Samuel Barata

dmcampos

Citação de: TeamRocket37 em 19 de Fevereiro de 2023, 10:15Bateu o recorde pessoal da meia maratona de Barcelona.

1.01,40

Excelente tempo. 9º da geral, parabéns!

solee

Samuel Barata fecha top-10 em Hamburgo com melhor marca portuguesa na maratona desde 2006
Atleta do Benfica ficou a 14 segundos de conseguir registo abaixo das 2:10 horas

@record

Grande!

TeamRocket37

Grande estreia da Maratona para Samuel Barata.

Infelizmente a ida do Samuel para Maratona, vai faze-lo perder velocidade, o que condicionará o Benfica nas provas coletivas.

Lebohang Mokoena

Bateu o recorde nacional dos 10KM que pertencia a Fernando Mamede desde 1985. 27'45'' contra a antiga melhor marca nacional de 28'11''

O Património

Citação de: Lebohang Mokoena em 10 de Setembro de 2023, 13:50Bateu o recorde nacional dos 10KM que pertencia a Fernando Mamede desde 1985. 27'45'' contra a antiga melhor marca nacional de 28'11''

Máquina!

Parabéns

fdpdc666

Samuel Barata explica tática para o recorde nacional: «Sabia que tinha de arriscar e saí com os africanos»
Português aponta já baterias a tentar novo máximo, agora na meia maratona.

Ainda a digerir o feito alcançado em Brasov, onde fixou um novo recorde nacional dos 10 quilómetros - e entrou no top-10 europeu de sempre -, Samuel Barata assumiu que um dos segredos para o tempo conseguido na Roménia (27.45) passou pela ousadia de arriscar e sair logo bem cedo com o grupo dos atletas africanos mais rápidos mais rápidos. A Record, o atleta do Benfica mostra-se satisfeito com o que alcançou, mas não quer parar por aqui.

"Correu muito a prova. Senti-me bem. Foi uma prova de arriscar. Sabia que era difícil correr mais lento de início, porque iria ficar sozinho. Se quisesse correr próximo do recorde nacional tinha de arriscar e saí com os africanos. Foi o que fiz. Saí muito rápido com eles, sabia que era um risco, porque podia pagar caro depois, mas felizmente consegui aguentar-me. Passei aos 5 quilómetros em 13.33 minutos. Estou super satisfeito, sinal de que o trabalho está a ser bem feito", referiu ao nosso jornal o atleta nacional de 30 anos, que cruzou a linha de meta a 31 segundos do último lugar do pódio.

Com o recorde dos 10 quilómetros no bolso, Samuel Barata não quer parar por aqui e já tem outra melhor marca nacional na mira. "Agora é recuperar e brevemente irei tentar correr uma meia maratona rápida. Ainda não saiu a Seleção para o Mundial da Meia Maratona de Riga, mas sei que vou ser selecionado. A ideia aí é tentar aproximar-me do recorde nacional, que é 60.56 [na posse de Luís Jesus, de 1997]. Faltam 3 semanas, agora é recuperar desta, treinar estas 3 semanas para chegar no meu melhor", desejou.

in Record

paulomaia1972

Citação de: Lebohang Mokoena em 10 de Setembro de 2023, 13:50Bateu o recorde nacional dos 10KM que pertencia a Fernando Mamede desde 1985. 27'45'' contra a antiga melhor marca nacional de 28'11''

De estrada e não de pista

joker17

Muitos parabéns, conterrâneo!
O treino conjunto da semana passada ajudou  :police:

cwally

A isso não se chama bater, chama-se dizimar o recorde. Tirou 26s, pqp.

jrr

Se o tempo de passagem aos 5km (13m33s) também for homologável conforme me parece que sim (nomeadamente se a passagem aos 5km não fique a mais de 2,5km da partida nem fique 5 ou mais metros abaixo da altitude da partida) será igualmente Recorde de Portugal. O recordista já era ele próprio com 13.58 (apesar do Paulo Guerra ter 13.51 mas que não foi homologado porque à época ainda não se considerava os 5km estrada como uma distância oficial para se homologarem recordes).

diabo maiato

Parabéns Samuel Barata!! O Mamede foi pulverizado!!! Mais um título para os leões, um recorde nacional com 38 anos!! é o 22673º!!!

diabo maiato

https://www.record.pt/record-running/detalhe/samuel-barata-faz-historia-ao-pulverizar-recorde-de-fernando-mamede-com-38-anos?fbclid=IwAR3jKl_3HcNDlp0pbN5LsyCVl5CFaP4wS43ttZ-xjukw4JL3tE8PWB7DYr4 só não entendi aqui uma coisa  o terceiro classificadoo Edward Zakaio é atleta do Benfica??!! SE é e não vejo que não conforme esta notícia do Rascord e Google porque não se dá destaque também??!!

diabo maiato

Citação de: jrr em 11 de Setembro de 2023, 02:45Se o tempo de passagem aos 5km (13m33s) também for homologável conforme me parece que sim (nomeadamente se a passagem aos 5km não fique a mais de 2,5km da partida nem fique 5 ou mais metros abaixo da altitude da partida) será igualmente Recorde de Portugal. O recordista já era ele próprio com 13.58 (apesar do Paulo Guerra ter 13.51 mas que não foi homologado porque à época ainda não se considerava os 5km estrada como uma distância oficial para se homologarem recordes).
"A Bola" confirma recordes de Mamede e Guerra batidos!

diabo maiato

Citação de: diabo maiato em 11 de Setembro de 2023, 04:20
Citação de: jrr em 11 de Setembro de 2023, 02:45Se o tempo de passagem aos 5km (13m33s) também for homologável conforme me parece que sim (nomeadamente se a passagem aos 5km não fique a mais de 2,5km da partida nem fique 5 ou mais metros abaixo da altitude da partida) será igualmente Recorde de Portugal. O recordista já era ele próprio com 13.58 (apesar do Paulo Guerra ter 13.51 mas que não foi homologado porque à época ainda não se considerava os 5km estrada como uma distância oficial para se homologarem recordes).
"A Bola" confirma recordes de Mamede e Guerra (embora oficialmente penso que já era do Barata) batidos!

Jayson Tatum

Citação de: paulomaia1972 em 10 de Setembro de 2023, 20:07

De estrada e não de pista

O Samuel Barata bateu o recorde dos 10km estrada:
Mamede 1985, 28m11s
Samuel Barata 2023, 27m45s.

O record dos 10.000 m. pista, continua a ser do António Pinto, 1999: 27m12s47′