Luís Filipe Vieira (Presidente)

Presidente, 75 anos,
Portugal

giiin


segunda-feira, 24 de outubro de 2016
Exclusivo NGB: Eleições 2016 e a antiguidade de Luis Filipe Vieira como sócio do Sport Lisboa e Benfica.

●  Por: Shadows  ●  ' 17:15 5 + 74 comentários  ●

Em 2012, nas semanas que antecederam as eleições, foi divulgada uma investigação dos blogues "Eterno Benfica" e "Benfica Anonymous" que colocava em causa a origem do número de sócio de Luis Filipe Vieira bem como a sua antiguidade como sócio do Sport Lisboa e Benfica.

Essa investigação confirmou que o presidente do Benfica, apesar de afirmar ser sócio antigo, não tinha recebido o emblema de dedicação oficial do clube ao contrário daqueles que detinham os números de sócio antes e depois dele.

Essas provas eram as listas publicadas pelo jornal "O Benfica" e uma imagem do sistema informático com os nomes imediatamente antes e depois de Vieira.

Ficou claro que algo se passava mas faltavam dados que pudessem enquadrar a origem do número de sócio de Vieira e o mistério que passou a cobrir a antiguidade da sua filiação ao Sport Lisboa e Benfica.

Tivemos acesso a alguns dados adicionais e que serão a outra parte que faltava neste puzzle.

Pelo que apuramos, há pelo menos meia dúzia de cópias da ficha de sócio de Luis Filipe Vieira a circular em mãos de gente próxima a si mas reconhecidamente opositora a Vieira no passado.

Com base em todas as informações que nos fizeram chegar percebemos o seguinte:

- Luis Filipe Vieira tornou-se sócio do Sport Lisboa e Benfica a 31 de Dezembro de 1965 pela mão do seu pai(um grande benfiquista e merecedor de grande respeito por todos os que o conheceram).

- Em 1983 é demitido/expulso de sócio do Sport Lisboa e Benfica por falta de pagamento.

- Entretanto, torna-se sócio do FC Porto em Janeiro de 1985, ficando sócio do clube liderado por Pinto da Costa até 2009.

- Também torna-se sócio do Sporting Club de Portugal algures em 1989 e continua pelo menos até ao ano 2000, tendo inclusive sido parte no estabelecimento de um protocolo entre o Alverca e o Sporting que é terminado por Santana Lopes em 1995.

- Em 1996 torna-se novamente sócio do Sport Lisboa e Benfica, pagando todas as quotas em atraso para recuperar o seu número de sócio, ficando com o número com /1. Com uma posterior renumeração fica sem o /1.

(Por coincidência decerto, o Alverca tinha acordado um protocolo de colaboração com o Sport Lisboa e Benfica algum tempo antes. Era o presidente Manuel Damásio.)

Estatutos do Sport Lisboa e Benfica:

Artigo 17º, Ponto 1 , alínea d) (direitos dos sócios):

"Ser eleito para os órgãos sociais."

Artigo 17º, Ponto 2, alínea d):

"Os previstos na alínea d) só aproveitam aos sócios efectivos com mais de dez anos ininterruptos de filiação associativa, naquela qualidade, concomitantes com a data da eleição, sem prejuízo de outros prazos especificamente consignados nos presentes Estatutos."

Artigo 61º, Ponto 2 (Constituição):

"O Presidente da Direcção terá obrigatoriamente pelo menos vinte e cinco anos ininterruptos como sócio efectivo, concomitantes com a data da eleição."

Definição de ininterrupto:
"Não interrompido; contínuo; constante."
"Referente àquilo que é contínuo, consecutivo ou seguido; que não é cortado ou interrompido."

De 1996 até 2012, ou 2016, não são 25 anos ininterruptos. De 1983 até 1996 a ligação esteve de facto interrompida.

Moralmente, é uma vergonha que um presidente do Sport Lisboa e Benfica tenha sído sócio dos adversários do clube não sendo ou mantendo a sua condição de sócio do clube que diz ser do coração.

(Não ignoro algumas interpretações desviantes sobre os estatutos do Sport Lisboa e Benfica e que até alguns constitucionalistas os consideram inconstitucionais em vários pontos.
No entanto, por não terem sido corrigidos, alterados ou contestados legalmente, são estes estatutos que definem o que é a legalidade no Sport Lisboa e Benfica.)

giiin


segunda-feira, 24 de outubro de 2016
Eleições 2016: Os estatutos são ou não "a lei do clube"? A quem cabe interpretá-los e esclarecê-los publicamente?

●  Por: Shadows  ●  ' 21:27 1 + 34 comentários  ●

A questão sobre a legitimidade de Luis Filipe Vieira poder concorrer nas eleições não é de solução fácil e como se vê no post anterior, as opiniões divergem.

Tive o cuidado de consultar 1 jurista e 1 juiz sobre o tema e as respostas foram contraditórias.

O jurista defende que ao pagar as quotas em atraso, Vieira recuperou os seus direitos como sócio na totalidade, sem distinções entre ele e os que não deixaram de pagar quotas desde 1983.

Isso embora legalmente possa ou não ser considerado válido(não sei se sim se não pois tal ainda não foi alguma vez a tribunal) também não deixará de fazer confusão a quem continuou a sua dedicação ao clube nos anos seguintes a 1983 até 1996 que quem não o fez possa ter os mesmos direitos.

O jurista consultado afirmou que o sócio que permaneceu activo e pagante desde 1983 até 1996 não tem mais direitos que o sócio que o deixou de o ser mas regularizou financeiramente os encargos que seriam devidos durante todo esse tempo. Ou seja, resume tudo a uma questão financeira.

Já o juiz que consultei foi de opinião contrária. Entendeu que o sócio recupera o seu número de associado, mas não recupera direitos adicionais relacionados com o período entre 1983 e 1996. Ou seja, não pode ser considerado como tendo uma ligação ininterrupta.

Aliás, não deixa de ser esclarecedor o entendimento do próprio Sport Lisboa e Benfica que desde 1996 nunca agraciou Vieira com os emblemas de dedicação, tendo o mesmo sido atribuído a Vieira por decisão expressa do clube já em 2016 o emblema de ouro por 50 anos de associado, que na prática não tem, pois esteve cerca de 13 anos sem ser sócio do Sport Lisboa e Benfica, sendo sócio durante esse tempo do FCP e do SCP.

O blogue "Em Defesa do Benfica" colocou por essa altura uma imagem bem esclarecedora:


Algumas das questões são:

- Porque há na direcção do Benfica(actual e futura) quem tenha entendido que Vieira não podia concorrer em 2012 mas hoje estão calados?

- É ou não verdade que o próprio Luis Nazaré em 2012 terá dito a alguns associados que nem Vieira nem Rangel cumpriam os tais 25 anos initerruptos de associado?

- Afinal os estatutos são ou não constitucionais/legais?

- Para que serve o termo "ininterrupto" incluído propositadamente nos estatutos se tal não é considerado na aprovação de nomes para os orgãos sociais?

- Não foi inclusive alvo de revisão o antigo artigo que definia 10 anos de associado como condição para se candidatar a presidente?

- Pode alguém que deixou de se associar com o clube e cumprir os seus deveres básicos como pagar as quotas ter os mesmos direitos que quem permaneceu sempre ligado ao clube?

- Pode um sócio "comprar" os direitos de anos sem estar associado? 

São algumas perguntas que têm de ter resposta.

Nramos

Citação de: dfernandes em 06 de Agosto de 2018, 20:35
Citação de: Nramos em 06 de Agosto de 2018, 20:33
Estou mesmo a ver o ingrato do Ruben Dias a forçar a saida se formos eliminados.

Um jogador que nem uma época completa tem como titular.

Está linda esta merda

O verdadeiro objetivo do seixal.

Vá lá que o Vitória ainda esconde os talentos algum tempo senão ainda iam mais cedo. Gedson é o próximo se continuar a titular.

Vermelho Infinito

Conhecendo o Ruben Dias, siiiiiiim, SIIIIIIM, é óbvio que ele quer sair, muito obviamente, deixou de repente de ser um benfiquista nato para ser uma espécie de caoceiçao. Mas é que é isso mesmo que aconteceu, não é mr. Grande lider vendedor de gelados? Venda-nos mais um por favor.


Ah, e a típica ironia do norte. O bimbo baboso a festejar pelo "trabalho feito em prol do seu clube". 14 anos depois continua tudo igual. Deve ser ironia do destino porque se calhar o galardao pertence-lhe mesmo.
Enchem-lhe a cara de merda e ele nem pia, só pula de obediência, qual caloiro. Um presidente a sério e o outro nem piava, se calhar o obediente seria o velhote e a sua corja. Mas estes deixam-os fazer e dizer o que querem, enfim.

Vermelho Infinito

#740629
>ser vieira
>ser presidente do SLBenfica, com as melhores finanças dos 3
>ter um lagarto como admin da SAD
>estoirar milhões em pernetas que nunca calçam, empréstimos sem fim e em contratos e prémios de assinatura para jogadores que são afastados ou que fazem de tudo para não jogar ou sair mas ficam anos a fio no carrossel infinito
>manter infiltrados e pagar-lhes balurdios
>não tem 4 milhões para dar ao Jonas e ao Ruben pelo menos em 2 temporadas, aumentando o melhor jogador da equipa com a maior fatia financeira e garantindo-lhe apoio médico COMPETENTE e um tratamento a pinças, e garantido um crescimento fiel e rigoroso, uma evolução sóbria a um dos jovens mais promissores do Clube que merece um aumento em modo gradual
>tentar lavar que são ingratos
>fazer o mesmo com as pérolas da formação
>usar o dinheiro em... mais cepos e coisas que o Benfica não é nem nunca foi nem necessita de ser

Imaginem o estado em que ficariam Cosme Damião e os fundadores históricos se voltassem e vissem como isto está. Neste momento dão voltas à campa.
Imaginem também o estado em que este senhor fica quando somos campeões nas modalidades, no futebol e em vários escalões. Primeiro fica aziado, depois vinga-se nas vendas. Só pode ser isto, pqp

Andris

Despachar: Varela, Zlobin, Lystcov, Matheus Leal, Mato Milos, Rakip, Taarabt e Carter.

Vender: Samaris, Salvio e Seferovic.

Emprestar: André Ferreira, Ferro, Keaton, Willock e Saponjic. Se bem que o problema aqui é que já vai ficando tarde.

Contratar: DD e MC, pelo menos.

Custa muito?

pedrompcosta

a tua queda vai ser com estrondo... o actual estado do nosso clube está nesta convocatória...

Varela - de titular a não convocado...???
Svilar - devia estar emprestado para jogar...!!! ou há promessa de algo???
Luisão - isto é anedota só pode...!!!
Jonas - o melhor jogador da ultima década de fora?????

Quem vai ficar de fora?? Conti, Félix, Seferovic?????

SLBCARLOS

Citação de: pedrompcosta em 06 de Agosto de 2018, 21:36
a tua queda vai ser com estrondo... o actual estado do nosso clube está nesta convocatória...

Varela - de titular a não convocado...???
Svilar - devia estar emprestado para jogar...!!! ou há promessa de algo???
Luisão - isto é anedota só pode...!!!
Jonas - o melhor jogador da ultima década de fora?????

Quem vai ficar de fora?? Conti, Félix, Seferovic?????
obvio que ficam esses 3 de fora.  Rir para não chorar

Guzmán

Citação de: Andris em 06 de Agosto de 2018, 21:00
Despachar: Varela, Zlobin, Lystcov, Matheus Leal, Mato Milos, Rakip, Taarabt e Carter.

Vender: Samaris, Salvio e Seferovic.

Emprestar: André Ferreira, Ferro, Keaton, Willock e Saponjic. Se bem que o problema aqui é que já vai ficando tarde.

Contratar: DD e MC, pelo menos.

Custa muito?

<br /><br />

Toronto_SLB

Mas esta'-se aqui a implicar com o LFV por causa da convocatoria e de quem vai para a bancada amanha?  Ok.

biumbs

O que vale é que só os mancos e os do carrossel que este gajo contrata é que nunca amuam ou querem sair para ganhar mais e estão no clube contrariados.

Ele há coisas.

eaglerp

Pensava que era ele que ia perder a cabeça, mas afinal somos nós que estamos de cabeça perdida.

andoaleme

#740637
Citação de: alves6 em 06 de Agosto de 2018, 19:49
Oblak: mais um grande exemplo das negociatas e da falta de ambição na gestão da equipa de futebol. O caso de Oblak e mais uma prova que o Benfica deve formar para vender... após obter rendimento desportivo dos atletas. Não seria melhor ter ficado com este monstro das balizas mais 1, 2 ou 3 épocas e depois vende-lho por 30 ou 40 milhões? E claro que a jogar em Portugal não valeria os 100M€ mas tb não valia aquilo que nos deram por ele. Outros exemplos gritantes: Ederson, Bernardo jogadores vendidos por uma dezena de milhões de euros (quanto chegará ao Benfica?) que TODO O MUNDO via que seriam dos melhores do mundo.
Observar que dois dos melhores GR do futebol mundial foram por nós formados, não é verdade e que demasiados benfiquistas repetem, mas não corresponde ao que se passou na realidade.

Oblak foi contratado mas não formado no Benfica, andou constantemente a ser emprestado a vários clubes, o mesmo se poderá afirmar de Ederson, que ainda assim esteve na formação por 2 épocas e quando chega ao Benfica era titular no Rio Ave, tendo estado 1 época no Ribeirão e 3 no Rio Ave, o único que lhe ensinou valias no Benfica foi Hugo Oliveira.

Estes dois nomes são apenas os únicos jogadores de classe e qualidade internacionais que foram vendidos, aferir serem produtos formados no Seixal é uma falácia. 

Red skin

Sinto-me algo desmotivado por isto tudo... tantas oportunidades de assumirmos o papel de grandes que somos... mas a mentalidade é tão pequena...

Ver Bernardo Silva a brilhar no City (deve chegar ao top 5 mundial ainda este ano) é uma marca quer caracteriza o mercantilismo pequeno que há neste clube.

Farto!

Jar Jay

Tá dificil homem. Só vejo pessoal a pedir explicações e outros a defender o Vieira no facebook.