Rui Vitória

Treinador, 54 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2015-2019), 184 jogos (125 vitórias, 28 empates, 31 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2), Taça da Liga (1)

JustMe

Citação de: Cosmic em 21 de Agosto de 2018, 23:45
Não há um canto, lançamento, livre que cause perigo. É confrangedor ver isto!

"Atenção, livre perigoso para o Benfica!"

Eu juro que me escangalho a rir.

BovinoSLB

Citação de: HoMiCiDaL em 21 de Agosto de 2018, 23:34
toda a gente à minha volta nas bancadas a comentar que o Benfica tinha perdido o controle do jogo desde os 60 minutos e o Benfica se estava a pôr a jeito para sofrer um golo, só o Professor não viu.
Cena infelizmente muito comum no nosso estádio.

2fenix2die

Citação de: nightcrowler em 21 de Agosto de 2018, 00:19
Citação de: 2fenix2die em 20 de Agosto de 2018, 23:22
Citação de: aguia1 em 20 de Agosto de 2018, 19:57
Citação de: nightcrowler em 20 de Agosto de 2018, 17:19
acho inacreditável a extrema polarização que existe por aqui em relação a, basicamente, todos os treinadores.
o RV é, para muita gente aqui, o pior treinador da primeira liga. o Marco Silva é a reencarnação do Erickson de 1980. o Paulo Fonseca depende dos dias. o Leonardo Jardim a créme de la créme. o Abel agora é pouco menos que um jumento de blazer. etc etc etc etc.


há um ditado muito interessante que diz "cada razão tem a sua sazão". e um treinador, por melhor ou pior que seja, em determinado contexto, pode ser melhor ou pior do que a sua valia intrínseca, e que é a capacidade de adaptação que, muitas vezes, leva a coisa avante. como diz e bem Darwin, sobrevivem não os mais fortes, mas os que têm maior capacidade de adaptação.

pegando em alguns exemplos:
i) o Chelsea nos últimos 15 anos, teve orçamentos faraónicos, comprando jogadores como Robben, Cech, Drogba, Ballack, Shevchenko, Fabregas, David Luiz, Matic, Alonso, Lampard, Courtois, etc etc etc. teve treinador que já foram campeões europeus mais do que uma vez, com Ancelotti e Mourinho à cabeça, mas ainda Ranieri (que foi campeão no Leicester), Hiddink, Conte, etc etc etc. e contudo, a única vez que foram campeões europeus foi com o Di Matteo, um treinador que eu nem quereria no Benfica B. e não podem dizer que foi sorte. se há alguém que tem mérito é mesmo o Chelsea de Di Matteo, que vira a eliminatória com o Napoles, que elimina o super Barcelona de Guardiola (ganha em casa e empata em nou camp) e vai ganhar o título a casa do Bayern jogando contra a equipa da casa, e depois de estar a perder. isto é uma tempestade perfeita e o homem ganha tudo. tudo. não tem mérito? que se pode dizer disto?

ii) o meu treinador português preferido, ao nível de jogo, é destacadamente o Paulo Fonseca. continuo a achar inverosímil conseguir deixar o Paços de Ferreira em terceiro lugar, só com derrotas com Benfica e Porto, mas a jogar futebol de equipa muito grande. e o que conseguiu depois disso no Braga e Shaktar, mostram que é claramente um treinador que será muito grande. contudo, isso não o impediu de, a treinar um Porto que vinha de um tricampeonato, com uma super equipa (o pessoal fala do Licé e Josúe, mas vão ver a equipa titular, com Lucho, Quintero, Danilo, Mangala, Fernando, Otamendi, Alex Sandro, Jackson MArtinez, Iturbe, HErrera, Reyes) e foi um desastre. um verdadeiro desastre. isso quer dizer o quê sobre o Paulo Fonseca? que é miserável? não me parece.

iii) outro caso curioso é o Leonardo JArdim. o homem fez um trabalho impressionante no Sporting, tendo em conta o orçamento, pese embora o futebol ser macabro de tão mau, mas foi pragmático (algo que valorizo bastante). e ele no Mónaco, na primeira época esteve normal, fica em terceiro no campeonato e tem uma participação patética na liga europa (6 jogos 1 vitória...ao nível do Quique no Benfica), e quando era considerado como o pai do futebol mais chato da europa.
no ano seguinte faz uma época assombrosa, extraordinária, conseguindo um improvável campeonato e uma liga dos campeões que rendeu uma fortuna em vendas posteriores. 5 estrelas. um futebol espetacular, vibrante, todos aqui vimos e era efectivamente qualquer coisa.
no ano seguinte, e sendo certo que vendeu muitos jogadores (faz lembrar todas as épocas do Benfica), sendo cabeça de série na liga dos campeões, conseguiu fazer 2 pontos em 6 jogos... último lugar do grupo, onde se incluem um 0-3 e um 2-5 contra o Porto (Porto esse que, segundo o pessoal do fórum, não é mais do que um Guimarães com um equipamento de azul). isto diz o quê a respeito do Jardim? sendo certo que venderam muitos jogadores, continuavam a ter uma equipa bem forte para a realidade deles. JOvetic, Falcao, LEmar, Rony Lopes, Fabinho, Moutinho, Tielemans... portanto, o que se pode concluir daqui? o JArdim é bom ou mau? ou simplesmente bipolar?

vi) quanto ao Rui Vitória, certamente que não será alguém que vá mudar o futebol na próxima década. mas está longe, muito longe, de ser um bananas ou medíocre. e a carreira dele ao longo deste tempo tem sido o reflexo disso.
nestes anos todos nunca foi despedido, levou o Paços de Ferreira a uma final da taça da liga, aguentou 4 anos em Guimarães num cenário bastante conturbado financeiramente, onde deixou o maior troféu da história do clube. e no Benfica em 3 anos tem 2 campeonatos. comparar o Rui Vitória e o futebol dele com o do Koeman ou com o do Quique deveria dar cadeia, simplesmente ou são muito novos ou são inconscientes.
tem contudo algo que parece ser transversal: uma enorme facilidade em apostar em miudos (Pizzi ainda no Paços, Ricardo Pereira, Tiago Rodrigues, Paulo Oliveira no Guimarães, Renato, Guedes, Gedson, Lindelof no Benfica), e, de onde sai, deixa sempre uma boa imagem. sempre. alguém educado e que não cospe no prato onde comeu. valorizo.


portanto, o unico intuito deste post é mesmo deixar claro que, não é o melhor, e muito menos será o pior. e que os bons treinadores muitas vezes têm maus resultados e más épocas (o Mourinho conseguiu ser eliminado pelo Halmstad a treinar o Benfica; o Heynckes levou 7 a treinar o Benfica; o Guardiola teve nas mãos o Ibrahimovic e não conseguiu rentabilizar nada de nada do sueco; o JJ quis fazer do Bernardo lateral esquerdo; etc etc etc etc etc etc etc etc). espero que o ano passado tenha sido uma má época, e que este ano o Benfica volte a ganhar tudo internamente, pelo menos neste momento, em termos de futebol, parece-me estar um passo à frente dos outros.
Certamente o melhor post que já li neste tópico.

Pois o problema é que uma grande parte das coisas escritas não estão correctas!


Chuta aí, sem medo. Estou cá para discutir na boa. Se me enganei em algo, agradeço a correção

Então é assim, no que diz respeito ao Paulo Fonseca quando chegou ao Porto "apenas" perdeu Hulk, James Rodriguez e João Moutinho isto no inicio, e em Janeiro Otamendi e Lucho que era só o jogador mais importante no balneario, foram "só" 5 titulares dos mais importantes que foram substituidos pelo calibre dos Licas ,Josue e companhia. Por isso o plantel em comparação com o ano anterior nada tinha a ver.Mesmo assim ganhou a supertaça e acho que chegou a ter 5 pontos de avanço, antes de as coisas começarem a correr mal, porque como ele proprio disse que ainda não estaria preparado para lidar com toda a pressão e para lidar com um balneario bastante descontente pois varios jogadores do Porto queriam ter saído, dar o salto, alias nem me lembro do Porto em Janeiro alguma vez ter deixado sair um jogador fundamental como era o Otamendi e depois o Lucho.
Depois ao contrario de quase todos os treinadores o Paulo Fonseca teve a coragem de sair de um clube grande e voltar novamente a um clube muito pequeno como o Paços, onde novamente teve sucesso e indo depois para o Braga onde conseguiu ter sucesso e ganhar uma taça. No Shaktar é bicampeao tendo na ultima epoca feito uma champions league fantastica, sendo considerado o Shaktar das melhores equipas da epoca passada em termos da qualidade do seu futebol.

Quanto ao Jardim, no ano em que foi para o Monaco, foi no ano em que o presidente deixou de investir os milhoes , alias o proprio Jardim disse que pensava que ia ter camarão e no fim teve sardinha, que o projecto ia ser completamente diferente. Quando lá chegou o James foi logo vendido e o Falcão emprestado.Nessa primeira epoca entraram 28 jogadores e sairam 26 jogadores com um lucro de 50 milhoes, por isso numa primeira epoca em que se chega a pais novo, em que tem que se construir uma equipa, perder os melhores jogadores ficar em terceiro com um lucro de 50 milhoes é magnifico.
Depois quando falas na epoca a seguir a ser campeao que foi fraca só te vou dizer os jogadores que perdeu para teres a noção (Mendy-City,B.Silva-City, Bakayoko-Chelsea,Guido Carrillo-Southampton,Germain-Marselha,Allain Saint-Maximin-Nice,Mbape-PSG) e ainda mais alguns , mas só nestes, tens 6 titulares que renderam mais de 300 milhoes!! Por isso a ultima epoca foi novamente uma epoca em que teve que começar tudo de novo, em que perdeu 70% da equipa titular,por isso ficar novamente em segundo é mais um milagre do Jardim, e para esta epoca já perdeu (Lemar,Fabinho e Kongolo) por isso novamente ele vai ter que inventar soluções.
O Jardim desde que chegou ao Monaco eles já venderam mais de 800 milhões, por isso o trabalho dele não é mais de um milagre.

Quando referiste que o Guardiola que não conseguiu tirar o melhor do Zlatan toda a gente sabe que o problema não esteve nem na qualidade do trabalho do treinador, nem na qualidade do jogador, mas sim em problemas pessoais entre os dois que nada têm a ver com futebol.
Mesmo assim o Zlatan em 29 jogos marcou 16 golos!

Depois querer achar uma comparação entre o RV e um treinador que ganhou 2 champions, 4 campeonatos na Alemanha como o Heynckes, porque no tempo em que esteve no Benfica, em que o Benfica era uma desgraça a todos os niveis, falar de um jogo porque perdeu 7 com o Celta de Vigo que na altura tinha uma equipa fantastica (Mostovoi,Karpin,MAKELELE,Gustavo Lopez,JuanFran,Benni McCarty,Celades) e o Benfica do Heynckes tinha (Calado,Andrade,Rojas,Paulo Madeira,Chano,Tote,Tahar,Okonuwo,etc), é não ter noção da realidade.

O RV é mediocre, o seu futebol em todas as equipas que passou é mediocre, é futebol de equipa pequena, porque ele é um treinador de equipa pequena, que foi parar ao Benfica não pela qualidade do futebol que as suas equipas demonstraram, mas porque têm o perfil de "yesman" que a direção pretendia.
É o gajo porreiro, que não faz ondas, que se lhe dizem para colocar a titular na Champions contra o Man.United um miudo (Diogo Gonçalves) que nem sequer era convocado para o campeonato, ele coloca na boa.
Alias como comprovam os numeros o Diogo Gonçalves têm quase o mesmo numero de minutos jogados na Champions como em todo o campeonato!! quando no banco tinha jogadores, como Cervi, Zivkovic e Rafa.

A prova é que os treinadores quando têm qualidade não precisam de ser campeoes para o demonstrarem. O Marco Silva treina um equipa do top 10 na Premier League, o Paulo Fonseca esta no Shaktar e o Jardim no Monaco.

Enquanto os bicampeoes como o RV ou Vitor Pereira ( que é bem melhor que o RV) ninguem os quer, a não ser nas Arabias ou na China.

RVS

Citação de: Fernando Chalana em 21 de Agosto de 2018, 23:44

Haters do RV, não façam já a festa.
Eu não sou um hater do RV. Nunca o ofendi, não ando a desejar o seu mal mas caralho não sou cego. Lá pq tenho respeito por ele e não ando a escrever Pam Pam, chouriços e águas não quer dizer que não tenha olhos na cara. Eu quero que o Benfica ganhe com ou sem RV mas que ele esgotou a sua estadia disso não ha dúvida.

Godescalco

O resultado é penalizador?

É.

Criámos oportunidades suficientes para vencer?

Sim.

Já estamos eliminados?

Não.

Agora, é preciso muito mais para termos um Benfica como deve ser e condizente com as expectativas da massa associativa. Um Benfica que em 2018 seja mais efectiva e claramente mais forte do que o Benfica de 2008. É nisso que o presidente e as pessoas da SAD devem reflectir a sério.

Iron Mask

Citação de: Fernando Chalana em 21 de Agosto de 2018, 23:44

Haters do RV, não façam já a festa.

Para haver festas tem que haver gravetos. Nem todos temos avenças.

Hoje apareceste num flashback da SportTV

J_PN

Citação de: JPSilva em 21 de Agosto de 2018, 23:44
Citação de: J_PN em 21 de Agosto de 2018, 23:43
Agora vai ter que mostrar ter colhões para fazer aquilo que ainda não fez no Benfica: entrar a jogar para ganhar num campo adverso.

Isso já ele fez muita vez. E até começou a ganhar os jogos sempre, só que nunca os ganhou no fim.

Nunca esteve nesta situação de vida ou morte. O máximo que aconteceu foi o ano passado em Alvalade, mas aí ainda havia a última jornada.

andoaleme

Citação de: Il trattore em 21 de Agosto de 2018, 23:42
Já não tenho palavras para tanta incompetência, no estádio a dor de ver esta equipa jogar ainda é maior, não consigo criticar os jogadores pois há qualidade, ver esta nulidade de treinador não aguento mais. Não há fio de jogo, não há uma bola parada, não há nada..só rasgos individuais. És das coisas mais burras a ler o jogo, nem no distritalão se vê destreinadores como tu, fdx. Que vás com o crl rápido
O ambiente na Luz é amorfo, tal o descrédito.

O pessoal observa que estamos no inicio de época e a equipa aos 60 apresenta já grande desgaste físico, rotatividade não existe e o aproveitamento da qualidade diferenciada existente no plantel é débil.

kramxel²

1-0, canto a favor do Benfica, 43M€ em jogo, Paok deixa 2 jogadores na frente, Benfica só tinha o Almeida na cobertura.

Que mais é preciso fazer para ser despedido?

Slipknot_BMC

Meter o Almeida a bater livres é tão inteligente como ter um granada na mão e tirar a cavilha para ver o que acontece

bSY


Playah

Almeida a bater livres, Seferovic a extremo... isto é todo um nivel de incompetência que nunca pensei voltar a ver no Benfica, mas cá estamos.

franciscoafonso

As críticas ao Ferreyra li eu muito ao Cardozo com o Quique. Tanta vez. E um gajo aqui a passar por parvo a dizer que ele não era mau. Mas pronto, siga para bingo. Para o ano, espero eu que antes disso, talvez se possa respirar.

Agora, ninguém vale nada.

Zlatan

Cabeça fria na Grécia. Temos equipa para ainda resolver isto.