Luís Filipe Vieira (Presidente)

Presidente, 75 anos,
Portugal

Génio da Luz

Citação de: Rei em 25 de Maio de 2016, 02:35
Citação de: Génio da Luz em 25 de Maio de 2016, 02:29
Voltou da China com um patrocinador milionário segundo o DN...

Isto so me dá para rir... quando vejo que continuamos a vender, vender e vender sempre com a desculpa que precisamos de vender para equilibrar isto e aquilo...

ESTOU FARTO DE VENDAS CRL!

O Benfica oficialmente vendeu o Renato. O Nico parece estar perto de ir embora. Quanto ao resto, ainda não vi nada. Vejo muita conversa mas nada se sabe ao certo ainda.

Não percebo o problema das pessoas, o Benfica tem feito um excelente trabalho, estamos pujantes e vencedores. Nunca vamos conseguir agarrar os nossos jogadores porque há clubes que pagam mais, simples quanto isso. Perguntem ao Renato se ele queria ficar, percebam que hoje em dia os jogadores passam pelo clube e caso cumpram os seus objetivos querem ir embora. Estamos a falar de uma maioria, talvez 99% dos casos. Confio plenamente no Benfica, porque os resultados estão a corresponder ao que queremos. Claro que há casos onde percebo o pânico dos adeptos de manter alguns jogadores, por exemplo o Jonas. Mas vamos com calma, temos de confiar mais no clube e a quem nos tem dado tantas alegrias.

Pergunta ao Gaitan se queria ficar...

O Gaitan foi empurrado para fora do Benfica... basta ver o choro compulsivo dele no ultimo jogo. Aquilo não se faz nem ao pior inimigo. O gaitan ainda ha 2 semanas disse que queria ficar, alias sempre o disse! Acham que ele alguma vez ia trocar o Benfica pelo atlético ?? O gaitan sentia-se em casa. Simplesmente foi obrigado a sair porque era a ultima oportunidade que o Vieira tinha de fazer dinheiro com ele e de serem distribuídas umas comissões chorudas...

Rei

Citação de: Génio da Luz em 25 de Maio de 2016, 02:39

Isto so me dá para rir... quando vejo que continuamos a vender, vender e vender sempre com a desculpa que precisamos de vender para equilibrar isto e aquilo...

O Benfica oficialmente vendeu o Renato. O Nico parece estar perto de ir embora. Quanto ao resto, ainda não vi nada. Vejo muita conversa mas nada se sabe ao certo ainda.

Não percebo o problema das pessoas, o Benfica tem feito um excelente trabalho, estamos pujantes e vencedores. Nunca vamos conseguir agarrar os nossos jogadores porque há clubes que pagam mais, simples quanto isso. Perguntem ao Renato se ele queria ficar, percebam que hoje em dia os jogadores passam pelo clube e caso cumpram os seus objetivos querem ir embora. Estamos a falar de uma maioria, talvez 99% dos casos. Confio plenamente no Benfica, porque os resultados estão a corresponder ao que queremos. Claro que há casos onde percebo o pânico dos adeptos de manter alguns jogadores, por exemplo o Jonas. Mas vamos com calma, temos de confiar mais no clube e a quem nos tem dado tantas alegrias.

O Gaitan foi empurrado para fora do Benfica... basta ver o choro compulsivo dele no ultimo jogo. Aquilo não se faz nem ao pior inimigo. O gaitan ainda ha 2 semanas disse que queria ficar, alias sempre o disse! Acham que ele alguma vez ia trocar o Benfica pelo atlético ?? O gaitan sentia-se em casa. Simplesmente foi obrigado a sair porque era a ultima oportunidade que o Vieira tinha de fazer dinheiro com ele e de serem distribuídas umas comissões chorudas...

Nem li tudo. Parei na parte do Gaitan não querer sair porque chorou. Meus amigos, que ingenuidade. O rapaz chora porque gosta do clube, não tem a ver com não querer sair. Aquilo foi a emoção dele de estar a jogar o ultimo jogo pelo Benfica. Cada pessoa tem uma forma de reagir, ele sentiu o momento e emocionou-se. Tenho a certeza que o Nico tomou a opção dele e sai a bem do clube.

LeandroSLB

O Gaitán nem do Boca queria sair agora foi igual aqui no Benfica... A desculpa de que o jogadores é que querem sair e o presidente nada pode fazer, no Gaitán não cola.

Rei

Citação de: LeandroSLB em 25 de Maio de 2016, 02:45

O Gaitán nem do Boca queria sair agora foi igual aqui no Benfica... A desculpa de que o jogadores é que querem sair e o presidente nada pode fazer, no Gaitán não cola.

Não tem a ver com o presidente. Tem a ver com o clube. O Benfica vai ser sempre um clube vendedor e quem acha que o Benfica pode manter muito tempo os seus melhores jogadores sonha muito alto. Infelizmente somos de uma liga menor sem poder financeiro. Os jogadores saiem porque querem ter novos objetivos e porque ganham muito mais fora de Portugal. O presidente do Benfica pode querer vender, nem foi isso que meti em causa, o que disse foi que os jogadores na maioria das vezes depois de cumprirem os seus objetivos querem aventurar-se no estrangeiro em ligas mais competitivas e ganhando mais dinheiro. Muito simples. Qualquer jogador pensa assim, podem haver casos especiais mas são raros. Não acredito que o Nico tenha sido empurrado, acho que quiseram vender o jogador mas o jogador também ficou agradado com o novo projeto. O ter chorado apenas significa que sentiu o Benfica e os adeptos devem estar contentes por isso, nem todos sentem o clube assim.

Darko

Citação de: LeandroSLB em 25 de Maio de 2016, 02:45

Essa ideia recente que os jogadores são os inocentes desta vida é uma visão um pouco simplista para dar força ao argumento novo. O Gaitán assinou pelo Benfica porque assim quis, assina em principio pelo Atl. Madrid porque quer. O presidente recebe as propostas, analisa é claro, mas já o empresário sabe dessa proposta ainda antes dela chegar á Luz. O jogador sai do clube porque tem essa vontade, se pagam menos quero ver se ele assinava, é pelo dinheiro e pela visibilidade dos campeonatos. Acho é que o preço de 25 milhões não faz muito sentido.

Eusébio10

Só queria que alguém em explicasse qual é o objectivo de fazer tantos milhões em vendas num ano que tivemos rendimentos financeiros mais altos que nunca. Apensa queria isso.

SPORT LISBOA E BENFICA

Ainda bem que já se fala de 'despachar' alguns jogadores que são constantemente emprestados na comunicação social, é sinal que alguém está a fazer algo para que assim seja. Temos mesmo muitos jogadores com contrato.

P∑T∑7

Se calhar sou eu que sou demasiado lírico, nos tempos que correm e tenho excesso de memória passada, em vez de olhar mais e de forma mais intensa para o futuro. Quiçá, um defeito meu, dirão uns. Eu acho que é uma grande virtude, desculpem a "bazófia". Tenho um quê de justiceiro e se há coisa que não suporto são injustiças, trapaças e deslealdades. Sejam elas, primordialmente, na sociedade civil, na política, no desporto... e particularmente no meu Clube.

O passado ficou lá atrás mas é impossível de esquecer.

Pois que, para mim, é impossível esquecer as trafulhices, os roubos, as falências, as amizades conspurcadas, a prisão, etc., que fazem parte do passado, não muito longínquo, de Luís Filipe Vieira.

Para mim, é também impossível esquecer toda a história transversal da vida de Luís Filipe Vieira.

Para mim é impossível esquecer a sua maior responsabilidade na falência do Alverca.

Para mim é impossível esquecer a falsificação (ou outro termo com que o queiram designar) do seu número de associado do Sport Lisboa e Benfica, para poder ter o "prazer" (?) de ocupar a presidência do clube, por "recomendação" de Manuel Vilarinho.

Para mim é impossível esquecer a opressão registada nas Assembleias Gerais do Clube e a utilização, em determinados momentos, da secção de Boxe do clube de forma inqualificável.

Para mim é impossível dissociar Vieira de Pinto da Costa, quando ambos partilhavam lugares na tribuna das Antas e negociavam jogadores entre Alverca e FC Porto; e também de Joaquim Oliveira. Ambos seus amigos... ou ex-amigos. Ou o que lhes queiram chamar.

Para mim é impossível esquecer as dezenas e dezenas de mentiras perpetradas por Vieira ao longo dos anos.

Para mim é impossível esquecer as negociatas pouco transparentes que, como sócio do Clube, abomino e condeno e que os Relatório & Contas fazem o favor de denunciar.

Para mim é impossível dissociar a sua escalada na pirâmide dos mais ricos de Portugal e a criação de um império paralelo ao clube do cargo que exerce no Benfica quando, ainda assim, o clube deve mais de 250 milhões de euros à banca e cumpre as suas obrigações enquanto que a ele, Luís Filipe Vieira e às "suas" diversas empresas, foram perdoadas dívidas de milhões. Antes de Benfiquista, isto repugna-me como cidadão.

Para mim é impossível esquecer isto e muito mais.

O Benfica até pode ser campeão europeu já na próxima época. E vencer todos os títulos que dispute nas próximas dez e Luís Filipe Vieira manter-se como presidente do clube até lá.

Eu tenho valores, fui educado de uma certa maneira. Nunca roubei, nunca fugi ao fisco, nunca me foi perdoada dívida bancária e nunca estive preso. Sou de famílias humildes (em parte pobres até...) e (muito) trabalhadoras... como Vieira.

Mas com os meus 31 anos jamais tenciono ter uma vida tão manchada de preto como o actual presidente do Benfica.

Acima do presidente, está o Clube. E espero que o Clube possa rapidamente ver-se "livre" de Vieira.

Digo-vos, com toda a sinceridade, honestidade e transparência, que é um desejo ardente que segue comigo por estes anos.

Voltando à primeira frase do meu comentário... Se calhar sou demasiado lírico, mas é assim que tento viver neste mundo e nesta sociedade cada vez mais decadente, onde vale tudo para se atingirem objectivos, onde quase todos tentam passar por cima dos outros para ter sucesso, onde se manipulam globalmente as mentes distraídas e de pouco espírito sabedor e com pouca personalidade.

Com este longo comentário não estou a querer atacar Luís Filipe Vieira, mas apenas a fazer um levantamento daquilo que foi e que é Luís Filipe Vieira. Há sempre dois lados da moeda e os méritos de Vieira, independentemente do que faz e do que fez, são a sua persistência, a sua esperteza e a sua sagacidade.

Isaltino Morais é visto em Oeiras como um homem de grande obra feita, apesar de... Fátima Felgueiras é idolatrada em Felgueiras, apesar de... O Major é idolatrado em Gondomar, apesar de... Ricardo Salgado (e sua família) era o masterpiece da banca, Zeinal Bava o suprasumo da gestão, apesar de... serem aquilo que todos sabemos. E que infelizmente a Justiça portuguesa nem sempre soube ser... justa.

Honestamente, gostava, um dia, de conversar durante horas com Vieira. Para o conhecer melhor, para conhecer a sua vida pessoal... as suas verdadeiras virtudes! No fundo, a sua personalidade mais de perto. Mas sempre questionando: Porquê? Por que é que roubou um camião que o levou a ser preso? Por que é que faliu tantas empresas, cujos nomes constam no Diário da República? Como é que sobreviveu a tudo isso? Por que é que sentiu necessidade de propor a alteração dos estatutos do Clube? Por que é que se orgulha de ser de origens humildes se depois no desenvolvimento da sua vida profissional cometeu tropelias atrás de tropelias? Onde é que andava quando o Benfica passou as passas do Algarve na década de 90? Por que é que nunca foi visto nos momentos importantes do Clube nas décadas antecedentes à sua entrada no Benfica? Por que é que abafa constantemente as vozes discordantes da gestão e do modus operandi em determinadas situações? Por que é que criou uma "bolha" à sua volta em que se reserva demasiado quando devia estar verdadeiramente mais próximo de todos os Benfiquistas e não apenas das casas do Benfica?

Conclusão: se calhar sou eu que quero um Presidente demasiado "bom", demasiado Benfiquista, demasiado "ligado" ao Clube e à sua génese, demasiado transparente e confiável, afável e genuíno. E que também possa vencer! Se calhar estou a pedir demasiado, não?

Se calhar... mas é assim que sinto e respiro puramente o Benfica, forço-me a viver o Benfica de outrora no século XXI. Se calhar, sou apenas estúpido. Mas gosto de ser assim!

Desculpem o testamento.

Godescalco

zefo

Citação de: P∑T∑7 em 25 de Maio de 2016, 04:16
Se calhar sou eu que sou demasiado lírico, nos tempos que correm e tenho excesso de memória passada, em vez de olhar mais e de forma mais intensa para o futuro. Quiçá, um defeito meu, dirão uns. Eu acho que é uma grande virtude, desculpem a "bazófia". Tenho um quê de justiceiro e se há coisa que não suporto são injustiças, trapaças e deslealdades. Sejam elas, primordialmente, na sociedade civil, na política, no desporto... e particularmente no meu Clube.

Pois que, para mim, é impossível esquecer as trafulhices, os roubos, as falências, as amizades conspurcadas, a prisão, etc., que fazem parte do passado, não muito longínquo, de Luís Filipe Vieira.

Para mim, é também impossível esquecer toda a história transversal da vida de Luís Filipe Vieira.

Para mim é impossível esquecer a sua maior responsabilidade na falência do Alverca.

Para mim é impossível esquecer a falsificação (ou outro termo com que o queiram designar) do seu número de associado do Sport Lisboa e Benfica, para poder ter o "prazer" (?) de ocupar a presidência do clube, por "recomendação" de Manuel Vilarinho.

Para mim é impossível esquecer a opressão registada nas Assembleias Gerais do Clube e a utilização, em determinados momentos, da secção de Boxe do clube de forma inqualificável.

Para mim é impossível dissociar Vieira de Pinto da Costa, quando ambos partilhavam lugares na tribuna das Antas e negociavam jogadores entre Alverca e FC Porto; e também de Joaquim Oliveira. Ambos seus amigos... ou ex-amigos. Ou o que lhes queiram chamar.

Para mim é impossível esquecer as dezenas e dezenas de mentiras perpetradas por Vieira ao longo dos anos.

Para mim é impossível esquecer as negociatas pouco transparentes que, como sócio do Clube, abomino e condeno e que os Relatório & Contas fazem o favor de denunciar.

Para mim é impossível dissociar a sua escalada na pirâmide dos mais ricos de Portugal e a criação de um império paralelo ao clube do cargo que exerce no Benfica quando, ainda assim, o clube deve mais de 250 milhões de euros à banca e cumpre as suas obrigações enquanto que a ele, Luís Filipe Vieira e às "suas" diversas empresas, foram perdoadas dívidas de milhões. Antes de Benfiquista, isto repugna-me como cidadão.

O Benfica até pode ser campeão europeu já na próxima época. E vencer todos os títulos que dispute nas próximas dez e Luís Filipe Vieira manter-se como presidente do clube até lá.

Eu tenho valores, fui educado de uma certa maneira. Nunca roubei, nunca fugi ao fisco, nunca me foi perdoada dívida bancária e nunca estive preso. Sou de famílias humildes (em parte pobres até...) e (muito) trabalhadoras... como Vieira.

Mas com os meus 31 anos jamais tenciono ter uma vida tão manchada de preto como o actual presidente do Benfica.

Acima do presidente, está o Clube. E espero que o Clube possa rapidamente ver-se "livre" de Vieira.

Digo-vos, com toda a sinceridade, honestidade e transparência, que é um desejo ardente que segue comigo por estes anos.

Voltando à primeira frase do meu comentário... Se calhar sou demasiado lírico, mas é assim que tento viver neste mundo e nesta sociedade cada vez mais decadente, onde vale tudo para se atingirem objectivos, onde quase todos tentam passar por cima dos outros para ter sucesso, onde se manipulam globalmente as mentes distraídas e de pouco espírito sabedor e com pouca personalidade.

Com este longo comentário não estou a querer atacar Luís Filipe Vieira, mas apenas a fazer um levantamento daquilo que foi e que é Luís Filipe Vieira. Há sempre dois lados da moeda e os méritos de Vieira, independentemente do que faz e do que fez, são a sua persistência, a sua esperteza e a sua sagacidade.

Isaltino Morais é visto em Oeiras como um homem de grande obra feita, apesar de... Fátima Felgueiras é idolatrada em Felgueiras, apesar de... O Major é idolatrado em Gondomar, apesar de... Ricardo Salgado (e sua família) era o masterpiece da banca, Zeinal Bava o suprasumo da gestão, apesar de... serem aquilo que todos sabemos. E que infelizmente a Justiça portuguesa nem sempre soube ser... justa.

Honestamente, gostava, um dia, de conversar durante horas com Vieira. Para o conhecer melhor, para conhecer a sua vida pessoal... as suas verdadeiras virtudes! No fundo, a sua personalidade mais de perto. Mas sempre questionando: Porquê? Por que é que roubou um camião que o levou a ser preso? Por que é que faliu tantas empresas, cujos nomes constam no Diário da República? Como é que sobreviveu a tudo isso? Por que é que sentiu necessidade de propor a alteração dos estatutos do Clube? Por que é que se orgulha de ser de origens humildes se depois no desenvolvimento da sua vida profissional cometeu tropelias atrás de tropelias? Onde é que andava quando o Benfica passou as passas do Algarve na década de 90? Por que é que nunca foi visto nos momentos importantes do Clube nas décadas antecedentes à sua entrada no Benfica? Por que é que abafa constantemente as vozes discordantes da gestão e do modus operandi em determinadas situações? Por que é que criou uma "bolha" à sua volta em que se reserva demasiado quando devia estar verdadeiramente mais próximo de todos os Benfiquistas e não apenas das casas do Benfica?

Conclusão: se calhar sou eu que quero um Presidente demasiado "bom", demasiado Benfiquista, demasiado "ligado" ao Clube e à sua génese, demasiado transparente e confiável, afável e genuíno. E que também possa vencer! Se calhar estou a pedir demasiado, não?

Se calhar... mas é assim que sinto e respiro puramente o Benfica, forço-me a viver o Benfica de outrora no século XXI. Se calhar, sou apenas estúpido. Mas gosto de ser assim!

Desculpem o testamento.

Respeito a tua forma de pensar pois é parecida à minha

Aguia31

Estou convicto que este ano o presidente vai atingir o objectivo de conseguir vender todos os jogadores que foram campeões.....E o passivo????

ruio1999

Citação de: Aguia31 em 25 de Maio de 2016, 05:28
Estou convicto que este ano o presidente vai atingir o objectivo de conseguir vender todos os jogadores que foram campeões.....E o passivo????
No mundo imaginário da CS já foram todos, no mundo real muito provavelmente nem vai nenhum (sem contar com Renato e o Nico).

Darko

Citação de: P∑T∑7 em 25 de Maio de 2016, 04:16

Desculpem o testamento.

O Nelson Mandela é visto como um exemplo de homem, mas também formou o Umkhonto we Sizwe onde cometeu actos terroristas, admitiu que os cometeu, mas não como terrorismo, sim como luta contra o regime através do mesmo estilo estratégico que envolvia matar pessoas, muitos civis. O Gandhi tinha Mussolini em grande consideração, admiração até. Ghandi também afirmou que os judeus deviam ter aceitado o destino imposto por Hitler. Para não falar de visões racistas e dormir com raparigas muito novas. A madre Teresa, aparentemente tinha instituições a cair de podres, mal equipadas e geridas, sendo que recebia vários donativos e apoio médico. Dizem que não dava aspirinas porque o sofrimento é uma bênção também. Dizia ela que a sida era o resultado de sexo improprio.

Apenas um pequeno grupo de pessoas que ajudaram a mudar o mundo, nem estas foram perfeitas. Mas segundo a tua bitola moral, para presidente do Benfica não chegam, é preciso subir os padrões.

Referes a classe política portuguesa, existem várias figuras corruptas, tivemos um primeiro ministro de nome Sócrates que foi preso, tivemos o Valentim Loureiro na Liga de clubes, individuo ligado a vários episódios de corrupção. Tivemos o Vale Azevedo, Damásio que ainda há pouco tempo foi preso, o Veiga que veio e depois foi afastado.

Tivemos um processo Casa Pia em que Carlos Cruz, Jorge Ritto e Ferreira Dinis apanharam 6 anos cada um, mas o Bibi esse já apanhou 18 anos, houve manifestações para a libertação do Carlos Cruz a passar na tv. Houve pessoas famosas a ridicularizar as testemunhas na tv.

Tivemos o Apito Dourado, onde no final o Porto é acusado e depois retiram as acusações e na verdade não desce de divisão, sendo que as escutas foram consideradas ilegais. Nisto o Boavista esta de regresso á primeira divisão.

Isto para não falar dos negócios das empresas portuguesas com a Isabel dos Santos, das fraudes dos bancários, do mistério da saúde, da defesa,etc. Fraudes dos municípios, políticos que negoceiam com privados e anos mais tarde acabam lá a ''trabalhar''.

Este ano tivemos as ''malas'' do Sporting, o BdC a denegrir a imagem do Benfica a falar de jantares, o Octavio a dizer que ganhamos devido ao presidente da arbitragem Vitor Pereira, a associação de treinadores a criticar o Rui Vitória.

Com isto não estou a defender LFV, estou a mostrar o outro lado da moeda. Gostava era de falar com os portugueses e perceber porque em vez de optarem por resolver questões que afectam as vidas de cada um, preferem encontrar sempre um culpado, quando por vezes seria necessário alterar todo um sistema para que exista paz e assim entidades que regulem de forma honesta cada sector para que estes possam ser competentes e que assim evoluam, lucrando todos com isso.

Há coisas que não suportamos, convém então fazer algo para mudar isso, algo prático. Dizer que não toleramos e que pagamos impostos é apenas entregar a nós próprios um prémio Rui Santos, é lirismo, demagogia, mas são opiniões também e cada um tem uma visão da realidade, achar que estão num nível superior aos restantes é que revela algum narcisismo ou basófia, como queiram chamar. Sei que não estou completamente errado, nem completamente certo, como sei que LFV não é o melhor presidente possível, mas também não é o pior presidente possível. E num mundo, sociedade, futebol onde existe muita corrupção, convém haver um meio termo, para não sermos nem muito inocentes, nem muito confiantes, saber trabalhar e antecipar perigos que existem nesta selva, onde é necessário saber combater por vezes com armas semelhantes, que não coloquem em causa a verdade desportiva.

LFV acabou por estar adaptado a este futebol, vejo que evolui imenso de época para época, cresceu imenso e tem Rui Costa ao seu lado, seguindo cada acto de gestão, mas talvez Rui Costa não tenha os mesmos valores que tem o nosso parceiro de forum, assim como outras lendas que privaram com LFV, talvez o nosso parceiro de forum esteja a caminho da Africa Central para protestar contra o abuso de adolescentes por parte dos capacetes azuis, talvez quisesse ter uma conversa com o Churchill para perceber porque razão utilizava ele armas químicas contra pessoas indefesas.

Eu não sou justiceiro na internet, não vou dar lustro ao meu passado, não interessa como fui educado, quem for contra Vieira, a favor, indiferente, cada um tomou a sua opção. Gostava de ter um presidente como o que pedes no final, claro que gostava, acho que vamos ter um parecido no futuro. Mas não vai ser nenhum santo. Estamos em Portugal e o futebol ao contrário do passado é uma industria que gera imenso dinheiro.

Enquanto a Federação, Liga, ministério do desporto não forem competentes e honestos, vai ser necessário ter alguém que compreenda o ambiente de guerrilha do nosso futebol. Porque colocar um santo no inferno, não vai ajudar o Benfica, vai permitir é que o clube esteja em risco de nem saber o que são as alegadas ''malas''. Porque denunciando depois ainda são consideradas queixas ilegais.

Se na actividade diária de cada um não há este clima, melhor. Se como cidadãos podem dar o exemplo, melhor. Se poderia haver alguém que não precisa de ter um passado suspeito como LFV na presidência do Benfica e mesmo assim seja competente, melhor. Essa pessoa que avance, até hoje não o fez, terá da minha parte o meu voto e continuo apoio. A verdade é que LFV fez do clube vencedor e profissional, enquanto eu procurava sempre outra opção, esta não aparecia.

Há resposta para tudo, há visões para todos os gostos, não me venham é com superioridade moral, trazendo situações de toda uma vida para validar argumentos que coloquem em causa toda uma narrativa em que o Benfica aumentou o seu prestigio e qualidade geral.

Kyoto

é so patrocinios milionarios, mas continuamos a precisar de fazer 100M€ ano em vendas de jogadores e o passivo nao baixa.

neskor

Citação de: Eusébio10 em 25 de Maio de 2016, 03:47
Só queria que alguém em explicasse qual é o objectivo de fazer tantos milhões em vendas num ano que tivemos rendimentos financeiros mais altos que nunca. Apensa queria isso.
Quando "tens" que fazer emprestimos obrigacionistas etc... todos os anos, o dinheiro é sempre pouco.