Luís Filipe Vieira (Presidente)

Presidente, 76 anos,
Portugal

RAFL

não te esqueças do amigo salvador que está à rasca de dinheiro....

Aguia31

Mas ninguém faz nada.....nenhum Benfiquista com ambição de ser presidente do nosso Benfica!!!

maninga

Só falta venderes o Enzo e o Gaitan. De resto, já foi tudo

mikedoom

Acho, sinceramente, que a estrutura do clube está feita falta uma liderança diferente!

Isaaquinho

Agora só falta vir o Eder e vender o Enzo e o Gaitan.

NOJO!

João Norte

Citação de: kingvata em 04 de Agosto de 2014, 22:24
Citação de: João Norte em 04 de Agosto de 2014, 22:19
Citação de: Joaquim Ferreira Bogalho em 04 de Agosto de 2014, 17:05
Citação de: arl em 04 de Agosto de 2014, 16:55
Citação de: kallou em 04 de Agosto de 2014, 16:37
Vou prever o próximo capítulo desta pré-época fabolosa...

O Benfica vende o Enzo por 25M€ + 5M€ por objectos que ninguém sabe nem nunca irão ser conhecidos (tipo, o Enzo fazer 1.000 jogos pelo Valência)...para enganar tolos...

Mas o melhor vem a seguir...dos 25M€...vai estourAR 15M€ em 2 jogadores do seu amigo Salvador do Braga...

Éder e Rafa!!

Os substitutos do Cardozo...e do Gaitán!!

Ah...e é apenas por 50% do Rafa...porque os outros pertencem ao Jorge Mendes!!

Esperem para ver...
FODASSE!!

Temo, também, que isso aconteça. Acho que, estamos a assistir à construção de um dos piores plantéis da nossa História...
Incrivelmente é um dos mais caros.

Ps: Acho que está longe de ser um dos piores da história, mas é muito mais fraco que o anterior sem duvida.
Saindo Enzo e gaitan é mesmo um dos piores da história.... só fica salvo e Luizão com 33 anos.... parece um plantel de uma equipa do Japão ou da Coreia com 2 bons jogadores no meio de 20 pernetas
Eu cresci a ver o Benfica dos anos 90, há uns quantos bem piores para mim. Aliás o plantel do Trap era muito inferior a este.

Acho sim que é possivelmente o pior plantel na relação qualidade preço.

iloy

Os benfiquistas ficam calados portanto merecem um Benfica neste estado.

Bleach

depois de 4 anos a seco  , o triplete dá direito ao empreteiro pensar que pode fazer o que quer...

luis___alex

Explicações? Mas quais explicações?

Os alarmes Benfiquistas soam por todo o lado depois desta decepcionante pré-época. As saídas foram (e serão?) mais que muitas e as entradas ainda não passam de futuros jogadores. A nação Gloriosa assusta-se, questiona-se e pede explicações sobre tudo isto ao Presidente.

Agora, pergunto eu: Mas quais explicações?

Explicações sobre como se vende uma equipa campeã em menos de nada? Mas estamos dentro do plano traçado, ou seja, sermos campeões de 4 em 4 anos ou alguma vez imaginaram que seria com Vieira que iriamos voltar a ser bi-campeões? Se em quase década e meia que o Presidente leva em funções no clube conseguimos 3 títulos nacionais, porque raio seria de esperar 2 títulos em 2 anos?

Explicações sobre o facto de termos vendido os direitos económicos de mais de metade de um 11 campeão e termos ficado pelos 70M€ de dividendos, mesmo depois de nos afirmarem que o activo do clube excede o passivo? Mas há quantos anos fazemos nós negócios com fundos? Quantos dos jogadores do plantel principal pertenciam em exclusivo ao clube? Qual foi mesmo a novidade?

Explicações como, apesar de tudo, já superamos os 60M€ de receita nas vendas anunciadas, mas mantemos uma incapacidade confrangedora de investimento em novos atletas? A gestão megalómana e assente num modelo de sucessivo endividamento e aumento de passivo sempre foi ou não aceite pela maioria dos sócios do clube? É desta época que o passivo do clube atinge os valores astronómicos que conhecemos? Não foram sendo os relatórios e contas aprovados em AG? E quando não foi, quem se importou com isso?

E todo este plano de sucesso desportivo limitado e endividamento desmiolado não foi sendo sufragado e eleito nos sucessivos actos eleitorais?

Que ninguém se diga enganado, porque enganado só foi quem quis. Não queiram esclarecimentos teóricos, porque as explicações para o que está a suceder no clube estão na prática dos últimos largos anos!
é gajo para ter sido escrito por José Moreira à(s) segunda-feira, Agosto 04, 2014

tiagoterceira

e é isto....estou a assistir impotente ao assassinato do meu amor...do meu Benfica...

KATSO75

muito bom este texto de opinião:

O Benfica como o BES e com o Sporting no horizonte
Domingo, 3 agosto de 2014 | 21:10
Autor: ALEXANDRE GUERREIRO, 33 ANOS, JURISTA

2 ComentáriosVisto: 6656

Começo por fazer uma declaração de interesses: sou benfiquista desde que me conheço como pessoa e continuarei assim toda a vida. E é exactamente por adorar o meu clube, o maior de Portugal, que indigno-me com o que lhe está a acontecer, um fenómeno semelhante ao que está a acontecer ao maior banco nacional (embora pouco me importe com o BES): a queda de um gigante por gestão «ambiciosa».

Não tenho nada contra a pessoa de Luís Filipe Vieira, mas o Presidente sempre habituou os benfiquistas a discursos populistas, insistindo em não fazer a separação entre ilusão/ambição e realidade, socorrendo-se nas glórias do passado para dar força à sua mensagem. Pelo meio, tem dado imenso jeito a passagem de Vale e Azevedo pelo clube, sendo qualquer opositor aniquilado por comparação com o passado (ainda) recente do Benfica.

Ora, o verdadeiro problema é que toda esta estratégia tem servido para encobrir um modelo de gestão megalómano que poderá conduzir o Benfica à queda. Exemplo disso são os milhões que são derretidos na contratação de inúmeros jogadores todos os anos (quando boa parte deles nem sequer chega a jogar); o absurdo de o Benfica ter nos seus quadros mais de 100 jogadores profissionais; os jogadores sul-americanos que chegam e, sob o pretexto de terem de se adaptar ao futebol europeu, acabam emprestados a campeonatos do próprio continente ou até da Arábia Saudita; muitos jogadores serem envolvidos em negociatas com muito por explicar (p.e.: ainda não me esqueci dos negócios de compra e venda de Roberto) e ainda a relação de submissão ao Atlético de Madrid sempre com prejuízos para o Benfica (até com Simão perdemos sempre).

Estes são apenas alguns exemplos que atestam que o Benfica prossegue um modelo de gestão ruinoso e que obrigou à venda de Matic e Rodrigo e André Gomes a um fundo de empresários, mais as recentes pechinchas de verão. No fim, em mais de 10 anos de Vieira, o Porto foi campeão nacional 8 vezes e na Europa ganhámos tanto quanto ganháramos nas décadas de 1990 e 2000: nada. Ganhámos ainda experiência numa prática que muito poucos questionam e que já se banalizou: a dos negócios com os fundos, a maioria dos quais pertença sabe-se lá de quem. Hoje em dia os jogadores pertencem a estes fundos e não aos clubes, o que torna mais fácil a especulação em torno do valor dos passes e os lucros de dirigentes e empresários e mais difícil o controlo do futuro dos jogadores pelos clubes.

Analisando tudo o que Vieira tem dado ao Benfica com um modelo de gestão desadequado para a realidade portuguesa, é bom que a comunidade benfiquista comece a habituar-se a temporadas como a actual pré-temporada se tudo se mantiver assim: o poço secou, os dividendos (financeiros e desportivos) que se obtêm não são suficientes para garantir liquidez necessária para manter a máquina a funcionar (Portugal não tem dimensão para isso e o Benfica não tem a estrutura dos colossos europeus) e o passivo do clube é tão grande que atrevo-me a comparar o Benfica ao BES e no tamanho da queda que dará quando finalmente for ao tapete.

Perante tudo isto, talvez o melhor que possa acontecer ao Benfica seja uma época à Sporting de Godinho Lopes, por mais paradoxal que isso possa parecer: o desastre desportivo e o levantamento do manto que tapa o real estado financeiro do clube (incluindo dos canais de televisão). O Sporting finalmente acordou de um conjunto de ilusões que vários dirigentes alimentaram ao longo de anos, com resultados que já dão frutos e vão continuar a dá-los, e o Benfica também tem de se reinventar com urgência. Talvez a catástrofe temporária seja a solução para Benfica e Porto (em situação financeira semelhante ao Benfica). Só espero que o Benfica não acorde tarde demais.

TioPatinhas

Porque recordar é viver...aqui vai uns excertos de uma entrevista para refletir...e não se trata de LFV...

- "Por razões que toda a gente sabe", disse. Quer explicitar?

- O Benfica tem mais dificuldade em ganhar do que qualquer outro clube. Há toda uma estrutura que tudo faz para que o Benfica não ganhe. O que é normal, de resto.

- Normal!? Porquê?

- Porque queremos limpar uma série de ervas daninhas que têm vindo a prejudicar o futebol português.

- O presidente do Benfica acredita, portanto, que o famigerado "sistema" existe...?

- Claro que existe. Analise essas coincidências todas.

- Pode dar um exemplo de como funciona essa "máquina"?

- Olhe, a nós, dirigentes, chegam as propostas mais incríveis e sempre com a mesma nota: "o FC Porto também faz isto." Muitas vezes nem acredito. - Mas dê lá um exemplo, se faz favor. - Volto a dizer: até nem acredito nisso, porque sou uma pessoa de boa fé, que acredita nas pessoas e nas instituições, mas já me vieram oferecer a "compra" de guarda-redes em jogos importantes para deixarem entrar "frangos"; de defesas-centrais para fazerem grandes penalidades, deixarem passar os nossos avançados ou porem-nos em jogo em circunstâncias que permitissem o isolamento em direcção à baliza. Enfim, já nos propuseram muita coisa. E os preços até eram acessíveis. Se é verdade ou não, continuo sem saber porque nunca aceitaria uma coisa dessas.

- E essas pessoas diziam-lhe que isso era uma prática do FC Porto?!

- (Depois de tossir) Diziam-me sempre: "Se eles lá em cima fazem isso, você também deveria fazer." E eu respondia: "Não acredito que eles lá em cima o façam." Mas que há muito fumo em relação a isso, lá isso há. Até dirigentes me falaram dessas práticas. É o tal fumo... Compete à polícia investigar.

- Desde há algumas semanas, existe no seu discurso uma tendência nítida de aproximação ao Sporting. Continuo a notar isso hoje...

- Não é aproximação, é reconhecer a realidade. Benfica e Sporting, para serem campeões, têm de ser muito superiores ao FC Porto em 20 ou 30% Caso contrário não conseguem ganhar. E no nosso caso isso é difícil. Não se esqueça que nós herdámos o clube em situação de ruptura total, completamente desmoralizado, completamente endividado e que podia fechar as portas ao fim de uma semana. O Benfica facturava cinco milhões de contos e tinha de passivo a 30 dias nove milhões e seiscentos mil contos! Com um passivo global de 15 milhões de contos! Perante uma situação destas, qualquer gestor ou financeiro do mundo diria que não havia outra alternativa a não ser fechar as portas e que a Instituição estava falida. Houve necessidade de tomar medidas dolorosas e daí algumas críticas. Passei por momentos dificílimos. No final de Dezembro de 97 pensei sinceramente que o clube fechava!

- Como conseguiu dar a volta à situação? Onde foi buscar o dinheiro?

- Consegui resolver com os meus conhecimentos no mundo financeiro, a credibilidade que tenho e a ajuda de bons amigos.

- Com os resultados que se sabe, aliás. Mas eu gostaria de passar à frente nessa matéria e falar do futuro.

- (Insistindo) Digo-lhe, no entanto, outra coisa: ao fim de algumas jornadas vi logo que era impossível ser campeão. Falava de maneira diferente porque era importante motivar os jogadores e as nossas hostes, mas achava que era praticamente impossível ganhar. As pessoas que se moviam à minha volta sabem que estou a dizer a verdade. Foi o que se passou com José Roquette no Sporting. Mas esse disse-o de viva voz. Como está o "sistema" em Portugal, torna-se muito difícil a qualquer equipa que não o FC Porto ganhar.

- Nesta entrevista, como nos últimos tempos, tem tido declarações que indiciam um desejo de aproximação ao Sporting. É legítima esta interpretação?

- Não sei se é legítima. O que sinto é que o Sporting tem muitos problemas idênticos aos do Benfica e foi muito enganado na "santa aliança" com o FC Porto. O Sporting é um clube nacional, o segundo, com muitas tradições. É mais legítimo um Sporting independente, a decidir pela sua cabeça e sem estar ligado ao FC Porto. Penso, aliás, que o Sporting já percebeu que a ligação ao FC Porto não lhe trouxe benefícios.

- Quer, então, o Sporting ao seu lado na luta contra o tal "sistema"...?

- Quero é o Sporting a defender os seus interesses e do futebol português.

- O orçamento aponta para um lucro de 143 mil contos...

- Sim, o lucro depois de amortizações, provisões, etc. Mas, na realidade, o clube vai libertar dois milhões e 400 mil contos positivos. É essa a diferença entre as receitas e as despesas, o que permite a libertação de um passivo absolutamente agonizante.

- Qual o montante desse passivo?

- Reduzimo-lo em cerca de 60%. O passivo não é uma coisa estática, ao contrário do que algumas pessoas possam pensar, mas a 30 de Junho de 1999, dependendo de alguma coisa que possa acontecer - compra de jogadores, por exemplo -, será da ordem dos cinco milhões de contos.

- Isto significa que...

- (Interrompendo) Significa que o diminuímos em cerca de oito milhões de contos.

- De que forma promoveu esse abatimento?

- Com a venda de terrenos e o "cash flow" originado por outras transacções, como a venda de jogadores. O Benfica tem gerado riqueza para diminuir o passivo, o que é muito bom. Quando aqui chegámos tínhamos um prejuízo de 300 mil contos por mês. É bom não o esquecer.

- O Benfica deve à banca?

- Quase nada. Devemos apenas cerca de 100 mil contos de um pagamento que não nos interessa antecipar. Quando cheguei devíamos três milhões e seiscentos mil. É só para ver as diferenças.

O que achei interessante nestas respostas:

1 - Não foi nem Vieira nem Dias da Cunha os primeiros a falar e a demontar o dito sistema. Muito antes já andava este aqui a falar disso, alto e bom som.

2 - A noção de que seria preciso unir-se ao Sporting para derrubar o Porto e o dito sistema. Esta estrategia foi novamente copiada anos mais tarde precisamente por LFV e Dias da Cunha, deu buraco porque o Dias da Cunha não percebeu a tempo o camaleão com quem estava a lidar.

3 - Acho piada ao discurso, em linhas gerais quase igual ao de LFV. Se me pusessem uma entrevista de um e de outro, diria que eram a mesma pessoa.

Portuguese Giants

Toca a pagar ao BES os 50 milhõies que eles te emprestaram no final do ano passado quando andavas à rasca.

É o que dá...  ... é melhor estar calado.

E o outro é que era isto e aquilo.

Quando se tem uma experiência traumática, o que vem a seguir é sempre maravilhoso.

Depois de uma má namorada, a seguinte é perfeita. O mesmo se passou com o Roberto e também se passou com o VeA. Capacidade de discernimento é que coiso.