Hall of Fame do SL Benfica - Panteão Vermelho

Alento

Citação de: Yao21 em 25 de Março de 2016, 00:56
Citação de: Abidos em 25 de Março de 2016, 00:31
Citação de: Kyoto em 25 de Março de 2016, 00:28
Citação de: Abidos em 25 de Março de 2016, 00:24
Citação de: Mikeslb1904 em 25 de Março de 2016, 00:13
Citação de: FernandesSLB em 24 de Março de 2016, 23:42
Uma boa métrica para tentar estabelecer um padrão de reconhecimento seria "5 épocas completas no plantel principal em que jogou no total 80 como titular".
E Rui Costa?
O Rui é uma daquelas situações, que com regras matemáticas de numero de jogos, ou numero de épocas, no plantel principal, podia ficar de fora!!!
Por isso, é que eu acho que cada caso, é um caso...

Não pretendo entrar neste tipo de discussão individualizada nesta fase. Mas a forma como o Miccoli ou mesmo o Von Hooijdonk, continuam a falar do Benfica, também deve contar. Não estou a dizer que votaria a favor deles, mas a forma como um ex-jogador trata o Clube é óbvio que é importante...
Dou outro exemplo, de um grande jogador, mas que devido à sua personalidade mais introvertida, e por ter passado pelo Benfica, num mau momento, raramente aparece nos Média: Poborski...
É outro daqueles que ganhou poucos títulos (ou nenhuns?!), mas que era de facto um grande jogador...

Esta é outra das principais vantagens do Hall of Fame, 'activar' as nossas memórias!
É que normalmente cada jogador tem um enorme impacto, numa geração de adeptos. Mas ás vezes é complicado transpor para as Gerações futuras o verdadeiro valor de cada atleta...
Ter no Estádio da Luz, um local (ou mais que um..), onde todos os nossos grandes atletas pudessem 'contar' a história do Benfica, às novas Gerações, seria o ideal.
a ultima vez que ouvi o Van Hooijdonk falar do Benfica foi para dizer que torcia um bocadinho mais pelo Fenerbahçe
Ainda no Derby deixou uma mensagem de apoio...

Miccoli e Van Hooijdonk apesar de muito queridos pelos adeptos, e terem sido excelentes nos anos que cá passaram, não podem ser considerados imortais ou figuras do clube.

Primeiro não fizeram parte de grandes conquistas, depois tiveram passagens relâmpago que não ajudam a que tenham sentido e compreendido a grandeza do Benfica.

O mesmo se aplica ao Rui Costa.

Alento

Uma boa métrica para tentar estabelecer um padrão de reconhecimento seria "5 épocas completas no plantel principal em que jogou no total 80 como titular".

5 épocas neste no futebol actual é muito. 3 seria mais razoavel.

Abidos

Citação de: Alento em 25 de Março de 2016, 18:00

Imaginem que o Jonas, vai embora no Verão. Fica com duas épocas. Seria elegível?!

Alento

Citação de: Abidos em 25 de Março de 2016, 20:09
Citação de: Alento em 25 de Março de 2016, 18:00

Imaginem que o Jonas, vai embora no Verão. Fica com duas épocas. Seria elegível?!

pois...

Rei

Sempre levantei esta questão. O estádio e o museu precisam de mais vida no que toca a figuras importantes do clube. O Benfica não foi só Eusébio, há que ter mais destaques de atletas extraordinários que passaram pelo clube. Principalmente no museu, talvez bustos, cartazes, paredes com fotos míticas. Neste aspecto está fraco. Pelo menos quando lá fui estava.

ferragus

Acho que o mais justo seria haver uma comissão composta por figuras importantes e com peso no universo benfiquista (mas não necessariamente velhas glórias ou dirigentes) que, reunindo-se ciclicamente, propusessem uma figura Benfiquista a ser inscrita nesse Hall of Fame. Essa proposta seria então alvo de estudo rigoroso por uma equipa de historiadores/estudiosos do desporto que elaboraria um dossier que seria tornado publico e seria a base da discussão entre os adeptos, que votariam em assembleia a aprovação da proposta. Na minha opinião os sócios de mais anos deveriam ter um peso maior, por normalmente terem mais experiencia e uma perspetiva diferente.
Na minha opinião cada caso deveria ser um caso, e não existir um critério especifico como nº de jogos e nº de troféus. Só assim se poderia evitar faltas de consenso e injustiças!

Claro que isto poderia ter um impacto sensacionalista explorado pelo marketing e comunicação do clube, com cadernos sobre as figuras e sobretudo programas na Benfica TV, incluindo documentários e debates tipo "prós e contras"!

No fim, em caso de aprovação, far-se-ia uma gala, (ou aproveitava-se a gala anual do clube) ou uma cerimónia bonita com o descerramento de um busto, uma estátua ou uma placa em memória do dito!

Abidos

Citação de: ferragus em 26 de Março de 2016, 18:07
Acho que o mais justo seria haver uma comissão composta por figuras importantes e com peso no universo benfiquista (mas não necessariamente velhas glórias ou dirigentes) que, reunindo-se ciclicamente, propusessem uma figura Benfiquista a ser inscrita nesse Hall of Fame. Essa proposta seria então alvo de estudo rigoroso por uma equipa de historiadores/estudiosos do desporto que elaboraria um dossier que seria tornado publico e seria a base da discussão entre os adeptos, que votariam em assembleia a aprovação da proposta. Na minha opinião os sócios de mais anos deveriam ter um peso maior, por normalmente terem mais experiencia e uma perspetiva diferente.
Na minha opinião cada caso deveria ser um caso, e não existir um critério especifico como nº de jogos e nº de troféus. Só assim se poderia evitar faltas de consenso e injustiças!

Claro que isto poderia ter um impacto sensacionalista explorado pelo marketing e comunicação do clube, com cadernos sobre as figuras e sobretudo programas na Benfica TV, incluindo documentários e debates tipo "prós e contras"!

No fim, em caso de aprovação, far-se-ia uma gala, (ou aproveitava-se a gala anual do clube) ou uma cerimónia bonita com o descerramento de um busto, uma estátua ou uma placa em memória do dito!
A minha proposta vai neste sentido, é assim que é feito nos Stades, nos principais Hall of Fame's.
Nos EUA normalmente são propostos entre 3 a 10 figuras nas principais Ligas, por ano...

Terá sempre que existir alguma subjectividade na escolha, porque como já disse anteriormente cada caso é um caso...

Em relação à votação dos Sócios, eu preferia 1 voto, para cada Sócio. Compreendo a explicação, eu por exemplo tenho mais de 30 anos de Sócio, mas não me considero mais competente para 'votar' num jogador dos Anos 60 (ou anterior), do que um Sócio mais recente...

Abidos

Citação de: cmtc em 26 de Março de 2016, 19:43
https://www.facebook.com/MuseuBenficaCosmeDamiao/photos/a.356947481153315.1073741828.350730818441648/571702783011116/?type=3&theater

pelo menos no facebook o Museu está a fazer uma coisa interessante neste aspecto
No Jornal O Benfica fizeram algo parecido, na semana do aniversário, escolhendo 112 atletas!
Com alguns esquecimentos imperdoáveis, e com um critério muito baseado nos Títulos conquistados...

O Hall of Fame iria 'terminar' com esta subjectividade, entre as diversas 'publicações' oficiais!

RED_1904

Citação de: Abidos em 24 de Março de 2016, 14:27
Após nova visita ao Museu Cosme Damião, reforcei a minha opinião:
O Benfica precisa de um Hall of Fame, ao estilo Americano...!!!

A secção (23) dos Inesquecíveis (Imortais) no Museu, é a mais apagada de todas. Está pouco iluminada, está quase escondida... e até os computadores onde se escolhe o melhor 11, e o Livro... retiram protagonismo às tômbolas!!!

Nem sequer discuto a escolha dos jogadores que lá estão (creio que foi o Miguéns que fez a selecção, e eu confio no Miguéns!!!), mas no futuro qual vai ser o critério para acrescentar jogadores: Simão? Micolli? Luisão? Aimar? etc... etc... etc...

A instituição Hall of Fame nos EUA tem normalmente, uma Comissão de Nomeações (que escolhem as figuras...); depois existe um colégio eleitoral (no Benfica seriam os Sócios); e finalmente após a aprovação as cerimónias com uma 'placa', normalmente em bronze, que marca a elevação a 'Imortal' da personagem...
O nosso património humano é tão rico, que poderíamos fazer o mesmo...

E na velha tradição democrática do Benfica, a escolha devia pertencer aos Sócios!

Pode-se sempre fazer algumas 'brincadeiras'  como colocar fotos das nossas Glórias nas fachadas da Luz ou nos Pavilhões, mas existindo um mecanismo oficial é diferente...

Podia-se até baptizar as Portas do Estádio (com bustos estilo Féher... ou Guttmann, porta 18), sem que isso impedisse os compromissos comerciais do Benfica...

A actual Direcção tem homenageado sempre que pode as nossas Glórias, mas um Hall of Fame, seria uma forma 'automática' de o fazer, e ao trazer os Sócios para a 'discussão' seria mais uma forma de envolver os sócios com o Clube.

Pessoalmente, às vezes tenho dificuldade em 'indexar' na minha memória os jogos, por datas... lembro-me dos jogos, mas às vezes tenho dificuldade em situar a época exacta. Na minha memória imediata, tenho quase sempre os jogadores e os golos...
A transmissão das memória do Benfica, de uma geração para a outra, fica muito facilitada, ao recordar as vidas de cada uma das nossas Glórias...

Seis pontos:
1 - Não gosto de nomes ingleses em 'produtos' portugueses, portanto tínhamos que arranjar um nome português, para este autêntico Panteão Vermelho: Imortais, Inesquecíveis, Galeria dos Campeões...
Estou aberto a propostas...
2 - Creio que um Hall of Fame devia ser exclusivo para jogadores e treinadores, de todas as Modalidades.
3 - Devia existir um regulamento, e por exemplo os Nomeados, tinham que estar 'reformados' aquando da nomeação!!! Tal como o Vaticano faz para os Santos!!!!
4 - Os critérios de escolha, para mim devem ser: Qualidade como Jogador e profissionalismo; Ligação ao Clube e adeptos; e por fim, títulos... Por esta ordem. O Preud-'homme com 1 Taça e o Micolli sem títulos, para mim, são Imortais!!!
Sendo que o respeito como cada figura, trata o Clube, após deixar de vestir o Manto Sagrado também é importante...
5 - Os actuais 'escolhidos' como Inesquecíveis do Futebol e das Modalidades, deviam ter 'entrada directa'.
6 - Como convencer a Direcção a introduzir esta novidade?

Deixo aqui alguns vídeos de exemplos Americanos.
Os Bustos da NFL são os meus favoritos!!!
https://www.youtube.com/watch?v=019e1TPQdSQ

O Monumental Park dos Yankees no exterior do Estádio, seria espectacular na Luz!!!
https://www.youtube.com/watch?v=gLXzs4hgES4

Veio-me logo á memória, o teu texto em 2013, n'O Indefectível.

Não podia estar mais de acordo

Abidos

Citação de: RED_1904 em 28 de Março de 2016, 05:43

A secção (23) dos Inesquecíveis (Imortais) no Museu, é a mais apagada de todas. Está pouco iluminada, está quase escondida... e até os computadores onde se escolhe o melhor 11, e o Livro... retiram protagonismo às tômbolas!!!

Nem sequer discuto a escolha dos jogadores que lá estão (creio que foi o Miguéns que fez a selecção, e eu confio no Miguéns!!!), mas no futuro qual vai ser o critério para acrescentar jogadores: Simão? Micolli? Luisão? Aimar? etc... etc... etc...

A instituição Hall of Fame nos EUA tem normalmente, uma Comissão de Nomeações (que escolhem as figuras...); depois existe um colégio eleitoral (no Benfica seriam os Sócios); e finalmente após a aprovação as cerimónias com uma 'placa', normalmente em bronze, que marca a elevação a 'Imortal' da personagem...

E na velha tradição democrática do Benfica, a escolha devia pertencer aos Sócios!

Pode-se sempre fazer algumas 'brincadeiras'  como colocar fotos das nossas Glórias nas fachadas da Luz ou nos Pavilhões, mas existindo um mecanismo oficial é diferente...

Podia-se até baptizar as Portas do Estádio (com bustos estilo Féher... ou Guttmann, porta 18), sem que isso impedisse os compromissos comerciais do Benfica...

A actual Direcção tem homenageado sempre que pode as nossas Glórias, mas um Hall of Fame, seria uma forma 'automática' de o fazer, e ao trazer os Sócios para a 'discussão' seria mais uma forma de envolver os sócios com o Clube.

Pessoalmente, às vezes tenho dificuldade em 'indexar' na minha memória os jogos, por datas... lembro-me dos jogos, mas às vezes tenho dificuldade em situar a época exacta. Na minha memória imediata, tenho quase sempre os jogadores e os golos...
A transmissão das memória do Benfica, de uma geração para a outra, fica muito facilitada, ao recordar as vidas de cada uma das nossas Glórias...

Seis pontos:
1 - Não gosto de nomes ingleses em 'produtos' portugueses, portanto tínhamos que arranjar um nome português, para este autêntico Panteão Vermelho: Imortais, Inesquecíveis, Galeria dos Campeões...
2 - Creio que um Hall of Fame devia ser exclusivo para jogadores e treinadores, de todas as Modalidades.
3 - Devia existir um regulamento, e por exemplo os Nomeados, tinham que estar 'reformados' aquando da nomeação!!! Tal como o Vaticano faz para os Santos!!!!
4 - Os critérios de escolha, para mim devem ser: Qualidade como Jogador e profissionalismo; Ligação ao Clube e adeptos; e por fim, títulos... Por esta ordem. O Preud-'homme com 1 Taça e o Micolli sem títulos, para mim, são Imortais!!!
Sendo que o respeito como cada figura, trata o Clube, após deixar de vestir o Manto Sagrado também é importante...
5 - Os actuais 'escolhidos' como Inesquecíveis do Futebol e das Modalidades, deviam ter 'entrada directa'.

O Monumental Park dos Yankees no exterior do Estádio, seria espectacular na Luz!!!

Foi em 2011 !!!
O tempo passa depressa!!!

Abidos

Enviei e-mails, para o Museu e para área de Projectos do Benfica, com o 1.º Post, vamos ver se alguém pega no assunto...
(http://oindefectivel.blogspot.pt/2016/03/panteao-vermelho-hall-of-fame-do-sl.html)
(http://serbenfiquista.com/forum/index.php?topic=59100.0)

Estas coisas, às vezes funcionam à 'quantidade', quem quiser contribuir deixo aqui os contactos:
[email protected]

[email protected]

RED_1904

Citação de: Abidos em 28 de Março de 2016, 13:38
Citação de: RED_1904 em 28 de Março de 2016, 05:43

Seis pontos:

Foi em 2011 !!!
O tempo passa depressa!!!

Também mas em 2013 voltaste ao tema, depois da tua 1ª visita ao Museu.

lobotomizado

Eu tenho a visão de um jardim e semi-escondidas estariam estátuas dos jogadores que se destacaram. Cada jogador que fizesse história, tinha ali uma estátua para sempre, a rematar como a do Eusébio.
Era entrar e ir descobrindo a mística!

nightcrowler

mais do que portas e afins, até porque esse espaço no futuro pode fazer mais sentido para outros jogadores ou figuras, acho que o ideal seriam mesmo bustos. colocar à volta do estádio e dos pavilhões bustos de algumas das grandes figuras do nosso clube.