Palmarés dos 3 grandes no Futebol + 5 principais modalidades de pavilhão

M1904

Boas amigos, isto de contabilizar títulos/troféus não é mesmo nada fácil.

Um chavão que se houve sempre por aí, é que o Sporting é o clube com mais títulos/troféus, só superado pelo Barcelona...

Quando se fala nisto, a que se referem?? A todos os oficiais de todas as modalidades que tiveram? A todos os troféus oficiais ou não, que conquistaram, nem que seja no chinquilho, e em todas as idades? É que só pode ser assim...


Outra coisa,

Sobre os títulos/troféus, como fazem a distinção? Já em tempos andei a pesquisar sobre isso, e oficialmente não encontrei grande coisa.
Do que encontrei na documentação oficial das provas nacionais, apenas encontro a palavra Titulo a designar o Campeão Nacional.

Eu considerava como Titulo o Campeonato e a Taça Portugal, e como troféu Taça da Liga e Supertaça.

1989er

Citação de: M1904 em 19 de Junho de 2014, 15:23
Boas amigos, isto de contabilizar títulos/troféus não é mesmo nada fácil.

Um chavão que se houve sempre por aí, é que o Sporting é o clube com mais títulos/troféus, só superado pelo Barcelona...

Quando se fala nisto, a que se referem?? A todos os oficiais de todas as modalidades que tiveram? A todos os troféus oficiais ou não, que conquistaram, nem que seja no chinquilho, e em todas as idades? É que só pode ser assim...


Outra coisa,

Sobre os títulos/troféus, como fazem a distinção? Já em tempos andei a pesquisar sobre isso, e oficialmente não encontrei grande coisa.
Do que encontrei na documentação oficial das provas nacionais, apenas encontro a palavra Titulo a designar o Campeão Nacional.

Eu considerava como Titulo o Campeonato e a Taça Portugal, e como troféu Taça da Liga e Supertaça.

O Sporting aclama que é o Clube português mais intitulado, não sei se é verdade, isto no sentido consumado, mas uma coisa é certa: o Benfica tem ganho muita, mas mesmo muita coisa desde, grosso modo, 2010 até aos dias de hoje. Efectivamente, as modalidades tiveram um crescimento abrupto, e isto incluindo desportos como o Andebol e o Futsal que muito pouco têm ganho, ou o Voleibol, que, só desde há dois anos para cá, é que tem um projecto sólido e bem sustentado - prova disso é a conquista do primeiro bi-campeonato recentemente.
Voltando ao assunto-basilar, o Sporting tem, como sua força motriz nas modalidades, o Atletismo. É a modalidade que lhes galardoou mais, quer a nível internacional como a nível nacional: 14 (catorze) Taças dos Clubes Campeões Europeus de Corta-Mato (última em 1994) e 1 (uma) Taça dos Clubes Campeões Europeus de Pista (2000); 48 (quarenta e oito) Campeonatos Nacionais de Pista ao Ar Livre (último em 2010) - Seniores maculinos. Todavia, a supracitada frase de que são o Clube mais galardoado a nível nacional praticamente cai por terra com base no simplicíssimo método de comparação. Mesmo que o sejam, em pouco superam o Benfica, e talvez, arrisco-me a dizer, por meia centena de conquistas (Títulos e/ou Troféus). Quer seja por pouco mais que isso, certamente com este crescimento de que falei no nosso Clube, rapidamente as contas equilibrar-se-ão.
Porém este método de se comparar é eficaz e fácil apenas se tivermos em conta as conquistas de Seniores masculinos, nos desportos principais que os Clubes praticam. Ambos os Clubes têm departamentos e Secções já defuntas e inclusivamente algumas Secções que se mantêm activas têm muita falta de tratamento de informação e de documentação, complicando, como deve calcular, a nossa capacidade de manobra.
Neste seguimento, o user IPASLB tem feito uma enorme recolha desta matéria, no que concerne os três grandes de Portugal.

1989er

Para ter uma noção melhor do que se trata de um e doutro (Título e Troféu), diferenciando-os e caracterizando-os nas suas vertentes, aconselho a ler este artigo do blog de Alberto Miguéns - Em Defesa do Benfica, "71.º Troféu Oficial (com 61 Títulos)" a 16 de Abril de 2012, no seguinte link: http://em-defesa-do-benfica.blogspot.pt/2012/04/71-trofeu-oficial-em-61-titulos.html

Para ter uma ideia do quão forte está o eclectismo do Benfica, no ano civil de 2013 tivemos 107 (cento e sete) conquistas, contabilizando Títulos e Troféus, em termos absolutos: quer a nível internacional, nacional, distrital, regional e zonal, nos dois géneros, em todos os desportos, em todos os escalões de formação. Em 2014 já vamos com 56 (cinquenta e seis) - estes números podem oscilar apenas para número superiores: deixo a salvaguarda de possíveis omissões de conquistas que desconheço, mas garantindo tudo aquilo que contabilizei -; com esta dinâmica, só posso acreditar e querer que se ganhe cada vez mais e mais, enriquecendo o palmarés do Clube, que é o que interessa fundamentalmente.
Mas há muito trabalho a fazer, sempre neste âmbito. Temos vencido Títulos e Troféus internacionais, que é algo que eu desde há muito ansiava para que se tornasse numa realidade. O Sporting desde há muito que tem poluído os media e a maneira como se tem tratado e falado acerca de desporto - é uma lástima. Faço agora a ressalva da pergunta que fez anteriormente em relação a Títulos e Troféus internacionais, com o que escrevi no início desde parágrafo - para nós (Benfica), arrecadámos os seguintes: 5 (cinco) conquistas internacionais em Hóquei em Patins: CERH Liga Europeia (2013), FIRS Taça Intercontinental (2013), Taça CERS (2011), Taça Continental/Supertaça Europeia (2011, 2013); 1 (uma) em Futsal: UEFA Futsal Cup (2010); 1 (uma) em Paintball: SPL Millennium European Paintball Series (2009); e 2 (duas) em Atletismo, num escalão inferior (Juniores masculinos: Taça dos Clubes Campeões Europeus de Corta-Mato (2012, 2013); portanto o Benfica está presente nas rotas das competições internacionais, coisa que deixou de ser realidade desde meados da década de 1990.
O Sporting clama ter 22 (vinte e duas) Taças europeias, que as tem, e que é o mais galardoado em Portugal e na Europa, o segundo, atrás do F.C. Barcelona. Mentira. Em Portugal, o mais galardoado é o Maratona Clube de Portugal, creio, com 26 (vinte e seis) Taças europeias/internacionais. A nível europeu, o Real Madrid tem 19 (dezanove) Títulos e Troféus internacionais em Basquetebol e 16 (dezasseis) em Futebol: 19+16=35 (trinta e cinco!) Troféus a nível internacional para o Clube de Madrid, em apenas duas modalidades. O CSKA de Moscovo tem imensos Títulos e Troféus em diversas modalidades, mas não sei precisar o número - superam os 30 (trinta), pelo menos. O F.C. Barcelona tem, creio, cerca de 90 (noventa) Títulos e Troféus Internacionais, dispostos nas seguintes modalidades: Futebol, Futsal, Hóquei em Patins, Basquetebol, Andebol e Baseball. O Luch de Moscovo tem, só em Taças dos Clubes Campeões Europeus de Pista, nos géneros masculino e feminino, 29 (vinte e nova) Títulos de Campeão da Europa! Agora pergunto: já temos quatro Clubes com mais Títulos e Troféus que o Sporting. Como é possível continuarem com esta mentira? Uma lástima, mesmo.

1989er

No que diz respeito à comparação das conquistas entre os dois Clubes (Benfica e Sporting), o user IPASLB também o fez, no seguinte Tópico, onde pode encontrar uma fantástica recolha de A a X: http://serbenfiquista.com/forum/futebol-e-outros-desportos/palmares-oficial-do-slb-fcp-e-scp-(e-clubes-internacionais)-no-desporto/

M1904

Obrigado pelas respostas.

Voltando ao tema titulo/troféu, já conhecia esse artigo do blog de Alberto Miguéns - Em Defesa do Benfica, e concordo com ela, eram por esses pressupostos que também seguia.

Mas... era tudo muito mais simples, se a nossa Federação e Liga esclarecessem as coisas, ou fizessem regulamentos bem definidos.

Nos regulamentos do Campeonato, Taça Portugal, Taça da Liga e Supertaça, apenas no campeonato aparece referência a Titulo (titulo de campeão, e direito a receber um Troféu), não aparece Titulo em relação às outras competições, apenas que se tem direito a receber um Troféu.

O pressuposto que Titulo permite a defesa do mesmo, é valido para os Campeonatos apenas (embora nas divisões inferiores o Campeão opte por subir em vez de defender o titulo) no caso da taça da Liga, Supertaça e Taça de Portugal isso não está previsto nos regulamentos.

O caso da Taça de Portugal é aquele que cria mais duvidas, mas no regulamento não está em lado nenhum que o vencedor defende o Titulo ou troféu, como na Taça de Portugal jogam os Clubes a partir do Campeonato Nacional de Seniores (CNS), poderia dar-se o caso que um clube do CNS ganhe a Taça, mas descer de divisão para os distritais, o regulamento não é explicito a prever que se tal acontecesse, esse clube poderia defender o Titulo.

O caso do Campeonato do Mundo em que o Vencedor não tem lugar assegurado é um pouco diferente, não tem lugar assegurado na Fase Final, mas participa sempre na fase de qualificação, e por isso pode sempre defender o Titulo.

Onde quero chegar é, não há nada de Oficial na Federação/Liga, nos regulamentos das Competições que explicite o que é um Titulo ou Troféu, apenas no regulamento do Campeonato nacional se fala em Titulo de Campeão, nas outras provas nada.

Apenas há pressupostos genericamente aceites por alguns, uns chamam Titulo a tudo, outros fazem distinções várias, mas não nada de Oficial, pelo menos ainda não consegui encontrar.

1989er

Vou aqui colocar uma versão simplificada da minha reunião de Títulos e Troféus em 2013 (1 de Janeiro-31 de Dezembro):

2 (dois) Títulos internacionais
Atletismo – Vencedor da Taça dos Clubes Campeões Europeus de Corta-Mato, em Juniores(1); Hóquei em patins – Vencedor da Taça dos Clubes Campeões Europeus de Hóquei em Patins/CERH Liga Europeia de Hóquei em Patins(2);

2 (dois) Troféus oficiais internacionais
Hóquei em patins – Taça Continental/Supertaça Europeia(1); Vencedor da FIRS Intercontinental Cup/Taça Intercontinental(2)

41 (quarenta e um) Títulos de Campeão Nacional/Campeonatos Nacionais
Andebol – Campeão nacional, em Juvenis(1); Campeão nacional, em Iniciados(2); Campeão nacional da 3ª Divisão (Benfica B)(3); Campeão nacional, em Infantis(4); Aquabike – Campeão nacional(5); Aquatlo – Campeão nacional, em Juniores(6); Atletismo – Campeão nacional de Juniores masculinos em Pista Coberta(7); Campeão nacional de Juniores femininos em Pista Coberta(8); Campeão nacional Sub-23 (Esperanças) em Pista Coberta, em masculinos(9); Campeão nacional de Pista Coberta, em Seniores masculinos(10); Campeão nacional de Corta-Mato Absoluto Curto, em Seniores masculinos(11); Campeão nacional de Corta-Mato Longo, em Seniores masculinos(12); Campeão nacional de Corta-Mato Longo, em Juniores masculinos(13); Campeão nacional de Corta-Mato Longo, em Juniores femininos(14); Campeão nacional de Corta-Mato Longo, em Juvenis masculinos(15); Campeão nacional de Marcha em Estrada, em masculinos(16); Campeão nacional de Estrada(17); Campeão nacional (Ar Livre/Pista), em Seniores masculinos(18); Campeão nacional (Ar Livre/Pista), em Juvenis masculinos(19); Campeão nacional (Ar livre/Pista), em Juvenis femininos(20); Campeão nacional de Sub-23 (Esperanças), em masculinos(21); Campeão nacional de Sub-23 (Esperanças), em femininos(22); Campeão nacional (Ar livre/Pista), em Juniores masculinos(23); Campeão nacional (Ar livre/Pista), em Juniores femininos(24); Basquetebol - Campeão nacional, em Seniores masculinos(25); Campeão nacional da 2ª Divisão, em Seniores femininos(26); Futebol – Campeão nacional, em Juniores(27); Campeão nacional, em Juvenis(28); Hóquei em patins – Campeão nacional, em Juniores(29); Campeão nacional, em Juvenis(30); Campeão nacional, em Seniores femininos(31); Rugby – Campeão nacional, em Seniores femininos(32); Campeão nacional de Sevens femininos(33); Snooker – Vencedor do Campeonato Nacional Zona Centro-Sul(34); Campeão nacional de Pool Português(35); Campeão nacional de Pool masculino(36); Triatlo de estafetas – Campeão nacional, em Seniores masculinos(37); Campeão nacional, em Sub-23 masculinos(38); Campeão nacional, em Juniores masculinos(39); Voleibol – Campeão nacional(40); Xadrez – Campeão nacional da 3ª Divisão(41)

41 (quarenta) títulos colectivos regionais e distritais
Atletismo – Campeão regional de Inverno, em masculinos(1); Campeão regional de Atletismo por Clubes, em Juvenis masculinos(2); Campeão regional de Atletismo por Clubes, em Juvenis femininos(3); Campeão regional absoluto de Lisboa por Clubes, em masculinos(4); Campeão regional de Lisboa por Clubes, em Iniciados(5); Campeão regional de Lisboa por Clubes, em Infantis(6); Campeão regional, em Juniores masculinos(7); Campeão regional, em Juniores femininos(8); Basquetebol – Campeão distrital da A.B. Lisboa, de Sub-18 masculinos(9);  Campeão distrital da A.B. Lisboa, de Sub-16 A masculinos(10); Basquetebol – Campeão Distrital de Lisboa, de Sub-14 femininos(11); Bilhar – Vencedor do Torneio de Abertura/Zona Sul; Futebol – Campeão distrital, em Infantis(12); Escola de Futebol Geração Benfica dos Olivais – Campeão da Série 2 da 3ª Divisão da Associação de Futebol de Lisboa, em Iniciados(13); Campeão distrital, em Juvenis B(14); Campeão distrital, em Iniciados B1(15); Escola de Futebol Geração Benfica de Famalicão – Campeão distrital da Associação de Futebol de Braga(16); Campeão distrital, em Benjamins B(17); Escola de Futebol Geração Benfica dos Olivais – Vencedor do 9º Campeonato de Escolas(18); Futsal feminino – Vencedor da Taça da Associação de Futebol de Lisboa, em Seniores femininos(19); Campeão da Associação de Futebol de Lisboa, Divisão de Honra, em Seniores femininos(20); Vencedor da Supertaça da Associação de Futebol de Lisboa, em Seniores femininos(21); Campeão distrital, em Juniores femininos(22); Hóquei em patins – Campeão distrital, em Juvenis(23); Campeão distrital, em Infantis(24); Campeão distrital, em Escolares(25); Campeão distrital, em Seniores(26); Vencedor da Taça da Associação de Patinagem de Lisboa, em Escolares(27); Hóquei em patins feminino – Vencedor do Torneio de Abertura da Associação de Patinagem de Lisboa(28); Mini-voleibol – Vencedor do Circuito de Torneios Regionais de Lisboa, em Minis A masculinos(29); Vencedor do Circuito de Torneios Regionais de Lisboa, em Minis B(30); Paintball – Campeão regional de Lisboa(31); Patinagem artística – Campeão distrital de Patinagem Livre, por Clubes, em Juvenis(32); Campeão distrital de Figuras Obrigatórias, por Clubes(33); Vencedor do Torneio de Bambis da Associação de Patinagem de Lisboa(34); Snooker – Vencedor da Liga Distrital de Lisboa/Setúbal, de Pool Português(35); Ténis de mesa – Campeão distrital de Equipas, em Cadetes masculinos(36); Campeão distrital Individual, em Cadetes masculinos(37); Campeão distrital Individual, em Cadetes femininos(38); Campeão distrital de Pares, em Cadetes(39); Campeão distrital de Pares Mistos, em Cadetes(40)

1 (uma) Liga Distrital
Snooker – Vencedor da Liga Distrital de Lisboa/Setúbal, de Pool Português masculino(1)

1 (um) Torneio Nacional
Snooker – Vencedor do Torneio Nacional de Lisboa/Setúbal de American Pool masculino, Série 2(1)

2 (duas) Taças de Portugal
Snooker – Vencedor da Taça de Portugal de Pool feminino(1); Vencedor da Taça de Portugal de Snooker Inglês masculino(2)

4 (quatro) Taças Federativas
Atletismo – Vencedor da Taça da Federação Portuguesa de Atletismo de Saltos, em masculinos(1); Vencedor da Taça da Federação Portuguesa de Atletismo de Velocidade e Barreiras, em masculinos(2); Vencedor da Taça da Federação Portuguesa de Atletismo de Velocidade e Barreiras, em femininos(3); Luta Livre Olímpica – Vencedor da Taça da Federação Portuguesa de Lutas Amadoras, em Absolutos femininos(4)

6 (seis) Supertaças de Portugal
Basquetebol – Vencedor da Supertaça de Portugal(1); Hóquei em patins feminino – Vencedor da Supertaça(2) Pool masculino – Vencedor da Supertaça de Portugal(3); Pool feminino – Vencedor da Supertaça de Portugal(4); Rugby feminino – Vencedor da Supertaça de Portugal(5); Voleibol – Vencedor da Supertaça de Portugal(6)

1 (uma) Taça da Liga
Basquetebol – Vencedor da Taça da Liga/Taça Hugo dos Santos(1)

2 (duas) Taças de Honra
Voleibol – Vencedor da Taça de Honra da Associação de Voleibol de Lisboa(1); Vencedor da Taça de Honra da Associação de Voleibol de Lisboa, em Juniores masculinos(2)

2 (dois) Torneios de abertura
Bilhar – Vencedor do Torneio de Abertura, Zona sul(1); Lutas amadoras – Vencedor do Torneio Norberto Rodrigues/Torneio de Abertura da Federação Portuguesa de Lutas Amadoras(2)

2 (duas) Menções oficiais
Ginástica – Menção de Prata no Gym for Life, classe Babushkas(1); Menção de Prata no Gym for Life, classe Silhuetas(2)

1989er

Coloquei directamente a partir do meu ficheiro word, penso que algumas alterações, a nível de nomenclatura, sobretudo nas conquistas distritais e regionais. Na altura não as separei devidamente. Mas pronto, quis partilhar isto com vocês, o meu trabalho de várias e várias semanas a recolher números. E tenho outra, relativamente às conquistas individuais dos nossos atletas, dentro da mesma ordenação, conjuntamente com estas colectivas que acima vos apresento.
Para 2014, fica a intenção de fazer o mesmo, até me ser possível - se possível, também, vou fazer o mesmo post no Tópico que o IPASLB iniciou (Palmarés oficial do SLB, FCP e SCP (e clubes internacionais) no desporto).

pcssousa

Muito bom. Uma proposta, abrir um tópico com a distribuição anual dos troféus. Pode-se começar por trás, ou seja de 2014 para a fundação. Entendo que só tens ficheiros completos com todos os títulos, de 13 para cá, por isso mesmo faz sentido começar por aí e, em relação aos outros anos vai-se preenchendo a pouco e pouco.


O que acham?

benficaslb1

essa conversa de titulo e trofeu é parva, ate alguns anos atrás nunca ninguém se preocupou com isso, o que interessa é se é oficial ou não, se o for conta tudo por igual, faz parte da contabilidade de um clube e o resto é paisagem.

Já agora para quem tanto diz que somos uma porcaria este ano contando com o futebol vencemos 11 titulos contra 4 dos lagartos e 3 do porto.

1989er

Citação de: benficaslb1 em 21 de Junho de 2014, 17:44
essa conversa de titulo e trofeu é parva, ate alguns anos atrás nunca ninguém se preocupou com isso, o que interessa é se é oficial ou não, se o for conta tudo por igual, faz parte da contabilidade de um clube e o resto é paisagem.

Já agora para quem tanto diz que somos uma porcaria este ano contando com o futebol vencemos 11 titulos contra 4 dos lagartos e 3 do porto.

É parva para quem anda a dormir, certamente. E o facto de ninguém ligar, tanto melhor para mim, pois é sinal que já se faz despertar atenção para este tipo de assunto. E quem diz que somos uma porcaria, não é do Benfica - tanto de dentro para fora, como de fora para dentro.

1989er

Citação de: pcssousa em 21 de Junho de 2014, 11:33
Muito bom. Uma proposta, abrir um tópico com a distribuição anual dos troféus. Pode-se começar por trás, ou seja de 2014 para a fundação. Entendo que só tens ficheiros completos com todos os títulos, de 13 para cá, por isso mesmo faz sentido começar por aí e, em relação aos outros anos vai-se preenchendo a pouco e pouco.


O que acham?

Creio ser uma boa ideia. Não tenho é domínios para o fazer; até porque me sentiria melhor se se demonstrasse mais apoio aqui no Fórum, mas já ter três ou quatro users que comunicam comigo por via deste assunto, já me sinto muito contente. Bem-haja.

pcssousa

É abrir um tópico chamado "Album de ouro" ou algo que o valha.
Promeiro post, 2014 e troféus; segundo post, 2013 e por aí fora.
De 2013 para trás posso ir fazendo isso, embora menos detalhado do que aquilo que colocaste para 2014.
Há medida que se fossem descobrindo mais títulos, troféus e honrarias podia-se ir acrescentando nesses anos.

pcssousa

Muito bem.
Por mim pode-se utilizar este tópico ou outro dos abertos acerca do palmarés do Benfica, com os palmarés por modalidade (com os anos descriminados), de maneira a recolhermos dados para posteriormente se poder abrir o tal tópico.

Tenho alguns dados de épocas mais antigas, com as conquistas relativas a cada ano e assim também dará para ir completando as coisas.
Se a malta for ajudando, daqui a umas semanas poderemos abrir esse tópico já com um mínimo de dignidade, e aí já deverei ter novamente computador e poderei trabalhar mais à vontade.
Esse tópico deve ficar trancado, para que os posts só sejam os relativos ao assunto e, só quem de direito possa ir editando, acrescentando coisas que faltem.

Sugiro que posteriormente fique inamovível.

Outra sugestão é, fazer menções honrosas a atletas nossos que se tenham sagrado campeões olímpicos, mundiais ou europeus, isto apesar de não pertencer ao palmarés do clube, por isso tão só menções honrosas.   

1989er

Citação de: pcssousa em 21 de Junho de 2014, 20:41
Muito bem.
Por mim pode-se utilizar este tópico ou outro dos abertos acerca do palmarés do Benfica, com os palmarés por modalidade (com os anos descriminados), de maneira a recolhermos dados para posteriormente se poder abrir o tal tópico.

Tenho alguns dados de épocas mais antigas, com as conquistas relativas a cada ano e assim também dará para ir completando as coisas.
Se a malta for ajudando, daqui a umas semanas poderemos abrir esse tópico já com um mínimo de dignidade, e aí já deverei ter novamente computador e poderei trabalhar mais à vontade.
Esse tópico deve ficar trancado, para que os posts só sejam os relativos ao assunto e, só quem de direito possa ir editando, acrescentando coisas que faltem.

Sugiro que posteriormente fique inamovível.

Outra sugestão é, fazer menções honrosas a atletas nossos que se tenham sagrado campeões olímpicos, mundiais ou europeus, isto apesar de não pertencer ao palmarés do clube, por isso tão só menções honrosas.

É uma excelente ideia. Ir completando para trás será um trabalho interessante.

pcssousa

Se houver alguém interessado em ajudar, que diga alguma coisa.
É que sozinho é impossível demora algum tempo para fazer algo decente.