Rui Vitória

Treinador, 54 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2015-2019), 184 jogos (125 vitórias, 28 empates, 31 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2), Taça da Liga (1)

2fenix2die

Citação de: Benfiquista Crítico em 06 de Outubro de 2018, 00:05
in https://www.facebook.com/obenfiquistacritico/posts/1007087376140965/

Quanto custa um bom treinador?

Ontem escrevi sobre o facto de ser errado usar a nacionalidade como critério de exclusão na escolha de um treinador. Hoje foco-me na questão financeira, e o meu ponto de vista é fácil de explicar. Acho que, no que toca a treinadores, podemos e devemos ambicionar o melhor. Obviamente que há treinadores que recebem salários incomportáveis ao nosso clube, mas sou da opinião que salários abaixo dos 5/6 milhões de euros ao ano são salários que o clube poderia praticar, e isso poderia chegar para convencer muitos bons treinadores.

São várias as razões que me levam a pensar assim. A principal é de que um bom treinador paga estes milhões com bom futebol. É certo que não é caso inédito vermos futebol essencialmente pragmático a ganhar campeonatos. Porém, geralmente, isso deve-se a uma de duas coisas: 1) demérito dos adversários ou 2) plantel com imensa qualidade. Ao invés, o bom futebol geralmente aproxima as equipas da vitória, o que, lá está, paga o investimento. Há ainda uma segunda razão, menos importante mas igualmente válida, que é o facto de um bom treinador conseguir galvanizar equipa e adeptos em prol de um objectivo comum bem mais facilmente que um treinador menos bom. Há uns dias, escrevi que era da opinião que um ambiente apático na bancada era consequência do mau futebol e do descrédito na equipa. Porém, o raciocínio inverso aplica-se.

Obviamente, não quero com isto dizer que a filosofia na escolha do treinador deva ser uma ode ao despesismo. Longe disso. Acho, porém, que podemos ambicionar ter grandes treinadores que custem alguns milhões, não nos limitando a treinadores mais fracos só por serem baratos. Por exemplo, estes 6 milhões de euros, de acordo com alguma imprensa, chegam para o Chelsea pagar Maurizio Sarri durante um ano. Estou curioso para saber quanto custará Nagelsmann ao Leipzig, mas se tivesse que arriscar, diria que o salário anual rondará estes valores. E o que são 5/6 milhões de euros? É muito dinheiro, mas se pusermos em perspectiva, é uma contratação a menos no mercado de verão.

Portanto, saibamos ser um pouco mais ambiciosos. Tal como num passado recente fomos capazes de convencer senhores do futebol como Trapattoni ou Ronald Koeman a liderar os nossos destinos (embora eu confesse que não sou fã do futebol de nenhum dos dois), acho que podemos tentar convencer outros grandes treinadores que, não sendo baratos, não recebem salários estratosféricos. Afinal de contas, somos um clube enorme, não precisamos de ficar no nosso cantinho e sujeitarmo-nos a um português qualquer que esteja disponível só porque é barato e parece chegar.
Amigo aqui o problema não é dinheiro que eles custam, o problema é que este tipo de treinadores não são permeáveis à vontade de quem manda, não vão colocar este ou aquele a jogar porque a direção assim pretende pois cheira a transferência e comissão!!
Este tipo de treinadores têm um nome, uma reputação a manter, não aceitavam jogar sem guarda redes como na época passada, ou ter um Filipe Augusto no plantel a jogar só porque é jogador do amigo Mendes, este tipo de treinadores vão sempre privilegiar à parte desportiva.
O RV só foi contratado e está no Benfica por ser esse tipo de treinador porreiro que está ali para ajudar quem manda para não fazer ondas, para comer e calar mesmo que isso prejudique e muito a parte desportiva. Não foi pelo trabalho demonstrado ou por aquilo que as suas equipas produziam dentro do terreno de jogo que ele alguma vez demonstrou ter categoria para treinar o Benfica.

Por isso enquanto os objectivos principais de quem manda forem outros que não os desportivos nunca poderemos pensar em ter outro tipo de treinadores que não RV'S ou outros como ele!

Ramdown

Ohhh Rui o Chaves perdeu com o Santa Clara..... portanto pensa.... mas, não no que deves pensar.... com o Santa Clara vai ser BOLA outra vez, BOLA!!!!!

demite-te sff

Pevides

Vai que é tua ... Acredito na temática do " um relógio avariado está certo duas vezes por dia!"

fabioLupi

Não conseguiu ter o Jonas e o Castillo a 100 por cento para este jogo. Tem um seferovic. Rir para não chorar.

+1benfiquista

Podiam era fazer como o Man Utd e manda-lo embora independentemente do resultado. É a paragem para as seleções antes da fase mais complicada com champs, taças e campeonato. No caso improvável de vir a ganhar o clássico, os problemas continuarão todos lá...

Eoburrosoueu

Como está a fraldinha stôr? Já bem carregadinha?

bugpaul2000

Mercurio_10

Vai ser à 20ª vez?

Cansado deste medíocre. Infelizmente amanhã vamos ver mais arroz e ele vai continuar.

diego040675

Citação de: bugpaul2000 em 06 de Outubro de 2018, 11:03
06/10/2018 - RUA
nessa data já há muito que devia ter ido para o olho da rua

MiguelBenfica

Vai arriscar e vai colocar um libero em campo.

Mercurio_10

Na equipa B está a jogar um central bem melhor que o Lema, mas sim senhor boa opção, é viver com ela. O importante é sermos felizes e darmos as mãos.

Red Bullet

N há nada a fazer, n sabe mais do que isto. Como disseram até um relógio parado acerta nas horas 2x por dia, pode ganhar o jogo mas eu simplesmente n acredito nisso nem nele. A ultima réstia de esperança foi-se no jogo contra as osgas.

MrCobb

Citação de: +1benfiquista em 06 de Outubro de 2018, 10:04
Podiam era fazer como o Man Utd e manda-lo embora independentemente do resultado. É a paragem para as seleções antes da fase mais complicada com champs, taças e campeonato. No caso improvável de vir a ganhar o clássico, os problemas continuarão todos lá...
Ou como o Bayern no ano passado.

Red Bullet

Esqueçam lá o despachar do rui. N vai acontecer, toooooodos o sabemos. Até pode levar 0-5 amanhã q o lugar continua a ser dele

miniMilk

O porto dos maregas tem muito mais futebol que nós. O que quer dizer muito, porque é.. o porto dos maregas.
Enfim. Que o teu paio apareça amanhã. Não espero uma vitória de outra forma.