Teresa Vaz de Carvalho (Atletismo)

pcssousa

É realmente uma enorme marca. Muitos parabéns pelo novo record.

Universo Benfica

Excelente.

Parabéns!!!

Messi87

Teresa Vaz Carvalho

Campeã do Mediterrâneo de Sub-23 com 6,52 (+0,8) !!
Recorde Nacional de Juniores / Sub-23 e ainda segunda de sempre atrás da incomparável Naide Gomes! Meu Deus!!
Neste momento encontro-me a liderar o Ranking da Europa e em segundo no Ranking do Mundo (Juniores)
É realmente muito bom e são muitos os agradecimentos a fazer! A equipa que me acompanha todos os dias é essencial nos meus resultados e evolução! MASSS , a época ainda não acabou! pelo contrario acabou de começar por isso pôr os pés no chão e trabalhar para mais e melhor!!
Muitíssimo obrigada a todos! Vou guardar para sempre estes dias em França no meu coração... inesquecível equipa !!

mar_vivo

Parabéns, miúda. Força para o futuro!

Torgeir Bryn

Grande marca!

Perspectiva de um grande futuro

hugo1904

Muito bem :)

Continuar a evoluir.

MikeSLB4Ever

Excelente, Teresa!  :bow2:

Parabéns!  :clap1:

pcssousa

Uma marca verdadeiramente fantástica de uma atleta excepcional. A segunda melhor portuguesa de sempre atrás de Naide Gomes e a segunda melhor junior mundial (e melhor europeia) neste ano. Grande futuro para Portugal no salto em comprimento com o Marcos Chuva e a Teresa Carvalho.

Recrutar, formar, potenciar, desenvolver e honrar o país, é esta a escala de evolução no Benfica. É por isto que qualquer atleta quer representar o Benfica.

Recordo que a nossa grande Prof Ana Oliveira foi também uma saltadora de excepção, no triplo salto, onde foi medalhada em Europeus. 

Messi87

Teresa Vaz Carvalho em entrevista

Teresa Vaz Carvalho, atleta Junior que tem surpreendido pelos seus êxitos no Atletismo, bateu mais 2 recordes nacionais (Recorde Nacional Juniores e Sub23 no Salto em Comprimento), tornou-se na segunda melhor portuguesa de sempre (atrás de Naide Gomes), e é atualmente a melhor da Europa da categoria em 2014 e a segunda melhor do mundo.

Além do Salto em Comprimento, a atleta surpreendeu há três semanas na Velocidade, ao vencer a melhor velocista portuguesa da atualidade, Carla Tavares, em Lisboa, tornando-se a sétima melhor velocista portuguesa de sempre.

O tirodepartida.pt convidou Teresa Vaz Carvalho para uma entrevista ao site, à qual se disponibilizou de imediato e deixou ainda uma mensagem para os atletas, especialmente os mais novos.

P: Olá Teresa, um salto de 6,52 metros à primeira tentativa, no passado fim-de-semana, tornou-te na melhor saltadora portuguesa de sempre, não só no teu escalão, como de Sub-23. Como foi para ti esta conquista, sabendo também que foi a segunda melhor marca do mundo da categoria?
R: Foi uma conquista muito especial, ouvir o hino pela primeira vez e logo com um Recorde Nacional é fantástico, um momento memorável! Em relação a ser a segunda melhor marca do ano, tenho consciência que é muito boa mas não quer dizer nada pois no Mundial tudo pode mudar para melhor ou para pior. Para além do mais, o ranking só encerra no final do ano, por isso vamos ver quanto tempo a marca aguenta no top-3!

P: Com este resultado foste campeã dos Jogos do Mediterrâneo com uma larga vantagem para a segunda classificada, acrescentando mais um título ao teu palmarés, que é invejável por muitos atletas seniores. Quais são os títulos com maior significado que conquistaste? E as provas que mais te marcaram?
R: Os momentos e provas que mais me marcaram... Lembro-me muito bem da primeira vez que representei a selecção de Lisboa (Olímpico Jovem) e também a primeira vez que representei o meu país no Desporto Escolar (Jogos da FISEC), não ganhei nenhuma medalha nem nada que se pareça mas senti-me muito especial por poder fazer parte destes eventos, deram-me muita força e vontade de querer apostar no Atletismo e treinar para poder chegar às medalhas! Costumo dizer que sempre que visto o equipamento da selecção nacional me sinto uma super-heroína e penso que são esses momentos que ficam mais marcados.

P: O teu pai foi barreirista e decatlonista e a tua mãe recordista do Lançamento do Dardo. Como e quando descobriste o teu dote no Salto em Comprimento?
R: Nem eu sei bem, entrei para o Atletismo um pouco às escondidas deles mas desde cedo percebi que lançamentos não era comigo, e bater com o joelho em barreiras muito menos [risos], não conseguindo ter uma prestação uniforme e equilibrada nas provas combinadas acho que desde cedo percebi que me ficaria pela velocidade e saltos!

P: Consideras que a tua evolução genética é o grande fator do teu sucesso, ou achas que isso não tem peso nos teus resultados? Qual é para ti o principal fator do teu sucesso?
R: Bem... É normal associarmos a genética aos dotes desportivos e confesso que ajudam bastante apesar de também ter tido uma infância muito «mexida». Penso que a chave para o sucesso é suportar o sofrimento. Não passa só por treinar muito. Apesar de ser nova já tive de me privar de muitas coisas para poder estar a 100% num treino ou prova. Nutrição, recuperação, tantas coisas... Acho que o factor Psicológico é dos mais importantes, se acreditarmos que somos capazes, nada nos detém.

P: Quantas vezes treinas por semana?
R: Normalmente 6 dias por semana.

P: Alguma vez pensaste chegar a este patamar?
R: Para ser sincera sim. O meu objectivo é ir para além disto, uns Jogos Olímpicos e Campeonatos do Mundo são o meu objectivo. Espero que seja o início de uma carreira, pelo menos vou fazer por isso.

P: Há três semanas atrás, em Lisboa, surpreendeste tudo e todos nos 100 metros, ao venceres a melhor velocista portuguesa da atualidade, com uma marca (11,72 s) que te tornou na sétima melhor velocista sénior de sempre, a segunda do teu escalão. Contavas com este resultado, ou surpreendeste-te também a ti própria?
R: Eu e o meu treinador, João Abrantes, sabíamos que eu estava muito rápida pelos tempos dos treinos e era um dos objectivos da época correr abaixo dos 11,95s (mínimos para o Mundial de Juniores) e integrar a estafeta 4x100 Nacional mas sinceramente não tinha muita noção das marcas na velocidade pelo que fiquei surpresa com a marca obtida!

P: Vais agora apostar mais na velocidade, ou vais manter-te fiel ao Salto em Comprimento?
R: Eu gosto bem mais de saltar, é verdade, mas penso que as duas provas se conciliam muito bem, por isso vou tentar dividir-me mais entre as duas.

P: Tens algum amuleto de sorte, ou ritual que faças antes de cada prova?
R: [Risos] Todos temos mas é segredo!

P: Quem são as pessoas que mais te apoiam e motivam?
R: A minha família em geral. Mas a minha mãe e o meu namorado (Diogo Antunes) são peças fundamentais, sem dúvida.

P: Quais são os teus sonhos, desejos e objetivos para esta época? E para o futuro?
R: Para a época é o Mundial de Juniores e, se possível, o Campeonato da Europa em Zurique. Para o futuro os Jogos Olímpicos e Campeonatos do Mundiais.

P: No fim-de-semana passado estiveste com a principal Seleção Nacional no Campeonato da Europa de Nações (I Liga) e, mais uma vez, conseguiste um bom terceiro lugar individual, embora a Seleção tenha ficado um pouco longe dos objectivos. Como classificas a prestação portuguesa na competição?

R: Penso que a nossa prestação foi bastante positiva, sabíamos desde início que não estaríamos presentes com a melhor equipa possível devido às lesões de muitos dos meus colegas de equipa e à impossibilidade de apresentar uma segunda linha tão forte como os ausentes. Tivemos alguns ''azares'' com as desclassificações e demonstramos alguma inexperiência típica de uma equipa composta por inúmeros atletas jovens. Sinceramente, penso que não podem criticar a nossa participação pois acabou por haver agradáveis surpresas e a prova de que uma nova geração de atletas está a conseguir crescer, apesar de todas as dificuldades e falta de apoios que a nossa modalidade sofre.

P: Tens alguma mensagem que queiras deixar aos nossos leitores?
R: Talvez uma mensagem para os mais novos... Enquanto fui crescendo como atleta fui-me deparando com muitas desistências de jovens atletas cheios de talento e muito promissores que se tivessem tido uma conjuntura e um apoio como o que tive nos maus momentos poderiam estar hoje com resultados de topo e a representar o país ao mais alto nível! Sinceramente, espero que não desistam nunca dos vossos sonhos e lutem sempre por aquilo que querem e gostam, o caminho não vai ser sempre a subir mas também não vai ser sempre a descer. Eu como atleta Iniciada e Juvenil sofri algumas lesões que me impossibilitaram de ter uma evolução típica do crescimento maturacional. Nunca ganhei um Olímpico Jovem e não bati recordes de iniciados e juvenis, muito menos o meu recorde pessoal todos os anos, mas não foi por isso que baixei os braços! Hoje sinto-me feliz por saber que continuo na luta pelo sonho e que o meu esforço começa a dar frutos! Não Desistam! Acreditem em vocês!

http://tirodepartida.pt/noticias/288/Teresa_Vaz_Carvalho_em_entrevista/

faneca_slb4ever

Boa entrevista.

Grande futuro que tem pela frente.

Messi87

Campeonato do Mundo de Juniores

Comprimento - Qualificação

POS   BIB   ATHLETE   COUNTRY   MARK      WIND

1   1142   Nadia AKPANA ASSA   NORNOR   6.39 Q   NJR   +1.3
2   233   Akela JONES   BARBAR   6.32 Q      -1.1
3   636   Rougui SOW   FRAFRA   6.19 q      -0.5
4   1645   Génesis ROMERO   VENVEN   6.17 q      +1.0
5   742   Maryse LUZOLO   GERGER   6.15 q      +1.0
6   1584   Quanesha BURKS   USAUSA   6.12 q      +0.1
7   1218   Teresa CARVALHO   PORPOR   5.97      -1.3
8   160   Naa ANANG   AUSAUS   5.97      -1.3
9   900   Annastacia FORRESTER   JAMJAM   5.87      +0.1
10   1324   Kristal LIBURD   SKNSKN   5.82      +0.8

Teresa não se qualificou para a final.

Messi87

Teresa Vaz Carvalho

Ok... podia chorar e lamentar-me pelo dia de hoje, podia ter sido tudo tão diferente...  Não consegui acertar com a corrida, muito longe, muito perto, nulo... Faltou muita coisa... Muita coisa essencial... Mas o tempo nao volta atras nem eu podia fazer nada.
Sinto-me triste principalmente por saber que todas as provas que fiz este ano davam para passar a próxima fase e por saber que desiludi a minha família, clube e amigos que são o que realmente interessa... a verdade é que hoje sentime completamente perdida na prova e com falta de apoio mas aprendemos com os erros e estes não voltam a acontecer  Sei tanbem que tenho melhor reservado para mim do que um simples Campeonato do Mundo de Juniores!
A época não se resume a uma prova e esta foi EXCELENTE!!
obrigada a todos

faneca_slb4ever

Fez uma má prova pois era das melhores do Ano antes destes Mundiais.

No entanto, faz parte da carreira aprender com os dias menos bons.

Força Teresa!!!

Cyb3rNeo

Há dias assim em que as coisas não saem...
Força Teresa!