Luís Filipe Vieira (Presidente)

Presidente, 76 anos,
Portugal

Tijuana

pelo menos falou.. e antes do final da época. já é um upgrade em relação a 11/12.

mas sim, ainda precisa de aprender a fazer algo para evitar roubalheiras para depois não ter que vir falar.

Red Zeppelin

Finalmente vem a público denunciar esta merda.
É que hoje foi mais um roubo daqueles.
Espero que não se fique por aqui.

Slb23

Em seu entender, quais foram até hoje os maiores erros e também valias da gestão de Luís Filipe Vieira?

Prefiro começar pelas mais valias. Luís Filipe Vieira devolveu a credibilidade ao Benfica. Eu sou testemunha. Quando tomei posse como Vice-Presidente responsável pelas modalidades em 2003 o clube não tinha qualquer tipo de credibilidade em matéria de cumprimento contratual. Recordo-me bem da dificuldade que tive para formar as equipas. O Benfica tinha uma reputação de incumprimento e os atletas e os treinadores recusavam-se a assinar pelo Benfica. Lembro-me de ter reunido com o advogado do Clube para fazer um levantamento dos incumprimentos que se arrastavam em tribunal. Cerca de 3 milhões de euros de dívidas a atletas e a treinadores. Uma parte significativa da dívida ainda resultava da equipa de ciclismo da gestão de Vale e Azevedo. Falei com cada credor individualmente, negociei uma redução da dívida e estabeleci planos de pagamento que cumprimos religiosamente. Todos sem exceção retiraram os processos que tinham em tribunal. Pela primeira vez e passados vários anos, alguém falava abertamente com os credores no sentido de resolver. Limpei integralmente o passivo em 12 meses e nessa altura contei com o apoio incondicional do Presidente e do Departamento Financeiro liderado pela Teresa Claudino. Uma financeira muito competente, afastada da primeira linha da agenda financeira da SAD e do Clube com o processo de profissionalização do Benfica. Na minha opinião uma perda para o Benfica. Estratégias de poder com as quais a determinada altura, e na defesa dos superiores interesses do Benfica, me incompatibilizei.

Luís Filipe Vieira sempre teve a visão de dotar o Benfica com as infraestruturas necessárias à prossecução de um objetivo desportivo: garantir a hegemonia desportiva. O estádio, os pavilhões, as piscinas e o Seixal são exemplos de uma visão clara de enriquecimento do património e acima de tudo da necessidade de dotar o Benfica com uma logística diferenciadora visando a excelência desportiva.

Outro aspeto positivo foi a profissionalização do Clube e da SAD, embora tal processo poderia ter sido implementado com profissionais Benfiquistas. Sempre disse e mantenho que, para determinado cargo, se posso contratar um benfiquista, não vou contratar um sportinguista, um portista ou um boavisteiro. No universo do Benfica, existem profissionais competentes que sem salários principescos aceitariam servir com paixão, motivação, excelência e profissionalismo o Benfica. Serei sempre um crítico dessa estratégia de contratação, mas ao longo deste percurso o Benfica fez excelentes contratações no campo técnico. Por exemplo, o Benfica hoje está dotado de uma excelente equipa de médicos e de fisioterapeutas, para além de outras funções ligadas ao treino e à deteção de talentos.

Outro trabalho muito meritório foi o desenvolvido no Seixal que permitiu o aparecimento de jovens jogadores com muito talento. Pena que alguns deles não tenham sido retidos durante mais tempo. Igualmente de assinalar o esforço feito pelo reforço e o crescimento competitivo das modalidades, assim como a criação da Fundação Benfica.             

Saliento como menos positivo uma estratégia com avanços e recuos em relação à política desportiva para o futebol e um aumento exagerado do passivo que agora nos obrigará a fazer uma contenção durante os próximos anos. Em determinamos momentos, contratámos jogadores sem qualidade para jogar no Benfica e desnacionalizámos completamente a equipa de futebol. No processo de contratação de profissionais já referi que discordo de contratar não benfiquistas e para além disso a estrutura parece-me muito pesada. Sempre fui defensor de estruturas muito mais leves, em nome da eficiência organizacional e da mitigação dos custos. Do ponto de vista do desenvolvimento organizacional nunca concentraria todos os poderes num único Administrador Executivo. É um tipo de modelo que convive bem com o erro e com os vícios de gestão. Eu separaria três áreas funcionais e nomearia para cada uma delas um Administrador: Desportiva, Financeira/Serviços e Marketing/Comercial. Por outro lado, discordo completamente de um modelo de governo em que a estrutura profissional se sobreponha aos Órgãos Eleitos. É possível profissionalizar sem ferir normas estatutárias básicas e princípios de boa convivência funcional.

http://euvistodevermelhoebranco.blogs.sapo.pt/entrevista-a-fernando-tavares-24241

fgsilva

Finalmente falou e falou muito bem.

É importante marcar uma forte posição quando somos prejudicados mesmo quando ganhamos.

hertz

Tudo muito bem dito... tirando a parte onde diz que o RV é e continuará a ser o treinador do Benfica

guzzo

Saliento como menos positivo uma estratégia com avanços e recuos em relação à política desportiva para o futebol e um aumento exagerado do passivo que agora nos obrigará a fazer uma contenção durante os próximos anos. Em determinamos momentos, contratámos jogadores sem qualidade para jogar no Benfica e desnacionalizámos completamente a equipa de futebol. No processo de contratação de profissionais já referi que discordo de contratar não benfiquistas e para além disso a estrutura parece-me muito pesada. Sempre fui defensor de estruturas muito mais leves, em nome da eficiência organizacional e da mitigação dos custos. Do ponto de vista do desenvolvimento organizacional nunca concentraria todos os poderes num único Administrador Executivo. É um tipo de modelo que convive bem com o erro e com os vícios de gestão. Eu separaria três áreas funcionais e nomearia para cada uma delas um Administrador: Desportiva, Financeira/Serviços e Marketing/Comercial

Despertar

pra mim com o RV nao vamos a lado nenhum presidente. Nao é má vontade nem abutrismo, mas nao consigo ver a luz ao fundo do tunel com o Rui Vitoria. Mais balao de oxigenio menos balao de oxigenio o futuro parece.me sombrio senao fazemos nada

biumbs

Ai, agora???

Nas vitórias lá aparece ele todo pimpão. Queria ver se vinhas defender o clube se hoje não tivéssemos "espetado" três e os lagartos perdido.

Onde andavas tu no resto dos dias? E sim, Rui Vitória continua a ser uma anta no banco, não serve para o Benfica. Queria ver se estavas a dizer essas coisas se o jogo hoje não tivesse mudado o rumo aos 75 minutos.

iloy

Para de reclamar ao LFV de despedir o RV, Voces sabem muito bem que vai ficar atè o final da epoca mesmo acabando o campeonato em terceiro lugar.

Almareado

lPhoenix

Muito bem Sr. Presidente. Tardou mas não falhou.
Está mais do que na hora de agir.

MaiorQuePortugal

Aproveita que ainda temos uma infima chance, faz alguma merda de jeito e arranja-nos um treinador. Só não és Tri-Campeão se não quiseres!

ACORDA VIEIRA!

lmalves

Fez bem em finalmente dar a cara e defender os interesses do Benfica no que toca à arbitragem, mas os custos da permanência do Rui Vitória serão bem mais prejudiciais para o Benfica.

Deixar cá ficar este esboço de treinador é destruir qualquer perspetiva de conquistas para um clube que vive disso mesmo. É pena que ainda não se tenha apercebido disso.

Ricardo Maia

Até  que enfim homem! Acordou !! A dizer as verdades da merda de arbitragens  que temos tido!! Já  não  era sem tempo!!!

A permanência  do Vitória  é  que pode deitar tudo a perder, haja fé!

Dejavu_Text

Eu hoje acho que falou muito bem o nosso presidente e tocou nas verdades todas,tirando a parte do RV,mas prontos é aposta pessoal do homem temos que nos aguentar.