Luís Filipe Vieira (Presidente)

Presidente, 75 anos,
Portugal

CitriC

Concordo com o que têm dito alguns utilizadores do forum.

O som e o speaker da Luz tornam impossível o adepto dizer o quer que seja, inclusíve com o vizinho do lado direito.

A malta ainda por cima grita e fica rouca e tem que fazer um esforço brutal para se fazer ouvir. Estamos num estádio de futebol não numa opera, mas parece que obrigam os adeptos a permanecerem calados. Nem falar ao telemóvel com familiares é possível porque não se ouve nada.

Concordo que a maneira como o "entertainment" está feito, deveria ser revisto.

Importante também ser revisto um meio em que os adeptos podem queixar-se, dar sugestões ou mesmo parabenizar algumas acções do clube.

AnotherDoom

Só no Benfica é que mal acaba o campeonato e os adeptos já começam a fazer listagens dos jogadores a vender e lista da soma do encaixe financeiro... porque vamos ser os Reis das vendas!

Puta que pariu, que coisa mais abjecta e anti-futebol

AnotherDoom

30 milhões pelo Pizzi?

Não sei que futebol andaram a ver, mas se o Pizzi vale 30 o Bernardo vale 25 milhões... em cada perna.

Vianense

Citação de: Maka em 25 de Maio de 2015, 17:15
Citação de: Vianense em 25 de Maio de 2015, 16:33
Quando se critica a direcção por vender muitos jogadores e destruir plantel campeão, agora são os proprios adeptos a fazer "cabazes" com multiplos jogadores titulares... francamente....

Não são "os próprios adeptos"; é um adepto, muito 'especial'.

Então estou errado...

O Patriarca

Citação de: ricmarkes em 25 de Maio de 2015, 18:51
Citação de: O Patriarca em 25 de Maio de 2015, 18:22
Caros confrades,

A proposito d'isto, e esquecendo por um momento a carrada de jogadores ineptos que o Benfica compra todos os annos, e conversa conjectural sobre quem vai ser vendido e por quanto este anno: (...)

Não pretendo obviamente que os dirigentes consultem os adeptos antes de tomar toda e qualquer decisão. Mas dar aos socios a possibilidade de opinar, suggerir, e criticar parece-me no minimo justo. Um clube que nos nossos dias não proporciona essa possibilidade aos adeptos ― e nem sequer aos socios (!) ― é extraordinariamente fechado e pouco democratico. E o opposto de democratico é...

A questão que eu coloco é: em que língua é que tu escreves?

E já agora, excelente post.

Como sou velhote ― nasci em 1904  :coolsmiley: ― escrevo no portuguez d'essa epocha, que é o mesmo que o portuguez classico de Oitocentos, antes da reforma orthographica republicana de 1911. Esta é a orthographia de Eça, de Camillo, de Herculano, e assim por diante: de todos os grandes escriptores, historiadores, e scientistas portugueses de Oitocentos. E tambem dos que estavam presentes na Pharmacia Franco em 1904.

N'essa epocha não existia uma graphia uniforme, e cada qual escrevia como queria. Por isso, podemos ver algumas ligeiras differenças. Uns escreviam "d'elle", outros apenas "delle". Uns escreviam "caza", "meza", "portugueza", &c, como se fazia normalmente no seculo XVIII, outros o etymologicamente mais correcto "casa", "mesa", "portuguesa", &c. E outros exemplos semelhantes.

Antes do seculo XIX practicamente não se usavam accentos em portuguez, a não ser para differenciar e/é, a/à, e casos assim. Muitos em Oitocentos, principalmente na primeira metade do seculo, escreviam assim simplesmente "archeologo", "mysterio", e a proverbial "pharmacia"; e é assim que eu escrevo, com um minimo absoluto de accentos; na realidade, a grande maior parte d'elles não faz falta a ninguem. Mas principalmente na segunda metade do seculo XIX alguns começaram a escrever "mystério", "archeólogo", "pharmácia", &c.

Infelizmente, e ao contrario de na Europa do Norte, onde é muito facil nas livrarias encontrar os authores e philosophos e scientistas nacionaes classicos (Kant ou Hegel na Allemanha, Kierkegaard na Dinamarca, &c) tal e qual como escreveram em seculos passados, em Portugal tudo se transcreve normalmente sempre para a reforma orthographica que estiver na moda. É pena, porque assim as pessoas perdem o conhecimento da lingua; e é ainda mais pena porque, como o que escrevi suggere, os grandes escriptores portugueses não escreviam todos da mesma maneira; e é interessante ver quem era "antigo" e escrevia por exemplo systematicamente "az" (de cartas), e quem era moderno e escrevia "ás", &c.

Algumas differenças eram tambem importantes quanto à phonetica. Uns escreviam por exemplo "cousa", "noute", e "dous", que eu sempre ouvi em minha casa na minha infancia: "boa noute...", "pouca cousa...", e isto indica como elles provavelmente tambem pronunciavam essas palavras assim. Outros escreviam o diphtongo actual, "coisa", "noite", "dois" ― pois provavelmente tambem as pronunciavam assim. E todas estas e outras pequenas differenças orthographicas dão uma qualidade importante às obras: dão-lhes uma personalidade mais alem ainda do texto em si, e dizem-nos cousas importantes sobre os authores. Basta-me olhar para as opções orthographicas de uma edição do seculo XIX para saber se o author era essencialmente reaccionario, simples tradicionalista, classicista erudito,  ou progressista mais ou menos radical. Hoje, com uma transcripção para o actual, toda essa informação textual perdeu-se: todos parecem escrever da mesma forma. Mas não escreviam.

Eu penso que devia ser obrigatorio publicar authores tal como escreveram, dentro do razoavel. Fernão Lopes e outros textos medievaes são para peritos; mas a partir do seculo XVI, quasi tudo em portuguez é facilmente legivel hoje; e tudo a partir do seculo XVIII o é. E assim apprenderiam as pessoas, por exemplo, como as palavras antigamente eram escriptas, e mudaram com os tempos: hoje dizemos vagabundo; antigamente era vagamundo. Infelizmente, como as pessoas hoje muito raramente teem accesso ao original, não sabem estas cousas. E parte importante do conhecimento da lingua portuguesa perde-se.

Curiosamente, muitos hoje ignoram que este era tambem o portuguez de Pessoa. Pessoa viveu a queda da Monarchia em 1910, mas nunca approvou a reforma orthographica que a Republica logo implementou em 1911; e sempre escreveu mais ou menos como eu aqui escrevo. É assim uma enorme ironia que aquella passagem sua,

CitaçãoMinha patria é a lingua portuguesa. Nada me pesaria que invadissem ou tomassem Portugal, desde que não me incommodassem pessoalmente. Mas odeio, com odio verdadeiro, com o unico odio que sinto, não quem escreve mal portuguez, não quem não sabe syntaxe, não quem escreve em orthographia simplificada, mas a pagina mal escripta, como pessoa própria, a syntaxe errada, como gente em que se bata, a orthographia sem ípsilon, como escarro directo que me enoja independentemente de quem o cuspisse.

Sim, porque a orthographia também é gente [...]

...hoje seja, de facto, um "escarro direto" na face do original de Pessoa. A não ser que o supposto accordo orthographico, que não me parece trazer o mais minimo beneficio à lingua portuguesa, seja revogado pelos politicos. Veremos. E perdoa este longo discurso.

Quanto ao Benfica e ao discurso agora de Vieira, e a proposito do que escrevi, acho divertida a phrase d'elle sobre o "maior e melhor manto do Mundo: os nossos socios e adeptos

Se Vieira realmente o pensa, por que motivo não augmenta a tal transparencia e accessibilidade, e facilita a communicação com o clube, tanto aos segundos, como (e pelo menos!) aos primeiros?

Enfim...  :whistle2:

nfgl

Citação de: CitriC em 25 de Maio de 2015, 19:46
Concordo com o que têm dito alguns utilizadores do forum.

O som e o speaker da Luz tornam impossível o adepto dizer o quer que seja, inclusíve com o vizinho do lado direito.

A malta ainda por cima grita e fica rouca e tem que fazer um esforço brutal para se fazer ouvir. Estamos num estádio de futebol não numa opera, mas parece que obrigam os adeptos a permanecerem calados. Nem falar ao telemóvel com familiares é possível porque não se ouve nada.

Concordo que a maneira como o "entertainment" está feito, deveria ser revisto.

Importante também ser revisto um meio em que os adeptos podem queixar-se, dar sugestões ou mesmo parabenizar algumas acções do clube.

Eu também tenho esse problema com o vizinho do lado direito.
O gajo é um bocado surdo.
Já com o do lado esquerdo é um bocado melhor

CitriC

quando reli o meu post, lembrei-me logo que haveria de vir alguem escrever essa piada e ainda pensei em modificar o post, mas depois não estava para alterá-lo só para apagar o direito ;) tem a sua piada :)

O Patriarca deu uma lição de português que não é brincadeira. Nunca pensei ler aquilo que li no forum do Benfica. Realmente este forum é qualquer coisa de único!

booggie

Citação de: diogo32 em 25 de Maio de 2015, 18:03
Se isso for verdade então até podem e devem gastar mais a colmatar essas lacunas. Uns 30 milhões para tentar Wijnaldum, Ntep e Castillejo. Depois tentava duas apostas de futuro, Morgan Sanson e Zivkovic(este lutava com o espanhol por um lugar).

E podíamos ter variantes tácticas que não temos actualmente.

Depois falamos da formação, mas acho bem jogam os melhores e o Guedes pode ser melhor que todos, pelo menos gostava.

Benfica só pode almejar em grande com um PL de nível mundial.

BlankFile

Citação de: Theroux em 25 de Maio de 2015, 18:58
"Título que celebra o Benfica no Mundo"

Luís Filipe Vieira discursou esta tarde aquando da receção do Bicampeão na Câmara Municipal de Lisboa. Leia aqui a intervenção na íntegra.

"Quero começar por agradecer as suas palavras. Mas, mais do que isso, agradecer-lhe a sua correção e a frontalidade que demonstrou durante a última semana.

O carácter das pessoas vê-se nas dificuldades, e o carácter de V.Exª ficou à vista de todos nestes dias. Quero, por isso, dar aqui público testemunho de que tenho orgulho por V. Exª ser o presidente da Câmara de Lisboa.

Há um ano, quando aqui estivemos – e o presidente era o Dr. António Costa, para quem quero também enviar uma saudação especial –, assumi o meu compromisso em tudo fazer para poder ganhar o direito de aqui voltar este ano.

Fizemo-lo, e fizemo-lo com mérito, com o querer e a paixão que só os grandes campeões têm. Fizemo-lo porque acreditámos no trabalho desenvolvido e porque tivemos o apoio do maior e melhor manto do Mundo: os nossos sócios e adeptos.

Permita-me, Sr. Presidente, apesar de estarmos nos Paços do Concelho de Lisboa, que diga – porque é o que sinto – que este título é de Portugal, de norte a sul. Este título não foi ganho contra ninguém, nem exclui ninguém. Este título é de todos!

Mais, o Sport Lisboa e Benfica é um Clube agregador da lusofonia, que vive muito para além das fronteiras de Portugal. Este título foi celebrado em todo o mundo, nas nossas comunidades de emigrantes, em África, no Brasil ou em Timor. É um título que celebra o Benfica no Mundo, e tenho nisso um enorme orgulho!

É um título que celebra o Futebol, a Mística e a História de um clube que, honrando a memória dos seus fundadores, volta a trilhar os caminhos do sucesso.

Este título não pertence a ninguém individualmente. Ele só pode ser celebrado de forma coletiva, porque foi um título que resultou do trabalho de todos.

E, quando digo todos, incluo os que nos acompanharam em cada fim de semana no Estádio ou fora dele, que nos apoiaram nos bons, mas também nos momentos menos felizes!

Gostaria, a terminar, de dizer que não há violência que se possa desculpar, que este título não fica refém de uma minoria de arruaceiros que, nada tendo que ver com o Futebol, mancharam a festa de celebração no Marquês. Mas o que aconteceu nesse domingo não retira o brilho, o mérito nem o valor desta conquista.

O que devemos reter são as seis horas de festa, as famílias e crianças que celebraram no Marquês, o mar de gente que de forma espontânea se concentrou no centro da cidade.

É isso que importa reter, porque tão condenável como a violência é a demagogia dos que só criticam e nunca reconhecem o trabalho e o esforço realizados.

O Marquês continuará a ser o palco onde o Benfica celebrará, porque somos livres de festejar no local mais emblemático da cidade que nos viu nascer!

Somos líderes no capítulo desportivo, sérios no âmbito económico, interventivos no capítulo social.

E pode ter a certeza, Sr. Presidente, de que tudo o que recebemos da cidade devolvemos em dobro. Não se preocupe com o ruído que nasce de tempos a tempos, o Benfica é um clube sério que reclama apenas o direito de poder continuar a dar à cidade instalações para a prática desportiva e o apoio aos seus jovens mais carenciados. O Sport Lisboa e Benfica é muito mais que uma equipa de Futebol.

Peço-lhe, Sr. Presidente, que nunca se esqueça disto!

Tal como no ano passado, fica aqui o meu compromisso de tudo fazer para na próxima época voltar a festejar no Marquês e regressar a esta casa para celebrar a conquista de mais um título.

Viva o Benfica!"

Se os tipos do site fossem tão lestos a actualizar as informações das equipas como são a meter os discursos e afins é que era de valor.

Discurso fantástico a todos os níveis. Tenho que dar os mais sinceros parabéns.  :)

MALU15

Citação de: Maka em 25 de Maio de 2015, 19:10
Mandou a bicada à CML na questão das taxas municipais.
Não foi à CML, mas sim aos deputados da AM.

Diogo20

Apesar de não gostar de algumas coisas feitas pelo nosso presidente nos últimos tempos, tenho de dizer que hoje teve um discurso à Benfica. Muito bem  :)

Becken

A este saiu lhe a sorte grande este ano. Sem saber ler nem escrever lá se safou. Agora está todo inchado. Aquela cara de cu, quando soou o apito final e já toda a gente festejava... :rir:

Se calhar mentiram-lhe e já se sabe como um mentiroso reage a isso.

Parabéns Presidente, grande trabalho!

A juveleo de Turim era um bom clube para um novo ciclo na sua vida.

P∑T∑7

Acho inaceitável o modelo de gestão da formação do Benfica, face ao grande investimento realizado até agora, mormente a nível de infraestruturas que estão ainda a ser pagas e sobre as quais se fizeram à relativamente pouco tempo ampliações e melhoramentos.

Eu sei que as palavras leva-as o vento, mas não estamos a caminhar, nada mesmo, para os 60%/70% da formação na equipa principal em 2020 como "prometido" pelo presidente. Valor, obviamente, irrealista.

Aliás, prevejo que na época que vem, se Jesus se mantiver - porque está aqui o grande busilis da questão - nem um teremos, provavelmente. Sempre mantive uma opinião de que o treinador nunca relevou particular interesse em dar valor/valorizar os jovens da formação. E assim mantenho. Ola John tem merecido oportunidades atrás de oportunidades, Eliseu a mesma coisa, até se deu ao luxo de querer um Bebé! A saída do Bernardo, do Cancelo e do André Gomes em nada tiveram a ver com a aposta na formação, isso é mais que evidente.

Acho também inaceitável que se escudem nas questões financeiras para justificar as vendas dos jogadores da formação quando, na verdade, se poderiam poupar bastantes milhões em contratações desnecessárias e consequentes salários.

Sigam-se os grandes exemplos da formação, como um Barcelona, por exemplo, e não se adultere o objectivo da formação de um clube como o Benfica.

PS- Este post poderia muito bem estar no tópico do Jesus...

MALU15

Citação de: P∑T∑7 em 25 de Maio de 2015, 23:41
Acho inaceitável o modelo de gestão da formação do Benfica, face ao grande investimento realizado até agora, mormente a nível de infraestruturas que estão ainda a ser pagas e sobre as quais se fizeram à relativamente pouco tempo ampliações e melhoramentos.

Eu sei que as palavras leva-as o vento, mas não estamos a caminhar, nada mesmo, para os 60%/70% da formação na equipa principal em 2020 como "prometido" pelo presidente. Valor, obviamente, irrealista.

Aliás, prevejo que na época que vem, se Jesus se mantiver - porque está aqui o grande busilis da questão - nem um teremos, provavelmente. Sempre mantive uma opinião de que o treinador nunca relevou particular interesse em dar valor/valorizar os jovens da formação. E assim mantenho. Ola John tem merecido oportunidades atrás de oportunidades, Eliseu a mesma coisa, até se deu ao luxo de querer um Bebé! A saída do Bernardo, do Cancelo e do André Gomes em nada tiveram a ver com a aposta na formação, isso é mais que evidente.

Acho também inaceitável que se escudem nas questões financeiras para justificar as vendas dos jogadores da formação quando, na verdade, se poderiam poupar bastantes milhões em contratações desnecessárias e consequentes salários.

Sigam-se os grandes exemplos da formação, como um Barcelona, por exemplo, e não se adultere o objectivo da formação de um clube como o Benfica.

PS- Este post poderia muito bem estar no tópico do Jesus...
Mas olha que essa história do Barcelona parece não ser exemplo. Ainda ontem num dos programas de televisão disseram que no Barça há 10 anos que não entra ninguém da formação.