Época 2014/2015

Eddie_

Citação de: JP. em 20 de Março de 2015, 14:29
4 parece-me um número aceitável. Nós temos 4.

Independentemente disso, a qualidade do jogador português está a descer drasticamente, e vai continuar nessa tendência nos próximos anos. A situação é dramática.

Temos 3 estrangeiros. Gentry é português por direito próprio.
Sem duvida que a qualidade do jogador português está a descer, mas é por causa dos
números da formação. Sem quantidade, a probabilidade de encontrar qualidade é baixa.

Aumentar o numero de estrangeiros, do ponto de vista teórico, diminui a probabilidade de aparecimento de valores portugueses, imho.

Lycaon

Com seis americanos, em finais os portugueses do Porto quase não precisariam de entrar na rotação do Porto. E eventualmente aconteceria o mesmo cá também.

É assassinar ainda mais o basquetebol português.

JP.

Gentry conta como português, mas não deixa de ser um jogador estrangeiro.

Essa teoria de que, quantos mais estrangeiros, menor a possibilidade do jogador português evoluir, é demasiado incompleta. Basta ver que a melhor geração do basket português dos últimos largos anos surgiu na mesma altura em que o número de estrangeiros atingiu o valor mais alto.

O problema do jogador português e do basquetebol português é muito mais profundo. E, na minha opinião, 3 a 4 estrangeiros seria benéfico.

TeamRocket37

Isso por um lado a questão dos 6 estrangeiros ate para o Benfica era melhor na participação das competições europeias. Tinhamos mais hipoteses... Sinceramente acho 6 demais.
Para mim 4 no maximo 5.

Só espero que o Benfica não deixe fugir o Lonkovic e o Nuno Oliveira do Barcelos para a proxima epoca... Em relação a renovação da equipa do Benfica não se esqueçam:
- Gentry 37
- Andrade 36
- Doliboa 35
- Thomas 35
- Carreira 36
- Slay 33

Nós estamos com uma equipa velha e não há assim tantos bons jogadores portugueses para fazer essa substituição de valores, claramente vamos ter de ir ao mercado... esse aumento de jogadores estrangeiros até pode ser bom para a nossa equipa

Ian

Sim, a renovação urge e deve ser preparada atempadamente.
E creio que a secção sabe e está atenta.
Não há muitos bons valores nacionais mas ainda há alguns nomeadamente Nuno Oliveira, José Silva e o próprio Miguel Queiros do Porto e ainda o estrangeiro Loncovic.

joaojordao13

Citação de: Carlos Esteves em 20 de Março de 2015, 15:16
Isso por um lado a questão dos 6 estrangeiros ate para o Benfica era melhor na participação das competições europeias. Tinhamos mais hipoteses... Sinceramente acho 6 demais.
Para mim 4 no maximo 5.

Só espero que o Benfica não deixe fugir o Lonkovic e o Nuno Oliveira do Barcelos para a proxima epoca... Em relação a renovação da equipa do Benfica não se esqueçam:
- Gentry 37
- Andrade 36
- Doliboa 35
- Thomas 35
- Carreira 36
- Slay 33

Nós estamos com uma equipa velha e não há assim tantos bons jogadores portugueses para fazer essa substituição de valores, claramente vamos ter de ir ao mercado... esse aumento de jogadores estrangeiros até pode ser bom para a nossa equipa
É isto. Cuidado, o Benfica também precisa de renovar a equipa... E o panorama de jogadores nacionais não é bom.

Slb23

O Benfica tem renovado a equipa, Mário Fernandes, Tomás Barroso, Cláudio Fonseca, João Soares, Fábio Lima, Ferreirinho e Castela fazem parte deste plantel...

joao12soares

A nível de basquetebol o porco é o maior a nível de proj€ctos. Primeiro foi o proj€cto que levou para lá o 25 que depois viu-se no que deu, depois era o projecto do Dragon Force, para criar uma equipa de futuro com jovens formados no clube, agora quer aumento do nº estrangeiros :D

Slipknot_BMC

em termos de praticantes o basquetebol ja deve estar atras de futsal e mais o k ?

El Patron

Sou a favor de 4 estrangeiros por equipa e mais ainda de uma redução do número de equipas na liga para 10, acho que estas duas medidas em conjunto permitiriam aumentar a competitividade na liga e em simultâneo permitir que os poucos jogadores portugueses de qualidade continuem a jogar vários minutos.

Com a redução do número de equipas e selecção dos melhores portugueses, jogadores jovens como Pedro Pinto e José Silva do Guimarães; Diogo Ventura e Wildner do Sampaense; Nuno Oliveira e Rui Coelho do Barcelos; Djukic do CAB e se alguém se lembrar e apostar no Callenbach, têm lugar na liga e continuarão a jogar vários minutos.

A realidade do basket europeu, como tivemos oportunidade de constatar este ano na EuroChallenge, é de 3/4 americanos + 1/2 comunitários por equipa e se o Benfica continuar a ir à Europa do basket, algo que eu desejo muito que sim, terá de alinhar pelo mesmo diapasão ou seja, possuir 4 estrangeiros de inegável qualidade + os portugueses de qualidade que já tem para poder ambicionar passar a 1ª fase de grupos.

Para a Proliga defendo um/dois estrangeiros no máximo, algo que permitiria a vários jogadores portugueses, mais jovens acabados de sair da formação e menos jovens inclusive, jogar e ter bastantes minutos de competição.

Theroux

É uma jogada vintage porto mas em termos do basket português acho que é o melhor pois nunca percebi a limitação de estrangeiros. Ela existe desde quando? Na prática em que estado está a formação? É uma miséria.

O Benfica mata-se todo para produzir jogadores acima da média e não consegue. É que nem anda lá perto. O porto passou ANOS a trabalhar a fundo a formação e não produziu UM jogador de jeito. Os clubes e a Federação só se estão a enganar a eles próprios.

Para 15/16 espero que as regras fiquem como estão para o porto chuchar no dedo, mas no futuro não vejo razões para que uma situação que corta as pernas ao Benfica se mantenha.

Acima de tudo tem que existir competência pois as regras vão ser iguais para todos.

JP.

E ainda há a eterna discussão de se limitar a inclusão de comunitários, o que poderá ir contra as próprias leis europeias...

Lycaon

Citação de: Theroux em 20 de Março de 2015, 18:28
É uma jogada vintage porto mas em termos do basket português acho que é o melhor pois nunca percebi a limitação de estrangeiros. Ela existe desde quando? Na prática em que estado está a formação? É uma miséria.

O Benfica mata-se todo para produzir jogadores acima da média e não consegue. É que nem anda lá perto. O porto passou ANOS a trabalhar a fundo a formação e não produziu UM jogador de jeito. Os clubes e a Federação só se estão a enganar a eles próprios.

Para 15/16 espero que as regras fiquem como estão para o porto chuchar no dedo, mas no futuro não vejo razões para que uma situação que corta as pernas ao Benfica se mantenha.

Acima de tudo tem que existir competência pois as regras vão ser iguais para todos.

Mas entendes que com seis americanos praticamente não há espaço na rotação para portugueses certo?

Também não é por aí que vão começar a aparecer talentos, porque as pessoas vão ligar no Benfica vs Porto e vão ver cinco americanos contra cinco americanos praticamente o jogo todo.

A limitação de estrangeiros acontece em todas as Ligas do mundo.

Na nossa faz sentido ser mais restrito, porque o poderio financeiro das equipas é fraco.

Se um Benfica vs Maia Basket já é um 100 vs 60, o que será quando forem só americanos a defrontar o Maia Basket, que não tem dinheiro para ter nenhum?

As equipas vão ser mais competitivas na Europa? Talvez.
Mas será sempre uma competitividade falsa, de quem está a queimar dinheiro ano após ano sem perspectivas de melhoria futura. Americanos vão e vêm todos os anos.

Enquanto não formarmos mais e melhor, ter mais americanos só serve para a Liga ir aguentando até falirem as equipas todas, como com a LCB.

Cyb3rNeo

fc putedo, what else...

Theroux

Citação de: Lycaon em 20 de Março de 2015, 18:40
Citação de: Theroux em 20 de Março de 2015, 18:28

Mas entendes que com seis americanos praticamente não há espaço na rotação para portugueses certo?

Também não é por aí que vão começar a aparecer talentos, porque as pessoas vão ligar no Benfica vs Porto e vão ver cinco americanos contra cinco americanos praticamente o jogo todo.

A limitação de estrangeiros acontece em todas as Ligas do mundo.

Na nossa faz sentido ser mais restrito, porque o poderio financeiro das equipas é fraco.

Se um Benfica vs Maia Basket já é um 100 vs 60, o que será quando forem só americanos a defrontar o Maia Basket, que não tem dinheiro para ter nenhum?

As equipas vão ser mais competitivas na Europa? Talvez.
Mas será sempre uma competitividade falsa, de quem está a queimar dinheiro ano após ano sem perspectivas de melhoria futura. Americanos vão e vêm todos os anos.

Enquanto não formarmos mais e melhor, ter mais americanos só serve para a Liga ir aguentando até falirem as equipas todas, como com a LCB.

Vamos começar pelo princípio.

1. Qual é o objectivo do Benfica, independentemente do dinheiro que tem para gastar? Ter a melhor equipa possível.

2. Qual é o objectivo da Federação? Maximizar a qualidade/quantidade do jogador português.

Estes dois objectivos claramente estão a colidir e eu, como não sou dirigente da Federação, quero que o Benfica tenha a melhor equipa possível e não que passe 5 ou 10 anos a formar um jogador decente (apenas decente!) que assim que mostra alguma coisa salta para um clube qualquer da Andorra. E depois lá temos que passar mais 5 ou 10 anos a tentar formar outro. E entretanto gastam-se dezenas de milhar de € em viagens europeias para tirar selfies. Isto para mim não é nada.

Depois temos que analisar os resultados da estratégia actual: todo o investimento do porto e Benfica na formação durante anos teve um efeito extremamente limitado na qualidade dos jogadores. Não é preciso perceber muito de basket para saber que o nível da elite portuguesa sub-22 é extremamente baixo. Isto com a equipa B, com o Nogic, com o Moncho, com uma equipa grande a investir 100% na formação durante anos.

Salta à vista que nos próximos anos não se vai passar disto. Que se continue a formar mas não condenem o clube à irrelevância europeia nas próximas décadas quando em todos os outros desportos temos uma palavra a dizer.

O Mons Hainaut, por exemplo, tem 7 americanos e as selecções estão exactamente ao mesmo nível. E depois há o reverso da medalha. Se tiveres mais americanos nos dois maiores clubes vais forçar os portugueses a irem para outras equipas o que iria elevar a qualidade de outros plantéis.

O porto, por exemplo, tinha ido à Liga dos Campeões no andebol sem os cubanos? Acho que seria muitíssimo mais complicado. Como seria o hóquei com 3 estrangeiros? E o nosso plantel de voleibol com 4? E de futsal com 3? E o futebol com 7?

Porque é que o basket tem que ser mais papista que o papa? Para mim não faz sentido.