David Plaza (Ciclismo)

acemessiae

Citação de: cipri_slb em 08 de Novembro de 2014, 15:14
Esse é o Ruben Plaza...  :D

Este é o David Plaza e com muito mais história no Benfica

Pois, grande nabo! Só olhei para o "Plaza"... Por acaso até estranhei estar no saudade, mas nem questionei a mim mesmo.  :ashamed:

pirolito1

Citação de: NunoDuarte em 21 de Julho de 2013, 22:36

Bom tópico, abrir mais sobre esta modalidade  O0

Um dúvida: lembro-me de ver um cicilista nosso cair 3 vezes e ganhar a etapa, deve ter sido nesse ano e quase de certeza que era espanhol. Terá sido ele? Alguém se lembra deste episódio? Grazie.
Se não me engano foi o Garrido no ano seguinte.

pirolito1

Citação de: fyure em 22 de Julho de 2013, 01:55
Uma das primeiras alegrias que senti pelo Benfica foi dada pelo Plaza. Grande festa que se fez no café onde eu estava ! E nesse contra relógio penso que quem o venceu foi outro clicista do Benfica, o bem conhecido Melcior Mauri !
Nessa etapa o SL Bendica fez top 3.

faneca_slb4ever

Citação de: pirolito1 em 08 de Novembro de 2014, 15:50
Citação de: NunoDuarte em 21 de Julho de 2013, 22:36

Bom tópico, abrir mais sobre esta modalidade  O0

Um dúvida: lembro-me de ver um cicilista nosso cair 3 vezes e ganhar a etapa, deve ter sido nesse ano e quase de certeza que era espanhol. Terá sido ele? Alguém se lembra deste episódio? Grazie.
Se não me engano foi o Garrido no ano seguinte.

Sim, foi.

Pancho Lopes 67

Eu segui as Voltas a Portugal muito atentamente entre 1997 a 2004, a que o David Plaza venceu foi de longe a melhor de todas com emoção de inicio ao fim, e dúvido seriamente que alguma vez tenha havido uma Volta a Portugal melhor. A penúltima etapa a qual decidiu o vencedor da volta teve o drama do furo no pneu da bicicleta do Plaza quando este ganhava tempo ao Gamito, nesse momento achei que ele tinha perdido as chances de vencer a volta, e as minhas expectativas iam para Melcior Mauri que estava ganhar 30 segundos no contra relógio ao líder. Ninguém falou aqui mas o Mauri acabou a 16 segundos do Plaza na classificação final e a 7 do Gamito, o Benfica quase fez uma dobradinha, vencemos também a geral de equipas.

A vitória de Plaza foi mítica quem não se lembra dos ciclistas do Benfica a abraça-lo quando perceberam que ele tinha ganho a volta, isto quando assistiam a chegada de Gamito nos ecrãs de TV. Este foi o único triunfo pessoal de Vale Azevedo pois foi aposta dele trazer o ciclismo de volta.

Ainda me lembro das imagens do Gamito a cortar a meta e depois a mandar-se para o chão totalmente desolado ao saber que tinha perdido a volta pela 4ªvez (foi 2º em 1993, 1994, 1996 e 1999), um ano depois finalmente venceu a Volta a Portugal que tanto merecia (e digo isto nunca tendo sido fã do Gamito). O drama da etapa decisiva foi mto parecida ao último contra relógio do Tour de France de 1989 (a melhor prova na história do ciclismo esse Tour) quando Greg Le Mond bateu Laurent Fignon na geral individual por 8 segundos, enquanto Plaza bateu Gamito por 9 segundos. Fignon tal como Gamito também mandou-se para o chão exausto e totalmente desolado, mas ao contrário do português estava rodeado de gente que o levantaram.

O David Plaza foi o primeiro ciclista do Benfica a vencer a Volta a Portugal desde o Firmino Bernadino em 1976.

Alexandre1976

Grande alegria que tive nessa Volta a Portugal.Para alem do Plaza e do Mauri,tinhamos ainda P.Ferreira,J.Silva,L.Sarreira,Quintino Rodrigues,Quercioli,J.A.Garrido e Oscar Uriarte.Foi uma altura excelente do nosso ciclismo com grandes equipas como foram o Louletano,Sicasal,Boavista,Maia,Porta da Ravessa,L.A.Aluminios e o Benfica.

Pancho Lopes 67

Citação de: Alexandre1976 em 24 de Fevereiro de 2019, 15:22
Grande alegria que tive nessa Volta a Portugal.Para alem do Plaza e do Mauri,tinhamos ainda P.Ferreira,J.Silva,L.Sarreira,Quintino Rodrigues,Quercioli,J.A.Garrido e Oscar Uriarte.Foi uma altura excelente do nosso ciclismo com grandes equipas como foram o Louletano,Sicasal,Boavista,Maia,Porta da Ravessa,L.A.Aluminios e o Benfica.

Houve outro ciclista que acabou perto do Top 10, penso que foi o Jorge Silva que já tinha vencido a Volta a Portugal em 1991...

Alexandre1976

Foi o Quintino Rodrigues que salvo erro ficou em 14ºlugar.

Pancho Lopes 67

Pancho Lopes 67

Vale Azevedo acreditou e apostou no ciclismo mas esqueceu-se de pagar ao vencedor da volta David Plaza:

"o presidente Vale e Azevedo promete mundos e fundos para continuar a apoiar a equipa de ciclismo. Esquece-se é de pagar o prémio de vitória a David Plaza e ainda se esquiva a três meses de salário. "Não posso continuar assim, com a indiferença da direção. Desde a Volta à Espanha que não recebi qualquer chamada telefónica do Benfica." E Plaza rescinde o contrato unilateralmente. Hasta siempre."

pirolito1

Citação de: Pancho Lopes 67 em 24 de Fevereiro de 2019, 15:26
Citação de: Alexandre1976 em 24 de Fevereiro de 2019, 15:22

Houve outro ciclista que acabou perto do Top 10, penso que foi o Jorge Silva que já tinha vencido a Volta a Portugal em 1991...
Acho que nesse contra-relógio fez 3º lugar, era grande contra-relogista. Ganhou a Volta no ano em que o Mauri ganhou a Vuelta.

Alexandre1976

O Jorge Silva venceu a Volta de 1991 no ano em que um jovem chamado Orlando Rodrigues ficou em segundo a apenas 23 segundos.Era um extraordinario contra relogista.