Luís Filipe Vieira (Presidente)

Presidente, 75 anos,
Portugal

GoldenState

Porque motivo o tópico do Rui Costa está fechado?

Queria comentar o trabalho do director desportivo neste mercado de transferências e deparo-me com as trancas à porta.

Red2802

Aqui vai lençol só para os pacientes.
Prometo fazer uma pausa a partir de hoje.

Já ía eu escrever qualquer coisa no tópico do Lage quando reparo que esta é a minha mensagem 14.000 no fórum.

A primeira reação foi pensar que tenho aqui um certificado de doença incontestável. Nunca me passou pela cabeça chegar a 1.000 mensagens, quanto mais...enfim.

A segunda reação foi deixar o Lage em paz e atirar-me ao Vieira. Um número tão redondo merece Vieira.

Um amigo meu da área da psicologia disse-me há muitos anos uma coisa que me ficou para a vida.

O cérebro do ser humano é o único órgão que, estando saudável, passa 90% do tempo a fazer merda. Produz ideias absurdas, compila informação inútil, memoriza coisas insignificantes e comanda ações absurdas. Depois, a capacidade de ele próprio se "filtrar" é que nos ajuda a não enlouquecer.

Ou seja, quase tudo o que vou dizer sobre o Vieira pode ser uma valente cagada. Filtrem, se quiserem.

Mas, enfim, vou começar pelas "verdades universais":

- Recuperou o clube das pedras da calçada.
- Criou infra-estruturas de excelência a partir quase do zero.
- Estabilizou (aqui, não preparando o futuro) financeiramente o clube.
- Teve vitórias desportivas marcantes na história do clube, algumas inéditas.

Bem, só isto, desarma qualquer oposição. Não há grandes hipóteses. Só quem se lembra do Benfica Europeu dos anos sessenta se pode sentir defraudado. Será?

Deixemos então as "verdades universais" e passemos às questões. Perguntar não ofende ou, visto de outra forma, o cérebro está nas suas sete quintas.

- Em que outro clube Vieira conseguiria esta recuperação com a quantidade incontável de erros cometidos?
- Qual o peso da dimensão gigantesca do Benfica nesta recuperação?
- Como se assimila a ideia de termos um presidente que entrou no clube como "homem forte do futebol" e, passados 18 anos, ele próprio reconhece que não percebe nada de futebol?
- Como podemos viver com alguém sócio dos três grandes e que tem uma nublosa sobre a sua própria condição de antiguidade de sócio do Benfica?
- Que estabilidade tem o clube afinal, quando o seu próprio presidente atemoriza os sócios e adeptos com o futuro do clube caso ele próprio saia?
- Qual a dimensão da propaganda difundida pela BTV e espalhada pelas casas do Benfica?
- Quem beneficiou e com que objectivo se efectuou a última alteração dos estatutos do clube?
- A actual condição financeira de Vieira é condizente com o sucesso ou insucesso da sua vida empresarial?
- Que tipo de proteção social o cargo de presidente do Benfica propicia?
- Quantas vezes Vieira mentiu deliberadamente aos sócios? Na CS e em Assembleias Gerais?
- As parcerias leoninas com empresários justificam-se?
- Onde estão os mais de 1.000 milhões de vendas de jogadores?
- Porque é que o Benfica tem aproximadamente 150 jogadores com contrato profissional?
- Porque é que, numa altura de folga financeira e desinvestimento na equipa de futebol, foi necessário adiantar 100 milhões do contrato da NOS?
- Porque é que o passivo se mantém em níveis tão elevados?
- Porque é que a equipa de futebol apresenta todos os anos carências evidentes sem que nada seja feito?
- Porque é que continuamos a degradar o nosso ranking na Europa?
- Porque é que o Seixal, que devia ser um motivo de orgulho, começa a deixar os sócios com a pulga atrás da orelha quanto à sua verdadeira missão?
- Que custo para o futuro terá a gesto do Seixal e das novas obras que lá se projectam? Como sustentar? Vender jogadores aos 18 anos?
- Porque é que as modalidades continuam amadoras na forma de gestão?
- Porque é que o clube tem cada vez mais adeptos dos rivais em cargos de direção e de responsabilidade de gestão?
- Porque é que, reiteradamente, damos corda aos adversários para saírem do poço?
- Como é possível um presidente do Benfica dizer que "não se pode ganhar sempre" no início de uma época?
- Como é possível gerir um clube que movimenta milhões com base em luzes durante a noite?

Havia muito mais mas já chega. Agora, filtrem. Filtrem bem.

Anseio por um presidente que acredite no Benfica e nos Benfiquistas. Alguém que tenha orgulho na sua obra mas que, acima de tudo, sinta enorme prazer no sucesso dos seus vindouros.

O Benfica é isso e não esta espécie de ditadura assente na propaganda e no medo do futuro.

Quem chegou até ao fim que me desculpe. Agora farei uma pausa.

GiiB_10

Citação de: GoldenState em 26 de Agosto de 2019, 12:30

Queria comentar o trabalho do director desportivo neste mercado de transferências e deparo-me com as trancas à porta.
O Rui Costa está para o Benfica, como o Sporting está para o futebol Português.

É o menino especial.

ARRG

Citação de: Dr.Lecter em 26 de Agosto de 2019, 12:25
Autismo desesperante.

O futebol entregue a quem diz nada dele perceber.

A propaganda da existência de "soluções" quando o que existe é uma mão cheia de "desenrasques". Enquanto não compreenderem a diferença entre "soluções" - que resolvem problemas - e "desenrasques" - que disfarçam problemas - não sairemos desta mediania.

Estamos transformados num Olympiakos, num Rosenborg, num Dínamo de Zagreb. Os maiores da aldeia mas irrelevantes no plano europeu.

O presidente que não se esqueça que é na Europa que acontece a verdadeira valorização de jogadores e que esses clubes raramente protagonizam transferências das que ele gosta.

Como já me disseram, e eu concordo, esta época é igual a 2010/2011, onde a soberba e a sobranceria de merda levaram a que substituisse um Ramires por um Salvio porque se achava que o super treinador resolvia tudo.

Deixem-me dar uma novidade: nem JJ era um super treinador, nem Bruno Lage é um super treinador. Um e outro são bons treinadores mas sem condições não fazem nem farão milagres. O que aconteceu na segunda metade da época passada é IRREPETÍVEL e bastaram 3 jornadas para demonstrar isso.

O plantel é pior do que se pinta, tem falta de soluções em diversos lugares, o 11 inicial é pior do que aquele que acabou a época passada. E nós achamos que vamos fazer melhor com uma equipa de base pior do que aquela que foi arrumada da Liga Europa pelo Eintracht Frankfurt e que por pouco não caiu com o Dínamo de Zagreb.

Mas a responsabilidade não é só dele. Quem lá está e que devia impor-se em termos de planeamento do FUTEBOL assiste a isto impávido e sereno, refugiando-se cobardemente nas escolhas do treinador. E falo, naturalmente, de Tiago Pinto e Rui Costa.

Deixem-me dar outra novidade: Bruno Lage é FUNCIONÁRIO do Sport Lisboa e Benfica. Se há estrutura, se há hierarquia, e se a hierarquia entende que o melhor para o BENFICA é trazer 1, 2 ou 3 jogadores para a equipa principal, então o treinador tem que se limitar a fazer o seu trabalho. Porque o treinador é parte de um todo que é o futebol do Benfica, que, dizem, se pretende Europeu. Se o treinador discorda da visão da estrutura do Benfica então ou 1) não é o homem certo no lugar certo ou 2) há que impor essa visão, caso a mesma exista.

O que temos é que o futebol do Benfica é gerido por treinadores, cada um com os seus caprichos, uns mais gastadores que outros, ao invés de um planeamento sério, rigoroso e estratégico. E é gerido, mais do que isso, em função de resultados. Se se ganha, não é preciso melhorar, se se perde desata-se a contratar.

Só assim se compreende que o Benfica aposte, sucessivamente, em perfis tão distintos como JJ, RV e agora Bruno Lage. E só assim se compreende que se gaste desmesuradamente e se dê tudo e mais alguma coisa a uns, se ande 3 anos em piloto automático e agora se creia cegamente na visão das "soluções" para tudo e mais alguma coisa quando o plantel perdeu qualidade.

Hoje, até para carências assumidas publicamente pelo treinador, já há "soluções" que dão "garantias", quando ainda nem há um mês tínhamos cá um GR de 15M€ pronto para assinar.

É o mercado mais vergonhoso de que há memória e farei questão de o dizer e de chamar os bois pelos nomes na AG de Setembro.
:bow2:

martins-ric

Negócio do caralho era vender o presidente ao Wolverampton ou a uma equipa qualquer do cardápio do amigalhaço.

Não dá?

nwpt

Também ia lá agradecer e elogiar o excelente trabalho na contratação dos 4 reforços cirúrgicos, mas bati com o nariz na porta...

andoaleme

Por um lado até foi positivo essa acção pela moderação evitando constrangimentos futuros entre aqueles que o criticam, onde me incluo, retirando-lhe assim o protagonismo que tanto gosta e por outro, ainda que em menor dimensão, evitam o acesso à corrente sebastianista dos seus fanboys, outro aspecto que ele também adora.

Baron_Davis

O Seixal é um vector importantíssimo para a sustentabilidade e crescimento do clube, mas não se pode viver completamente obcecado com isso

Ainda para mais quando as razões deste amor platônico são primeiramente financeiras

Não há clube de topo que não tenha de ir ao mercado, preferencialmente contratar qualidade em vez de quantidade

A equipa grita por reforços diferenciados para poder, finalmente, dar o salto

Resta saber o porquê deste indivíduo incompetente não o querer dar, está com o rabo preso?

crodrigues

Citação de: nwpt em 26 de Agosto de 2019, 12:41

Também ia lá agradecer e elogiar o excelente trabalho na contratação dos 4 reforços cirúrgicos, mas bati com o nariz na porta...

Não seja por isso, comentem aqui porque se o Rui Costa continua de mão dada com LFV é porque se revê nas decisões que tem sido tomadas e no Benfica de LFV.

Cacildo Morteiro

Reforços a sério este individuo só os vai contratar na próxima época por ser ano de eleições, este presidente é como os presidentes da juntas e câmaras que em ano de eleições tapam os buracos todos da estrada, mas depois nos próximos quatro anos o máximo que fazem é meter um bocado de cimento para remendar

onnel

Andamos completamente a deriva no que respeita as contratações é deixar o barco andar e esperar que os outros comentam erros e outro milagre lage e este Sr no que poder irar tentar nos lixar

dmc

O Porto conseguiu trazer a depressão para o Benfica e expor todas as nossas debilidades estratégicas. E está no estado que todos conhecemos.

Se fosse ao contrário, com a pujança que aparentamos, só descansavam enquanto tivéssemos esmagados.

Pequeno_Genial

Citação de: Dr.Lecter em 26 de Agosto de 2019, 12:25
Autismo desesperante.

O futebol entregue a quem diz nada dele perceber.

A propaganda da existência de "soluções" quando o que existe é uma mão cheia de "desenrasques". Enquanto não compreenderem a diferença entre "soluções" - que resolvem problemas - e "desenrasques" - que disfarçam problemas - não sairemos desta mediania.

Estamos transformados num Olympiakos, num Rosenborg, num Dínamo de Zagreb. Os maiores da aldeia mas irrelevantes no plano europeu.

O presidente que não se esqueça que é na Europa que acontece a verdadeira valorização de jogadores e que esses clubes raramente protagonizam transferências das que ele gosta.

Como já me disseram, e eu concordo, esta época é igual a 2010/2011, onde a soberba e a sobranceria de merda levaram a que substituisse um Ramires por um Salvio porque se achava que o super treinador resolvia tudo.

Deixem-me dar uma novidade: nem JJ era um super treinador, nem Bruno Lage é um super treinador. Um e outro são bons treinadores mas sem condições não fazem nem farão milagres. O que aconteceu na segunda metade da época passada é IRREPETÍVEL e bastaram 3 jornadas para demonstrar isso.

O plantel é pior do que se pinta, tem falta de soluções em diversos lugares, o 11 inicial é pior do que aquele que acabou a época passada. E nós achamos que vamos fazer melhor com uma equipa de base pior do que aquela que foi arrumada da Liga Europa pelo Eintracht Frankfurt e que por pouco não caiu com o Dínamo de Zagreb.

Mas a responsabilidade não é só dele. Quem lá está e que devia impor-se em termos de planeamento do FUTEBOL assiste a isto impávido e sereno, refugiando-se cobardemente nas escolhas do treinador. E falo, naturalmente, de Tiago Pinto e Rui Costa.

Deixem-me dar outra novidade: Bruno Lage é FUNCIONÁRIO do Sport Lisboa e Benfica. Se há estrutura, se há hierarquia, e se a hierarquia entende que o melhor para o BENFICA é trazer 1, 2 ou 3 jogadores para a equipa principal, então o treinador tem que se limitar a fazer o seu trabalho. Porque o treinador é parte de um todo que é o futebol do Benfica, que, dizem, se pretende Europeu. Se o treinador discorda da visão da estrutura do Benfica então ou 1) não é o homem certo no lugar certo ou 2) há que impor essa visão, caso a mesma exista.

O que temos é que o futebol do Benfica é gerido por treinadores, cada um com os seus caprichos, uns mais gastadores que outros, ao invés de um planeamento sério, rigoroso e estratégico. E é gerido, mais do que isso, em função de resultados. Se se ganha, não é preciso melhorar, se se perde desata-se a contratar.

Só assim se compreende que o Benfica aposte, sucessivamente, em perfis tão distintos como JJ, RV e agora Bruno Lage. E só assim se compreende que se gaste desmesuradamente e se dê tudo e mais alguma coisa a uns, se ande 3 anos em piloto automático e agora se creia cegamente na visão das "soluções" para tudo e mais alguma coisa quando o plantel perdeu qualidade.

Hoje, até para carências assumidas publicamente pelo treinador, já há "soluções" que dão "garantias", quando ainda nem há um mês tínhamos cá um GR de 15M€ pronto para assinar.

É o mercado mais vergonhoso de que há memória e farei questão de o dizer e de chamar os bois pelos nomes na AG de Setembro.

E deixa-me só acrescentar que o facto dos adeptos "exigirem" que se imponha na questão dos reforços só revela o quanto nós, benfiquistas, estamos fartos e desesperados com isto tudo.

Nós já "exigimos" que seja um funcionário do clube (treinador) a lutar pelos nossos interesses (o sucesso desportivo) - como se essa não fosse a obrigação desta direcção miserável - e, pior que isso, "exigimos" que o faça por confrontação àqueles que deviam ser os primeiros a pugnar pelo sucesso e evolução do clube. E todos aceitamos isto porque estamos resignados, porque sabemos se não for ele (treinador) a fazê-lo mais ninguém faz, ninguém irá mexer uma palha!

blackened

Para nos tentar calar ainda vão aparecer aí uns Christian Rodriguez ou Karyakas desta vida.

Baron_Davis

Realmente, curioso