Michel Preud'homme, Le Saint

Guarda-redes, 65 anos,
Bélgica
Equipa Principal: 5 épocas (1994-1999), 199 jogos (17939 minutos), 0 golos

Títulos: Taça de Portugal (1)

Mathayus


Que saudades, do grande Michel.

Edu

Que saudades. Vou já partilhar no face :)

brazio

Citação de: fil85 em 20 de Julho de 2012, 12:04
Citação de: G10 em 15 de Julho de 2012, 14:14
Despedida de Michel Preud'Homme

http://www.youtube.com/watch?v=vb1Jg_cX7Pw&feature=relmfu
Fdx, quem o foi substituir :estrelas: o grande Bossio..

Pior foi ver o Bossio a ser mal batido nos golos dos Alemães (1-2 contra o B Munique senão estou em erro).... Enquanto o Michel com 40 anos  não sofreu nenhum no tempo em que esteve em campo tendo mesmo feito uma enorme defesa... Era o pronuncio do que estava para vir...  :estrelas: :estrelas:



Joga Bonito

Os números do Benfica #1

Eu, um Benfiquista doente, me confesso: custa-me falar do Benfica na actualidade. Custa-me porque muitas vezes acabo por estar a chover no molhado e a tentar defender ideias que vão contra uma tremenda máquina de propaganda instalada, e por isso, no que à actualidade diz respeito vou mantendo uma ténue esperança que esteja a escassos meses de terminar.
Por isso lembrei-me de começar uma nova coluna neste blogue, onde tentarei recordar alguns momentos, no caso, números, que me deixaram memórias inolvidáveis na minha memória.

Número 1

Quando nasci, o número 1 incontestável do Benfica era Manuel Bento. Confesso que tenho escassas memórias, muito ao de leve deste fenómeno das balizas. Deixou de ser titular do Benfica no ano em que eu viria a completar seis anos de idade por isso o que tenho é apenas uma vaga ideia... Para mim ficou sobretudo o nome, a lenda, um nome e uma lenda tão grande que quando era pequeno e jogava à baliza contra o meu Pai e os amigos da idade dele, me davam umas luvas de oficina e eu, orgulhosamente, dizia que eram as luvas do Bento. No entanto, nessa altura, quem defendia as nossas redes já era o Silvino, e se era do Benfica também era uma referência, por isso quando as luvas estavam em pior estado, eram as luvas do Silvino. E assim foi até aos dez, onze anos de idade. Um ano depois foi o Neno que passou a ser titular, e apesar de ter noção que o Silvino terá sido melhor guardião que o Neno, sempre gostei mais do segundo. Pela personagem que era, por ser fabuloso a fazer a mancha (mas uma desgraça nos cruzamentos...) e por não se ter tornado em alguém um pouco mal visto na Luz após a sua saída.
Até que chegou 1994. Chegou o meu número 1. Michel Preud´Homme. O melhor guarda redes que alguma vez vi ao vivo. Recordo-me da notícia da sua contratação ter sido anunciada e eu ficar expectante! Era um nome conhecidíssimo e lembrava-me de ter defendido um penalty contra os do Lumiar. Mas logo de seguida veio o Mundial dos Estados Unidos. Fiquei imediatamente fascinado. Tínhamos contratado o super homem, claramente. Alguém que defendia tudo.
Durante meia dúzia de anos, foi ele, o Saint Michel que nos salvou. Não fosse ele e os segundos e terceiros lugares conquistados nesse período negro seria sextos, sétimos lugares ou quiçá ainda pior. Estão a ver quando somos crianças, alguém vai à baliza e diz: "Não vale bujas"? Pois. Com o Michel era ao contrário!
Ele enfiava-se na baliza e dizia: "Vale tudo! Show me what you have!" E por muito que quem rematasse mostrasse, o Michel mostrava ainda mais. Eu, como guarda-redes o digo: para mim era absolutamente soberbo, felino, dominava todos os campos de jogo que tinha de dominar. Ao vivo nunca vi nada assim, e sinceramente duvido que algum dia volte a ver...
Desde a sua saída, gostei muito do malogrado Robert Enke (foi a primeira camisola que comprei do Benfica, com número, a do Robert), o Moreira ainda prometeu e apenas o Artur, na época passada, deu alguma estabilidade ao lugar. Mais de uma década depois...

Sim, o meu Número 1 é Michel Preud'Homme. Uma lenda viva do Sport Lisboa e Benfica e a prova de como o currículo, ao serviço do clube, não é tudo.



Obrigado Michel, que voltes um dia, noutras funções! Num Benfica mais puro para ganhar o que não conseguiste como jogador. Reconheço-te muita competência como treinador!

http://eternobenfica.blogspot.pt/2012/08/os-numeros-do-benfica-1.html

Red skin


Aloutre


Shoky

Michel era mesmo o super-homem.
Um monstro das balizas e um senhor fora delas.

Que saudades.

faneca_slb4ever


BlankFile

O meu ídolo das balizas nos anos 90. Um senhor a todos os níveis.

MrJohnny


Blitzer

Está em 1º no campeonato da Arábia Saudita !

Benfiquista de Besteiros

Perdeu ontem o primeiro jogo no campeonato da Arábia Saudita depois de uma streak de 30 jogos sem perder.