Ricardo Horta (Braga) - CM

Gnr. Keenan

Citação de: bnfc em 10 de Julho de 2022, 19:33
Citação de: Aka em 10 de Julho de 2022, 19:18

Comediantes negros andam há décadas a fazer rios de dinheiro com piadas sobre brancos: tudo se ri, tudo na boa.

Um branco faz uma comparaçâo de um amigo com uma personagem comercial de um chocolate: AI UI!

Não levei particularmente a mal o que disse Bernardo Silva, embora tenha considerado o comentário pouco inteligente. Esperava mais dele. Mas é óbvio que não é a mesma coisa. A comparação com o conguito foi em relação a quê? Ao tamanho das unhas? Não, foi em relação à cor da pele. Reduziu-o à cor da pele e comparou-o a um estereotipo geralmente associado a um menor nível civilizacional.

E agora podes perguntar "E se ele tivesse a pele muito branca e o tivessem comparado a um vampiro? Não seria a mesma coisa?". Não, não seria. Historicamente, as pessoas de pele muito branca não foram escravizadas e segregadas, nem os vampiros foram vistos como seres inferiores (até porque não existem). Por isso, a comparação não carrega consigo o mesmo peso histórico e social. Claro que são coisas diferentes.

Isso só acontece porque mentes preconceituosas metem esse "peso" na comparação. Para mim é um miúdo preto numa embalagem de chocolates.

Para ti é uma ofensa racial.
Onde está o estigma racial?

Aka

Citação de: The Horror em 10 de Julho de 2022, 19:45
Citação de: Aka em 10 de Julho de 2022, 19:39

Somos todos muito más pessoas, mas nos Estados Unidos já nem se pode dizer "mulher", agora é "pessoa menstruada". O que é ofensivo para quem está na menopausa.

Olha aí, cuidado com a gendered language.

"Somos todxs", por favor!

"a"? Porquê "a"?

Brian Green

Citação de: Gnr. Keenan em 10 de Julho de 2022, 19:45

Comediantes negros andam há décadas a fazer rios de dinheiro com piadas sobre brancos: tudo se ri, tudo na boa.

Um branco faz uma comparaçâo de um amigo com uma personagem comercial de um chocolate: AI UI!

Não levei particularmente a mal o que disse Bernardo Silva, embora tenha considerado o comentário pouco inteligente. Esperava mais dele. Mas é óbvio que não é a mesma coisa. A comparação com o conguito foi em relação a quê? Ao tamanho das unhas? Não, foi em relação à cor da pele. Reduziu-o à cor da pele e comparou-o a um estereotipo geralmente associado a um menor nível civilizacional.

E agora podes perguntar "E se ele tivesse a pele muito branca e o tivessem comparado a um vampiro? Não seria a mesma coisa?". Não, não seria. Historicamente, as pessoas de pele muito branca não foram escravizadas e segregadas, nem os vampiros foram vistos como seres inferiores (até porque não existem). Por isso, a comparação não carrega consigo o mesmo peso histórico e social. Claro que são coisas diferentes.

Isso só acontece porque mentes preconceituosas metem esse "peso" na comparação. Para mim é um miúdo preto numa embalagem de chocolates.

https://en.wikipedia.org/wiki/Stereotypes_of_African_Americans

Jim Crow. Informa-te.

The Horror

Citação de: Aka em 10 de Julho de 2022, 19:45
Citação de: The Horror em 10 de Julho de 2022, 19:45
Citação de: Aka em 10 de Julho de 2022, 19:39

Somos todos muito más pessoas, mas nos Estados Unidos já nem se pode dizer "mulher", agora é "pessoa menstruada". O que é ofensivo para quem está na menopausa.

Olha aí, cuidado com a gendered language.

"Somos todxs", por favor!

"a"? Porquê "a"?

#cancelado

mojo_j0jo

Isso das pessoas brancas não terem sido escravizadas e segregadas também é daqueles mitos que dá jeito para certo tipo de narrativa.

Gnr. Keenan

Citação de: Brian Green em 10 de Julho de 2022, 19:47

Jim Crow. Informa-te.

Lá está. A interpretação é dada por ti. O preconceito está do teu lado, mas já percebi que não consegues entender isso.

bnfc

Citação de: Aka em 10 de Julho de 2022, 19:43

E essa de que só é racismo se for contra pretos porque eles foram escravizados mais isto mais aquilo é uma piada, só pode.

Então e todos os que foram escravizados pelos romanos? E onde e a quem é que os brancos compravam esses escravos negros?

Claro que houve brancos que foram escravizados no passado. Só não foram escravizados por negros que os consideravam inferiores pela sua cor da pele. Foram escravizados por pessoas que os discriminavam por razões sociais. Obviamente, diferente.

Polygraph

Citação de: mojo_j0jo em 10 de Julho de 2022, 19:37
Citação de: Brian Green em 10 de Julho de 2022, 19:26
Citação de: mojo_j0jo em 10 de Julho de 2022, 19:23
Citação de: Brian Green em 10 de Julho de 2022, 19:14
Citação de: mojo_j0jo em 10 de Julho de 2022, 19:04
Citação de: Brian Green em 10 de Julho de 2022, 18:58
Citação de: mojo_j0jo em 10 de Julho de 2022, 18:55
Citação de: Brian Green em 10 de Julho de 2022, 18:50
Citação de: O'Brien em 10 de Julho de 2022, 18:47
Citação de: Brian Green em 10 de Julho de 2022, 18:42
Citação de: MuadDib em 10 de Julho de 2022, 18:40
Citação de: Kinkolas em 10 de Julho de 2022, 18:23
Se a sociedade que os nossos filhos vão ter de lidar é esta de conas de sabão em que não se pode dizer nada e onde impera a cultura do cancelamento, então sim é de ficar preocupado.
Hoje em dia se discutes com alguém de outro país és xenófobo, se discutes com alguém de outra raça és racista, se fazes olhinhos a uma mulher podes ser acusado de assédio sexual, se confrontas o patrão és despedido, se criticas alguém és do contra... o mundo está louco, a isto se chama a era das redes sociais em que qualquer cromo pode acusar outro do que quiser sem nenhuma consequência.
Bem vindo ao admirável mundo novo.
Sim, tudo o que disseste é real e se te acontecer é porque provavelmente, de facto, fizeste algo que não devias ter feito.

Deixa de ser velho do Restelo e atualiza-te e não sejas idiota em sociedade.

Vê o que aconteceu ao Bernardo Silva quando brincou com o amigo. Quem ficou ofendido não foi o amigo, que levou aquilo na brincadeira, foi a sociedade que com a sua hipocrisia ficou ofendida com um assunto minúsculo. O Bernardo é um velho do Restelo?
O Bernardo foi um idiota. O colega de equipa não precisa de ficar "ofendido" para que algo seja incorreto.

Já quando era criança, chamar conguito a alguém era ofensivo e estúpido, quanto mais atualmente.

Não é por eu te chamar um "cigano de merda" e tu até achares piada que passa a ser correto ou que fica tudo bem.

Olha um snowflake
Eu gosto muito quando a malta de direita - como eu - acha que ofende alguém a chamar outro de "snowflake".

Se queres continuar a propagar estereótipos e racismo, estás à vontade. Nunca evoluas.

Chamar a um amigo conguito é propagar racismo....

Ontem os da weasel deviam ter sido presos, meteram mais de 50 mil pessoas a cantar nigga em voz alta.

Snowflake não está atrelado a uma ideologia política. Está atrelado a gente ultra sensível, que ainda por cima quer entrar na esfera pessoal de terceiros para dizerem como se devem sentir porque algo lhes ofendeu e a outro não.
Como deves imaginar a conotação de "nigger" ou "nigga" em Portugal não tem nada que ver com a conotação da palavra nos Estados Unidos. Ou queres argumentar que é exatamente a mesma coisa e que as pessoas negras em Portugal simplesmente não se importam com o termo?

É preciso uma ignorância atroz para argumentar dessa forma.

Ultra sensível? Antes pelo contrário, não gosto de conviver em sociedade com gente mesquinha e horrível para os outros.

Ué mas afinal é preciso contextualizar o país? A palavra não chega? Então também não conheces muito sobre a terminologia conguito e quem a usa. Podes ir no meu bairro em Loures, em Santo Antonio dos Cavaleiros, e perguntar a alguém com mais de 30 anos, pelo menos a minha geração, e ver quem é que usava mais a palavra conguito, se os brancos ou negros entre eles, quando era para se meterem com um puto mais novo. É que santo Antonio na minha altura, a escola já era quase 60-40 em termos de proporção de brancos - negros. Ahhh mas já sei, se for usado por um negro não é racista, mas por um branco já o é.

Mesquinho e horrível, é quem tenta "cancelar" tudo que mexe só porque não vai de acordo com que acham correcto. Tá bem tá.

Aulas de superioridade moral no sb. Sempre aprender.
Vejo que não és muito dotado de inteligência.

Qual é a principal diferença entre um concerto dos Da Weasel e o twitter do Bernardo Silva? Dou-te 60 segundos para lá chegares sozinho...

(....)

(.....)

Já lá chegaste?

É que um é uma plataforma mundial com exposição mundial, outro é um concerto que será visto por dezenas de milhares de pessoas, em que para a maioria delas a palavra "nigger" tem um contexto amplamente distinto do que tem para pessoas que vivam nos Estados Unidos da América.

Cancelar? Mas o Bernardo foi cancelado? O Bernardo teve de pedir desculpa. Desde quando isso é ser cancelado? Estás a argumentar sobre coisas que não aconteceram.

Mas vejo pela tua infância que foste muito posto de parte, sofreste muito de opressão racial? Sentes-te ofendido? "Não sejas snowflake."

Deve ser doença, como tal vou tentar não me rir.

És obviamente dotado de uma inteligência superior à minha.

Quanto à minha infância, a minha alcunha até hoje é Pula, e vai desde os meus 12 ou 13 anos. Se não souberes que significa também não vou explicar. Mas simplesmente vou dizer que tipos como tu querem que amigos meus numa rede social não me possam chamar isso. Porque se acham mais inteligentes e evoluídos que o resto da sociedade. Risada, é doença mesmo.

Essa conversa do "ah e tal, os (inserir aqui raça) também são racistas. A minha alcunha era/é o Pula" é só absurda.

Um negro/chinês/árabe chamar-te de branco não tem i) qualquer conotação negativa e ii) qualquer influência negativa na tua vida.

Tu nunca perderás uma oportunidade de emprego por seres branco;
Tu nunca serás barrado numa discoteca por seres branco;
Tu nunca verás uma velhinha mudar de passeio só porque tu, branco, vais a andar na rua;
Tu nunca terás nenhum pai a proibir a filha de namorar contigo, só por seres branco;
Tu nunca terás um lojista a andar atrás de ti numa loja, só por seres branco;
Tu nunca serás mandado parar pela polícia pelo simples facto de seres branco e teres um bom carro;
Tu nunca terás que ter medo quando fores mandado parar pela polícia só por seres branco.

Podia estar aqui a noite toda a dizer-te quão mais fácil a tua vida é, por seres branco.

Essa conversa de merda que os XXX também são racistas é só isso. Conversa de merda.

Brian Green

Citação de: Gnr. Keenan em 10 de Julho de 2022, 19:50
Citação de: Brian Green em 10 de Julho de 2022, 19:47

Jim Crow. Informa-te.

Lá está. A interpretação é dada por ti. O preconceito está do teu lado, mas já percebi que não consegues entender isso.

Se não consegues sequer perceber qual é o problema da embalagem dos Conguitos, estás a ser propositadamente obtuso nesse assunto.

Acho que não é preciso voltar a repetir que o Bernardo não é racista nem teve de pedir desculpa "por ser racista".

Red2802

humbug_1904

Mas agora há que voltar ao jogador. Também há um tópico para isto

MLM

Citação de: Transformer em 10 de Julho de 2022, 19:42
Citação de: MLM em 10 de Julho de 2022, 19:39
Citação de: Transformer em 10 de Julho de 2022, 19:35
Citação de: Brian Green em 10 de Julho de 2022, 19:32
Citação de: Transformer em 10 de Julho de 2022, 19:28
Apeteceu-me fazer uma piada sobre uma negra judia pansexual acima do peso que não consegue dizer os "r".

Mas é melhor não.

Sei lá se não anda aqui uma negra judia pansexual acima do peso que não consegue dizer os "r".

Ou alguém que a incorpore.

Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk
És um génio da luz em termos das piadas.

Não queiras é saber a metáfora que deu origem aos Transformers, que um dia destes ainda te passas.
Deve ter sido a mesma que deu origem aos X-Men.

A cultura é pra ser apreciada pelo que é, não é a origem que a define.

WTF?
Os X-Men não perderam identidade, desde a origem até à actualidade. Continua a ser a mesma metáfora.
Eu quero lá saber qual foi a metáfora.

A arte, a cultura, as pessoas valem pelo que são.

Isso é fugir do tema. Se alguém vê um filme ou lê um comic dos X-Men e não percebe a mensagem intrínseca, que está lá desde a origem até hoje, há alguma outra palavra para chamar, além de ignorante?

DBdennisDB

Benficaenadamais

Tudo isto por uma piada de merda do forçado lolol

Chairman

Citação de: humbug_1904 em 10 de Julho de 2022, 19:52
Mas agora há que voltar ao jogador. Também há um tópico para isto
Então! Primeiro começam a fogueira, sopram-lhe e agora é melhor seguir  ;D?