Luís Filipe Vieira (Presidente)

Presidente, 75 anos,
Portugal

Kurt Cobain 10

Citação de: Gambino em 16 de Julho de 2021, 02:38
Parece mentira...
Infelizmente não estou satisfeito como pensei que ia estar porque infelizmente a escumalha toda que o acompanhou durante tantos anos ainda lá moram todos.
isto . Enquanto não caírem todos não me dou como satisfeito.

Só tou a ver

Citação de: sardao em 15 de Julho de 2021, 19:44
Como sempre disse, quando o Sporting fosse campeão ele era corrido  :cool2:
Verdade.

BlankFile

Parece mentira, mas é verdade. Ver este tópico na secção do passado traz uma série de sentimentos à baila.

A saída de cena é finalmente oficial e em jeito de balanço, vou tentar ser minimamente equilibrado na minha análise. Não vou ser mais um a chegar aqui, dizer "adeus e um queijo" ou "filho da puta, já vais tarde" e pronto. Vou dizer o que verdadeiramente penso sobre a presidência do Vieira ao longo destes 18 anos. Então aqui vai:

Os primeiros 3 mandatos ficaram claramente marcados pela recuperação e construção de infraestruturas relevantes, recuperação financeira e desportiva do clube a conta-gotas, tanto no futebol como nas modalidades. O clube viveu uma verdadeira reestruturação a vários níveis durante esses anos, mas nunca se sentiu que houve verdadeira estabilidade e consolidação desportiva. Houve pequenos fogachos de boa gestão desportiva apenas, mas nada mais do que isso. Mas já no final do 3º mandato, sentia-se que poderia haver uma viragem pela positiva, até porque o clube respirava melhor a nível financeiro e estava mais consolidado em termos de infra-estruturas também. As condições de trabalho para os seus profissionais melhoraram significativamente e a qualidade e competência desses profissionais em várias áreas determinantes do clube, também.

O 4º mandato, foi de muito longe, o melhor mandato do Vieira à frente do Benfica, o mais vitorioso claramente. Aquele onde se sentiu que estava a ser feito um trabalho verdadeiramente sério para acordar de vez a nível desportivo o gigante adormecido. Foi nessa fase também que atingimos finais europeias novamente (e que merecíamos ter ganho) e demos início à caminhada do Tetra. Também nas modalidades, foi uma fase de muitas vitórias de grande relevo, incluindo conquistas europeias/internacionais. Embora, com alguns dos problemas do costume na gestão Vieirista a pairar no ar e na iminência de estragar o bom trabalho que estava a ser feito.

Depois veio o 5º mandato e a desvalorização constante do plantel de futebol. Apesar de ter começado bem no primeiro ano, rapidamente percebeu-se que havia algo por detrás da gestão do Vieira que não fazia sentido, uma preocupação maior com assuntos do foro pessoal do que propriamente trabalhar em prol do crescimento desportivo do Benfica. O não ataque ao Penta Campeonato, o fracasso na escolha de treinadores, as constantes campanhas europeias fracas e perda de prestígio europeu, a decadência da generalidade das modalidades principais do Benfica em termos desportivos, principalmente desde 2017, o roubo dos emails e toda a envolvente do mesmo... ainda hoje estamos a pagar o preço, 4 anos depois. No final deste mandato, percebeu-se que a era Vieira tinha chegado ao final, estava mais do que decrépita. Quem deveria ter percebido isso, infelizmente não quis perceber e perpetuou-se no poder com resultados péssimos para a imagem e reputação do clube

6º mandato, o mais curto da era Vieira e que nunca deveria ter existido sequer. No final, Vieira acaba por ser "forçado" a sair do cadeirão pelo sistema judicial e claramente chutado para fora do Benfica pela porta pequena e isto depois de ter gasto 100 milhões de euros na equipa de futebol e de ter recuperado Jorge Jesus, para acabarmos a época 20/21 a ganhar zero títulos. Pior do que isso, ficará para sempre com a imagem de ter sido o primeiro Presidente da história do Benfica a ser detido pelas autoridades em pleno exercício da presidência e por conta de acusações graves de ter lesado as finanças do clube em largos milhões de euros.


Concluindo... e começando pelos aspectos positivos: Vieira deixou um legado Patrimonial de relevo, com infra-estruturas de nível mundial e plataformas de comunicação com o Universo Benfiquista e valorização do nosso imenso Palmarés que até então não tínhamos com estas condições (Estádio, Centro de Estágio do Seixal, BTV |antes de ser VieiraTV|, Museu Cosme Damião...). Foi na sua era que  o Benfica se modernizou em vários departamentos e acompanhou a evolução dos tempos. Obteve vitórias desportivas relevantes a dado momento, embora nunca tenham tido uma verdadeira consistência e continuidade. Nunca se sentiu isso, a não ser ligeiramente no 4º mandato. Valorizou e muito o desporto feminino no clube que nunca teve tão forte e vencedor como nos dias que correm, entre outros méritos.

Em termos negativos, obviamente os constantes erros e tiros nos próprios pés em termos de gestão desportiva ao longo dos anos, seja a nível de contratações de jogadores, treinadores, timings de certas decisões cruciais para o futuro do clube, destruição de equipas vencedoras, falta de um projecto verdadeiramente credível e sustentável a nível desportivo, etc... As relações promiscuas com várias personagens dúbias e caquéticas do futebol português e não só, que só prejudicaram o Benfica (incluindo pactos da vergonha com presidentes rivais), as promessas constantemente falhadas e mentiras umas atrás das outras, esquemas para vender parte da SAD do Benfica a terceiros e pior do que isso... usar o clube para se escudar e pagar as dividas pessoais, metendo ao bolso o que não era dele. Esquemas para aldrabar os resultados das eleições, figurinhas patéticas em algumas AG´s... incluindo apertar o pescoço a um sócio do Benfica em plena AG e fazer ameaças à bancada, a guarda pretoriana sempre pronta a defendê-lo a qualquer custo, Pedros Guerras e companhia que passaram uma vida inteira a defender a imagem do Vieira ao invés de defender a imagem do Benfica... enfim e poderia continuar. Não me apetece ir buscar mais podres. 

Vieira foi importante na história do Benfica a dado momento e se não tivesse tão condicionado, obcecado e agarrado ao poder, facilmente poderia ter saído por uma porta mais digna em 2016, mas preferiu o oposto. Preferiu sair pela porta pequena com a imagem do aldrabão/gatuno/canalha que ultimamente roubou as finanças do clube e que só pensava em benefícios para proveito pessoal e de quem o rodeava nos últimos largos anos, deixando claramente os interesses desportivos do Benfica de lado.

Apesar de reconhecer que existiram vários aspectos positivos na sua era enquanto presidente do Benfica, o balanço a nível desportivo, nunca pode ser considerado positivo. Em 18 anos, ficámos aquém do que poderíamos ter ganho e nunca acordámos verdadeiramente o gigante adormecido.

O Vieirismo não se encerra com a saída de cena do Vieira, é bom que os Benfiquistas assimilem isto. A luta ainda é longa e vamos precisar de nos unirmos para vencer isto e fazer com que o Benfica volte a ser o Gigante que outrora já foi.

E agora sim... adeus e um queijo. Espero que cumpras o que disseste numa certa entrevista há uns tempos, que quando saísses do Benfica, nunca mais ias ver os jogos e nunca mais ias ligar ao Benfica. Ainda bem, nós Benfiquistas, só te queremos o mais longe possível do Benfica. Nunca mais voltes a pisar as instalações do clube, desaparece das nossas vistas de uma vez por todas.

Juvelacio

Já só faltam Pedro Guerra, José Marinho, Nuno Farinha, Rui Pedro Braz, Varandas Fernandes, José Eduardo Moniz, Pragal Colaço, Rogério Matias, Luís Lemos, Carlos Janela, Hugo Gil, António Bernardo, Valdemar Duarte, César Boaventura, Paulo Gonçalves, Fernando Seara, António Rola, António Pires Vicente, Júlio António, João Diogo, Pedro Valido, Ricardo Santos, Sérgio Berenguer, José Manuel Antunes, Calado, José Capristano, Diamantino...

Bryan.

És o MAIOR FILHO DA PUTA da história do Sport Lisboa e Benfica.

É preciso queimar todos os tentáculos nojentos que deixaste.

Kurt Cobain 10

#1072806
Citação de: Juvelacio em 16 de Julho de 2021, 02:45
Já só faltam Pedro Guerra, José Marinho, Nuno Farinha, Rui Pedro Braz, Varandas Fernandes, José Eduardo Moniz, Pragal Colaço, Rogério Matias, Luís Lemos, Carlos Janela, Hugo Gil, António Bernardo, Valdemar Duarte, César Boaventura, Paulo Gonçalves, Fernando Seara, António Rola, António Pires Vicente, Júlio António, João Diogo, Pedro Valido, Ricardo Santos, Sérgio Berenguer, José Manuel Antunes, Calado, José Capristano, Diamantino...
José Nuno Martins , João Gonçalves, João Martins , Hélder conduto , Carlos Louzeiro, Pedro Ferreira., Dso, Ricardo palacin, Miguel Moreira , Rui Costa...

Só tou a ver


immoreofadogperson

Acabo de ler as respostas à pergunta do SB, no Facebook, sobre o que acharam as pessoas sobre a presidência deste senhor. Obrigado ao fórum por ainda me fazer acreditar que vale a pena ser do Benfica. E não é pela instituição, que amarei sempre e independentemente de tudo. É porque não consigo partilhar militância com calhaus. Um retrato tristíssimo do que é o país.

Só tou a ver





Andris

#1072813
Nunca me deu tanto gozo meter as primeiras páginas dos desportivos.

Até custa acreditar que isto é verdade. No fórum já está no lugar onde pertence, só falta mesmo na realidade.

Só tou a ver

Citação de: RedVC em 15 de Julho de 2021, 20:19
Citação de: SLBCARLOS em 15 de Julho de 2021, 20:18
Falta a expulsão de sócio.  Isso tem que vir a seguir.


E a perda da Águia de Ouro.
Vendeu-a no Alibaba.