Sousa

Continua a ser da autoria do JJ. Ambos sabemos que as coisas não são tão estanques quanto isso.

LuigiSLB83

Citação de: André Sousa em 08 de Junho de 2015, 17:46
Mas não é fácil de perceber qual a razão para o JJ não permitir que vissem os treinos da equipa? Ele não quer que vejam porque aquilo que ali está é criado por ele. Não quer que possam replicar aquilo que ele faz. Porra, o próprio já falou disso e já disse que nos treinos dele só está presente o seu grupo de trabalho, vide a sua equipa técnica + os jogadores que compõem o treino.

O treino é dele, é orientado por ele. Ele não gosta, nem quer, que vejam os seus treinos. Estéril é discutir a validade destes argumentos, quando partem de ideias pessoais.

Acho isso estúpido. Tão agora o Pietra vai-lhe roubar os métodos de treino. Já temos substituto para o JJ. Não percebo porque é que ainda não foi anunciado.

Gnr. Keenan

Citação de: André Sousa em 08 de Junho de 2015, 17:33
Não podia porquê? Aquilo que ele não podia fazer era levar a mal alguém negar-lhe o acesso a tais metodologias.

Isso nunca se sabe. E, em caso de dúvida, mais vale não permitir.

Eu não acho. Acho que é algo perfeitamente normal, e um lado sobre o qual ele já tinha falado anteriormente. O grupo é dele e ele não gosta que vejam o que se faz no seio do mesmo. Acho perfeitamente compreensível.

Mas pronto, o tema JJ, de agora em diante, será um tema (ainda mais) sensível.

Não vejo mal em dois profissionais da mesma área partilharem experiências.
Basta ver a abordagem do Fernando Valente, que inclusivamente convidava os seus adversários para no fim do jogo discutirem o que tinha acontecido em campo, abordagens, etc...
É a forma de estar do Jesus, não consigo concordar porque ele também beneficiou de um colega lhe abrir as portas e lhe mostrar a sua metodologia.

Não é por ser o Jesus, é mesmo uma opinião bem ponderada. O resto são peaners.

Velazquez

Porque é que o Judas podia recusar outras pessoas verem os seus treinos e o Renato Paiva não?O Judas era o patrão disto tudo?

J_PN

Se o Cruijff não lhe desse acesso aos treinos dele, andava hoje a mascar chiclas e a limpar casas de banho (nada contra, atenção). Atitude egoísta e de um egocentrismo tremendo. Se me espanta? Vindo de quem vem, não.

André Sousa

Citação de: Theroux em 08 de Junho de 2015, 17:47
André Sousa,

Tudo o que dizes é completamente vazio de conteúdo porque te recusas a reconhecer que
esta atitude prejudica o Sport Lisboa e Benfica. Pouco, muito, um bocadinho, é irrelevante. Prejudica, não só porque o proíbe como também porque é sintomática que o treinador não tinha o mínimo interesse em acelerar a integração de jogadores da forma formando uma unidade coesa e solidária com o treinador da equipa B.

Em cima disto julgar a mesma atitude de forma diferente porque o assalariado X tem 60 anos e o Y 35 não passa de fanboyismo agudo.

Ao adoptar essa postura estás explicitamente a colocar os interesses de um funcionário acima dos interesses do clube, sendo que neste caso defendes uma decisão que demonstra total desprezo pelos interesses desportivos que o treinador principal é pago para defender até ao limite das suas capacidades.

A partir daqui podes falar em desonestidade à vontade, podes dizer que os seus treinos fazem os do Guardiola parecer atletismo e que o Hélder é um espião industrial que vai vender os seus segredos aos chineses, enfim, podes dizer o que te apetecer que isso não apaga a realidade.

Mas ainda vou tentar colocar isto de forma mais básica para ver se bate:

Qualquer empregado de qualquer empresa do mundo está lá para servir o empregador. Pelo seu trabalho, pelo seu conhecimento, pela sua experiência recebe um ordenado.

Neste caso o empregador é o Sport Lisboa e Benfica e ao retirar recursos injustificadamente a outro funcionário do clube está a prejudicá-lo de forma propositada e, por arrasto, a prejudicar directamente a entidade que representa.

O mesmo é válido para ti, que te limitas a especular sobre os argumentos que o Hélder tinha para ver o treino da equipa A. Acelerar a integração de jogadores, blablabla, sim.

Eu não julguei a atitude do JJ pela idade que ele tinha. Qualquer semelhança com isso apenas vai de encontro a uma má formação no português, e em relação a isso não posso fazer nada.

Sobre o colocar os interesses de um funcionário acima dos interesses do clube... bem, é melhor não dizer nada, porque é, no mínimo, irónico.

É. Isso acontece em que mundo, mesmo? Que tal permitir que todos os treinadores, de todas os escalões etários e séniores, de todas as modalidades que o clube alberga, vejam os treinos da equipa A? Já reparaste que todos tinham argumentos válidos para o fazer? Já reparaste que se o treinador da equipa A de futebol o recusasse também estaria a prejudicar a entidade patronal? Pois.

André Sousa

Citação de: Velazquez em 08 de Junho de 2015, 17:50
Porque é que o Judas podia recusar outras pessoas verem os seus treinos e o Renato Paiva não?O Judas era o patrão disto tudo?

O Renato também o podia fazer, embora estivesse num meio de formação. Simplesmente não podia recusar a observação do JJ, por motivos óbvios.

André Sousa

Citação de: Jaime_PN em 08 de Junho de 2015, 17:53
Se o Cruijff não lhe desse acesso aos treinos dele, andava hoje a mascar chiclas e a limpar casas de banho (nada contra, atenção). Atitude egoísta e de um egocentrismo tremendo. Se me espanta? Vindo de quem vem, não.

Provavelmente não, tendo em conta que isso ocorreu há mais de 20 anos atrás. Aliás, até foi aí que desceu de divisão.

Velazquez

Citação de: André Sousa em 08 de Junho de 2015, 17:55
Citação de: Velazquez em 08 de Junho de 2015, 17:50
Porque é que o Judas podia recusar outras pessoas verem os seus treinos e o Renato Paiva não?O Judas era o patrão disto tudo?

O Renato também o podia fazer, embora estivesse num meio de formação. Simplesmente não podia recusar a observação do JJ, por motivos óbvios.
Só podiam fazer se quem está acima deles o permitisse.Se não concordassem demitiam-se.Eram esses os seus direitos

Dias13

Que discussão parva...

Não percebo qual o choque...o que se passa no grupo de trabalho, fica no grupo de trabalho. E esse para mim é dos motivos mais importantes


Agr, claro que pode haver alturas em que se "abrem" as portas...de certeza que os treinos do Guardiola foram preparados para quem vinha assistir...

André Sousa

Citação de: Velazquez em 08 de Junho de 2015, 17:58
Só podiam fazer se quem está acima deles o permitisse.Se não concordassem demitiam-se.Eram esses os seus direitos

Como é que é isso?

Pá, vamos lá ver uma coisa. O grupo de trabalho é da responsabilidade do treinador. Ele é que decide o que faz com ele. Se ele quiser pegar nos jogadores e levá-los a correr à volta do CFC, pode fazê-lo. O que pode acontecer é chegar lá alguém (presidente) e dizer-lhe que não pode fazer aquilo. Da mesma forma que pode chegar lá um elemento qualquer para ver o treino, ele não permitir e haver uma intervenção no mesmo sentido.

Dias13

Citação de: André Sousa em 08 de Junho de 2015, 17:56
Citação de: Jaime_PN em 08 de Junho de 2015, 17:53
Se o Cruijff não lhe desse acesso aos treinos dele, andava hoje a mascar chiclas e a limpar casas de banho (nada contra, atenção). Atitude egoísta e de um egocentrismo tremendo. Se me espanta? Vindo de quem vem, não.

Provavelmente não, tendo em conta que isso ocorreu há mais de 20 anos atrás. Aliás, até foi aí que desceu de divisão.

Mas esse estágio, foi programado...estamos a falar de coisas diferentes

J_PN

Citação de: André Sousa em 08 de Junho de 2015, 17:56
Citação de: Jaime_PN em 08 de Junho de 2015, 17:53
Se o Cruijff não lhe desse acesso aos treinos dele, andava hoje a mascar chiclas e a limpar casas de banho (nada contra, atenção). Atitude egoísta e de um egocentrismo tremendo. Se me espanta? Vindo de quem vem, não.

Provavelmente não, tendo em conta que isso ocorreu há mais de 20 anos atrás. Aliás, até foi aí que desceu de divisão.

Mas de certeza que aprendeu muito com ele. E era esse o objetivo do Hélder, certamente. Tem legitimidade de recusar, mas fica-lhe muito mal. Mas, repito, não me espanta vindo de quem vem.

O Vitor Pereira sugeriu ao Pep um exercício que lhe permitiu recriar uma determinada situação de jogo e o Pep adaptou-a às suas ideias e passou a usar esse exercício no treino. Esta troca de ideias só traz vantagens para ambas as partes, ainda para mais quando os dois treinadores trabalhavam em prol do mesmo como era o caso do Jesus e do Hélder.

André Sousa

Citação de: LuigiSLB83 em 08 de Junho de 2015, 17:49
Acho isso estúpido. Tão agora o Pietra vai-lhe roubar os métodos de treino. Já temos substituto para o JJ. Não percebo porque é que ainda não foi anunciado.

É. E o Rui Quinta reencarnou no VP, só não manteve o Penafiel na primeira porque teve azar.

André Sousa

Citação de: Jaime_PN em 08 de Junho de 2015, 18:00
Mas de certeza que aprendeu muito com ele. E era esse o objetivo do Hélder, certamente. Tem legitimidade de recusar, mas fica-lhe muito mal. Mas, repito, não me espanta vindo de quem vem.

O Vitor Pereira sugeriu ao Pep um exercício que lhe permitiu recriar uma determinada situação de jogo e o Pep adaptou-a às suas ideias e passou a usar esse exercício no treino. Esta troca de ideias só traz vantagens para ambas as partes, ainda para mais quando os dois treinadores trabalhavam em prol do mesmo como era o caso do Jesus e do Hélder.

No caso do JJ e do Hélder, provavelmente só traria vantagem para uma das partes. E não duvido que o JJ não troque ideias com outros treinadores... simplesmente não deve ser com qualquer um.

Chamem-lhe arrogante por isso, who cares.