Parceria: Emirates - Benfica

original

ESPAÇO UNIVERSIDADE
Os adeptos do Benfica preferem viajar na Fly Emirates?



De entre os instrumentos e técnicas de comunicação de marketing utilizadas para assegurar as funções da comunicação empresarial, o patrocínio representa uma das atividades que mais tem crescido na atualidade. No mundo, no ano 2000, as empresas investiram em patrocínios a soma de 25,0 biliões de dólares (Tripodi et al., 2003). No ano 2015 o valor desses investimentos foi de 55,7 biliões de dólares (IEG, 2015), o que representou um crescimento surpreendente de 130%.

O desporto recolhe a maior fatia. Cerca de 68% dos investimentos em patrocínios são realizados no setor do desporto. Os outros 32% são investidos em atividades culturais e em outros domínios sociais (IEG, 2015).

Os Jogos Olímpicos de Londres conseguiram uma receita de patrocínios de 1.076 milhões de dólares (Lunn, 2012).

O futebol é a modalidade que mais patrocínios obtém, em número e em valor. A FIFA concedeu licenças de parceiro oficial para o Campeonato do Mundo FIFA, em que cada empresa investiu cerca de 43 milhões dólares (Croft, 2006). Patrocinar a liga dos campeões da UEFA pode custar 150 milhões de euros (Economist, 2008).

Em Portugal, o futebol profissional obteve um proveito médio anual de patrocínios de 49 milhões de euros (M€), na época 2009-2010 correspondeu a 16% das receitas totais (Universidade Católica Portuguesa, 2011).

O SLBenfica recebe por época, a partir de 2015-2016, 8 a 10 M€ pelo patrocínio da Fly Emirates (Económico, 2015).

O pagamento realizado pela Fly Emirates ao SLBenfica corresponde à aquisição do direito de patrocínio à equipa principal de futebol.

As decisões de investimento das empresas que se prendem com a aquisição de direitos de patrocínios, na maior partes das vezes, são decisões racionais. São decisões de negócio que pretendem obter benefícios para as empresas.

A Fly Emirates está a avaliar o valor dos benefícios que estão a resultar do investimento realizado no patrocínio ao SLBenfica.

O patrocinador espera obter, o designado "retorno do investimento".

E já obteve algum retorno?

Ora vejam:

1. A Fly Emirates obteve tempo e espaço nos media a seu respeito. Obteve referências ao seu nome, à sua marca: na tv, na imprensa, na rádio e na internet. Este tempo e espaço pode ter uma expressão tangível e quantificável. Se o tempo e espaço ocupado através da exposição da mensagem da empresa nos media, no âmbito do patrocínio à equipa principal de futebol do SLBenfica, tivesse sido adquirido diretamente a esses media, teria um dado custo. Este custo é o designado equivalente de media (Crompton, 2004);

2. A Fly Emirates terá obtido níveis de notoriedade superiores. O elevado número de notícias nos media acerca da empresa asseguram notoriedade. Notoriedade corresponde ao grau de conhecimento dos indivíduos, num dado espaço geográfico, acerca de um dado objeto (empresa / produto), num dado momento. Os patrocínios são um instrumento de comunicação "barato" para aumentar a notoriedade das empresas. Mais barato que a publicidade. Esta é uma das razões que levam as empresas a tanto investirem em patrocínios, porque isso assegura-lhes notoriedade;

3. A Fly Emirates terá obtido uma atitude mais favorável dos adeptos relativamente à empresa. Os resultados da investigação em gestão do desporto e marketing dizem-nos que os adeptos de uma equipa tendem a formar uma atitude (avaliação global sumária) mais favorável das empresas patrocinadoras do que de uma qualquer outra empresa que não é patrocinadora da sua equipa (Parker and Fink, 2010). Ao nível da imagem a empresa pode também ter reforçado certos traços da sua imagem desejada: prestígio, reputação, performance;

4. A Fly Emirates terá obtido uma forte intenção de compra dos adeptos do SLBenfica. A investigação em patrocínios mostra que existe evidência científica de que, quanto maior for o nível de identificação do adepto com a equipa, mais forte é a propensão do adepto vir a adquirir o produto do setor da empresa que patrocina o seu clube (Koronios et al., 2016; Silva, 2015).

5. A Fly Emirates terá obtido um efeito nas vendas? Terá aumentado o volume de negócios no mercado de Portugal? Talvez. Os gestores da empresa o saberão. E saberão os investigadores? Sim, quando as empresas permitirem realizar investigação sobre a existência de uma relação direta entre um patrocínio e as vendas resultantes desse patrocínio.

Espera-se que a Fly Emirates (e o SL Benfica também) estejam realmente a avaliar os resultados da ação de patrocínio que envolve 8 a 10 M€ por época.

Em síntese, podemos afirmar que o compromisso do patrocínio está na oportunidade da empresa partilhar em conjunto com a equipa desportiva o "coração" do adepto / consumidor.

A identificação dos adeptos com a equipa desportiva é a base emocional para as empresas patrocinadoras influenciarem as crenças, as atitudes e os comportamentos daqueles que constituem a sua base de clientes (atuais e potenciais).

Então, a nossa resposta à pergunta inicial é:

Os indivíduos que se consideram mais fortemente adeptos de uma equipa desportiva, quando necessitarem de adquirir uma viagem de avião, terão uma propensão maior para escolher a companhia aérea patrocinadora da equipa desportiva.

Alfredo Silva, Professor Adjunto de Gestão do Desporto na Licenciatura em Gestão das Organizações Desportivas da Escola Superior de Desporto de Rio Maior/Instituto Politécnico de Santarém.
http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=614645


xiribiti

Novo Video com todos os aviões dos 6 clubes patrocinados pela Emirates

https://www.youtube.com/watch?v=3X6wFttQHgM

GlennStrombergh


Hungry Alien

Agora até no basebol americano a Emirates faz algo parecido ao número antes do Benfica - Sporting:

https://www.youtube.com/watch?v=chhh4-2plYY


van33


Génio da Luz

Citação de: original em 03 de Junho de 2016, 15:38
ESPAÇO UNIVERSIDADE
Os adeptos do Benfica preferem viajar na Fly Emirates?



De entre os instrumentos e técnicas de comunicação de marketing utilizadas para assegurar as funções da comunicação empresarial, o patrocínio representa uma das atividades que mais tem crescido na atualidade. No mundo, no ano 2000, as empresas investiram em patrocínios a soma de 25,0 biliões de dólares (Tripodi et al., 2003). No ano 2015 o valor desses investimentos foi de 55,7 biliões de dólares (IEG, 2015), o que representou um crescimento surpreendente de 130%.

O desporto recolhe a maior fatia. Cerca de 68% dos investimentos em patrocínios são realizados no setor do desporto. Os outros 32% são investidos em atividades culturais e em outros domínios sociais (IEG, 2015).

Os Jogos Olímpicos de Londres conseguiram uma receita de patrocínios de 1.076 milhões de dólares (Lunn, 2012).

O futebol é a modalidade que mais patrocínios obtém, em número e em valor. A FIFA concedeu licenças de parceiro oficial para o Campeonato do Mundo FIFA, em que cada empresa investiu cerca de 43 milhões dólares (Croft, 2006). Patrocinar a liga dos campeões da UEFA pode custar 150 milhões de euros (Economist, 2008).

Em Portugal, o futebol profissional obteve um proveito médio anual de patrocínios de 49 milhões de euros (M€), na época 2009-2010 correspondeu a 16% das receitas totais (Universidade Católica Portuguesa, 2011).

O SLBenfica recebe por época, a partir de 2015-2016, 8 a 10 M€ pelo patrocínio da Fly Emirates (Económico, 2015).

O pagamento realizado pela Fly Emirates ao SLBenfica corresponde à aquisição do direito de patrocínio à equipa principal de futebol.

As decisões de investimento das empresas que se prendem com a aquisição de direitos de patrocínios, na maior partes das vezes, são decisões racionais. São decisões de negócio que pretendem obter benefícios para as empresas.

A Fly Emirates está a avaliar o valor dos benefícios que estão a resultar do investimento realizado no patrocínio ao SLBenfica.

O patrocinador espera obter, o designado "retorno do investimento".

E já obteve algum retorno?

Ora vejam:

1. A Fly Emirates obteve tempo e espaço nos media a seu respeito. Obteve referências ao seu nome, à sua marca: na tv, na imprensa, na rádio e na internet. Este tempo e espaço pode ter uma expressão tangível e quantificável. Se o tempo e espaço ocupado através da exposição da mensagem da empresa nos media, no âmbito do patrocínio à equipa principal de futebol do SLBenfica, tivesse sido adquirido diretamente a esses media, teria um dado custo. Este custo é o designado equivalente de media (Crompton, 2004);

2. A Fly Emirates terá obtido níveis de notoriedade superiores. O elevado número de notícias nos media acerca da empresa asseguram notoriedade. Notoriedade corresponde ao grau de conhecimento dos indivíduos, num dado espaço geográfico, acerca de um dado objeto (empresa / produto), num dado momento. Os patrocínios são um instrumento de comunicação "barato" para aumentar a notoriedade das empresas. Mais barato que a publicidade. Esta é uma das razões que levam as empresas a tanto investirem em patrocínios, porque isso assegura-lhes notoriedade;

3. A Fly Emirates terá obtido uma atitude mais favorável dos adeptos relativamente à empresa. Os resultados da investigação em gestão do desporto e marketing dizem-nos que os adeptos de uma equipa tendem a formar uma atitude (avaliação global sumária) mais favorável das empresas patrocinadoras do que de uma qualquer outra empresa que não é patrocinadora da sua equipa (Parker and Fink, 2010). Ao nível da imagem a empresa pode também ter reforçado certos traços da sua imagem desejada: prestígio, reputação, performance;

4. A Fly Emirates terá obtido uma forte intenção de compra dos adeptos do SLBenfica. A investigação em patrocínios mostra que existe evidência científica de que, quanto maior for o nível de identificação do adepto com a equipa, mais forte é a propensão do adepto vir a adquirir o produto do setor da empresa que patrocina o seu clube (Koronios et al., 2016; Silva, 2015).

5. A Fly Emirates terá obtido um efeito nas vendas? Terá aumentado o volume de negócios no mercado de Portugal? Talvez. Os gestores da empresa o saberão. E saberão os investigadores? Sim, quando as empresas permitirem realizar investigação sobre a existência de uma relação direta entre um patrocínio e as vendas resultantes desse patrocínio.

Espera-se que a Fly Emirates (e o SL Benfica também) estejam realmente a avaliar os resultados da ação de patrocínio que envolve 8 a 10 M€ por época.

Em síntese, podemos afirmar que o compromisso do patrocínio está na oportunidade da empresa partilhar em conjunto com a equipa desportiva o "coração" do adepto / consumidor.

A identificação dos adeptos com a equipa desportiva é a base emocional para as empresas patrocinadoras influenciarem as crenças, as atitudes e os comportamentos daqueles que constituem a sua base de clientes (atuais e potenciais).

Então, a nossa resposta à pergunta inicial é:

Os indivíduos que se consideram mais fortemente adeptos de uma equipa desportiva, quando necessitarem de adquirir uma viagem de avião, terão uma propensão maior para escolher a companhia aérea patrocinadora da equipa desportiva.

Alfredo Silva, Professor Adjunto de Gestão do Desporto na Licenciatura em Gestão das Organizações Desportivas da Escola Superior de Desporto de Rio Maior/Instituto Politécnico de Santarém.
http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=614645



Carlitos Tevez

Citação de: original em 18 de Maio de 2016, 23:42
Estão com 35% de desconto para o Dubai.
Era bom era... 35 Euros de desconto...

Kyoto



a equipa emirates =)

o Arsenal é o unico que tem dois avioes (B777 e B787), provavelmente por terem sido os primeiros e sao o "grande" parceiro da Emirates.

Kyoto

Citação de: Génio da Luz em 03 de Junho de 2016, 20:53
Citação de: original em 03 de Junho de 2016, 15:38
ESPAÇO UNIVERSIDADE
Os adeptos do Benfica preferem viajar na Fly Emirates?



De entre os instrumentos e técnicas de comunicação de marketing utilizadas para assegurar as funções da comunicação empresarial, o patrocínio representa uma das atividades que mais tem crescido na atualidade. No mundo, no ano 2000, as empresas investiram em patrocínios a soma de 25,0 biliões de dólares (Tripodi et al., 2003). No ano 2015 o valor desses investimentos foi de 55,7 biliões de dólares (IEG, 2015), o que representou um crescimento surpreendente de 130%.

O desporto recolhe a maior fatia. Cerca de 68% dos investimentos em patrocínios são realizados no setor do desporto. Os outros 32% são investidos em atividades culturais e em outros domínios sociais (IEG, 2015).

Os Jogos Olímpicos de Londres conseguiram uma receita de patrocínios de 1.076 milhões de dólares (Lunn, 2012).

O futebol é a modalidade que mais patrocínios obtém, em número e em valor. A FIFA concedeu licenças de parceiro oficial para o Campeonato do Mundo FIFA, em que cada empresa investiu cerca de 43 milhões dólares (Croft, 2006). Patrocinar a liga dos campeões da UEFA pode custar 150 milhões de euros (Economist, 2008).

Em Portugal, o futebol profissional obteve um proveito médio anual de patrocínios de 49 milhões de euros (M€), na época 2009-2010 correspondeu a 16% das receitas totais (Universidade Católica Portuguesa, 2011).

O SLBenfica recebe por época, a partir de 2015-2016, 8 a 10 M€ pelo patrocínio da Fly Emirates (Económico, 2015).

O pagamento realizado pela Fly Emirates ao SLBenfica corresponde à aquisição do direito de patrocínio à equipa principal de futebol.

As decisões de investimento das empresas que se prendem com a aquisição de direitos de patrocínios, na maior partes das vezes, são decisões racionais. São decisões de negócio que pretendem obter benefícios para as empresas.

A Fly Emirates está a avaliar o valor dos benefícios que estão a resultar do investimento realizado no patrocínio ao SLBenfica.

O patrocinador espera obter, o designado "retorno do investimento".

E já obteve algum retorno?

Ora vejam:

1. A Fly Emirates obteve tempo e espaço nos media a seu respeito. Obteve referências ao seu nome, à sua marca: na tv, na imprensa, na rádio e na internet. Este tempo e espaço pode ter uma expressão tangível e quantificável. Se o tempo e espaço ocupado através da exposição da mensagem da empresa nos media, no âmbito do patrocínio à equipa principal de futebol do SLBenfica, tivesse sido adquirido diretamente a esses media, teria um dado custo. Este custo é o designado equivalente de media (Crompton, 2004);

2. A Fly Emirates terá obtido níveis de notoriedade superiores. O elevado número de notícias nos media acerca da empresa asseguram notoriedade. Notoriedade corresponde ao grau de conhecimento dos indivíduos, num dado espaço geográfico, acerca de um dado objeto (empresa / produto), num dado momento. Os patrocínios são um instrumento de comunicação "barato" para aumentar a notoriedade das empresas. Mais barato que a publicidade. Esta é uma das razões que levam as empresas a tanto investirem em patrocínios, porque isso assegura-lhes notoriedade;

3. A Fly Emirates terá obtido uma atitude mais favorável dos adeptos relativamente à empresa. Os resultados da investigação em gestão do desporto e marketing dizem-nos que os adeptos de uma equipa tendem a formar uma atitude (avaliação global sumária) mais favorável das empresas patrocinadoras do que de uma qualquer outra empresa que não é patrocinadora da sua equipa (Parker and Fink, 2010). Ao nível da imagem a empresa pode também ter reforçado certos traços da sua imagem desejada: prestígio, reputação, performance;

4. A Fly Emirates terá obtido uma forte intenção de compra dos adeptos do SLBenfica. A investigação em patrocínios mostra que existe evidência científica de que, quanto maior for o nível de identificação do adepto com a equipa, mais forte é a propensão do adepto vir a adquirir o produto do setor da empresa que patrocina o seu clube (Koronios et al., 2016; Silva, 2015).

5. A Fly Emirates terá obtido um efeito nas vendas? Terá aumentado o volume de negócios no mercado de Portugal? Talvez. Os gestores da empresa o saberão. E saberão os investigadores? Sim, quando as empresas permitirem realizar investigação sobre a existência de uma relação direta entre um patrocínio e as vendas resultantes desse patrocínio.

Espera-se que a Fly Emirates (e o SL Benfica também) estejam realmente a avaliar os resultados da ação de patrocínio que envolve 8 a 10 M€ por época.

Em síntese, podemos afirmar que o compromisso do patrocínio está na oportunidade da empresa partilhar em conjunto com a equipa desportiva o "coração" do adepto / consumidor.

A identificação dos adeptos com a equipa desportiva é a base emocional para as empresas patrocinadoras influenciarem as crenças, as atitudes e os comportamentos daqueles que constituem a sua base de clientes (atuais e potenciais).

Então, a nossa resposta à pergunta inicial é:

Os indivíduos que se consideram mais fortemente adeptos de uma equipa desportiva, quando necessitarem de adquirir uma viagem de avião, terão uma propensão maior para escolher a companhia aérea patrocinadora da equipa desportiva.

Alfredo Silva, Professor Adjunto de Gestão do Desporto na Licenciatura em Gestão das Organizações Desportivas da Escola Superior de Desporto de Rio Maior/Instituto Politécnico de Santarém.
http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=614645



é de uma incompetencia que dá urticaria, vá lá que nao se referiram à Emirates Airlines como " a Hello Tomorrow..."  :rir:

Palmeirinha

A ação com as hospedeiras da Emirates no Estádio da Luz deu Leão de Ouro e Prata ao O Escritório no Cannes Lions na categoria de Relações Públicas

redurtle

Vai ser o nosso ultimo ano com Emirates, certo? Pelo menos até a renovação.

rcoelho

Acredito que seja para durar......

LX

A parceria de sucesso vai continuar, e os valores do contrato vão aumentar..

JPG

admirem-se que sua alteza real prefira por os pauzinhos da nos nas camisolas...