Época 2015/2016

Megaphone

Citação de: Theroux em 02 de Setembro de 2015, 11:47
Citação de: Eddie_ em 02 de Setembro de 2015, 10:45
Citação de: Megaphone em 01 de Setembro de 2015, 21:55
A CGD patrocina os nossos rivais em diversas modalidades e às nossas modalidades nem 1€?

Uma pergunta importante para se pôr à CGD.

A CGD tem o naming do CFC que representa muita massa. Imagino que eles estão mais ou menos equilibrados no que toca aos patrocínios, para não ferirem susceptibilidades, tal como acontecia com a PT.
também tem o naning de 1 bancada de alvalelade e so dragão caixa. Não me parece muito bem dividido

Theroux

Citação de: Megaphone em 02 de Setembro de 2015, 12:30
A CGD patrocina os nossos rivais em diversas modalidades e às nossas modalidades nem 1€?

A CGD tem o naming do CFC que representa muita massa. Imagino que eles estão mais ou menos equilibrados no que toca aos patrocínios, para não ferirem susceptibilidades, tal como acontecia com a PT.
também tem o naning de 1 bancada de alvalelade e so dragão caixa. Não me parece muito bem dividido

Isso não é bem naming. Naming é o que há na Luz e no CFC, eles não têm o nome na bancada logo recebem uma fracção desses valores.

Megaphone

Citação de: Theroux em 02 de Setembro de 2015, 12:33
Citação de: Megaphone em 02 de Setembro de 2015, 12:30

Isso não é bem naming. Naming é o que há na Luz e no CFC, eles não têm o nome na bancada logo recebem uma fracção desses valores.
a bancada nascente de alvalade chama-se bancada cgd. Por isso penso que seja mesmo naming

Theroux

Já arrancou a pré-época da equipa feminina.

Esta época vai tudo querer ganhar à melhor equipa da Europa, vai ser preciso estar alerta.

Nota também para a criação da equipa de sub-20 que é fundamental para o projecto de formação que já está em marcha.

pcssousa

Citação de: Theroux em 01 de Setembro de 2015, 13:06
Sabendo à partida que há imensa dificuldade em interessar as empresas "normais" pelas modalidades a meu ver o clube devia ser mais pró-activo para criar uma dinâmica nessa área.

Para mim um caso paradigmático são as equipas femininas. Parece-me claro que o clube devia apostar tudo num patrocinador transversal às três, e depois em patrocinadores secundários para cada uma. Ou então aliciar os patrocinadores do masculino para meterem também o nome no feminino.

Agora se fosse empresário e visse  as camisolas todas vermelhas pensava "então eu é que vou ser o tótó que vai enterrar dinheiro aqui? Se até agora ninguém esteve interessado..."

Parece que falta um bocado de engenho nesta questão, mas desconheço completamente que propostas receberam até hoje se é que receberam alguma.

Há uns anos alguns defendiam que o nome do Benfica era tão forte que "abafava" o dos patrocinadores. A melhor maneira de o contrariar seria o patrocinador entrar no naming da equipa como aconteceu com o basquete durante anos.

Obviamente que tudo o que escrevi é válido para as modalidades, ou seja, futebol aparte pois este chega a muito mais pessoas.

Tamarindus

Citação de: pcssousa em 02 de Setembro de 2015, 14:21
Sabendo à partida que há imensa dificuldade em interessar as empresas "normais" pelas modalidades a meu ver o clube devia ser mais pró-activo para criar uma dinâmica nessa área.

Para mim um caso paradigmático são as equipas femininas. Parece-me claro que o clube devia apostar tudo num patrocinador transversal às três, e depois em patrocinadores secundários para cada uma. Ou então aliciar os patrocinadores do masculino para meterem também o nome no feminino.

Agora se fosse empresário e visse  as camisolas todas vermelhas pensava "então eu é que vou ser o tótó que vai enterrar dinheiro aqui? Se até agora ninguém esteve interessado..."

Parece que falta um bocado de engenho nesta questão, mas desconheço completamente que propostas receberam até hoje se é que receberam alguma.

Há uns anos alguns defendiam que o nome do Benfica era tão forte que "abafava" o dos patrocinadores. A melhor maneira de o contrariar seria o patrocinador entrar no naming da equipa como aconteceu com o basquete durante anos.

Obviamente que tudo o que escrevi é válido para as modalidades, ou seja, futebol aparte pois este chega a muito mais pessoas.

Por acaso não acho piada nenhuma a por exemplo a nossa equipa de hóquei se chamar Benfica Fidelidade  :bah2:

JMMC_NORTENHO

Fidelidade?  Temos esse patrocinio?

Amigo das modalidades

é um excelente ponto, o que acabaste de fazer. o Barcelona, por exemplo, tambem so consegue bons patrocinios para as modalidades dessa forma, e este ano levou ao extremo:

todas as equipas (Basket, andebol, hoquei e futsal) vão ser FC Barcelona Lassa de seu nome (Lassa Tyres), pela módica quantia de 5,25 milhões por época (contrato de quatro épocas). É certo que andebol e basket têm orçamentos estratosféricos, e não sei quanto afecta a cada modalidade, mas é um bom exemplo.

Theroux

Esse negócio dá para ter uma ideia bastante clara da imensa dificuldade que há em Portugal para obter patrocinadores.

O Barça é de muito longe o maior clube europeu nos pavilhões, está inserido num mercado 5 vezes maior (só em população), e é seguido em todo o planeta.

Portanto se eles apenas conseguem 1.3M€/equipa dá para perceber que cá um quarto disso já deve ser fabuloso, um negócio das arábias. Mas parece-me praticamente impossível uma empresa portuguesa largar 1.65M€/época visto que todos os patrocínios juntos só rendem 2M€.

Essa Lassa até nem é muito grande em termos financeiros, é pouco maior que a Unicer. Pode ser que a avalanche de troféus ajude a abrir portas.

pcssousa

Citação de: Amigo das modalidades em 02 de Setembro de 2015, 20:26

é um excelente ponto, o que acabaste de fazer. o Barcelona, por exemplo, tambem so consegue bons patrocinios para as modalidades dessa forma, e este ano levou ao extremo:

todas as equipas (Basket, andebol, hoquei e futsal) vão ser FC Barcelona Lassa de seu nome (Lassa Tyres), pela módica quantia de 5,25 milhões por época (contrato de quatro épocas). É certo que andebol e basket têm orçamentos estratosféricos, e não sei quanto afecta a cada modalidade, mas é um bom exemplo.

Durante anos, fui-me habituando a ver o Benfica a ter dificuldades em arranjar patrocínios para as modalidades (aqui creio até que o primeiro patrocinador em camisolas do Benfica, futebol incluído, terá sido no basquetebol). O basquete até se ia safando com a FIAT, a alsa ou a Teka, mas os patrocínios nas outras modalidades eram pontuais. Aliás até final dos anos 80 tinhamos dificuldade em arranjar uma marca desportiva para os equipamentos, à excepção do basquetebol (sucessivamente adidas, converse, reebok, nike e finalmente a mesma que estivesse no futebol) e andebol (puma, adidas e finalmente a mesma estivesse presente no futebol).
O que fazia isto? Clubes com menos modalidades, alguns deles com apenas uma, como ABC, Oquei de Barcelos ou Estrelas da Avenida podiam ter forte poderio, apoiados em patrocinadores locais e/ou subsidios regionais/municipais. O ABC passou a liderar o andebol e a certa altura o Estrelas da Avenida oferecia um salário bem superior a Carlos Lisboa do que aquele que nós podiamos oferecer e o Oquei de Barcelos foi campeão europeu muito antes de nós.
No atletismo, o Maratona, com o forte apoio da FIAT, passou a liderar o meio fundo/fundo nacional.

Ao Benfica foi faltando talvez imaginação para contornar isto. Queriamos também investir, e fizemo-lo, mas o dinheiro não dava para tudo, e com a crise do clube, chegaram os subsídios (como chamavam aos salários) em atraso. Nas modalidades isso chegou a um estado calamitoso.

Claro que uma camisola do Benfica não pode ser vendida a qualquer preço. Mas claro que qualquer apoio tem que ser bem vindo.
Eu continuo a defender o naming se isso nos permitir ser ainda mais fortes.
O orçamento das modalidades, falou-se recentemente, andará pelos 7,5 M. 1.5 M seria muito, muito bom, 2 M excelente, parece-me.
Há ainda que entender que em Portugal, há ainda a considerar a "clubite" e aí entra o impacto negativo que patrocinar o Benfica pode ter nos adeptos de clubes rivais.
Estou por dentro de um antigo patrocínio da Smile-up que envolveu ainda apoio clínico para o clube e sei que o impacto para a marca foi muito positivo. Cabe também ao Benfica demonstrar isso a grandes marcas que poderão ter poderio financeiro para o fazer.
Cabe também a alguns de nós, sócios, que tenham algum poder de decisão dentro de algumas firmas, saber sugeri-lo.

pcssousa

Citação de: Theroux em 02 de Setembro de 2015, 21:13
Esse negócio dá para ter uma ideia bastante clara da imensa dificuldade que há em Portugal para obter patrocinadores.

O Barça é de muito longe o maior clube europeu nos pavilhões, está inserido num mercado 5 vezes maior (só em população), e é seguido em todo o planeta.

Portanto se eles apenas conseguem 1.3M€/equipa dá para perceber que cá um quarto disso já deve ser fabuloso, um negócio das arábias. Mas parece-me praticamente impossível uma empresa portuguesa largar 1.65M€/época visto que todos os patrocínios juntos só rendem 2M€.

Essa Lassa até nem é muito grande em termos financeiros, é pouco maior que a Unicer. Pode ser que a avalanche de troféus ajude a abrir portas.

São realidades diferentes e a visibilidade internacional é também diferente.
Um exemplo, há uns anos (agora não sei), o orçamento deles para o Basquetebol ultrapassava os 20 M, bem mais do dobro do nosso para todas as modalidades (e só nessa modalidade um prejuízo estimado de 16M). A equipa de Basquetebol participa regularmente na final4 da Euroliga, acompanhada em todo o Mundo, pelo que a visibilidade para uma marca é gigantesca. Na modalidade a seguir, em termos de visibilidade, o andebol, também são crónicos finalistas europeus.
Mas também passam por dificuldades, há poucos anos fecharam as portas de algumas secções como do baseball que até tinha alguns seguidores.

Cosmic

joao tavares

Citação de: Cosmic em 02 de Setembro de 2015, 23:11
Citação de: JMMC_NORTENHO em 02 de Setembro de 2015, 18:50
Fidelidade?  Temos esse patrocinio?

Dão o naming aos pavilhões :)
O Pavilhão n2 creio que não tem naming.
E as piscinas são EDP

Theroux

Citação de: pcssousa em 02 de Setembro de 2015, 22:08
Citação de: Theroux em 02 de Setembro de 2015, 21:13

São realidades diferentes e a visibilidade internacional é também diferente.
Um exemplo, há uns anos (agora não sei), o orçamento deles para o Basquetebol ultrapassava os 20 M, bem mais do dobro do nosso para todas as modalidades (e só nessa modalidade um prejuízo estimado de 16M). A equipa de Basquetebol participa regularmente na final4 da Euroliga, acompanhada em todo o Mundo, pelo que a visibilidade para uma marca é gigantesca. Na modalidade a seguir, em termos de visibilidade, o andebol, também são crónicos finalistas europeus.
Mas também passam por dificuldades, há poucos anos fecharam as portas de algumas secções como do baseball que até tinha alguns seguidores.

Daí ter dividido o valor por 4, pois assim já me parece minimamente realista, mas só minimamente.

Mas não podemos esperar que a casa se construa pelo telhado e que apareçam patrocinadores do ar. Voltando ao Barcelona, que é uma excelente referência, constatamos que foi só em 2015, após terem vencido imensos títulos europeus no pavilhão, que conseguiram esse patrocínio (que como se sabe para eles é uma gota no oceano). Passaram muitos anos a trabalhar a imagem das equipas antes de chegar a esse ponto.

Desconheço que estratégia comercial é usada no clube para atrair patrocinadores, mas o que sei é que a promoção das modalidades é má e não potencia ao máximo, nem de perto nem de longe, a dimensão que o clube tem. Para mim é aí que se tem de começar a construir a casa para mais à frente ter argumentos para convencer os patrocinadores que vale a pena juntarem-se ao clube.

Isso até já foi feito no clube, só que foi no futebol. Fez-se um trabalho fantástico na promoção do CFC a tal ponto que a Emirates nem esperou antes de meter o nome. E nem sequer tínhamos qualquer tipo de reputação a esse nível, começaram do 0.

As modalidades têm que ser vistas de forma global em todas as áreas, porque se potenciam umas às outras. Com uma estratégia de promoção pensada a fundo acredito que os patrocinadores ficariam muito mais inclinados a largar dinheiro, porque um dos principais critérios que utilizam é a visibilidade, e neste momento pouco contribuímos para a aumentar.

pcssousa

A visibilidade das modalidades foi perdida há muitos anos com o monopólio Sportv.
Óbvio que partindo de um cenário em existiam apenas 2 canais de televisão e num deles davam hóquei, basquete, andebol e volei, estes passaram a ter uma exposição gigantesca. Arrisco que mais de metade da população portuguesa reconhecia Lisboa ou Luís Ferreira.
Acaba-se num cenário em que não passam jogos das modalidades em sinal aberto, à excepção actual do futsal e em certas alturas nem isso.

O advento da sportv nos moldes que acabou por adoptar foi gravemente lesivo para o desporto nacional. Lembro-me de quererem transmitir jogos de borla (assinaram, por exemplo, a dada altura um contrato com a FPA para o fazerem) e perante o protesto dos clubes, argumentarem que ainda deviam cobrar para transmitir os jogos pois a transmissão de um jogo saía muito cara e os clubes é que lucravam com a exposição. Enfim... Fizeram-no com Vale e Azevedo e ele suspendeu o andebol sénior no Benfica.