Luís Filipe Vieira (Presidente)

Presidente, 75 anos,
Portugal

Kyoto

o João Malheiro fez uma publicação no seu facebook pessoal a dar conta que em 2012 festejou o seu aniversario na Luz na companhia do presidente do Benfica, Eusébio e Maria José Valerio entre outros convidados. Conta que a Maria José Valerio foi convidada a cantar a marcha do sporting num acto de desportivismo.

será que o nosso grande presi se meteu aos pulos a dançar com maçarocas na mão?

Dr.Lecter

Citação de: lPhoenix em 04 de Março de 2021, 11:57
Citação de: Fenómeno em 04 de Março de 2021, 11:01
Pessoal,

Peço a atenção de todos, especialmente os mais entendidos na matéria, vejam este decreto:

https://dre.pt/pesquisa/-/search/514645/details/normal?p_p_auth=kHmVB0Qt

Isto ainda vigora?

Se sim, a atual direção está a cometer inúmeras infrações como instituição de utilidade pública. Podemos fazer queixa ao ministério, não?

Aliás, como instituição de utilidade pública, qualquer processo decisório como eleições e assembleias gerais deveriam ser regulamentadas por entidades públicas e com a total transparência.

(Seria irónico o Benfica voltar aos Benfiquistas com um decreto de Salazar, priceless)

É por aí que não se percebe a falta de exigência e posterior cobrança das tais garantias de transparência do sistema eleitoral.

Isso não tem pés nem cabeça.

Há milhares de instituições de utilidade pública por esse país. Era o que mais faltava que o estado não tivesse mais para fazer do que andar a fiscalizar actos eleitorais de instituições privadas, com estatutos e regulamentos, com mecanismos próprios e legais de reagir a resultados eleitorais.

Se os sócios ou candidaturas não crêem nos resultados eleitorais, então devem:

1) desencadear os meios internos próprios, se os houver, para averiguar e auditar o acto eleitoral ou;
2)impugnar judicialmente a assembleia geral eleitoral

O que me parece é que, à luz dos actuais estatutos e na ausência de regulamento eleitoral, uma acção judicial de impugnação do acto eleitoral não tem qualquer viabilidade já que 1) os estatutos permitem o voto electrónico, 2) não há quaisquer regras estabelecidas para a forma como decorre a assembleia geral eleitoral, nomeadamente segurança do voto electrónico ou o que fazer com os comprovativos físicos dos votos, bem como organização de cadernos eleitorais.

Se vamos com isto ao Tribunal e dizer que no Benfica não há todas essas coisas, o Tribunal vai dizer, e com razão, "paciência, são os sócios que escolhem as regras (ou ausência delas) pelas quais se querem reger, portanto agora não podem vir reclamar das próprias decisões".

E, na ausência de condenações e prova, jamais um Governo teria o desplante de retirar o estatutdo de utilidade pública a uma instituição como o Benfica. Só se fossem malucos. E só se os Benfiquistas fossem malucos se assim o quisessem, pelas inúmeras implicações que a perda desse estatuto tem.

Volto a dizer, é importante deixar a sanha de querer atacar por todos os lados e mais algum, porque se acaba a fazer críticas que porventura podem ser injustas e, com elas, retirar valor às inúmeras críticas que são justas. É fundamental não perder o norte e focar no que é útil e premente e separar o que é a luta por um Benfica mais democrático, mais aberto, com maior pluralidade de opiniões, de um certo terrorismo que acaba a prejudicar o clube.

Dito isto, na minha opinião os sócios do Benfica, se querem ver os resultados eleitorais auditados, neste momento só têm uma saída que é a subscrição do requerimento de AG extraordinária do movimento Servir o Benfica. E mesmo assim não é garantido que se obtenha o resultado pretendido.

Fora essa hipótese, todas as outras não têm sentido nenhum - a não ser que alguém ainda avance para uma impugnação judicial da AG eleitoral para a qual, reforço, não vejo grande viabilidade jurídica.

Em suma:

1) manter a pressão e a contestação
2) subscrever o requerimento da AG extraordinária do SoB
3) trazer a alteração estatutária para a ordem do dia e mobilizar para que a proposta que o SoB está a burilar seja aprovada

SousaLB

Citação de: Red_Fraction em 04 de Março de 2021, 08:51
Para aprender.

Abel sobre a aposta na formação do SLB:

https://twitter.com/universoslb/status/1367294671282728961

Para o Vieira só existe o 8 ou 80, quando o pessoal está a pedir é o 40.

Vamos ver se não vai voltar a "aposta sem critério".
"Aqui temos que ganhar sempre".

Mas quem é que este rapazola pensa que é?

Não se pode ganhar sempre, pá!

Dandy

Apelo aos Benfiquistas:

#ApoioIncondicional

#Estabilidade

#União

CGUERREIRO_1904

Citação de: Red2802 em 04 de Março de 2021, 13:03
Citação de: CGUERREIRO_1904 em 04 de Março de 2021, 10:42
Será que vamos ter a próxima AG? Não vai ser bonito de se ver..  ::)

A próxima AG será um marco muito importante para o futuro do Benfica.

Esperemos que decorra com normalidade e com um PMGA à altura.

A este propósito, convém relembrar que o antepenúltimo PMGA se demitiu, não sabemos se por vergonha do comportamento do presidente do clube na AG em que quase chegou a vias de facto com um sócio ou pela nebulosa que se aproximava em relação ao processo eleitoral.

Desde que saiu, Luís Nazaré não proferiu uma única palavra. Que eu tivesse visto ou ouvido, nem uma opinião sobre o momento do Benfica.

Para um PMGA com tantos anos de Benfica, e de exercício do cargo, parece-me muito fraco. Fraquinho.

Digamos que até nisto temos "azar".

Saiu-nos um Nazaré que não levanta ondas.

Os PMAG não estão lá para servir o clube e os sócios, estão lá para servir o Vieira.
É triste, mas é isto que temos e vamos continuar a ter enquanto esta direção não for corrida.

Guardião Encarnado

Citação de: Pequeno_Genial em 03 de Março de 2021, 14:49

Em relação à nebulosa - para ser simpático - "eleição" de Outubro passado, quero só acrescentar isto porque parece-me importante.

Para além de todas as estranhas particularidades que envolveram a última "eleição", já por si graves, e que temos estado aqui a recordar, existiu ainda uma agravante, uma espécie de especial perversidade e que consistiu no seguinte:

As listas adversárias concorreram nas condições propostas porque lhes foram prometidas determinadas garantias (a contagem dos votos físicos, a monitorização do acto eleitoral, a perícia ao software usado, etc.), garantias essas que, fica hoje evidente, nunca foi da intenção do PMAG - imagina-se a mando de quem... - cumpri-las. E isto assume contornos especialmente perversos porque, ao terem-lhes sido asseguradas estas condições, inviabilizaram que, em tempo útil, as listas concorrentes tivessem procurado obter estas garantias por outras vias, nomeadamente a via judicial, através, por exemplo, de uma providência cautelar.

Isto é gravíssimo.

Este é o cerne da questão.

E é o ponto fulcral do requerimento do SoB.

Sem um regulamento eleitoral, a organização das eleições fica ao critério de quem está. Funcionou no primeiro centenário do clube... Mas é preciso dotar o clube de mecanismos formais de controlo da imparcialidade das eleições.

É por isso que não entendo a ausência de manifestações públicas de apoio e subscrição do requerimento quer de JNL quer dos seus apoiantes mais mediáticos.

De qualquer forma, temos o apoio de centenas de sócios que com as assinaturas correspondentes aos seus sócios viabilizarão a entrega, muito em breve, do requerimento. 😊

Perth

:bandeira1:

A este propósito, convém relembrar que o antepenúltimo PMGA se demitiu, não sabemos se por vergonha do comportamento do presidente do clube na AG em que quase chegou a vias de facto com um sócio ou pela nebulosa que se aproximava em relação ao processo eleitoral.

Desde que saiu, Luís Nazaré não proferiu uma única palavra. Que eu tivesse visto ou ouvido, nem uma opinião sobre o momento do Benfica.

Para um PMGA com tantos anos de Benfica, e de exercício do cargo, parece-me muito fraco. Fraquinho.

Ninguem fala de nada nem quando estao la dentro ou depois de sair. Ja ha muito tempo que o clube foi blindado e trancado a 7 chaves no que toca a comunicaçao. Todos devem ter clausulas com penalizaçoes altissimas em caso de falarem sem autorizaçao. E por outro lado, o silencio tambem se compra.

Fenómeno

Citação de: lancadordedois em 04 de Março de 2021, 12:21
Citação de: lancadordedois em 04 de Março de 2021, 12:16
Citação de: Fenómeno em 04 de Março de 2021, 11:39
Citação de: lancadordedois em 04 de Março de 2021, 11:33
Citação de: Fenómeno em 04 de Março de 2021, 11:22
Citação de: Fenómeno em 04 de Março de 2021, 11:01
Pessoal,

Peço a atenção de todos, especialmente os mais entendidos na matéria, vejam este decreto:

https://dre.pt/pesquisa/-/search/514645/details/normal?p_p_auth=kHmVB0Qt

Isto ainda vigora?

Se sim, a atual direção está a cometer inúmeras infrações como instituição de utilidade pública. Podemos fazer queixa ao ministério, não?

Aliás, como instituição de utilidade pública, qualquer processo decisório como eleições e assembleias gerais deveriam ser regulamentadas por entidades públicas e com a total transparência.

(Seria irónico o Benfica voltar aos Benfiquistas com um decreto de Salazar, priceless)
Help juristas!

ironico pelo Salazar ou Americo Thomaz porque?

Relativamente a tua questao isso deve ser a nivel de clube e nao de Sad , creio .

A maioria da SAD, não é do Sport Lisboa e Benfica?

olha isto vai levar tempo , mas o Benfica é e algumas casas do benfica sao tambem , e creio que algumas empresas ou todas criadas pelo clube.

Uma situaçao que tenho a certeza que pode retirar a uma instituiçao esse regime , é o desvio de valores dados pelo estado. Ja aconteceu com algumas federaçoes por ca , a titulo de exemplo.

"Aliás, como instituição de utilidade pública, qualquer processo decisório como eleições e assembleias gerais deveriam ser regulamentadas por entidades públicas e com a total transparência."

O que quis dizer:

Não podemos convocar eleições e exigir isso dado o Benfica ser uma instituição de utilidade pública?

J_PN

Verdade. As últimas já foram quentinhas. É necessária que esta gente sinta a contestação e enfrente os benfiquistas olhos nos olhos.

Alguma vez o chumbo do orçamento tinha passado em branco sem pelo menos haver pressão, ou contestação na AG? Ou que tinham saído do pavilhão sem contar votos depois das eleições?

Espero que em setembro já seja possível.

MrCobb

Citação de: Perth em 04 de Março de 2021, 13:25
:bandeira1:

Ninguem fala de nada nem quando estao la dentro ou depois de sair. Ja ha muito tempo que o clube foi blindado e trancado a 7 chaves no que toca a comunicaçao. Todos devem ter clausulas com penalizaçoes altissimas em caso de falarem sem autorizaçao. E por outro lado, o silencio tambem se compra.
Verdade,só ir a segundona espanhola negociar um jogador e mete-se lá no meio uma comissão para o silêncio para um certo individuo.

AnotherDoom

NoNickBoy

https://youtu.be/UlqJvJHUrkI

Hoje lembrei me de ver este vídeo e não esperava chorar tanto quanto chorei.

Saudades de quando a mística era a paixão benfiquista e não as paredes pintadas de vermelho..

Saudades de quando o importante era seguir o Benfica e não o presidente..

Saudades de ver jogadores, treinadores e dirigentes que sabiam o PRIVILÉGIO que é OSTENTAR E HONRAR O MANTO SANGRADO! Defendê-lo até à morte!

Saudades de olhar para os benfiquistas como irmãos de paixão, fervor e benfiquismo.. hoje vejo malta que não sei se escreve ou fala por amor ao Benfica ou porque alguém lhes paga para falar..

Saudades do BENFICA!

Desculpem o desabafo..

Diogo20

Um dos entraves na próxima AG é que o abutre vai movimentar autocarros de todo o país para estarem lá a votar no NGL.

Diogo20

Citação de: NoNickBoy em 04 de Março de 2021, 13:38
https://youtu.be/UlqJvJHUrkI

Hoje lembrei me de ver este vídeo e não esperava chorar tanto quanto chorei.

Saudades de quando a mística era a paixão benfiquista e não as paredes pintadas de vermelho..

Saudades de quando o importante era seguir o Benfica e não o presidente..

Saudades de ver jogadores, treinadores e dirigentes que sabiam o PRIVILÉGIO que é OSTENTAR E HONRAR O MANTO SANGRADO! Defendê-lo até à morte!

Saudades de olhar para os benfiquistas como irmãos de paixão, fervor e benfiquismo.. hoje vejo malta que não sei se escreve ou fala por amor ao Benfica ou porque alguém lhes paga para falar..

Saudades do BENFICA!

Desculpem o desabafo..
Companheiro, pelo nosso Benfica nunca é vergonha chorar. Por vezes também choro porque gostava de ver esse Benfica, o Benfica que os mais velhos me ensinaram, sei que o nosso clube tem potencial para tantas coisas boas e é abrandado por um abutre e seus muchachos que só vêem dinheiro à frente quando o principal propósito deveria ser servir o Benfica.

No dia que o abutre sair, será um dos dias mais felizes como Benfiquista e tenho a certeza que irei chorar baba e ranho.

CarlosD

Temos de conseguir fazer com que a ata da última AG seja lida.

Se se recusarem a ler, vai dar molho.
Se lerem e não estiver lá descrito os acontecimentos tal como estes aconteceram, vai dar molho.
Se lerem e estiver lá descrito os acontecimentos tal como estes aconteceram, ficará para a história o dia em que o Presidente do Benfica:
- chamou vezes seguidas "homem de merda" ao consócio que estava a usar da palavra no palanque
- agarrou o consócio pelo colarinho e armou o braço atrás
- ameaçou e ofereceu "porrada" a todos os que estavam na bancada (há vídeo desta parte)

Se a ata for fiel à realidade, já será uma vitória enorme.

Duvido que conseguíamos ter acesso à ata, e se por milagre tivermos, duvido que lá estejam descritos os acontecimentos tal como aconteceram.