Modalidades SL Benfica

Theroux

Citação de: Zak em 24 de Maio de 2014, 18:25
A Grecia tem +ou- a mesma populacao e os pavilhoes tao sempre a abarrotar.
Entao no basket.... Jasus.

Tem mais a ver com mentalidades que crises e populacao do país.

Bem, o basket grego é incomparável ao português.

Para comparar teríamos que utilizar modalidades que estão ao mesmo nível.

magoslb

Citação de: Theroux em 24 de Maio de 2014, 18:28
Citação de: Zak em 24 de Maio de 2014, 18:25
A Grecia tem +ou- a mesma populacao e os pavilhoes tao sempre a abarrotar.
Entao no basket.... Jasus.

Tem mais a ver com mentalidades que crises e populacao do país.

Bem, o basket grego é incomparável ao português.

Para comparar teríamos que utilizar modalidades que estão ao mesmo nível.

Agora perdeu força, mas até ao principio da década de 90, e mesmo ainda nesta, o basquete era o desporto de eleição na Grécia. Níveis completamente dispares. Os gregos lutavam para serem campeões da europa, ainda lutam, mas está mais difícil.

Cerelac

Citação de: VALEBEM em 24 de Maio de 2014, 18:23
Ainda por cima, há uns anos havia uma competitividade bem maior nas modalidades... Vou estar a fazer 20 km para cada lado para ver o Benfica num jogo da fase regular de basket ou de voleibol, em que se sabe que vamos ganhar facilmente?

Ao menos um gajo diverte-se ao ler estes comentários, temos de informar a direcção do Benfica para não reforçar muitos os planteis depois ganham sempre e o pessoal já não vai ver se eles perderem é melhor assim o pessoal já vai apoiar , fantástico

VALEBEM

Os jogos normais do campeonato grego estão longe de estar cheios! Nos clássicos e jogos europeus, sim, está a abarrotar!

Diverte-te á vontade com o comentário, porque quer se queira quer não é uma das razões por haver menos público do que há uns anos! As pessoas gostam de ver o Benfica ganhar, mas ocorrem em muito maior número se os jogos forem competitivos... E não, não quero que o Benfica deixe de investir nas modalidades!

ChamaImensaSLB

Penso que em todos estes comentários as respostas foram todas encontradas, o pessoal diz uma coisa, e depois outra, mas penso que a explicação são todas juntas:

1- maioria do povo português só quer saber de futebol. Muitos nem querem saber de modalidades, outros querem saber mas nao fazem esforço para ir ver (como eu, a modalidade que mais gosto tem a ver com futebol- futsal), e poucos gostam mesmo dos vários desportos praticados.

2- Crise. E quando se fala na falta de dinheiro, não é dizer: ah mas as pessoas vão ao futebol. Obviamente e isso não é possivel mudar num país de futebol, o Benfica é em primeiro lugar um clube ficado no futebol. Tem modalidades fortes, com muita história tambem, mas o objectivo máximo do clube e dos adeptos é o futebol. Depois o povo português não abunda em dinheiro, dá-se a escolha: 20€ para ir ver o futebol ao domingo? ou 25€ ou 30€ para ir ver o futebol e mais modalidades? (já nem falo nos que tem red pass e assim). Acaba sempre por ser a escolha mais barata.

3- competitividade dos campeonatos e das nossas equipas: temos modalidades em que dominamos muito, e o campeonato não dá aperto, não estão os rivais e é um passeio o ano todo- voleibol e basket. Os adeptos perdem a "pica" para pagar e ir ver isto.
E depois temos as outras onde os campeonatos são competitivos mas perdemos sistematicamente- andebol e hoquei(embora neste ultimo tenha vindo a melhorar até com titulos europeus).
Sobra o futsal onde penso que até vai havendo algum publico.
Ou seja, em algumas dominamos tanto que ninguem tem interesse em ver jogos ganhos à partida (mas se fosse futebol tinham), e noutras os adeptos não querem ir num campeonato que à partida perdem.

E depois todos os factores se relacionam, este ultimo da competitividade afeta o primeiro, as pessoas não se esforçam financeiramente para ver coisas sem interesse para elas.
E o 2º é importantissimo e não há volta a dar, é uma questão de mentalidade que só se melhora com o tempo ou com os outros dois factores em niveis positivos. Portugal é do futebol maioritariamente, os adeptos tem isso na cabeça e o resto funciona como um extra: ah o Benfica foi campeão de voleibol, que giro.  :bah2:

Formas de mudar isto:
- incluir mais as modalidades nos jovens, bilhetes gratis ate aos 16 anos por exemplo
- se o objectivo maximo das pessoas é o futebol, fazer uma campanha  em que quem apoia as modalidades tem vantagens no futebol, por exemplo: na compra de 20 bilhetes nas modalidades, oferta de um bilhete para o futebol. Passamos 10 jogos no minimo em casa com o estadio entre 30mil ou 40mil pessoas, o que custa haver em cada desse jogo 100 o 200 bilhetes oferecidos a adeptos que foram ver as modalidades?
o clube não perde nada e chama mais as pessoas. Como nos restaurantes das pizzas, tem um cartaozinho, na compra de 5 pizzas depois recebe uma gratis, aqui era com bilhetes das modalidades e futebol.
- conciliar os horários com o futebol e talvez mais promoções para socios. Uma espécie de bilhete "tarde Benfica", em que se comprava o bilhete que dava para as modalidades a tarde e o jogo à noite, ou quando for (fim de semana).

Sei lá, pensar em coisas que chamem as pessoas para apoiar o clube, e que faça com que elas ganhem gosto pelas modalidades.

:slb2:

Fever

Desculpem lá mas a desculpa da competitividade não pega.

Este ano lutamos taco-a-taco com os nossos maiores rivais o ano todo, Porto em hóquei e Sporting em futsal.

O futsal vai escapando mas o hóquei teve assistências em que dava para contar sem esforço algum o número de pessoas. Na bancada oposta às câmaras chegaram a não estar sequer 100 pessoas. E isto estando na luta ponto acima, ponto abaixo com o Porto, onde todos os jogos eram finais.

E eu próprio não gosto desta discussão porque é muito injusta para quem é de Lisboa que naturalmente tem aquilo à porta todos os fins de semana, mas caramba... já disse noutro tópico, eu vou ver o Valongo vs Benfica e pago 7 euros. Vocês com 5 euros vêem a época toda de todas as modalidades.

É puro desinteresse.

SLB É O REI DO MUNDO

Citação de: SLB É O REI DO MUNDO em 24 de Maio de 2014, 17:35
Citação de: pelicano em 24 de Maio de 2014, 17:12
A grande parte da malta de Lisboa e arredores que se interroga aqui sobre as razões dos pavilhões terem pouca gente, sugiro que larguem o Ser Benfiquista e vão até lá. É giro, não magoa e o Benfica até ganha muito.

P.S.1: Além do problema crónico português das pessoas não gostarem muito de desporto, estou convencido que a Benfica TV, por transmitir todos os jogos, retirou público dos nossos pavilhões.
P.S.2: O Benfica foi brilhante na final dos playoffs.
P.S.3: Sobre a competitividade, a malta tem a mania de romancear o passado. Queiram saber que, nos anos 90, tivemos duas épocas consecutivas em que ganhámos ao Esgueira na final. O sporting e o porto eram mais ou menos banais. Fizemos 9-0 nos playoffs de ambas as temporadas. Numa delas, perdemos somente o 1º jogo em que vencíamos por 21 a menos de 5 minutos do fim (em casa contra o Estrelas da Avenida).
P:S.4: O Jobey Thomas é o melhor jogador que vi em Portugal desde o Carlos Lisboa. É bom que se tenha noção disso. É uma super equipa que, ainda por cima, foi excelentemente orientada. Basta ver como defenderam nestes playoffs para se perceber que o mérito da equipa técnica é mais que evidente.

Ponto 1: seria possível a BTV fazer como no brasil em que se transmite o jogo para todo o pais excepto para a região onde o jogo se desenrola ?

SLB É O REI DO MUNDO

Cada pai que levar o filho ou os filhos às modalidades não paga bilhete.

Por exemplo.

Porque querem o porto e o sporting no vólei e basket ? Para depois não cheirarmos as taças ?  :confused:

miniMilk

Sinceramente. Eu sou daqueles que tenho pouco interesse. Vejo muito de vez em quando futsal.
Fico satisfeito pelas conquistas do SLB nas modalidades. E espero que o Benfica as tenha para gajos diferentes de mim.

pguerreiro

Da década de 90 a esta parte tem sido sempre a cair. Nem sei o que os atletas devem sentir, os do Voleibol com a debandada a meio no jogo do título e os do Basquetebol com aquela moldura na final.

NDR: O Andebol nem que me fossem buscar a casa de limusine.

zefo

Citação de: slbenfica_croft em 24 de Maio de 2014, 16:37
falta de cultura desportiva no nosso país e a condição financeira.

Concordo, deslocar a Lisboa para ver futesal feminino não tou ver muita gente...

cristao69

Citação de: marte1904 em 24 de Maio de 2014, 17:45
Eu acho que o Benfica devia jogar mais vezes em pavilhões fora da cidade de Lisboa, como já aconteceu no Futsal.
Vou dar um exemplo, o Benfica já veio fazer um jogo de pré-época de hóquei em patins aqui contra uma da minha terra (equipa essa que nem tem grandes adeptos), o Benfica veio com os juniores e alguns juvenis, o jogo não teve praticamente publicidade nenhuma. E o pavilhão estava cheio, e sabem porque? porque o Benfica tem adeptos em todo o pais, adeptos esses que não tem dinheiro para as deslocações e, por isso quando o Benfica vem à sua terra, não perdem a oportunidade de apoiar a sua equipa. A malta em Lisboa tem deixado de ir ver as outras modalidade porque tem muita fartura.
:slb2:

È a minha opinião tambem.

Basta ver que quando o Benfica joga fora, na maioria das vezes os pavilhoes estão cheios e praticamente só com adeptos do Benfica.

Em Lisboa é o que se vê...demasiada fartura e comodismo dá em pavilhões vazios.

Metessem mais jogos fora da capital e era ver o apoio que as várias equipas do Benfica teriam.

Claro que isso nunca irá acontecer mas seria uma "chapada de luva branca" interessante e talvez ai os Benfiquistas da capital acordassem.

Quem dera a muitos Benfiquistas terem sequer a oportunidade de ver ao vivo um jogo do Benfica por fim de semana, fosse de que modalidade fosse.

dfernandes

Factores principais:

- Há mais opções a nível de entretenimento, desportivo ou não, do que havia há 10 ou 20 anos. Há mais coisas para fazer. E os jogos das modalidades dão todos, ou quase todos, em directo, e dantes não davam.

- Falta de competitividade de alguns campeonatos. Sem jogos competitivos entre os grandes o interesse dos adeptos reduz-se. O desporto faz-se de rivalidades.

- A comunicação social, escrita e falada, deixou de dar importância às modalidades. Já vi programas desportivos dos anos 80 na RTP Memória que chegavam a abrir com notícias das modalidades, e tenho jornais desportivos dos anos 80 com notícias sobre basquetebol ou ciclismo na capa, por exemplo.

Em resumo, não vejo grande volta a dar nos tempos mais próximos. Há uns anos, em assembleia geral, colocou-se a hipótese de acabar com algumas modalidades. Essa proposta foi chumbada pelos sócios.

Mas se num clube que às 4 e tal da manhã tem milhares de adeptos à espera num aeroporto para ver os jogadores de futebol passarem durante 10 minutos, e não tem 2 mil, num universo de milhões, para assistir aos jogos das modalidades, nem sequer aos decisivos, se calhar está na altura de perguntar aos sócios se continua a fazer sentido ter essas mesmas modalidades activas, pelo menos com o nível competitivo actual.

acns

A forma como a informação se transmite também afecta a militância, penso eu.
Enquanto há algum tempo atrás os resultados ou incidências dos jogos só podiam ser acompanhados pela rádio, ou no dia seguinte pelos jornais, hoje em dia em qualquer lado é possível através de um telemóvel saber como é que está ou ficou o jogo. Acrescentando-se ainda o facto de actualmente muitos jogos das modalidades já serem transmitidos, até em canal aberto.

À medida que tal facilidade de acesso à informação aproxima os adeptos que estão longe do Estádio/pavilhão, acaba por simultaneamente alienar parte do público que sabe que pode ficar em casa e ver o jogo na mesma. Perde-se um pouco aquela coisa do "tinhas que estar lá para ver".

Mas é uma questão multifacetada, resulta de uma conjugação de factores, alguns dos quais talvez possam ser mais facilmente moldáveis e aí entra a estrutura do clube, outros por ventura têm uma génese social mais enraizada, como a tal questão da 'falta de cultura desportiva', que terá necessariamente um desenvolvimento mais gradual. Mas mesmo aí, o Benfica poderá se assim o entender, ter um papel de destaque já que é de facto o maior clube português e por conseguinte aquele que mais massa adepta 'arrasta' atrás de si. Projectos como o Benfica Olímpico, o crescimento da secção de atletismo no clube, ou o trabalho nas modalidades femininas, são exemplos de apostas que enriquecem e desenvolvem o desporto nacional, no caso do desporto no feminino ainda há um longo caminho a percorrer, mas é exactamente pela relevância que o Benfica tem em Portugal que deve usar toda a sua capacidade em prol do desenvolvimento do desporto no país.

joaonunes

1 - Somos um país de futebol e onde 90% das pessoas apenas ligam a futebol.
2 - Algumas modalidades estão pouco competitivas e os espectáculos são muitas vezes fracos.
3 - O Benfica tem muitas modalidades e em certos meses quantos jogos de seniores fazemos em casa por semana? Quem trabalha, trabalha cada vez mais e durante mais tempo. Além disso, vivemos numa era diferente e as pessoas têm vida para lá do desporto e querem fazer outras coisas. Hoje em dia cada um de nós tem acesso a coisas impensáveis há 20 anos ...