Luís Filipe Vieira (Presidente)

Presidente, 75 anos,
Portugal

Trezeguet


dsdsds44

Somos ingratos e de memória curta... E tem 36 anos...
Merece uma vénia  ::bater::
Temos que dar a vez aos outros  ::bater:: ::bater:: ::bater:: ::bater:: ::bater:: ::bater:: ::bater:: ::bater:: ::bater:: ::bater:: ::bater:: ::bater:: ::bater:: ::bater:: ::bater:: ::bater:: ::bater::

MaPiBap1997

Fim da Linha

O projeto desportivo do Benfica de Vieira falhou. Podemos entrar numa discussão se havia mesmo um projeto desportivo ou se era apenas um projecto financeiro com uma vertente desportiva, mas neste momento isso já é escusado. Um clube é, antes de uma empresa, uma entidade desportiva. É pelos resultados desportivos que se analisa a sua qualidade e grandeza. A vertente empresarial serve de base e suporte à parte desportiva. Dando os devidos méritos a esta direção pelo desenvolvimento das infraestruturas e a grande melhoria nas condições económicas e financeiras (apesar de discordar de algumas medidas tomadas), a falência do projeto desportivo leva-me a que critique e que peça mudança. Na minha opinião é o fim da linha para esta direção e para Luís Filipe Vieira no Benfica.

Eu não quero uma direção que me faça promessas de títulos ou que me garanta grandeza. Palavras leva-as o vento. O que peço é que exista coerência entre o que é dito e o que é feito. E esta direção (muitas vezes pela voz do seu presidente) promete muita coisa. Há anos que oiço que nos iremos tornar uma potência europeia, que vamos ser a base da seleção Nacional, que vamos lutar por títulos europeus... Tudo grandes planos. E eu até podia acreditar! Mas não é possível acreditar quando se vê o trabalho feito.

Quanto investir?

Numa recente entrevista à TVI, Luís Filipe Vieira fez de tudo para passar a imagem que o Benfica vivia uma saúde financeira invejável, que tinha uma conta corrente recheada e que podia investir a qualquer momento. Com um cenário de tanta fartura o jornalista Joaquim Sousa Martins fez a pergunta óbvia: se há assim tanto dinheiro disponível para investir então porque é que o Benfica não faz um maior investimento para aumentar a sua qualidade? A resposta dada pelo presidente do Sport Lisboa e Benfica pasmou-me. Luís Filipe Vieira disse que até podiam investir mais, mas, caso a época corresse mal, a "queda" seria maior. É esta a ambição do Benfica?! Apostar o mínimo possível para que, caso corra mal, não nos custa tanto?! Eu percebo que se tem de ponderar o custo e o benefício de todas as nossas ações. Que não podemos hipotecar os anos futuros. Mas se há condições para investir mais, se estamos assim tão bem, é preferível apostar o mínimo para que, caso aconteça perdermos, o custo é menor? Posso ser eu que vejo isto mal, mas não é mais provável correr mal se apostarmos menos? É esta a ambição do Sport Lisboa e Benfica? "Se perdermos ao menos não foi assim tão caro"?

Claro que este pensamento, que vai contra as promessas que esta direção nos "vende", faz com que o nosso projeto desportivo esteja em falência. Este pensamento não é de longo prazo. Numa vertente empresarial talvez seja. Mas numa vertente desportiva não é. É um pensamento que leva a uma gestão a curto prazo. Leva sempre a ajustes de acordo com os nossos adversários. A nossa avaliação de qualidade necessária para ganhar depende do que os nossos adversários fazem.

Perda de Qualidade da Equipa

A qualidade do nosso futebol e do nosso plantel tem vindo a diminuir nos últimos anos. Penso que isso se deve muito ao facto de estarmos a perder exigência na escolha dos jogadores que fazem parte da equipa e, também, na escolha errada de treinadores. Na minha opinião isto deve-se a quatro fatores:

- O primeiro é o baixar de qualidade das equipas rivais. Isto faz com que seja relativamente mais fácil ganhar em Portugal, o que leva a que haja um certo facilitismo da nossa parte. Se já não é preciso tanto esforço para ganhar então podemos cortar um bocado.

- O segundo está muito relacionada com a aposta indiscriminada na formação. Muitas vezes apostamos em jogadores só por serem da formação e precisamos de tapar um buraco na equipa. E muitas vezes estes jogadores ainda não estão prontos a jogar pela equipa principal, o que prejudica a equipa e também a evolução do próprio jogador.

- O terceiro é que começamos a vender os melhores e depois os reforços que contratamos são nivelados pelos jogadores que cá ficaram, em vez de serem nivelados acima disso.

- O quarto é a escolha errada no perfil dos treinadores.

O Seixal

A aposta cega no Seixal é um erro. A formação é fundamental, obviamente. Isso não pode ser negado. Mas a aposta deve ser com critério, pensada e estruturada. O que o Benfica está a fazer não é isso. O Benfica está a "forçar" a entrada de jovens da formação na equipa principal. Na minha opinião isso tem três objetivos:

- O primeiro é para "tapar" os buracos do plantel, mesmo que estes jovens ainda não estejam prontos para assumir um lugar no plantel principal do Benfica.

- O segundo é para valorizar o jogador, pensando já numa potencial venda. Mal estes jogadores entram em campo pela equipa principal do Benfica, especialmente nas competições europeias, a sua avaliação sobe.

- O terceiro é marketing. A direção tem de mostrar que quer executar o projeto que tanto publicita, do Benfica formado no Seixal, mesmo que não seja com a melhor qualidade.

O Seixal é muito importante para o Benfica. Será uma forma de ter qualidade desportiva e também serve como fonte de rendimento financeiro. Mas a forma como está a ser feito actualmente é, na minha opinião, errada. Não conseguimos segurar as "pérolas" que vão sendo formadas, muitas vezes sendo vendidos demasiado cedo, e depois apostamos nos jogadores mais de "segunda linha" da nossa formação. Não quero com isto dizer que os que ficam não têm qualidade. Têm. Mas temos de ser capazes de segurar jogadores com João Cancelo, Bernardo Silva, André Gomes, Gonçalo Guedes, Renato Sanches, João Félix, Nélson Semedo, Victor Lindelof, Ederson e Jan Oblak. Não digo que os vamos conseguir segurar de forma a façam toda a carreira no Benfica. Não sou assim tão ingénuo. Mas têm de fazer mais que meia época ou época e meia na equipa principal do Benfica. E os argumentos de "Não podemos cortar as pernas aos jogadores" fazem-me confusão. Especialmente vindos de pessoas com responsabilidades no Benfica. O que não podemos é cortar as pernas ao Benfica. Essa deve ser sempre a nossa luta.

As Contratações

Depois vem a política de contratações. Todas as contratações do Benfica devem ser cirúrgicas. Não podemos contratar por atacado e esperar que um em três vingue, como tem sido feito por esta direção. Em vez de dispersarmos vinte milhões de euros em vários jogadores devemos apostar esses vinte milhões num único jogador. É mais arriscado? Teoricamente é. Mas aí tem de entrar a competência do scouting do Benfica e do treinador e equipa técnica. Tivemos o caso do RDT, que foram vinte milhões e falhou. É verdade. Não posso argumentar contra isso. Não sei explicar porque é que falhou. Não vou estar a especular. Mas agora tivemos o Weigl, que é um jogador conhecido e de qualidade. Se agora foi a contratação ideal para a nossa forma de jogar? Não sei. Mas isso é o trabalho do scouting e da equipa técnica. A escolha desses jogadores tem de ser criteriosa. E tem de ser avaliado muito mais que a qualidade futebolística do jogador. Também tem de ser avaliado o perfil do jogador, o seu comportamento, a sua capacidade de adaptação a novos clubes, entre outros. São fatores mais difíceis de analisar, sim. Mas o trabalho deve sempre ser exaustivo para evitar que a contração falhe. As nossas contratações devem passar por dois tipos de jogadores:

- Jogadores jovens com grande perspectiva de futuro. Devemos estar atentos em todos os mercados para encontrar jovens que têm grande potencial e sermos capazes de os contratar.

- Jogadores já mais velhos de qualidade. Estes são os jogadores do estilo do Weigl. Ou são jogadores de grande qualidade, mas que ainda atuam em ligas mais periféricas ou jogadores que atuam em equipas das grandes ligas e que já demonstraram qualidade e que perderam espaço e procuram voltar a jogar.

Obviamente que são dois tipos gerais. Podem existir exceções a estas duas definições. Isto nunca pode ser algo absoluto e estanque. A ideia será sempre trazer jovens jogadores para evoluírem cá ou então trazer jogadores que acrescentem qualidade e não só para ocupar um lugar.

O Treinador

O treinador é a peça chave para uma equipa. É o que pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso do mesmo grupo de jogadores. O treinador do Benfica tem de ser alguém com um perfil "vencedor". Obviamente que isto é complicadíssimo de definir, mas eu diria que é alguém com personalidade, capaz de fazer ouvir a sua voz, que discorda quando tem de discordar, que exige sempre o máximo aos jogadores e à direção.

E depois tem de se ter em atenção o estilo de jogo desse treinador. Há gostos para tudo, isso é claro. Podemos ser mais fãs de um estilo do que de outro. Mas há uma coisa que se exige sempre à equipa do Benfica quando entra em campo: vencer e convencer. E convencer mesmo. Esperamos ver um jogo de futebol em que o Benfica seja claramente superior ao adversário. Sempre. E isso tem de se ter em conta quando se escolhe um treinador. Mas também tem de se ter em atenção a capacidade desse treinador em saber adaptar-se a novas situações, porque há jogos em que dá para jogar de uma forma e outros em que não é possível.

E outra característica: a qualidade não tem nacionalidade. Há muitos treinadores no mundo com qualidade. E muitos provavelmente aceitariam vir treinar o Benfica. Têm é de lhe ser dadas condições para ele mostrar a sua qualidade.
 
Formação do Plantel

Temos ainda a formação do plantel. Um plantel tem de ter jogadores experientes e jovens jogadores. Não pode ser só de um grupo. A questão dos jogadores experientes é que têm de ser jogadores de qualidade. Não podemos ter jogadores mais velhos, experientes e líderes, mas que desportivamente já não acrescentem muito. Tem de se conseguir juntar tudo isso. É muito difícil? Claro que é.

Os jogadores jovens, sendo que a maioria serão da formação, têm de ser jovens com qualidade e potencial. Só ser da formação não lhe dá automaticamente uma garantia de qualidade e direito a estar no plantel. Não podemos "martelar" jovens só por serem do Seixal. Tem de existir exigência na subida dos jovens à equipa A.

Depois a evolução do plantel deve ser sempre feita no sentido de melhorar a qualidade da equipa. Não será possível manter todos os melhores jogadores. Vão existir mercados em que vamos perder um ou dois jogadores influentes e não será possível substituí-los e manter a qualidade nessa posição. Mas o que deve ser feito é ir reforçando outras posições onde estamos mais fragilizados para que a qualidade global da equipa suba. A nossa postura na construção do plantel deve ser sempre mais proativa do que reativa. E não devemos nivelar a qualidade da nossa equipa pelos nossos rivais internos. Devemos nivelar pela qualidade do grupo de equipas europeias onde nos queremos inserir. Se formos fortes na Europa seremos sempre fortes em Portugal.

É Preciso Mudar

Infelizmente penso que esta direção e o presidente preferem seguir a estratégia errada para o Benfica. E isso tem-se vindo a revelar nos resultados desportivos. Especialmente na Europa. Penso que nenhum benfiquista exige que o Benfica ganhe a Liga dos Campeões todos os anos. Todos gostávamos que isso acontecesse. Infelizmente não é algo assim tão fácil. Mas não são os benfiquistas que lançam a ideia de vencer a Champions. É esta direção. É o presidente. Atiram estas ideias para cima da massa adepta, mas depois o que vemos não são medidas ou estratégias para concretizar o que dizem.

As últimas três prestações na Liga dos Campeões foram vergonhosas. Não há outra forma de o dizer. Houve erros individuais de jogadores, houve erros dos treinadores. Totalmente verdade. Mas quem está no topo é que toma as decisões. Foi a direção que escolheu os treinadores. Foi a direção que contratou os jogadores. E esses erros podiam ter servido de lição. Mas o que se vê é que não aprenderam e continuam a seguir o mesmo caminho. E para mim esse caminho chegou ao fim.

crodrigues

Citação de: franciscoafonso em 30 de Junho de 2020, 11:12
Estou muito surpreendido com este fórum TSF. Foda-se.

E depois ainda dizem que não há canetas de aluguer nas redes sociais. Amigos temos um diretor de comunicação que andou enrolado com as young networks quando esteve no nosso rival. Acham que ele foi contratado para defender o Benfica? É que se foi para isso que ele veio, não tem feito nada e já devia ter ido embora.

franciscoafonso

Abre-olhos para tropa do "Ah raisparta os velhos".

Tudo o que é "velho" com 50 votos a malhar no Vieira, chega um gajo de 36 anos do mais Vieirista que há.

Aslio

O Pedro Guerra e o Marinho já ligaram para lá, sob um pseudónimo qualquer?

Joaquim Ferreira Bogalho

Não nos enganemos, estamos num momento crítico da vida do Clube.

Tal como há vinte anos atrás, este é um momento decisivo.

Na altura, quem se lembra e viveu esse tempo, sabe o quanto foi difícil dar o corpo às balas, em Assembleias-gerais bélicas e congregar as pessoas em volta do opositor a Vale e Azevedo.

Tal como há vinte anos, poucos acreditam que o Presidente vá cair...

Contudo, tal como há vinte anos, não vamos esmorecer, não nos vamos render. Mandámos fora quem maltratou o Clube, vamos voltar a fazê-lo. 

Pelo Benfica...

vieirah1904

Citação de: Xinas em 30 de Junho de 2020, 10:09
Há esperança

https://youtu.be/d8nhJlVHUgo

Percam tempo a ouvir pessoal...

... a ouvir e a partilhar por todos os nossos contactos.

Eu próprio já mandei msg a agradecer ao Vasco.

ramalho1

Citação de: johnFever em 30 de Junho de 2020, 11:14
Citação de: andoaleme em 30 de Junho de 2020, 11:09
Citação de: Zak em 30 de Junho de 2020, 10:01
Que saia e o Rui Costa que finalmente se candidate que ja nao é sem tempo.

É com o Rui que vamos buscar os melhores jogadores que ja passaram pelo clube. E como Presidente ja nao tera as barreiras em contratar que tem de momento pois o Vieira nao percebe um crlh de futebol mas tambem nao deixa quem percebe trabalhar e contratar quando deve.

Ja teve muito tempo pra aprender tudo o que é extra futebol no terreno, agora é altura de liderar a serio.

Este pelo menos ama o Benfica como nós.
Rui Costa foi um bom jogador que fez carreira fora do Benfica, entendo todo um élan criado enquanto jogador, enquanto dirigente não passa de propaganda barata sem qualquer fundamento.

Duvido muito que o Rui Costa tenha capacidades para exercer competências e atribuições de liderança na gestão de um clube. Ainda ontem compararam o exercício de funções que Emilio Butragueño desempenha no Real Madrid ao amadorismo das abordagens de Rui Costa sempre que se expressa sobre situações que envolvem o futebol no clube.

Ele não ama o Benfica como nós, ele é funcionário do clube com extra subserviência ao rei sol.
Isto. O facto de Rui Costa ter sido um grande jogador do Benfica, que infelizmente jogou pouco tempo a sénior, não quer dizer mais nada.

Temos de mudar a nossa mentalidade, de basta ter sido um grande jogador para ser um grande presidente ou dirigente.

Temos de ser mais profissionais no nosso raciocínio.

Rui Costa está conveniente com esta politica mercantilista, de pareceria de vender e comprar jogadores, que vão contra a vertente desportiva do Benfica. Sem falar dos jogadores que entram e saiem do clube sem terem feito um único jogo no Benfica. E das operações manhosas como a tentativa da opa.

Rui Costa, não me convence. Já tive mais esperança nele. Neste momento faz parte do problema e não da solução.

Os factos tem sempre de falar mais altos que as palavras.

O Rui Costa neste momento faz parte do problema

NSC

Este gajo de Oliveira de Azeméis que está a falar é o verdadeiro vieirista.  :estrelas: :estrelas: :estrelas:

Biscai@

Citação de: Moikano em 30 de Junho de 2020, 11:10
Como isto está ainda perdemos o lugar da champions. Quero ver o que este papalvo vai fazer pra substituir o Lage.
Treinador de renome internacional não aceita este Benfica de Vieira. Vai contratar um treinador do circulo Mendes ou fazer subir algum treinador da formação.

Vieira está exposto ao ridículo... só não vê quem não quer.

RGS deixou uma questão que eu subscrevo... que presidente no mundo anuncia que vai ponderar se continua no clube ou não no momento em que se encontra a negociar a contratação de um treinador?

Isto é de loucos meus caros camaradas. Vieira está completamente exposto. Neste momento já nem para ele é bom, sempre que fala cai ainda mais no ridículo!

raymanzarek

É que era tão simples Luís...

Não fosses tu um mamão, um mercenário e talhante de primeira.

Tiveste oportunidade de resgatar Renato Sanches, Gaitan, Garay e David Luiz na mesma época!

Ainda te ofereceram o Mitroglou de graça. És um palhaço!

Abdicaste de todos eles, de um campeonato, de um treinador, para mais uma vez meteres putos a render.

120 milhões não te bastaram, meu ordinário do caralho!

Esquartejar completamente uma equipa, investir quase zero, cagar nas reais necessidades da equipa (só Mitroglou, David Luiz ou Garay e Gaitan colmatavam as maiores deficiências vigentes no plantel), só porque NÃO PODIAS VENDER!

Ladrão!!!


TFFS

"Não podemos ser sempre campeões."

Ora. E ires pró caralho, nojento?

nana23

Citação de: Biscai@ em 30 de Junho de 2020, 11:11
RGS atacou e bem a BTV. Disse que era vergonhoso a BTV anunciar que não estava disponível para participar em debates que podem definir o futuro do Benfica.

Com isto já sabemos e o Palacin também ficou a saber... se RGS ganhar o Palacin e muita da corja que está instaladinha na BTV vão todos com o caralh... sonho com esse dia e assim volto a subscrever o canal, apesar de não me agradar mesmo nada que a subscrição vá para NOS. Estas negociatas de Vieira têm de chegar ao fim. Já chega desta gente no Benfica...
Ai Palacin, Palacin...



Bem precisa de uma limpeza. Pode ser que na próxima ida ao marques não tenhamos que levar com a assumida portista Kika Cardoso a ser repórter e animadora de uma festa a que não pertence.

dsdsds44

Citação de: TFFS em 30 de Junho de 2020, 11:17
"Não podemos ser sempre campeões."

Ora. E ires pró caralho, nojento?
Era mesmo.  :metal: