Luís Filipe Vieira (Presidente)

Presidente, 75 anos,
Portugal

AnotherDoom

Bom artigo (e por aqui talvez se perceba a "aposta na formação para vender"")

Citação

Formação: Há aqui qualquer coisa que não faz sentido

Para os que fazem parte de uma organização empresarial ou mesmo que gerem uma, tentem lá identificar o que não faz aqui grande sentido?

Antes de cairem na tentação de "bater" no Domingos Soares Oliveira por ter muitos pelouros e por haver administradores que não têm nada, eu aviso já que não tem nada a ver com isso, até porque o Domingos é um funcionário remunerado e a tempo inteiro, tal como o Rui Costa, e os demais não o são.

Dito isto, e tentei com assunto do tópico direccionar-vos logo a questão, eu diria que o problema está na linha de reporting de Jorge Jesus, mas especialmente de Armando Jorge Carneiro.

Há muito que um dos factores que, em meu entender, é causador de maiores problemas e dificuldades para o SLBenfica, é a sua organização deficiente na SAD e uma distribuição de pelouros que criou um "DDT" dentro do Benfica (Domingos Soares Oliveira), curiosamente lá plantado pelo "verdadeiro DDT", e um treinador supra-estrutura que tal como diz ele e o presidente, acede e decide directamente com o Presidente - obviamente que o Rui Costa faz parte mas em pé de igualdade, se não for em inferioridade com o treinador.

Ora, dito isto, volto a dizer que o maior problema que mina a qualidade do trabalho de muitos profissionais do Benfica (treinador e Presidente incluidos e talvez até como principais vítimas) é a organização da SAD. Há muito que advogo (sem mexer nas pessoas) algo mais parecido com:

A SAD é uma empresa que tem como core business o futebol. Isto parece-me claro! Ora, nesse contexto, tem que ter como homem-forte, o administrador que lidera o futebol e este tem que ser responsável por todas as dimensões do mesmo: Profissional, Formação, Prospecção, e Comunicação, etc.

Depois, deve haver um gestor profissional empresarial, alguém que não lidera mas gere! Gere os recursos financeiros e os segmentos comerciais, de marketing e os serviços partilhados. Volto a repetir: Não lidera... gere! Cabe-lhe gerir os recursos de modo a que o core business continue sempre a ser o focus e que os recursos facilitem e potenciem o futebol.

A BenficaTV chegou, indiscutivelmente e por mérito do seu mentor (Domingos Soares Oliveira) a um ponto onde é preciso agora dar mais um salto. Não precisa de um Administrador a tempo inteiro, porque deve ter um director geral com poder de gestão, mas deve ter um administrador que agora que é um projecto em velocidade-cruzeiro, possa acrescentar valor.

Por fim, um elo de ligação da SAD com o Clube, com a Direcção do Clube, com os sócios, com as modalidades (partilha de recursos e dimensão), etc.

Tudo isto, sob a responsabilidade de um líder que deve cada vez mais delegar a autoridade sobre os diferentes pelouros... não a responsabilidade. Ou seja, o líder e Presidente da SAD deve ser responsável por todos os pelouros, mas delegando autoridade nos seus Administradores para a execução da estratégia corporativa. Esse líder é e deve ser Luis Filipe Vieira.

Se não tenho dúvidas que o Domingos Soares Oliveira deve ser o Gestor Profissional do SLBenfica, porém com áreas de actuação/pelouros totalmente revistos, também não tenho dúvidas que Rui Cunha e José Eduardo Moniz podem dar mais ao clube, tal como Rui Costa que deve ser o líder do futebol - a não ser que alguém queira lembrar-se de que existirá alguém com mais perfil para tal no SLBenfica - eu não me lembro de ninguém...

No entanto, já os lugares de Ricardo Palacin e de Armando Jorge Carneiro me parecem extremamente discutíveis. Nem me passa pela cabeça questionar a idoneidade de cada um deles ou sequer o profissionalismo. Porém, penso que a BTV porventura já carece de uma liderança mais abrangente onde, inclusivamente a Ricardo Palacin terá lugar, na minha óptica, mas não como Director Geral.

No caso da formação, os recentes casos trazidos a lume pelo Correio da Manhã (Desmentir ou Despedir? ;Desmentir ou Demitir (parte II)) e não desmentidos pelo SLBenfica, que pela gravidade teriam que ser desmentidos, fragilizaram obviamente o actual director. Não obstante a sua competência e/ou adequação ao cargo (que não vale a pena discutir), uma coisa é certa: Ter a formação, a equipa B e a Academia sob a responsabilidade do Administrador/Gestor Financeiro não faz absoluto sentido.

A formação deveria ter um pelouro forte, fortíssimo, a reportar ao mesmo Administrador que o Futebol profissional e que, como já disse acima, funcionasse como uma espécie de CEO (Administrador Delegado) da SAD, a reportar ao Presidente. Esse nome seja ou não Armando Jorge Carneiro, uma coisa é certa... tem que estar sob a liderança do futebol e nunca como actualmente está que deve ser uma espécie de "case study" mundial na forma como está agora.

No blog NGB

Assim se entende porque é que no Benfica um jogador da formação tem mais possibilidades de ser vendido do que jogar na equipa principal.

Theroux

De que documento oficial foi retirado esse organigrama?

AnotherDoom

Theroux

Citação de: AnotherDoom em 03 de Novembro de 2014, 12:07
No idea!

Ou seja, não há fonte logo é algo que nasceu da imaginação do autor.

O organigrama é este:

E quem é que faz parte do conselho de admnistração? E quais são os seus pelouros?

Vieira - Coordenação
Rui Cunha - Supervisão Geral
Domingos Soares de Oliveira - Comercial e Marketing, Financeiro, Infra-estruturas,
Sistemas de Informação e Recursos Humanos

Rui Costa - Futebol
Moniz - Comunicação

"Há aqui qualquer coisa que não faz sentido" Óbvio. Quando inventa para sustentar as nossas ideias obviamente que não pode fazer sentido!

Fake Blood

Foi retirado do projecto do Vieira apresentado nas últimas eleições.

Theroux

Citação de: Fake Blood em 03 de Novembro de 2014, 12:39

Ahhh, uma piadola, a conversa estava a ficar adulta demais.

Aguia_Rea1

Citação de: Theroux em 03 de Novembro de 2014, 12:35
No idea!

O organigrama é este:

E quem é que faz parte do conselho de admnistração? E quais são os seus pelouros?

Vieira - Coordenação
Domingos Soares de Oliveira - Comercial e Marketing, Financeiro, Infra-estruturas,

Rui Costa - Futebol
Moniz - Comunicação

"Há aqui qualquer coisa que não faz sentido" Óbvio. Quando inventa para sustentar as nossas ideias obviamente que não pode fazer sentido!

o que ele meteu pode estar mal nao sei. Mas é um organigrama. O que meteste nao sei o que é.

Aguia_Rea1

Citação de: Fake Blood em 03 de Novembro de 2014, 12:39

se era isso, nao é pra levar a serio

Batigolo

Citação de: Aguia_Rea1 em 03 de Novembro de 2014, 08:35
a questao so fica no ar pra quem anda a apanhar do ar. Pra mim é claro como água. Tão claro como ganharmos um campeonato a cada 4 anos e eles ficam com o resto. Mantem-se aqui as hostes contentes e eles vão-se tornando no maior clube de Portugal.

O nosso presidente faz e diz o que sente que tem de fazer e dizer pra se manter no cargo, e vai enganando muita gente. Mas depois as acções é pra proteger o sistema, os amigos, e os negocios pessoais (ver lista de empresas do homem e negocios com o presidente do Braga, contrucções de estadios pelo mundo fora)

se somos campeoes, vende-se tudo... se está perto dos 4 anos sem ganhar nada, nao se vende ninguem que há que ser campeao ou os Benfiquistas ainda acordam

Benfica by GB

No idea!

O organigrama é este:

Vieira - Coordenação

Rui Costa - Futebol
Moniz - Comunicação

O organigrama do tópico do NGB fui eu que o fiz e parece-me OBVIO:

Moniz na Comunicação? Queres dizer o quê? Que o Joao Gabriel reporta a ele? não me gozes... que a BenficaTV é um pelouro dele? MENTIRA!

Rui Costa no futebol? Portanto o Jorge Jesus e o Vieira afinal MENTEM quando dizem que tratam de tudo entre eles?

Domingos Soares Oliveira não tem o Armando Carneiro na sua responsabilidade?

O que quer dizer "Supervisão Geral"? É qualquer coisa tipo ... não conta para o totobola!

O organigrama foi feito POR MIM e reflete a organização funcional do Benfica.

Aguia_Rea1

ora bolas estavas a mandar barro á parede. Isso assim só dá armas aos ultras Vieira  ;D

Theroux

Citação de: Benfica by GB em 03 de Novembro de 2014, 12:58
No idea!

O organigrama é este:

Vieira - Coordenação

Rui Costa - Futebol
Moniz - Comunicação

Moniz na Comunicação? Queres dizer o quê? Que o Joao Gabriel reporta a ele? não me gozes... que a BenficaTV é um pelouro dele? MENTIRA!

Rui Costa no futebol? Portanto o Jorge Jesus e o Vieira afinal MENTEM quando dizem que tratam de tudo entre eles?

O que quer dizer "Supervisão Geral"? É qualquer coisa tipo ... não conta para o totobola!

O organigrama reflecte apenas e só a tua imaginação. Tens direito a ela, mas não passa disso: ficção.

"Moniz na Comunicação? Queres dizer o quê? Que o Joao Gabriel reporta a ele? não me gozes... que a BenficaTV é um pelouro dele? MENTIRA!"

José Eduardo Soares Moniz - Administrador da Benfica TV, SA

Bem, cada um tem cabecinha para pensar por si próprio e para acreditar no que quiser, portanto fico-me por aqui pois não tenho mais nada a acrescentar.

Benfica by GB

Citação de: Theroux em 03 de Novembro de 2014, 13:05
Citação de: Benfica by GB em 03 de Novembro de 2014, 12:58
No idea!

Vieira - Coordenação

Rui Costa - Futebol
Moniz - Comunicação

O organigrama reflecte apenas e só a tua imaginação. Tens direito a ela, mas não passa disso: ficção.

"Moniz na Comunicação? Queres dizer o quê? Que o Joao Gabriel reporta a ele? não me gozes... que a BenficaTV é um pelouro dele? MENTIRA!"

José Eduardo Soares Moniz - Administrador da Benfica TV, SA

Bem, cada um tem cabecinha para pensar por si próprio e para acreditar no que quiser, portanto fico-me por aqui pois não tenho mais nada a acrescentar.

Também queres procurar que outros administradores tem a BenficaTV? vá lá... sem ver, porque nem me apetece, arrisco já outro: Domingos Soares Oliveira.

MAIS: Rui Gomes da Silva já disse diversas vezes na SICNoticias que o Domingos é o lider desse projecto - e que bom trabalho fez, diga-se.

Mais ainda: a quem reporta o Ricardo Palacin? ao José Eduardo Moniz? Não creio...

Já agora podes continuar para a parte das questões incomodas: Formação, equipa B e Caixa Futebol Campus liderada por alguém que faz parte da estrutura de reporting do Dr. Domingos?

MEU CARO, tu colocas isto como uma critica eu coloco-o como uma questão de sentido prático.

Faz algum sentido o Armando Carneiro e o Ricardo Palacin reportarem ao Domingos Soares Oliveira? Não faz...

Teria o Benfica a ganhar em o Armando reportar ao Rui Costa e este ser o CEO da SAD, por ser o Administrador com o pelouro do Core Business da SAD? Teria... e muito.

é isto que está em causa... ninguém aqui está a criticar as competências seja de quem for, portanto ao invés de andares a fazer copy/paste do R&C podes sempre tentar discutir o tema.

Estás a defender quem não está a ser atacado...

Theroux

A única razão porque comentei o texto é porque o organigrama é apresentado como se fosse o oficial. Não comentei a proposta que é feita pois é tão válida quanto qualquer outra, apenas e só a premissa que não corresponde à realidade. Ficou feita a ressalva, siga a discussão.

Red Eyes

Citação de: xiribiti em 02 de Novembro de 2014, 21:49
Citação de: pguerreiro em 02 de Novembro de 2014, 21:44
Estamos aliados?

é o que parece, já dão apertos de mão e comem leitão juntos.  Pelo caminho dá-se um balão de oxigénio ao amigo joaquim oliveira e á olivedesportos.

Claro que mais uma vez será comido de cebolada.
Espero que não te estejas a referir ao leitão que isso seria um crime de lesa-majestade!!! :disgust: