Rui Vitória

Treinador, 55 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2015-2019), 184 jogos (125 vitórias, 28 empates, 31 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2), Taça da Liga (1)

nfgl

Citação de: Vieri em 27 de Abril de 2016, 17:18
Citação de: Benfica hoje e sempre em 27 de Abril de 2016, 17:15
Além de que, não tenho qualquer duvida que foi também graças à patética pré-época que a equipa B está no estado em que está.

A incompetência de quem "gere aquilo" aliada ao descarregamento de quem não interessa para o totobola, mais a constante chegada de novos atletas, talvez também seja um sinal.

Ouvi o comentador da BTV durante o último jogo da B, falar em 57 atletas que já jogaram pela B esta época. Eu nem me dei ao trabalho de ir confirmar o número, nem sei se é correto, se está perto ou longe, mas até fiquei parvo ao ouvir algo semelhante.

Provavelmente também se está a trabalhar bem por lá, se a equipa conseguir a manutenção, será uma época de sucesso, portanto é manter a qualidade de trabalho para a próxima época.

A equipa B este ano foi e continua a ser um acabado circo.
No fim a culpa é do Hélder. Fácil!

Sobre a equipa B há muito a falar.
Inclusivamente sobre os jogadores.

Não há inocentes nem mistérios.

lost_paradise

Citação de: Vieri em 27 de Abril de 2016, 17:02
A grande questão também é essa.
O Benfica precisa mesmo disso? Andar semanas por vários países da América latina, a jogar em altitude?
Quantos milhões ganhámos com isso?
Numa perspectiva mais abrangente e estratégica de internacionalizar a marca, algo que considero essencial para o crescimento do Benfica na próxima década, o torneio que o Benfica participou tem benefícios bem para além do cachê que recebemos.

Sem ser um entendido em matéria de preparação física e fisiologia, diria que os maiores danon foram os jogos no México porque é um clima tropical e um regresso a Portugal tão perto do início das competições oficiais.

Creio que das equipas europeias, fomos a única que fez um jogo no México mas era sim ou sopas para participar neste torneio e foi a primeira vez que entramos.

Acho que podemos continuar a fazer este tipo de torneios com duas condições impostas à partida:

- não passarmos por climas tropicais;
-estarmos em Portugal 15 dias antes do início oficial da época e com a Eusébio Cup na luz, a fechar a pré-temporada.

Assim os danos de viagens constantes serão muito menores do que tudo o resto com que tivemos que lidar em treinos e jogos.

Há que encontrar um equilíbrio entre uma preparação adequada da equipa de futebol e os objectivos estratégicos do clube.

alaranjado

Citação de: Vieri em 27 de Abril de 2016, 17:35
Citação de: alaranjado em 27 de Abril de 2016, 17:27
Citação de: Vieri em 27 de Abril de 2016, 17:06
Citação de: alaranjado em 27 de Abril de 2016, 17:02
Citação de: Vieri em 27 de Abril de 2016, 16:52
Comentar com base nos resultados é opinar que tudo está bem quando se ganha e que tudo está mal quando se perde.

mas não é isso que 9 em 10 dos adeptos faz? não é essa a cultura futebolística latina? o toni já falava no besta a bestial há décadas. 

Se é, está mal.
Até porque aqui está a nata dos adeptos e não o adepto de tasca.

Se o Benfica ganhar o campeonato, a aposta no Taarabat por não sei quantos milhões passa a ser boa?
O que é que achas?

Se é? ..
Mas essa nata que falas é assim tão diferente da tasca? basta ler certos tópicos até Dezembro e lê-los agora. Qual é a diferença entre a nata que apregoas e a tasca? São ambos conduzidos pela emoção, e o resultadismo é isso, não conseguir ver para além da emoção.

Nesse apurado sentido de análise, ou de auto-crítica que demonstras, entra pelos olhos que não és um adepto comum, fazes parte desta elite...

Mais a sério:
Eu, aconteça o que acontecer, vou achar que esta estrutura cometeu erros primários, apesar de neste momento ser a melhor estrutura do país, o que ajudou a que recuperássemos dos efeitos desses erros.

Da mesma forma que antes do golo em Vila do Conde, ao ver a equipa a lutar, a sofrer, com semblantes tensos, a falharem golos que normalmente não falham (não é Sr. Jonas?) eu pensei para mim: dasse, aconteça o que acontecer estes homens foram uns campeões e não há nada a apontar-lhes.

Lol

Falas num subgrupo com maior conhecimento e perspicácia, a nata, dando a entender que te incluis nela, tentas ironizar, e mais uma vez acabas por demonstrar que não há assim tanta diferença entre essa nata e a tasca.
Eu gostava que me dissesses onde opinei sobre a ou b estar bem ou mal. Eu limitei-me a constatar um facto. A cultura futebolística latina.

Shoky

Citação de: nfgl em 27 de Abril de 2016, 17:35
Comentar com base nos resultados é opinar que tudo está bem quando se ganha e que tudo está mal quando se perde.

mas não é isso que 9 em 10 dos adeptos faz? não é essa a cultura futebolística latina? o toni já falava no besta a bestial há décadas. 

Se é, está mal.

Se o Benfica ganhar o campeonato, a aposta no Taarabat por não sei quantos milhões passa a ser boa?
O que é que achas?

Essa é fácil de responder.
Eu tenho uma mais complicada.

Se o Benfica for campeão fez bem em não ir buscar mais um central em Dezembro?

Não. Fez mal.
Como também fez mal quando andou atrás de Joel Campbell e Abel Hernandez e falhou ambos.
Por sorte apareceu um gajo sem contrato...e que olha...é história.

Mas queres que diga o quê? Que actos de profunda incompetência devem ser apluadidos e replicados no futuro porque por uma sorte do caralho geraram actos de competência?

É que em 2006/07 também ficámos sem um central titular em janeiro e essa baixa não foi reposta à altura do que era preciso e perdemos o campeonato.
Ou que em 11/12, à semelhança desta época, jogámos a época toda sem lateral esquerdo minimamente decente. Dois actos de negligência total.

No final da época logo faço o balanço total. Houve coisas bem feitas, mas houve coisas profundamente mal feitas e que devem ser evitadas no futuro. Não querer discutir isto e preferir um discurso de filosofia autêntico, onde acabamos a discutir que se calhar atirar-me de cabeça contra a parede foi bom, porque fui ao hospital e descobri que tinha uma doença grave e curei-me não são a minha praia.

JustMe

A pré-época foi estupidamente mal planeada, não serviu para preparar coisa nenhuma e até terá sido um factor determinante na nossa derrota na Supertaça. Não sei como isto tem sequer discussão. E se a estratégia era internacionalizar a "marca Benfica", bela imagem que demos.
Espero que tenhamos aprendido e nos deixemos de vez de digressões parolas às Américas. Estágios fazem-se na Europa, onde não faltam bons torneios de preparação, dispenso novos-riquismos.

Theroux

A profunda incompetência gera competência por sorte.

Isto é discutir futebol a um nível filosófico que me ultrapassa completamente.

nfgl

Citação de: Shoky em 27 de Abril de 2016, 17:57

Se é, está mal.

O que é que achas?

Não. Fez mal.
Como também fez mal quando andou atrás de Joel Campbell e Abel Hernandez e falhou ambos.

Mas queres que diga o quê? Que actos de profunda incompetência devem ser apluadidos e replicados no futuro porque por uma sorte do caralho geraram actos de competência?

É que em 2006/07 também ficámos sem um central titular em janeiro e essa baixa não foi reposta à altura do que era preciso e perdemos o campeonato.
Ou que em 11/12, à semelhança desta época, jogámos a época toda sem lateral esquerdo minimamente decente. Dois actos de negligência total.

No final da época logo faço o balanço total. Houve coisas bem feitas, mas houve coisas profundamente mal feitas e que devem ser evitadas no futuro. Não querer discutir isto e preferir um discurso de filosofia autêntico, onde acabamos a discutir que se calhar atirar-me de cabeça contra a parede foi bom, porque fui ao hospital e descobri que tinha uma doença grave e curei-me não são a minha praia.

Certo. O mais seguro seria ter ido buscar um Coates qualquer.
Por outro lado não ias perceber que tinhas nos quadros um miúdo que estava mais que preparado para ser titular durante bastantes épocas.

Ou então se calhar quem trabalha com o miúdo até sabia o que ele valia e decidiu que quem estava dava garantias.

Essa do "por sorte" é que é naquela. Se não há azar também nada acontece por sorte.

lost_paradise

Se é, está mal.

O que é que achas?

O que tem uma coisa a ver com a outra?

Foi o rendimento de Lisandro e depois de Lindelof, que justifica a não ida ao mercado por  um central.

E obviamente o facto de na altura em que se teve que decidir, o Luisão ainda não tinha voltado a lesionar-se e não estava assim tão longe da recuperação. Nem o Lisandro se tinha lesionado.

Se o Benfica não for campeão e o Lindelof continuar a jogar como tem jogado até ao fim, é precisamente o mesmo jogador com um fantástico rendimento para um jogador de 21 anos e que dá todas as garantias para o Benfica.

Daqui a pouco está-se a dizer que o Michel Preud`Homme não apresentou rendimento  porque nunca foi campeão.

nfgl

Citação de: lost_paradise em 27 de Abril de 2016, 18:09

Se é, está mal.

O que é que achas?

Foi o rendimento de Lisandro e depois de Lindelof, que justifica a não ida ao mercado por  um central.

E obviamente o facto de na altura em que se teve que decidir, o Luisão ainda não tinha voltado a lesionar-se e não estava assim tão longe da recuperação. Nem o Lisandro se tinha lesionado.

Se o Benfica não for campeão e o Lindelof continuar a jogar como tem jogado até ao fim, é precisamente o mesmo jogador com um fantástico rendimento para um jogador de 21 anos e que dá todas as garantias para o Benfica.

Daqui a pouco está-se a dizer que o Michel Preud`Homme não apresentou rendimento  porque nunca foi campeão.

Vê lá, o Shoky diz que foi um erro não ir buscar um Coates qualquer em Dezembro.

Theroux

Citação de: JustMe em 27 de Abril de 2016, 18:01
A pré-época foi estupidamente mal planeada, não serviu para preparar coisa nenhuma e até terá sido um factor determinante na nossa derrota na Supertaça. Não sei como isto tem sequer discussão. E se a estratégia era internacionalizar a "marca Benfica", bela imagem que demos.
Espero que tenhamos aprendido e nos deixemos de vez de digressões parolas às Américas. Estágios fazem-se na Europa, onde não faltam bons torneios de preparação, dispenso novos-riquismos.

ICC 16/17:

China - City + Borussia + Man. United
Austrália - Atlético + Juve + Tottenham
EUA  - Bayern + Milan + Liverpool + Inter + Barça + Chelsea + Real Madrid + PSG

Isto só num torneio.

Porque é que o Benfica não pode fazer uma digressão fora da Europa?

nfgl

Se os grandes europeus exploram novos mercados nós também devemos explorar.
Isso não tem nada de errado.

Tem é de ser enquadrado com a vertente desportiva.

O que não faltam são história do Eusébio e do Simões dos particulares que eram feitos a meio da semana por causa do cachet.

SaviAimar

Citação de: nfgl em 27 de Abril de 2016, 18:08
Citação de: Shoky em 27 de Abril de 2016, 17:57

Se é, está mal.

O que é que achas?

Não. Fez mal.

Certo. O mais seguro seria ter ido buscar um Coates qualquer.
Por outro lado não ias perceber que tinhas nos quadros um miúdo que estava mais que preparado para ser titular durante bastantes épocas.

Ou então se calhar quem trabalha com o miúdo até sabia o que ele valia e decidiu que quem estava dava garantias.

Essa do "por sorte" é que é naquela. Se não há azar também nada acontece por sorte.

Ora nem mais.
Se sempre que precisarmos de um jogador numa certa posição, vamos contratar, e não dar hipóteses a jogadores dos juniores mesmo que eles tenham muito potencial, então muito dificilmente vamos ter hipóteses que eles entrem na equipa..
Seria sempre à espera que os titulares e suplentes dos titulares se lesionem.

E nunca foi sorte. O termos tido uma grande dupla de centrais, para mim é de grande mérito. Primeiro de quem acreditou no valor do Lindelof antes dele entrar na equipa, e principalmente do Rui Vitória, que tem sido uma maravilha a resolver lesões e mais lesões.
Falar de sorte neste caso é bem injusto.

JustMe

Citação de: Theroux em 27 de Abril de 2016, 18:13
Citação de: JustMe em 27 de Abril de 2016, 18:01

ICC 16/17:

China - City + Borussia + Man. United
Austrália - Atlético + Juve + Tottenham
EUA  - Bayern + Milan + Liverpool + Inter + Barça + Chelsea + Real Madrid + PSG

Isto só num torneio.

Porque é que o Benfica não pode fazer uma digressão fora da Europa?

Lá está, novos-riquismos.

Para mim, uma pré-época serve um propósito muito simples: preparar... uma época. Testar jogadores, dinâmicas, dar ritmo competitivo sem grandes preocupações com resultados. Torneios como esses na América ou na Ásia, demasiado 'high profile', acabam por inibir e subverter um bocadinho o que deve ser uma pré-época porque há uma preocupação enorme com a imagem que se passa para milhões de espectadores, acabando-se por trabalhar pior; vimos isso na nossa última digressão. E nem vou entrar muito na questão dos fuso-horários, das temperaturas e das altitudes, que foram altamente prejudiciais nos trabalhos de preparação.
Eu compreendo perfeitamente o atractivo financeiro, mas julgo que há coisas mais importantes e que devem ser medidas na hora de tomar estas decisões.

lost_paradise

Citação de: nfgl em 27 de Abril de 2016, 18:12
Citação de: lost_paradise em 27 de Abril de 2016, 18:09

Se é, está mal.

O que é que achas?

Vê lá, o Shoky diz que foi um erro não ir buscar um Coates qualquer em Dezembro.
O Shoky pode achar isso para uma posição...independentemente dos resultados desportivos que são colectivos.

Não vejo é onde está a relação causa efeito entre não ser campeão e o rendimento elevado até agora apresentado por um jogador.

O determinismo na gestão dá-me vontade de rir. Se formos campeões, há um nexo de casualidade em tudo, logo tudo foi bem feito.

SaviAimar

Citação de: Meio_metro em 27 de Abril de 2016, 17:29
Citação de: Vieri em 27 de Abril de 2016, 17:27
Citação de: Trezeguet em 27 de Abril de 2016, 17:25
Citação de: Vieri em 27 de Abril de 2016, 17:24
Citação de: Trezeguet em 27 de Abril de 2016, 17:20
se formos campeões, 80% é mérito do Vieira e 10% do treinador,5% dos jogadores e outros 5 dos adeptos.

Não concordo.
É 100% do Vieira, porque foi ele que escolheu o treinador contra tudo e todos, foi ele que escolheu os jogadores e sem ele nem adeptos tínhamos, só pedras...
isso não, gosto de distribuir de forma justa por todos.

És demasiado sensível e bom...
que o Vieira em caso de sermos campeões vai ficar todo inchado lá isso vai e com razão...

ele manteve o JJ quando ng o queria... ele deixou o gajo sair quando a maioria o queria cá... ele vai buscar o Rui quando ng o queria... e no meio disto 3 campeonatos?

MAS É QUE SABE DISTO AFINAL?

Eu do Vieira nem sou defensor absoluto, nem crítico de tudo o que faça, ma so que dizes tens completa razão. Nos últimos anos acertou contra 90% de vozes discordantes.