Luís Filipe Vieira (Presidente)

Presidente, 77 anos,
Portugal

Hocuspocus

Citação de: Americano69 em 27 de Agosto de 2008, 16:14

É a tua opinião, não a minha. No futebol português tens de cortar custos, aliás lamento a memória curta, essa foi a desculpa usada pela própria Direcção para não poder segurar Simão, Miccoli, e Karagounis, entre muitos outros. Só a partir de 2012, quando o Benfica puder negociar os direitos televisivos terá uma lufada de ar fresco, caso contrário ou tem cuidado, ou talvez ainda tenha de vender esses direitos bem antes de 2012, a preço de saldo, como fez no passado. Lembra-te que tens um empréstimo de 20 milhões para pagar, e uma série de receitas futuras já recebidas, que irão fazer muita falta nas tesourarias dos próximos anos.

Sim, já disse que esses 20 milhões podem ser pagos com a venda de um ou dois jogadores. Obviamente que o Benfica tem que controlar os custos, mas sou contra essa política de sucessivos desinvestimentos. Está mais do que provado que isso não é viável no negócio do futebol, especialmente no português.

O que o Benfica tem que fazer é comprar bem, ou seja, comprar qualidade. Se me disseres que temos que ser mais eficientes na compra de jogadores, aí concordo contigo. Não podemos andar a comprar 10 jogadores todos os anos. Sou a favor de uma política desportiva em que se compre caro, mas bom. E de preferência, que se compre pouco.

diabinho_in_love

Citação de: IVG em 27 de Agosto de 2008, 16:26

O passivo não diminui!
Aliás nunca foi tão grande como é agora!
Tratou-se apenas duma obra de "engenharia" financeira. Passou-se da SAD passivo para clube.
E no que respeita à liquidação de passivo de curto prazo, o que foi feita foi negociar com a banca (com óbvias contrapartidas) os prazos dos empréstimos.

Perdoa que te diga, mas a tua afirmação é falsa e dou-te o mais pequeno exemplo para não pensar muito:

O BENFICA É DOS POUCOS CLUBES PORTUGUESES EM QUE OS PASSES DOS JOGADORES SÃO A MAIOR PARTE OU TOTALMENTE SEUS...

Americano69

Citação de: Batistuta em 27 de Agosto de 2008, 16:19
Americano69,

não eras um dos que no ínico da pré-época defendiam um forte investimento em reforços para a equipa

Não me digas que és dos preso por ter cão e preso por não ter

Não Batistuta, não era. Eu sou dos que defendo que o plantel do Benfica até tinha qualidade, mas mais que isso defendo que o Benfica numa época em que não tem Champions só podia comprar se vendesse, porque a política de rigor foi a que serviu como desculpa para opções desportivas que enfraqueceram o plantel no defeso anterior, e aí aceitei bem a explicação. Se era para fazer um "forte investimento", no Verão de 2007 mantinha-se Simão, Karagounis, e Miccoli, e contratava-se à mesma Cardozo e Di Maria. Tens dúvidas que teríamos tido grandes hipóteses de ser campeão? Eu não, mas a bem da saúde financeira do clube, eu respeitei e até elogiei a política do clube, porque sabia que era uma boa medida. Agora o que se viu foi a fuga para a frente, totalmente desesperada por ser o último ano de mandato (típico dos políticos) e que pode ter consequências gravíssimas para o clube. Quem tem outra visão está no seu direito, existirão milhares de benfiquistas que percebem mais de gestão que eu, mas respeitem a minha visão fundamentada (não querendo dizer que é acertada) das contas.

NoDeviL

Citação de: IVG em 27 de Agosto de 2008, 16:26
Citação de: Americano69 em 27 de Agosto de 2008, 16:20
Citação de: diabinho_in_love em 27 de Agosto de 2008, 16:15
Citação de: Americano69 em 27 de Agosto de 2008, 16:05

As receitas correntes não chegam para pagar as despesas correntes, sequer.

Esta afirmação suscitou-me uma duvida:

Então como é que o benfica conseguiu reduzir o passivo, aumentar o patrimonio e investir em multiplos atletas?

Será que a banca tornou-se ceguinha e oferece-nos dinheiro ao desbarato?

Vou-te explicar uma coisa muito simples: se o Benfica reduzisse o passivo e aumentasse o activo, significaria que teria aumentado os capitais próprios. Estes já foram "comidos" em 2/3 nos últimos anos, logo o que dizes não aconteceu, naturalmente.

O passivo não diminui!
Aliás nunca foi tão grande como é agora!
Tratou-se apenas duma obra de "engenharia" financeira. Passou-se da SAD passivo para clube.
E no que respeita à liquidação de passivo de curto prazo, o que foi feita foi negociar com a banca (com óbvias contrapartidas) os prazos dos empréstimos.

Com diminuição dos juros a pagar pelo Benfica...

É um mau acto de gestão???Não me parece...

E os passes dos jogadores não contam?O activo cobre o passivo, não?

Rol0

Citação de: Rol0 em 27 de Agosto de 2008, 16:18
Ja que se diz o que se quer por aqui e que tal um pouco de realidade?

Encarnados amortizaram 7,5 milhões de euros em passes de jogadores
A Sport Lisboa e Benfica SAD registou lucros de 7,7 milhões de euros, no semestre fiscal terminado a 31 de Janeiro, face aos 1,1 milhões de euros verificados em igual período do ano anterior. Tudo graças à venda de passes de jogadores.

Segundo o comunicado do clube da luz emitido na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a SAD amortizou 7,5 milhões de euros em passes de jogadores e registou um proveito de 12,2 milhões de euros com a venda de passes, no mesmo período, o que se traduz num resultado positivo de 4,7 milhões de euros.

A variação está relacionada com «a obtenção de mais valias com as transferências de direitos desportivos ocorridas durante os meses de Agosto de 2007 e Janeiro de 2008, sendo de destacar as referentes aos atletas Manuel Fernandes, Anderson Cleber e Diego de Souza». Já, no semestre homólogo do exercício anterior, «apenas ocorreu a alienação dos direitos desportivos do atleta Ricardo Rocha», avançam.

Receitas totais baixaram quase 4%

As receitas totais da SAD baixaram 3,66% para os 31,6 milhões de euros, atormentados pela queda dos proveitos provenientes da prestação de serviços, que no exercício em análise caíram mais de 18%.

Os resultados operacionais diminuiram 30,34% para os 6,2 milhões de euros, devido à subida dos custos com fornecimentos e serviços de terceiros e com os custos com o pessoal.

Este crescimento dos custos está também relacionado «com as alterações ocorridas na equipa técnica e com o aumento das despesas incorridas com os proveitos gerados com a transferência de direitos desportivos», lembram.

A SAD encarnada refere ainda que o passivo diminui cerca de 41,5 milhões de euros, passando de 156,6 milhões de euros para 115,1 milhões de euros, ou seja, menos 26,5%.

A ajudar a este cenário esteve a reestruturação do passivo bancário do Grupo do Sport Lisboa e Benfica, que permitiu à SAD liquidar junto das entidades bancárias um valor global de 48 milhões de euros, sendo uma parte considerável desse valor exigível a curto prazo.

As acções da Benfica SAD seguiam estáveis nos 2,01 euros.

Fonte: http://www.agenciafinanceira.iol.pt/noticia.php?id=934359&main_id=

IVG nao eras tu que dizias que o passivo aumentava de ano para ano?

Americano69

Citação de: diabinho_in_love em 27 de Agosto de 2008, 16:24

Vou-te explicar uma coisa muito simples: se o Benfica reduzisse o passivo e aumentasse o activo, significaria que teria aumentado os capitais próprios. Estes já foram "comidos" em 2/3 nos últimos anos, logo o que dizes não aconteceu, naturalmente.

Onde te baseias para dizer uma atrocidade destas? é que a realidade me parece bem longe dessa...mas td bem...

Atrocidade???

http://www.slbenfica.pt/incslb/pdf/ComunicadoContas1Trimestre20072008.pdf

A 31/07/07, último período anual encerrado, os capitais próprios são de aproximadamente 25 milhões, o capital social de 75 milhões. Queres um desenho?

Batistuta

Citação de: Americano69 em 27 de Agosto de 2008, 16:29
Americano69,

não eras um dos que no ínico da pré-época defendiam um forte investimento em reforços para a equipa

Não Batistuta, não era. Eu sou dos que defendo que o plantel do Benfica até tinha qualidade, mas mais que isso defendo que o Benfica numa época em que não tem Champions só podia comprar se vendesse, porque a política de rigor foi a que serviu como desculpa para opções desportivas que enfraqueceram o plantel no defeso anterior, e aí aceitei bem a explicação. Se era para fazer um "forte investimento", no Verão de 2007 mantinha-se Simão, Karagounis, e Miccoli, e contratava-se à mesma Cardozo e Di Maria. Tens dúvidas que teríamos tido grandes hipóteses de ser campeão? Eu não, mas a bem da saúde financeira do clube, eu respeitei e até elogiei a política do clube, porque sabia que era uma boa medida. Agora o que se viu foi a fuga para a frente, totalmente desesperada por ser o último ano de mandato (típico dos políticos) e que pode ter consequências gravíssimas para o clube. Quem tem outra visão está no seu direito, existirão milhares de benfiquistas que percebem mais de gestão que eu, mas respeitem a minha visão fundamentada (não querendo dizer que é acertada) das contas.

Manter o Simão e comprar Miccoli, Cardozo e Di Maria era no minimo um orçamento superior ao desta época. Já para não falar nos ordenados que tinha que pagar ao Simao e ao Miccoli para ficarem.

NoDeviL

Americano69,

Não investir na equipa este ano era arredar o clube da luta pelo título, tinhamos poucas opções de qualidade. Como isso seria no último ano de mandato era a morte da direcção. Compreende-se tamanha preocupação de certas pessoas.

IVG

Citação de: NoDeviL em 27 de Agosto de 2008, 16:30

Mesmo que isso fosse verdade, custa um bocado a engolir.
Experimenta ir ao banco e pede para te passarem para um prazo superior em 10 anos, o empréstimo que tens para a casa.
Vê quem é que fica a ganhar em termos de dispêndio de dinheiro?
Isto não é mais do que uma das clássicas fugas para frente de quem não consegue fazer frente aos compromissos que tem que honrar!

Não será portanto um bom acto de gestão, mas sim o acto de gestão possível face aos problemas inegáveis (mas sempre negados) em termos financeiros!

IVG

Citação de: Rol0 em 27 de Agosto de 2008, 16:30
Citação de: Rol0 em 27 de Agosto de 2008, 16:18
Ja que se diz o que se quer por aqui e que tal um pouco de realidade?

Encarnados amortizaram 7,5 milhões de euros em passes de jogadores
A Sport Lisboa e Benfica SAD registou lucros de 7,7 milhões de euros, no semestre fiscal terminado a 31 de Janeiro, face aos 1,1 milhões de euros verificados em igual período do ano anterior. Tudo graças à venda de passes de jogadores.

Segundo o comunicado do clube da luz emitido na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a SAD amortizou 7,5 milhões de euros em passes de jogadores e registou um proveito de 12,2 milhões de euros com a venda de passes, no mesmo período, o que se traduz num resultado positivo de 4,7 milhões de euros.

A variação está relacionada com «a obtenção de mais valias com as transferências de direitos desportivos ocorridas durante os meses de Agosto de 2007 e Janeiro de 2008, sendo de destacar as referentes aos atletas Manuel Fernandes, Anderson Cleber e Diego de Souza». Já, no semestre homólogo do exercício anterior, «apenas ocorreu a alienação dos direitos desportivos do atleta Ricardo Rocha», avançam.

Receitas totais baixaram quase 4%

As receitas totais da SAD baixaram 3,66% para os 31,6 milhões de euros, atormentados pela queda dos proveitos provenientes da prestação de serviços, que no exercício em análise caíram mais de 18%.

Os resultados operacionais diminuiram 30,34% para os 6,2 milhões de euros, devido à subida dos custos com fornecimentos e serviços de terceiros e com os custos com o pessoal.

Este crescimento dos custos está também relacionado «com as alterações ocorridas na equipa técnica e com o aumento das despesas incorridas com os proveitos gerados com a transferência de direitos desportivos», lembram.

A SAD encarnada refere ainda que o passivo diminui cerca de 41,5 milhões de euros, passando de 156,6 milhões de euros para 115,1 milhões de euros, ou seja, menos 26,5%.

A ajudar a este cenário esteve a reestruturação do passivo bancário do Grupo do Sport Lisboa e Benfica, que permitiu à SAD liquidar junto das entidades bancárias um valor global de 48 milhões de euros, sendo uma parte considerável desse valor exigível a curto prazo.

As acções da Benfica SAD seguiam estáveis nos 2,01 euros.

Fonte: http://www.agenciafinanceira.iol.pt/noticia.php?id=934359&main_id=

IVG nao eras tu que dizias que o passivo aumentava de ano para ano?

E aumenta!
O que está é a ser disfarçado através de esquemas de passagem de passivo para o clube!

Americano69

Citação de: NoDeviL em 27 de Agosto de 2008, 16:33
Americano69,

Não investir na equipa este ano era arredar o clube da luta pelo título, tinhamos poucas opções de qualidade. Como isso seria no último ano de mandato era a morte da direcção. Compreende-se tamanha preocupação de certas pessoas.

Então porque a Direcção não fez isso na época anterior?
Eu não me interessa a "morte da direcção", interessa-me a saúde do Benfica.

NoDeviL

Citação de: IVG em 27 de Agosto de 2008, 16:34
Citação de: NoDeviL em 27 de Agosto de 2008, 16:30

Mesmo que isso fosse verdade, custa um bocado a engolir.
Experimenta ir ao banco e pede para te passarem para um prazo superior em 10 anos, o empréstimo que tens para a casa.
Vê quem é que fica a ganhar em termos de dispêndio de dinheiro?
Isto não é mais do que uma das clássicas fugas para frente de quem não consegue fazer frente aos compromissos que tem que honrar!

Não será portanto um bom acto de gestão, mas sim o acto de gestão possível face aos problemas inegáveis (mas sempre negados) em termos financeiros!

Mesmo que fosse verdade???É verdade...
Não queres comparar a gestão de um clube que movimenta milhões com empréstimo de habitação pois não?

Se diminui os encargos correntes do clube, dissipando no tempo, vai permitir maior investimento no imediato, permitindo gerar mais receitas que façam com que o eventual acréscimo que falas não pese nas contas de forma significativa.

diabinho_in_love

Citação de: Americano69 em 27 de Agosto de 2008, 16:32
Citação de: diabinho_in_love em 27 de Agosto de 2008, 16:24

Onde te baseias para dizer uma atrocidade destas? é que a realidade me parece bem longe dessa...mas td bem...

Atrocidade???

http://www.slbenfica.pt/incslb/pdf/ComunicadoContas1Trimestre20072008.pdf

A 31/07/07, último período anual encerrado, os capitais próprios são de aproximadamente 25 milhões, o capital social de 75 milhões. Queres um desenho?

Imagina que o benfica vende agora o DiMaria pelos valores falados...como fica isto?  :whistle2:

MasterPT

IVG...

...és tu!?

Hocuspocus

Citação de: IVG em 27 de Agosto de 2008, 16:16

Tens toda a razão, o futebol ainda é mais complicado do que os "outros negócios"!
Aqui jogas com algumas variáveis que são particulares deste tipo de "negócio". Nomeadamente o grau de incerteza é muitíssimo maior, sobretudo por causa da génese o "negócio" ele mesmo.
Ao contrário contudo daquilo que escreves, aqui o apertar do cinto nunca conduzirá à extinção uma vez que neste "negócio" existe a variável "adeptos", que condiciona de forma muito diferente a existência do "negócio" em si.

Contudo há uma coisa que tem que ficar clara, a questão das tendências que se verificam ano após ano.
É inegável que o futebol das equipas portuguesas tem tendência a encolher de ano para ano, eu diria que vamos ainda a meio dessa situação, uma vez que os países de leste ainda estão para aparecer e tomar o nosso lugar, mas daqui a uns anos, quando o campeão português tiver que ir disputar a 3ª pré-eliminatória da LC (e isso só não irá acontecer se as regras da UEFA entretanto mudarem) e as receitas ainda forem mais pequenas, será que faz sentido continuarmos a falar em grandezas que não sejam as do passado?
Será que vai ser alguma vez possível fazer frente às enormes dívidas que têm vindo a ser criadas pelas últimas Direcções do clube?

Tenho a certeza que em vez de receitas extraordinárias, daqui a uns anos irá ser é extraordinário fazer alguma receita!  

E nota, escrever isto, ainda que possa não estar totalmente certo (ninguém é dono da verdade no que respeita ao futuro), faz de mim muito mais Benfiquista do que os que se agarram à barriga e gritam por vitórias duma forma despreocupada e sem questionarem sempre o que se passa!

Lá está, no futebol existem expectativas dos adeptos. Logo, se desinvestes qual é o efeito  que isso gera nos adeptos? Pior equipa, menos entusiasmo, menos receitas. Se tens menores receitas tens que fazer na mesma receitas extraordinárias. Mas o problema é que se a tua equipa/jogadores são piores, não consegues fazer reais mais-valias. Ou seja, o risco de te afundares é maior.

Em relação à questão da Liga dos Campeões, o que escreves não é linear. Pode acontecer, mas também pode não acontecer. Aliás, no final da década de 90/início do novo milénio, o futebol português chegou a ter somente 3 equipas nas competições europeias. Se bem te recordas, o Benfica ficou fora da UEFA por ter ficado em 4º lugar.  Na altura dizia-se que o efeito da Lei Bosman se estava a fazer sentir e que o futebol português estava a caminhar para o fosso de onde, provavelmente, não iria sair mais.

A verdade é que demos a volta por cima, e conseguimos ter 3 equipas na Champions League. Os clubes aumentaram os seus orçamentos, gastaram mais, mas a verdade é que à custa disso conseguiram obter mais receitas.

A capacidade de enfrentar o futuro, na minha opinião, passar por:

- Apostar na formação;
- Comprar pouco e bem;
- Vender 1 ou 2 jogadores por época;

Se fizermos isto, financeiramente não haverá problemas. E basta ver que o Benfica, apesar de todos os erros desportivos, tem conseguido fazer bons encaixes financeiros todas as épocas (excepto nesta, por opção estratégica). Se me disseres que a gestão desportiva pode melhorar, aí concordo. Não podemos comprar 10 jogadores todas as épocas e vender/dispensar outros tantos.