Luís Filipe Vieira (Presidente)

Presidente, 76 anos,
Portugal

AnotherDoom

Se entendermos que a formação do Benfica começou a ser aposta com o Centro de Estágio pronto, ou seja em 2006.

Já passaram 8 anos.

Como muitos jogadores da formação já tinham mais de 10 anos quando foi inaugurado o Centro de Estágio.... em 8 anos, os proveitos para a equipa principal do Benfica e para a selecção A de Portugal foram... ZERO!

Somos bons a formar até aos juniores, prova disso é dominarmos os escalões jovens das selecções.

Para a equipa principal, para os seniores somos ZERO... porque ai entram em jogo as comissões e os empresários.

Han

Citação de: Tiago1982 em 04 de Dezembro de 2014, 10:50
O que esta direcção faz é, salvo a comparação, o seguinte:

Compra um terreno, constrói uma fabrica com excelentes condições. Contrata os melhores profissionais, compra as melhores matérias primas e consegue produzir um produto de grande qualidade.

Mas depois em vez de escoar esses produtos, basicamete não faz nada com eles e ainda compra fora produtos semelhantes para consumo da casa.

Sou só eu que acho que isto não é lógico?

Será assim tão excelente a qualidade do produto, pelo menos no imediato?

helderrocha

Citação de: Han em 04 de Dezembro de 2014, 10:53
Citação de: Tiago1982 em 04 de Dezembro de 2014, 10:50
O que esta direcção faz é, salvo a comparação, o seguinte:

Compra um terreno, constrói uma fabrica com excelentes condições. Contrata os melhores profissionais, compra as melhores matérias primas e consegue produzir um produto de grande qualidade.

Mas depois em vez de escoar esses produtos, basicamete não faz nada com eles e ainda compra fora produtos semelhantes para consumo da casa.

Sou só eu que acho que isto não é lógico?

Será assim tão excelente a qualidade do produto, pelo menos no imediato?

se todos os anos fossemos buscar um ruben amorim (sem as lesões claro) à formação, seria já muito bom

Taliscão

Só vejo a aposta na formação se for feita de um modo soft, acompanhada pela contratação em simultâneo de grandes jogadores, em anos de forte investimento no plantel. A aposta nos jogadores da formação será sempre um complemento e não o essencial.

No dia que apostarmos forte nos jogadores da formação sem o complemento que referi antes, ou se a aposta nos jogadores da formação for feita num período de declínio no que aos títulos diz respeito, estaremos perante a sportinguisação do Benfica.

A aposta nos jogadores da formação terá de ser faseada, muito bem pensada é sem olhar ao coração, mas sim à razão.

Theroux

Citação de: Tiago1982 em 04 de Dezembro de 2014, 10:48
Citação de: Theroux em 04 de Dezembro de 2014, 10:45
Citação de: Tiago1982 em 04 de Dezembro de 2014, 10:38
Há quanto tempo esta ladainha da formação é repetida pelo presidente Luis Filipe Vieira?

Desde 2005 que me lembro de o ouvir falar numa aposta na formação e até agora nada se viu relativamente a essa aposta ser efectiva na Equipa Principal.

E passaram pelo Benfica desde essa altura treinadores como Fernando Santos, Quique Flores, Ronald Koeman ou Jorge Jesus. E nenhum deles fez uma aposta digna desse nome na formação.

Se o presidente quer realmente apostar na formação que não dê planteis de 28 jogadores aos seus treinadores.

Que lhes dê plantéis de 20 jogadores. Porque não o fez já esta época?

Porque trouxe Bebé quando tem Cavaleiro, Helder Costa ou Gonçalo Guedes?

Porque satisfez o caprixo do treinador em trazer médios e não "forçou" a aposta no João Teixeira?

Porque não ficou o João Cancelo como lateral direito suplente?

Porque o Bernardo Silva não faz parte do plantel?

Discordo da definição de "aposta na formação" da maioria das pessoas.

Para mim houve uma enorme aposta na formação com esta direcção, simplesmente é algo que começa com miúdos de 8/9/10/11 anos portanto demora vários anos a ser "visível" ao adepto comum.

Acho que é mais correcto dizer que não tem existido uma integração da formação tão rápida quando se deseja, pois a aposta é inegável, e mostrou uma grande visão por parte da direcção (a mesma que teve o Sporting há umas décadas e que lhes rendeu um Figo, Simão, Ronaldo, Quaresma, etc. etc.).

Eu percebo o que queres dizer.

O trabalho base tem sido bastante razoável e podia ser bem melhor. Mas dando isso de barato...

De que serve esse trabalho de formar jovens de grande qualidade se depois não há uma filosofia que permita a aposta nos mesmos no plantel principal?

Ou pelo menos se essa filosofia tarda em realmente ser visível?

Eu concordo contigo quando dizes que tem sido feito um bom trabalho de base na formação. E acrescento que poderia ser muito melhor, mas isso é algo que não adianta trazzer para esta discussão em particular.

Mas tudo isso esbarra na fase final que é ao fim ao cabo a que mais conta: o aproveitamento desse trabalho de base.

Aí, depreendo pelo teu texto que concordas que não tem sido, nem de perto nem de longe, bem feito.

Acho que o pior erro foi a política de comunicação. Se se diz que algo vai acontecer e depois não acontece é natural que as pessoas fiquem frustradas. Se se faz isso anos a fio ainda pior.  Como se costuma dizer parece-me a que direcção se deixou entusiasmar com o seu próprio entusiasmo e caiu na demagogia.

A nível desportivo discordo de algumas opções, mas também olho para o que os jogadores fazem fora do Benfica e fico sem moral para fazer grandes críticas. Agora espero que o Guedes tenha minutos esta época e na próxima que o Bernardo fique no plantel. Por mais vontade que tenhamos de os ver lá são eles que têm de fazer por isso, provando a todos que são melhores que os Jaras.

E relembro que o jogador que foi a aposta mais consistente era constantemente criticado pelos adeptos e muitos até ficaram satisfeitos com a sua venda (não fui um deles).

helderrocha

Citação de: Taliscão em 04 de Dezembro de 2014, 11:02
Só vejo a aposta na formação se for feita de um modo soft, acompanhada pela contratação em simultâneo de grandes jogadores, em anos de forte investimento no plantel. A aposta nos jogadores da formação será sempre um complemento e não o essencial.

No dia que apostarmos forte nos jogadores da formação sem o complemento que referi antes, ou se a aposta nos jogadores da formação for feita num período de declínio no que aos títulos diz respeito, estaremos perante a sportinguisação do Benfica.

A aposta nos jogadores da formação terá de ser faseada, muito bem pensada é sem olhar ao coração, mas sim à razão.

isso é logico. os jogadores devem ser integrados na equipa progressivamente. e não cairem de paraquedas. sendo que na pré epoca até podem cair de paraquedas. mas não aos montes deles. depois do que mostrou na pré época o teixeira devia ter tido mais oportunidades.

Velazquez

Citação de: Taliscão em 04 de Dezembro de 2014, 11:02

Mas alguem diz que é de outra maneira?É contratando 2 ou 3 por época,que sejam mesmo grandes jogadores e metendo outros tantos da formação

GiiB_10

Já perdi a conta à quantidade de novos ciclos que houve no Benfica, com este senhor a Presidente.

Daqui por um ano, falará de outro ciclo novo.

Esta conversa de 4 jogadores da formação, já a tem há 5 anos...

AnotherDoom

Citação de: Theroux em 04 de Dezembro de 2014, 11:06

E relembro que o jogador que foi a aposta mais consistente era constantemente criticado pelos adeptos e muitos até ficaram satisfeitos com a sua venda (não fui um deles).

Mais um bocadinho....

E o Benfica apostou em força num jogador da formação, mas os benfiquistas criticaram tanto que a direcção viu-se obrigada a vender.

E assim se vai construindo uma versão alternativa da história.

Bailey

Citação de: GiiB_10 em 04 de Dezembro de 2014, 11:09
Já perdi a conta à quantidade de novos ciclos que houve no Benfica, com este senhor a Presidente.

Daqui por um ano, falará de outro ciclo novo.

Esta conversa de 4 jogadores da formação, já a tem há 5 anos...

na realidade o que ele quer dizer com ciclo é que andamos sempre a fazer voltas de 360º e não saímos da cepa torta.

Batigolo

Citação de: iloy em 04 de Dezembro de 2014, 10:45
Citação de: pica_foices em 04 de Dezembro de 2014, 10:39
Citação de: Jotenko em 04 de Dezembro de 2014, 10:36
Eu vi o Benfica jogar uma final europeia contra uma equipa espanhola de meio da tabela, com mais portugueses que a nossa, e a ganhar-nos.

Posto isto, anything goes.

qts portugueses que jogam no sevilha seriam titulares ou convocados para jogos do SLB...

arrisco a dizer 0 ou talvez 1 o Beto

quantos jogadores do sevilha podiam ser tiutlares no Benfica do ano passado?  1-2 mas nao foi o Benfica que ganhou esta final.

Foi o JJ que perdeu essa final.

Velazquez

Citação de: Theroux em 04 de Dezembro de 2014, 11:06

Acho que o pior erro foi a política de comunicação. Se se diz que algo vai acontecer e depois não acontece é natural que as pessoas fiquem frustradas. Se se faz isso anos a fio ainda pior.  Como se costuma dizer parece-me a que direcção se deixou entusiasmar com o seu próprio entusiasmo e caiu na demagogia.

A nível desportivo discordo de algumas opções, mas também olho para o que os jogadores fazem fora do Benfica e fico sem moral para fazer grandes críticas. Agora espero que o Guedes tenha minutos esta época e na próxima que o Bernardo fique no plantel. Por mais vontade que tenhamos de os ver lá são eles que têm de fazer por isso, provando a todos que são melhores que os Jaras.

O João Teixeira fez por isso,rendeu,mostrou que já podia integrar o plantel e não ficou.Pior,preferiu-se ainda ir gastar mais 16 milhões em 2 jogadores

RuiLeca

Espero que o novo ciclo inclua a mudança de treinador, gosto do JJ mas precisamos de alguém que aposte nos nossos jovens e o JJ não me parece a pessoa certa para o fazer, apesar de considerar estar a fazer um bom trabalho, sem ser brilhante precisamos mesmo de um novo ciclo, independentemente da conquista do campeonato.

brazio

Penso que todos os Benfiquistas gostariam se possível ter referencias da formação na sua equipa profissional.

Não comprometendo obviamente a competitividade e os objetivos de um Clube com os pergaminhos do Benfica que são sempre as conquistas de troféus desportivos.

O problema é que não parece existir qualquer estratégia para a formação. Pelo menos uma que atenda aos interesses do Benfica e não de empresários e outros esquemas manhosos...

BELHA GUARDA

Luís Filipe Vieira: "O futuro está no regresso às origens"

Será que se refere Às pedras da calçada???