Rui Vitória

Treinador, 54 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2015-2019), 184 jogos (125 vitórias, 28 empates, 31 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2), Taça da Liga (1)

crls

O terreno de jogo é o campo de batalha. Cada partida, um duelo onde aquele que comete menos erros vencerá. Como se monta uma estratégia para vencer? Qual a táctica que permitirá derrotar o inimigo? Como se colocam as peças em campo para assegurar a vitória? Qual a atitude do comandante perante as adversidades? Como se eleva a moral das tropas? Qual é a verdadeira liderança?Em "A Arte da Guerra Para Treinadores", Rui Vitória fornece pistas para levar a sua equipa ao triunfo. Da formação de uma equipa, à disputa de uma grande final, passando pelas etapas do treino e pela gestão do jogo, "A Arte de Guerra Para Treinadores" é um manual de estratégia aplicado ao desporto. Conhecendo-se a si próprio como ao inimigo, o comandante levará a sua equipa até à glória, baseando-se na sabedoria, na coragem e no rigor.

The_Riggs

Citação de: crls em 25 de Agosto de 2015, 05:10
Pode ser que a entrevista faça parte da arte da guerra para os adversários pensarem que é um tolinho que por aqui anda.

Se calhar foi cuidadosamente estudada por ele.

:D

Não pode ser...

http://www.maisfutebol.iol.pt/liga/transferencias/rui-vitoria-e-a-formacao-do-benfica-nao-sou-tolinho

Ele já avisou que não é tolinho.

crls

Citação de: cmartins17 em 25 de Agosto de 2015, 05:13
Citação de: crls em 25 de Agosto de 2015, 05:10
Pode ser que a entrevista faça parte da arte da guerra para os adversários pensarem que é um tolinho que por aqui anda.

Se calhar foi cuidadosamente estudada por ele.

:D

Não pode ser...

http://www.maisfutebol.iol.pt/liga/transferencias/rui-vitoria-e-a-formacao-do-benfica-nao-sou-tolinho

Ele já avisou que não é tolinho.


mmm

Isto é tudo uma estratégia dele... faz aquela entrevista, o pessoal fica lolz que tolito que aqui anda, depois ele diz que não é tolo para o pessoal pensar que é mesmo tolo.

Se for isto, e andarmos a jogar mal de propósito para os adversários baixarem a guarda, é de génio. E acredito que seja isto que está a acontecer. Passou-me o filme todo pela cabeça.

O JJ nem o lolpetegui nem em mil anos vão perceber a jogada.

L0W

Citação de: cmartins17 em 25 de Agosto de 2015, 05:08
Citação de: L0W em 25 de Agosto de 2015, 05:05
Citação de: CasalGarcia1904 em 25 de Agosto de 2015, 04:48
Citação de: Shoky em 25 de Agosto de 2015, 04:43
Citação de: CasalGarcia1904 em 25 de Agosto de 2015, 04:41
Este tópico é simplesmente repugnante. Os comentários são de uma mesquinhez, uma má vontade, um sentimento negativista simplesmente incrível!

No fim de semana vão ser dezenas as chapadas de luva branca que serão dadas.

Por ganharmos ao último em casa.
Deus queira que sim...mas vão ser dezenas de chapadas de luvas brancas por ganharmos ao último em casa?

"Qui sa foda..."

Citação de: Gottschalk em 25 de Agosto de 2015, 04:44
Citação de: CasalGarcia1904 em 25 de Agosto de 2015, 04:41
Este tópico é simplesmente repugnante. Os comentários são de uma mesquinhez, uma má vontade, um sentimento negativista simplesmente incrível!

No fim de semana vão ser dezenas as chapadas de luva branca que serão dadas.

Não sei se vão ser dadas, mas gosto de pensar que sim.

Citação de: L0W em 25 de Agosto de 2015, 04:44
Citação de: CasalGarcia1904 em 25 de Agosto de 2015, 04:41
Este tópico é simplesmente repugnante. Os comentários são de uma mesquinhez, uma má vontade, um sentimento negativista simplesmente incrível!

No fim de semana vão ser dezenas as chapadas de luva branca que serão dadas.
Negativista? Eu e mais uns quantos pelos vistos temos rido bastante até, depois quando for para a cama tenho tempo para chorar com a situação.


Eu sei lá. [Silêncio]


Sábado a gente vai falar. Tenho a certeza que muitos de vocês até vão engolir a seco a vitória de sábado, porque vão ser obrigados a dar-me razão.

E não é só pela vitória. É pelos 3 pontos, pelos golos, pelo espetáculo. Podem apontar meus caros.
Espero que isso aconteca sábado e nas restantes jornadas. Embora não tenha muita fé, talvez até acredite nisso, eu sei lá [silêncio]

Nem sei que faço à minha vida se o Benfica ganhar e dar espetáculo.

Talvez continue a esmiuçar estas entrevistas. Ou talvez não...
Definitivamente vou continuar. porque fazíamos isso com o JJ e também dava para rir.
O problema é o treinador, não as entrevistas.
O mais provável será mesmo ganharmos. Com espetáculo duvido muito. A não ser que o critério para espetáculo tenha descido ao nivel do jogo com o estoril.

Perth

Rui Vitoria raramente se engana e nunca tem duvidas. Pelo menos ele acha que nao, ou se calhar nem sabe bem. So o futuro dira, ou nao.

Esbutenado

Citação de: cmartins17 em 25 de Agosto de 2015, 04:21
O Benfica tinha perdido o campeonato e a Liga Europa...
Nas semanas que antecederam a final havia as duas correntes do costume: se o Benfica ganhasse o campeonato e a Liga Europa, ia relaxar no Jamor, e isso seria bom para nós; se o Benfica perdesse tudo, iria querer vingar-se no Jamor, e isso seria mau para nós. Eu preferia que o Benfica fosse derrotado, porque não acredito muito na história das vinganças; acho que uma equipa grande fica sempre mais frágil se perder grandes competições, ainda por cima consecutivas. O que eu transmiti aos meus jogadores foi isto: "Ou matamos ou morremos." Tinha de aproveitar a fragilidade emocional e física do Benfica. "Vamos entrar com tudo." Fiz um powerpoint com seis cenários, e num deles abordámos a derrota. Fui o mais transparente possível, porque sofrer um golo do Benfica é normal. E isso aconteceu, num ressalto do Gaitán. E pensámos: "Eh, pá, o Benfica podia ter feito um golinho de jeito, mas, assim, com a bola a bater no pé do Gaitán... Parece que nos querem mandar mais para baixo." [risos] Ao intervalo, senti os jogadores perdidos. Disse-lhes: "Isto está dentro dos planos. Vocês sofreram um golo e não se desuniram. Continuem da mesma forma, que o Benfica pode fraquejar fisicamente." Fomos felizes.





Enfim.

Nem sei para que fui ler isto.
À primeira vez que li, não parecia tão mau.

:rir: :rir: :rir:

Pensei exactamente o mesmo

crls

"Com seu caráter sentencioso, Sun Tzu forja a figura de um general super-homem cujas qualidades são o segredo, a dissimulação, a astúcia e a surpresa. Esse general deve evitar cinco defeitos básicos: a precipitação, a hesitação, a irascibilidade, a preocupação com as aparências e a excessiva complacência. Para vencer, deve conhecer perfeitamente a terra (a geografia, o terreno) e os homens (tanto a si mesmo quanto o inimigo). O resto é uma questão de cálculo. Eis a arte da guerra". (CASSAL, 2009, p. 9).


"Entendo por comando a equidade, o amor pelos subordinados e pela humanidade e pela humanidade em geral. O conhecimento de todos os recursos, a coragem, a determinação e o rigor são as qualidades que devem caracterizar aquele que investe a dignidade de general. São virtudes necessárias que devemos adquirir a qualquer preço. Somente elas podem tornar-nos aptos a marchar dignamente à frente dos outros". (TZU, 2009, p. 20).


Sun Tzu diz que diante de um inimigo mais forte, nunca o ataque direto, ao invés disso dissimule, engane-o, disperse suas forças, esconda sua fraqueza, faça o inimigo crer que és mais fraco que aparenta ser, e assim o ego dele se tornará uma ameça para ele próprio. Deve-se manter as tropas sempre de prontidão e em movimento, ainda mais se estando em território inimigo, pois o descanso poderá ser o último que terás.

"Toda campanha militar repousa na dissimulação. Finge desordem. Jamais deixes de oferecer um engodo ao inimigo, para ludibriá-lo. Simula inferioridade para encorajar sua arrogância. Atiça sua raiva para melhor mergulhá-lo na confusão. Sua cobiça o arremeterá contra ti e, então, ele se estilhaçará". (TZU, 2009, p. 23-24).


Sun Tzu é pertinente em dizer que o general sempre deve calcular as possibilidades constantemente, pois na guerra as probabilidades mudam toda a hora, logo, o general astuto deve está a par do pior que possa vim acontecer e das vantagens que convenham aparecer. A raiva e a impaciência são inimigos terríveis na hora do conflito e na estratégia; pois a raiva traz força, mas também traz a "cegueira", nesse caso, é melhor estimar a coragem do que a fúria.

Sun Tzu é categórico em dizer que deve-se atacar a estratégia do inimigo e por-la abaixo. Sem estratégia e sem tática, a desordem e o desespero imperarão, nesse momento de conflitos, deve-se aproveitar para atacar o inimigo. A espionagem é um dos meios para se descobrir os segredos do inimigo. Sobre isso Tzu dedica um capítulo específico, o capítulo treze.

"Conhece teu inimigo e conhece-te a ti mesmo; se tiveres cem combates a travar; cem vezes será vitorioso. Se ignoras teu inimigo e conheces a ti mesmo, tuas chances de perder e de ganhar serão idênticas. Se ignoras ao mesmo tempo teu inimigo e a ti mesmo, só contarás teus combates por tuas derrotas". (TZU, 2009, p. 38).

http://seguindopassoshistoria.blogspot.pt/2012/12/sun-tzu-e-arte-da-guerra.html

Korczak

Citação de: Gottschalk em 25 de Agosto de 2015, 04:38
O Jorge depois do final do jogo em Coimbra contra o Marítimo ainda marcou um treino.

O homem ainda queria dar um treino APÓS A ÉPOCA JÁ TER OFICIALMENTE ACABADO!

Foi preciso o Luisão demovê-lo dessa ideia porque os jogadores já tinham passagens marcadas e tudo. E isto quando a sua continuidade no Benfica já era mais do que duvidosa. Ainda assim só pensava em treinar, na sua profissão, na adrenalina da competição.

Disto passámos para a hora e meia do treino talvez não ser o mais importante.

Talvez. Não se chega a saber se é ou não é.

A mim, essa DIFERENÇA de TRABALHO, diz muito de JJ e RV, enquanto TREINADORES!!

Godescalco

"Só sei que nada sei" é o famoso paradoxo socrático.

"Talvez saiba que nada sei. Ou talvez não saiba que nada sei. Mas gosto de pensar que sim."

Este é o nosso paradoxo agora.

Esbutenado

Citação de: CasalGarcia1904 em 25 de Agosto de 2015, 04:41
Este tópico é simplesmente repugnante. Os comentários são de uma mesquinhez, uma má vontade, um sentimento negativista simplesmente incrível!

No fim de semana vão ser dezenas as chapadas de luva branca que serão dadas.

Se não gostas, põe de lado.
E vê lá essa história das chapadas de luva branca, porque a forma com que andamos a jogar não inspira lá muita confiança.

crls

Acho mesmo agora que é tudo uma táctica para deixar os inimigos poisarem.
A entrevista e tudo e o fingir a desordem, e dizer à equipa para não jogar nada - para os adversários ficarem todos confiantes e depois PUUUM golpe fatal e ganhamos.

É ler o resumo do livro da arte da guerra e tal. Tudo faz sentido agora.

Katsumoto

Mister, só para lhe dizer que acabei de encomendar o seu livro pela FNAC.

JMedeiros

Eu acho que no fim da época ainda me vou rir destes comentários... O0

Perth

Citação de: JMedeiros em 25 de Agosto de 2015, 05:37
Eu acho que no fim da época ainda me vou rir destes comentários... O0
Se tu rires, rimos todos contigo. Nao sei se vai ser assim mas gosto de pensar que sim.

redlightdistrict

#40784
Citação de: Gottschalk em 25 de Agosto de 2015, 04:38
O Jorge depois do final do jogo em Coimbra contra o Marítimo ainda marcou um treino.

O homem ainda queria dar um treino APÓS A ÉPOCA JÁ TER OFICIALMENTE ACABADO!

Foi preciso o Luisão demovê-lo dessa ideia porque os jogadores já tinham passagens marcadas e tudo. E isto quando a sua continuidade no Benfica já era mais do que duvidosa. Ainda assim só pensava em treinar, na sua profissão, na adrenalina da competição.

Disto passámos para a hora e meia do treino talvez não ser o mais importante.

Talvez. Não se chega a saber se é ou não é.
Foda-se ainda aqui vou ler que com o Judas nunca perdemos... Daqui a pouco foi o Rui Vitória que treinou a equipa de 2010 a 2013...  :rir: