Petição contra a aprovação VMOC's / Novo Banco

fixola

Não que o poderio financeiro do Sporting me assuste pois sabe-se que estão enterrados de merda até ao pescoço,  mas por uma questão de igualdade de oportunidade.
..

Enviado do meu GT-I8190 através de Tapatalk



Metiens

Citação de: stanley em 14 de Julho de 2016, 23:32
não sei como é que os lesados não pegam neste caso

se há dinheiro para perdoar Milhoes no futebol também tem que haver Milhões para outras coisas mais importantes

Embora, pessoalmente, seja um pouco contra a história dos lesados do BES (não contra todos, como é óbvio) faz-me bastante confusão que nunca tenham utilizado este assunto nas suas inúmeras manifestações.

Infelizmente a sociedade tende a ver este caso como uma "guerra clubística" em detrimento da sua real implicação para o contribuinte.

Semper Fidelis

Aplaudo de pé esta petição!
Cheguei uma vez a informar o BCP que não subscreveria mais um dos seus eternos aumentos de capital derivado do facto de terem favorecido o Zbordém

Mikeslb1904


MOSTO1975

Como está esta situação de momento?
Já percebi que será discutida na Assembleia da Republica, mas já se sabe datas?


CitriC

Citação de: Mikeslb1904 em 16 de Julho de 2016, 23:47
Assunto discutido hoje na Benfica TV

Chegaram a alguma conclusão ?

Em relação à petição em tom irónico até podíamos pedir apenas uma coisa....Deixemos as ilegalidades de lado pois em Portugal existe o maior desprezo pelas leis e regras, e onde meio mundo tenta enganar meio mundo e peçamos somente para alterar o nome. Obrigatoriamente convertíveis enganas as pessoas. Fiquem somente plo VM.

O resto não nos interessa aldrabem , enganam, escondam, façam as reengenharias que fizerem, perdoem os juros que quiserem pela quantidade de décadas que quiserem , mas por favor não deixem que o nome se mantenha...

Já sabemos que em Portugal ha buracos, ha dívidas, há corrupcao, total falta de ética, e não ha culpados , apenas inocentes, ha gestão danosa, há compadrio,etc..

Isso tudo está certo, um gajo já está habituado infelizmente...agora o nome carago? Epa é ultrajante.

bazofio

O melhor é mudarmos a petição e fazer uma outra para se dar mais uma "esmolinha"ao zbordem a ver se gastam mais uns milhões dos contribuintes portugueses para poderem reforçar o plantel, pois pela amostra de hoje precisam de melhores 2as linhas.

Vamos todos dar mais um presente ao jorjus.

MALU15

Prolongamento de dívida do Sporting vai ao Parlamento

Uma petição subscrita por mais de quatro mil pessoas defende que o BCP e o Novo Banco favoreceram o Sporting quando decidiram prolongar o empréstimo ao clube. O documento é discutido amanhã.

No final do ano passado, o Sporting enfrentava uma situação complicada. Os 55 milhões de euros de Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis (VMOC) que tinham sido emitidos em 2011, e adquiridos em partes iguais pelo então BES e pelo Millenium BCP (cada um com mais de 27 milhões), iriam converter-se em acções da SAD sportinguista a 17 de Janeiro deste ano, caso o Sporting não os pagasse.

Esse cenário não agradava nem ao clube, nem aos bancos. Por isso, foi acordada a extensão do empréstimo até 2026, com um aumento de 0,5 pontos nos juros, para 4%. Ou seja, a dívida continua nos bancos.

O cidadão Francisco Calado Cordeiro indignou-se com aquilo que considera ter sido um "perdão de dívida" do Novo Banco aos leões – o processo é especialmente sensível porque a instituição foi recapitalizada com dinheiro público – e redigiu uma petição que recolheu mais de quatro mil assinaturas, requisito necessário para ser discutida no plenário da Assembleia da República. Os peticionários exigem que o Sporting pague "uma taxa de juro de mercado" ou que "recompre os instrumentos ao preço facial". A discussão está marcada para amanhã à tarde.

A petição, por si só, não terá qualquer efeito na operação de prolongamento de maturidades dos VMOC A, que agora apenas vencem em Dezembro de 2026. Depois da discussão, o assunto é arrumado e não há sequer lugar a votações. O que pode acontecer é algum partido apresentar uma iniciativa legislativa que responda a alguma das questões levantadas na petição. O que não é muito expectável.

A maioria dos partidos ainda não definiu a sua posição, nem o que vai dizer nos dois minutos que vão ter para intervir. Já o PCP vai dizer que "compreende que ser accionista do Sporting não seja do interesse do Novo Banco", mas que "não se percebe porque é que os bancos decidiram comprar as VMOC", explicou ao Negócios o deputado Miguel Tiago.

Sporting recusa ter sido beneficiado

Ao Negócios, Carlos Vieira, vice-presidente do clube com o pelouro das Finanças, recusa "terminantemente" que o Sporting tenha sido beneficiado, e diz que os VMOC são uma "alternativa válida para apoiar reestruturações", que foi "analisada e aprovada não só pelo Banco de Portugal" como pela Direcção-Geral de Concorrênca da Comissão Europeia. E diz que o instrumento utilizado para recapitalizar a banca, CoCo, é similar.

Ao abrigo da reestruturação acertada com a banca, "o Sporting tem 'triggers' de reembolso". Os proveitos com a ida à Liga dos Campeões ou a venda de jogadores são utilizados para amortizar empréstimos "e para constituir uma conta-reserva que posteriormente servirá para adquirir as VMOC", acrescenta Carlos Vieira.

A Assembleia da República enviou pedidos de informação ao Banco de Portugal, Autoridade da Concorrência, Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), bem como ao ministro das Finanças e ao Fundo de Resolução.

O Fundo de Resolução enviou os esclarecimentos do Novo Banco, que disse que existia um "compromisso formal" assumido pelo BES e pelo BCP em 2013 de subscrever uma nova emissão de VMOC. Como o Sporting "não dispunha de fundos disponíveis" para recomprar os 55 milhões que já estavam nos bancos, e como "não era do melhor interesse dos bancos" tornarem-se accionistas do clube, procedeu-se à extensão, em 10 anos, da maturidade da emissão.

A CMVM lembrou que o BCP e o Novo Banco já tinham manifestado disponibilidade para alterar o prazo e condições da emissão em Novembro de 2014.

SAL.

Conseguir que este assunto seja discutido na Assembleia e que tenha merecido chamada de capa num jornal Económico diário, já é em si uma vitória.

Pode não ter efeitos práticos nenhuns no imediato mas mostra que as palas não servem a todos e que, pelo menos no futuro, terão de ter alguma preocupação com a forma como as coisas são feitas e não pode ser tudo à vontadinha...

Parabéns a todos os que se mexeram e espero que a malta que não luta por nada, a não ser por likes e outras mrdas q não servem para nada, alargue os horizontes.

Slipknot_BMC

O acordo entre a Sporting SAD e os bancos BCP e Novo Banco para o prolongamento das VMOC (Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis) até 2026 vai ser discutido esta quinta-feira na Assemleia da República, noticia o Negócios desta quarta-feira.
De acordo com o jornal especializado em economia, tudo se deve a uma petição lançada por um cidadão, de seu nome Francisco Calado Cordeiro, que reuniu 4 mil assinaturas e apresentou o caso no Parlamento, obrigando assim à sua discussão.
O texto da petição manifestava indignação por aquilo que considerava "um perdão de dívida", sobretudo porque o Novo Banco foi recapitalizado com dinheiros públicos. Por isso, exigia que o Sporting pague a dívida a "uma taxa de juro de mercado" ou que "recompre os instrumentos ao preço facial".
A petição não terá nenhum efeito no acordo já assinado e, no máximo, poderá levar com que algum partido apresente um projeto de lei que responda a algumas questões levantadas na petição. Algo que, segundo o Negócios, é também pouco provável.
Carlos Vieira, administrador da SAD leonina e vice-presidente do clube com o pelouro das finanças, nega que o Sporting tenha sido beneficiado e sublinha que as VMOC "são uma alternativa válida para apoiar reestruturações". Além disso, explica que os proveitos com a ida à Liga dos Campeões ou a venda de jogadores são utilizados para amortizar empréstimos "e para constituir uma conta-reserva que posteriormente servirá para adquirir as VMOC".

MALU15

Pelo que pude acompanhar na ARTV no período (entre as 17 e as 18H) em que foram abordadas algumas petições que estavam agendadas, a petição das VMOC`s não chegou a  entrar na agenda de hoje. Entrará possivelmente na agenda de amanhã ?


slbfuckfcp

executar os títulos e tornar-se acionista da sapolandia, passará a ser o lixo de todos os contribuintes

Sylphs

Citação de: MALU15 em 14 de Dezembro de 2016, 18:24
Pelo que pude acompanhar na ARTV no período (entre as 17 e as 18H) em que foram abordadas algumas petições que estavam agendadas, a petição das VMOC`s não chegou a  entrar na agenda de hoje. Entrará possivelmente na agenda de amanhã ?

É amanhã às 15h