SL BENFICA - CAMPEÃO NACIONAL DE INICIADOS A 2016/2017!!!!!!!!!!!!!

Cráguia Vitória

Citação de: GlennStrombergh em 13 de Setembro de 2016, 12:05
Quem se preocupa e acompanha o Benfica no seu todo, tem a obrigação moral de questionar certo tipo de situações.
Por exemplo; no ano passado os iniciados era o escalão que acompanhei com menos entusiasmo dos três escalões nacionais. A razão era o facto de olhar para a equipa e a nível individual quase não ver ninguém com real capacidade de um dia chegar ao nosso plantel principal. Os resultados eram arrasadores. E então?
Para alem disso, só muito recentemente começámos a "perder o medo" de saltar etapas.
E ver lugares e tempo de jogo entregue a jogadores que nunca serão aproveitados por nós em detrimento de outros que podem lá chegar, mas que não oferecem no imediato garantia de resultados, eu irei sempre criticar.
Dito isto também reconheço que houve uma evolução positiva nesse sentido. Continua no entanto a haver situações como esta que por vezes penso que também são potenciadas pelo facto de os jogos serem transmitidos em nossa casa.

Começo a achar que com o aumentar de opiniões acerca da real valia da geração de iniciados, que afinal não têm assim tanto talento, realmente há algo de estranho com a opção de fazerem subir 7 jogadores para a equipa A em detrimento de ficarem na B...para além de que nessa geração ter no seu expoente máximo um jogador como o Úmaro Embaló! Respeito as opiniões e até as percebo, mas alegar que a geração de 2001 não tem jogadores com talento para poderem chegar aos nossos Seniores, parece-me no mínimo discutível, com um redes que é titular na selecção de sub-17 sendo sub-16, com um central com a classe do Penetra, com dois laterais muito fortes, com vários trincos de qualidade e com características diferentes, com alguns virtuosos na posição 10, com alas como Jair e Embaló e por fim com dois avançados muito interessantes! Sem contar com os reforços que foram muito bem pensados, mas o tempo dissipará as dúvidas que existem...

rudra28

Citação de: Cráguia Vitória em 13 de Setembro de 2016, 16:54
Quem se preocupa e acompanha o Benfica no seu todo, tem a obrigação moral de questionar certo tipo de situações.
Por exemplo; no ano passado os iniciados era o escalão que acompanhei com menos entusiasmo dos três escalões nacionais. A razão era o facto de olhar para a equipa e a nível individual quase não ver ninguém com real capacidade de um dia chegar ao nosso plantel principal. Os resultados eram arrasadores. E então?
Para alem disso, só muito recentemente começámos a "perder o medo" de saltar etapas.
E ver lugares e tempo de jogo entregue a jogadores que nunca serão aproveitados por nós em detrimento de outros que podem lá chegar, mas que não oferecem no imediato garantia de resultados, eu irei sempre criticar.
Dito isto também reconheço que houve uma evolução positiva nesse sentido. Continua no entanto a haver situações como esta que por vezes penso que também são potenciadas pelo facto de os jogos serem transmitidos em nossa casa.

Começo a achar que com o aumentar de opiniões acerca da real valia da geração de iniciados, que afinal não têm assim tanto talento, realmente há algo de estranho com a opção de fazerem subir 7 jogadores para a equipa A em detrimento de ficarem na B...para além de que nessa geração ter no seu expoente máximo um jogador como o Úmaro Embaló! Respeito as opiniões e até as percebo, mas alegar que a geração de 2001 não tem jogadores com talento para poderem chegar aos nossos Seniores, parece-me no mínimo discutível, com um redes que é titular na selecção de sub-17 sendo sub-16, com um central com a classe do Penetra, com dois laterais muito fortes, com vários trincos de qualidade e com características diferentes, com alguns virtuosos na posição 10, com alas como Jair e Embaló e por fim com dois avançados muito interessantes! Sem contar com os reforços que foram muito bem pensados, mas o tempo dissipará as dúvidas que existem...
E os que ficaram nos Juvenis B ganharam 4-1 aos lagartos num torneio por isso esta geração é uma de que tem mais qualidade da formação do Benfica

_James_

Citação de: André Sousa em 13 de Setembro de 2016, 05:52
Citação de: _James_ em 13 de Setembro de 2016, 04:51
Deixa lá ver... nos últimos anos o dpto de formação lançou Renato Sanches, Gonçalo Guedes, José Gomes, João Carvalho, João Cancelo, Bernardo Silva, Hélder Costa, Ivan Cavaleiro, André Gomes, etc, já para não falar dos que aí vêem e são muitos.

Se calhar, mas só se calhar, eles sabem o que fazem. Eu diria, vamos confiar neles e com todo o respeito ignorar mais esta tua "indignação" perante uma política do clube.

Se o Benfica adotasse uma política diferente lá estavas tu a defendê-la.

Isso de não ter opinião própria e andar ao sabor do vento é muito à frente.

Caríssimo, NA MiNHA OPINIÃO não se mudam políticas que resultam excepto se a mudança evidenciar BENEFÍCIOS MUITO CLAROS.

Isto de andar constantemente a criticar TUDO o que o clube faz é muito ... à BDC!!

André Sousa

Citação de: _James_ em 13 de Setembro de 2016, 17:00
Caríssimo, NA MiNHA OPINIÃO não se mudam políticas que resultam excepto se a mudança evidenciar BENEFÍCIOS MUITO CLAROS.

Isto de andar constantemente a criticar TUDO o que o clube faz é muito ... à BDC!!

Qual opinião? A tua opinião cinge-se a defender tudo o que o Benfica faz. Nem por um momento paras para pensar se os argumentos que lançam fazem sentido ou se o Benfica podia evoluir em determinados aspetos.

Tanto é que nem um argumento lançaste... mas também não esperava mais.

_James_

Citação de: André Sousa em 13 de Setembro de 2016, 22:24
Citação de: _James_ em 13 de Setembro de 2016, 17:00

Qual opinião? A tua opinião cinge-se a defender tudo o que o Benfica faz. Nem por um momento paras para pensar se os argumentos que lançam fazem sentido ou se o Benfica podia evoluir em determinados aspetos.

Tanto é que nem um argumento lançaste... mas também não esperava mais.

Que belo argumento que foi lançado! Vamos dispensar o Famana porque é mais desenvolvido que os outros! Eu PAREI, PENSEI nesse argumento e cheguei à conclusão que FELIZMENTE esses argumentos não foram tidos em conta por exemplo há quatro anos quando um miúdo fisicamente mais forte que os outros estava a despontar na equipa de iniciados. Acabou por nos dar o tri-campeonato o ano passado!!

Se calhar devias parar para pensar qual o intuito de determinadas decisões antes de criticar tudo o que é decisão no clube. Eu vejo as tuas "opiniões" e parece-me impressionante como tudo o que o clube faz está errado. Mas de TI não espero mais e dou graças a Eusébio por não decidires nada no clube porque estou muito feliz por ter festejado um tri-campeonato o ano passado.

André Sousa

Citação de: _James_ em 13 de Setembro de 2016, 23:02
Que belo argumento que foi lançado! Vamos dispensar o Famana porque é mais desenvolvido que os outros! Eu PAREI, PENSEI nesse argumento e cheguei à conclusão que FELIZMENTE esses argumentos não foram tidos em conta por exemplo há quatro anos quando um miúdo fisicamente mais forte que os outros estava a despontar na equipa de iniciados. Acabou por nos dar o tri-campeonato o ano passado!!

Se calhar devias parar para pensar qual o intuito de determinadas decisões antes de criticar tudo o que é decisão no clube. Eu vejo as tuas "opiniões" e parece-me impressionante como tudo o que o clube faz está errado. Mas de TI não espero mais e dou graças a Eusébio por não decidires nada no clube porque estou muito feliz por ter festejado um tri-campeonato o ano passado.

Que coisa tão vazia de conteúdo, nossa senhora.

Mas vamos lá a uma aulinha.

O Renato, quando tinha a idade do Famana, não tinha a sua capacidade física. Era um miúdo relativamente forte fisicamente, mas que divergia muito pouco do... Guga. Sim, do Guga. O Renato que tu conheces hoje não tem nada a ver com o Renato que era sub-15.

Esse argumento faria mais sentido em relação ao Romário. O tal que hoje está na equipa B depois de não ter arranjado colocação. E o Luciano Teixeira, lembras-te dele? Que tens a dizer sobre ele e sobre um tal de Paulo Teles? Só por curiosidade.

Depois, e não estando a falar por mim, mas não vi ninguém a querer dispensar o Famana. Quanto muito questionaram a gestão do miúdo.

Tu vês as minhas opiniões e concluis o que queres. No dia em que conseguires discuti-las acabarás por aprender alguma coisa. Até lá é só isto. Falas de coisas que desconheces e metes estas constantes argoladas.

_James_

Citação de: André Sousa em 13 de Setembro de 2016, 23:07

O Renato, quando tinha a idade do Famana, não tinha a sua capacidade física. Era um miúdo relativamente forte fisicamente, mas que divergia muito pouco do... Guga. Sim, do Guga. O Renato que tu conheces hoje não tem nada a ver com o Renato que era sub-15.

Esse argumento faria mais sentido em relação ao Romário. O tal que hoje está na equipa B depois de não ter arranjado colocação. E o Luciano Teixeira, lembras-te dele? Que tens a dizer sobre ele e sobre um tal de Paulo Teles? Só por curiosidade.

Depois, e não estando a falar por mim, mas não vi ninguém a querer dispensar o Famana. Quanto muito questionaram a gestão do miúdo.

Tu vês as minhas opiniões e concluis o que queres. No dia em que conseguires discuti-las acabarás por aprender alguma coisa. Até lá é só isto. Falas de coisas que desconheces e metes estas constantes argoladas.

Ui.. Sr. Professor presunçoso cheio de conteúdo, já tens mais um like pela lição.. a de humildade claro, porque tudo o resto é TRETA! Pensei que fosses o BDC cá do burgo mas afinal és o JJ.

Gosto especialmente da parte do "relativamente forte mas divergia pouco ..." belíssimo! Vamos lá então arranjar uns "intensímetros" para escolher jogadores.

O Renato destacava-se claramente dos colegas. Mais ou menos que o Famana? Who gives a shit para além das virgens imaculadas do futebol de formação que criticam tudo o que mexe?!

O Romário só não vingou porque não teve cabecinha. Talento não lhe falta e VALEU a pena todos os cêntimos investidos. A probabilidade de sucesso era elevada, azar não ter resultado.. AINDA.

Falas-me em 2/3 jogadores mais fortes físicamente que não vingaram!? Queres mesmo que te mencione PELO MENOS 100 jogadores físicamente "normais" que não vingaram? Que argumento mais absurdo!! Mas não esperava mais de ti, nem tenho a PRESUNÇÃO de te ensinar seja o que for porque serias um desperdício de tempo.

GlennStrombergh

Citação de: Cráguia Vitória em 13 de Setembro de 2016, 16:54

Úmaro Embaló (é um caso à parte), Jair e João Ferreira. São os casos em que acredito.
E não há nada de anormal em promover já esses jogadores ao escalão A. Isso acontece porque certamente estarão num nível de formação que lhes permite jogar nesse escalão ou porque no escalão B, já correriam o risco de estagnar. Ou até pelos dois motivos.

LA Lakers

Vamos jogar com o Belenenses domingo. Perderam 4-0 com o sporting e empataram este fim de semana 1-1 com o Oeiras.

Cráguia Vitória

Citação de: _James_ em 14 de Setembro de 2016, 00:58
Citação de: André Sousa em 13 de Setembro de 2016, 23:07

Ui.. Sr. Professor presunçoso cheio de conteúdo, já tens mais um like pela lição.. a de humildade claro, porque tudo o resto é TRETA! Pensei que fosses o BDC cá do burgo mas afinal és o JJ.

Gosto especialmente da parte do "relativamente forte mas divergia pouco ..." belíssimo! Vamos lá então arranjar uns "intensímetros" para escolher jogadores.

O Renato destacava-se claramente dos colegas. Mais ou menos que o Famana? Who gives a shit para além das virgens imaculadas do futebol de formação que criticam tudo o que mexe?!

O Romário só não vingou porque não teve cabecinha. Talento não lhe falta e VALEU a pena todos os cêntimos investidos. A probabilidade de sucesso era elevada, azar não ter resultado.. AINDA.

Falas-me em 2/3 jogadores mais fortes físicamente que não vingaram!? Queres mesmo que te mencione PELO MENOS 100 jogadores físicamente "normais" que não vingaram? Que argumento mais absurdo!! Mas não esperava mais de ti, nem tenho a PRESUNÇÃO de te ensinar seja o que for porque serias um desperdício de tempo.

Só para elucidar o nosso fórum e por curiosidade não te importas de dizer qual é o teu papel na equipa técnica dos Juniores do Benfica?! És um dos adjuntos ou fazes parte do scouting...só para podermos debater os assuntos de forma transparente e sem facciosismo, para que não surjam deturpações do lado de quem quer que seja! Se não quiseres abrir o jogo também não há problema, era só para matar a minha curiosidade...

André Sousa

Citação de: _James_ em 14 de Setembro de 2016, 00:58

Tens de te deixar dessas coisinhas tão básicas. É BdC, é JJ... procura antes desenvolver sobre o tema. Uma piçada ou outra tem a sua piada, isso mostra só o desespero por estares a falar sobre algo que não percebes minimamente. Adiante.

Escusas de dar muitas voltas. O Renato quando tinha a idade do Famana não tinha o poderio físico que tem hoje em relação aos outros. Era franzino, mais ágil, rápido, muito agressivo...

https://www.youtube.com/watch?v=IHv7RyN7DbA

Um ano depois. Posto isto, essa treta de ver o Renato como um mega maturado, como se ele fizesse a diferença a nível físico como faz o Famana hoje nos sub-15, só pode ter sido vista por ti. Apenas.

O Renato destacava-se dos colegas porque era melhor que a maioria. O Pedro, o Guga e o Joãozinho também se destacavam dos outros. Será que... pois.

A parte do Romário não vale a pena comentar. Talento... eheh.

Continuas sem perceber o que quer que seja conversa. O busílis da questão é a vantagem física que os jogadores africanos, ou com ascendência africana, na sua maioria, têm face aos caucasianos. Não é racismo nem nenhum tipo de elitismo, apenas uma constatação do óbvio, já que estes têm um desenvolvimento físico mais precoce. Isto não quer dizer que não tenham talento, porque têm. Na formação, o melhor prospet que o Benfica tem atualmente é um jogador que reúne essas condições, o Umaro. Já teve outros, como por exemplo o Sancidino, que é/foi um caso completamente diferente do do Romário, já que tinha 50 vezes mais talento que ele. E tens outros.

O problema é a gestão que se faz destes jogadores que, muitas vezes, impede que se desenvolvam e continuem a fazer a diferença ao mais alto nível, porque a proporção, em Portugal, deve ser 10/1.

Não referi o Luciano e o Paulo Teles para falar de mega maturados e afins. Falei do Luciano e do Paulo Teles para saber se também defendeste a aposta de um e a dispensa do outro porque, afinal, os funcionário do Benfica devem saber o que fazem, já que o Benfica formou muita gente de qualidade nos últimos tempos.

Theroux

Citação de: Elpimba em 13 de Setembro de 2016, 11:07
Citação de: andre_04_SLB em 12 de Setembro de 2016, 15:38
Citação de: il_pappataci em 11 de Setembro de 2016, 21:44
Qual a história do Famana Quizera?

O que é que o Benfica pretende deste jogador? Mais uma equipa de Iniciados mega maturada? Quando isto vai acabar?

Deixa lá ver... nos últimos anos o dpto de formação lançou Renato Sanches, Gonçalo Guedes, José Gomes, João Carvalho, João Cancelo, Bernardo Silva, Hélder Costa, Ivan Cavaleiro, André Gomes, etc, já para não falar dos que aí vêem e são muitos.

Se calhar, mas só se calhar, eles sabem o que fazem. Eu diria, vamos confiar neles e com todo o respeito ignorar mais esta tua "indignação" perante uma política do clube.

Apostar na formação ou lançar jogadores da Formaçao, consiste também em dar o último passo... que é passar a sénior, mais concretamente jogar na Equipa A... Existem jogadores dessa pequena lista que não concluíram a "Faculdade" Benfica... Senão também teríamos que contabilizar jogadores que "passaram" pela formação, tal como o Veloso, Sílvio (falando de jogadores que tiveram mais projecção)... and so on...

Sendo que, o projecto do Benfica, já tem alguns anos, mas só foi projectado em "pleno" (já foi projectado algumas vezes em anos anteriores, mas algumas pessoas tendem a esquecer e só agora é que se lembram, porque foi feita, efectivamente, a aposta no Seixal), pelo próprio Presidente... no ano passado (2015/2016)... vamos a dados de 2014 (NÃO RECOMENDADO A PESSOAS SENSÍVEIS):

"
Os clubes com mais jogadores formados a competir nos campeonatos analisados: Ajax (69), Partizan (66), Barcelona (61), Hajduk (52), SPORTING (52), Estrela Vermelha (50), Sparta Praga (46), Real Madrid (46), Dinamo Zagreb (45), Feyenoord (44), Dinamo Kiev (44), MTK (43), Shakhtar (43), Dinamo Minsk (41), Osijek (41), Slavia Praga (39), Levski Praga (37), FC PORTO (37), Arsenal (36) e Bayern Munique (36). O BENFICA (32) não aparece nos 20 primeiros.

Fonte: Mais Futebol - Observatório do Futebol/CIES (Centro Internacional para Estudos do Desporto)
http://www.maisfutebol.iol.pt/para-que-serve-a-formacao-de-jogadores
http://www.maisfutebol.iol.pt/formacao-estudo-estrangeiros-observatorio-futebol-cies-europa-estatisticas/52de6b23e4b0a4a64b33eb3c.html

Fora esta pequena introdução, só para manter os pés no chão... Ainda existem coisas mal feitas, casos estranhos, como em qualquer lado... que devem ser mencionadas e questionadas. É este o caso. Pelo menos para quem segue e se importa com a Formação em geral e com o Benfica em especifico... digo eu...

Saudações

Esse estudo, que é excelente, apresentado dessa forma, não diz nada sobre o CFC. Os dados recolhidos não se referem a um período específico, logo entram jogadores que começaram a jogar nos seniores, por exemplo, em 2002. O que provavelmente significa que entraram para o clube formador algures nos anos 90. E não é preciso dizer que não faz qualquer sentido meter no mesmo saco essa formação com a actual. O estudo também não diz nada diz sobre a evolução que existiu ao longo dos anos, a nível absoluto e em relação a outros clubes. Etc.

Nem tudo o que acontece no CFC é perfeito, nem ninguém tem a mínima moral para criticar os benfiquistas que sentem imenso orgulho e confiança no trabalho que lá é desenvolvido, até prova em contrário.

Que se critique o que cada um acha que é criticável, mas não vale a pena tentar confundir o que é simples e objectivo.

benficaslb1

Existe aqui pessoal tão visionário que já sabe nos sub 15 que jogadores poderão ou não servir a equipa A, como se isso fosse uma ciência exacta, como se o top dos tops dos sub 15 não se pudesse perder pelo caminho e um jogador mediano de sub15 não pudesse evoluir e chegar à equipa principal, eu não sou grande especialista, mas dizer que os jogadores nesta idade vão ser A ou B não me parece ter lógica nenhuma.

Elpimba

Citação de: Theroux em 14 de Setembro de 2016, 07:47
Citação de: Elpimba em 13 de Setembro de 2016, 11:07
Citação de: andre_04_SLB em 12 de Setembro de 2016, 15:38
Citação de: il_pappataci em 11 de Setembro de 2016, 21:44
Qual a história do Famana Quizera?

O que é que o Benfica pretende deste jogador? Mais uma equipa de Iniciados mega maturada? Quando isto vai acabar?

Apostar na formação ou lançar jogadores da Formaçao, consiste também em dar o último passo... que é passar a sénior, mais concretamente jogar na Equipa A... Existem jogadores dessa pequena lista que não concluíram a "Faculdade" Benfica... Senão também teríamos que contabilizar jogadores que "passaram" pela formação, tal como o Veloso, Sílvio (falando de jogadores que tiveram mais projecção)... and so on...

Sendo que, o projecto do Benfica, já tem alguns anos, mas só foi projectado em "pleno" (já foi projectado algumas vezes em anos anteriores, mas algumas pessoas tendem a esquecer e só agora é que se lembram, porque foi feita, efectivamente, a aposta no Seixal), pelo próprio Presidente... no ano passado (2015/2016)... vamos a dados de 2014 (NÃO RECOMENDADO A PESSOAS SENSÍVEIS):

"
Os clubes com mais jogadores formados a competir nos campeonatos analisados: Ajax (69), Partizan (66), Barcelona (61), Hajduk (52), SPORTING (52), Estrela Vermelha (50), Sparta Praga (46), Real Madrid (46), Dinamo Zagreb (45), Feyenoord (44), Dinamo Kiev (44), MTK (43), Shakhtar (43), Dinamo Minsk (41), Osijek (41), Slavia Praga (39), Levski Praga (37), FC PORTO (37), Arsenal (36) e Bayern Munique (36). O BENFICA (32) não aparece nos 20 primeiros.

Fonte: Mais Futebol - Observatório do Futebol/CIES (Centro Internacional para Estudos do Desporto)
http://www.maisfutebol.iol.pt/para-que-serve-a-formacao-de-jogadores
http://www.maisfutebol.iol.pt/formacao-estudo-estrangeiros-observatorio-futebol-cies-europa-estatisticas/52de6b23e4b0a4a64b33eb3c.html

Fora esta pequena introdução, só para manter os pés no chão... Ainda existem coisas mal feitas, casos estranhos, como em qualquer lado... que devem ser mencionadas e questionadas. É este o caso. Pelo menos para quem segue e se importa com a Formação em geral e com o Benfica em especifico... digo eu...

Saudações

Esse estudo, que é excelente, apresentado dessa forma, não diz nada sobre o CFC. Os dados recolhidos não se referem a um período específico, logo entram jogadores que começaram a jogar nos seniores, por exemplo, em 2002. O que provavelmente significa que entraram para o clube formador algures nos anos 90. E não é preciso dizer que não faz qualquer sentido meter no mesmo saco essa formação com a actual. O estudo também não diz nada diz sobre a evolução que existiu ao longo dos anos, a nível absoluto e em relação a outros clubes. Etc.

Nem tudo o que acontece no CFC é perfeito, nem ninguém tem a mínima moral para criticar os benfiquistas que sentem imenso orgulho e confiança no trabalho que lá é desenvolvido, até prova em contrário.

Que se critique o que cada um acha que é criticável, mas não vale a pena tentar confundir o que é simples e objectivo.

A ti e a muitos, talvez não diga muito... mas a mim diz-me bastante... pois estou a falar da Formação do Benfica num todo, no espaço e no tempo... Como tal, o CFC incluído...
Mas falando "só" do CFC, que está para fazer 10 anos brevemente (julgo que neste mês):

• Queres tu dizer que só agora é que estão a aparecer jogadores para a equipa A (ou para o Mendes :)... e não tenho nada contra e nem quero entrar por aí, foi mesmo só piada)?

• E parafraseando que "O estudo também não diz nada diz sobre a evolução que existiu ao longo dos anos, a nível absoluto e em relação a outros clubes. Etc."... Achas mesmo que os outros clubes nada evoluíram a nível de Formação nos últimos 10 anos?
    Não digo que não estejamos em alguns aspectos "mais à frente"... Mas em termos de "Academias", por exemplo, as mesmas já existiam, noutros cantos do mundo, muito antes de nós...

É que as vezes, parece que voltamos a descobrir a pólvora (Porventura sim, voltando à piada anterior do Mendes :))...

Acredita que estou bastante "satisfeito", com o que vejo actualmente. É o abrir portas de algo que já deveria ter sido feito à mais tempo... Não falo em números de jogadores lançados na equipa A, semelhantes ao Sporting (Derivado ao projecto BDC e JJ, vai "estagnar", nos próximos anos), mas muito mais do que lançámos nos últimos anos, certamente. Pois, espaço para a Formação na equipa A, na minha opinião, existe sempre (entre 1 a 3 bons, todos os anos, conseguimos de certeza) e em qualquer clube do mundo... Se houver esse interesse claro (Da mesma forma que compramos o Zé Manel todos os anos, com 19/20 anos vindo do Brasil, Croácia, Sérvia... Também pode entrar o Zé Manel, vindo da Formação)...

Mas, mesmo estando "satisfeito", tenho os meus medos. Já ouvi esta conversa da aposta na Formação noutros anos (Falando deste Presidente, de quem aprecio e dou valor aos feitos em todas as áreas, incluindo a estrutura Formação)... talvez noutros moldes, sem tanta comunicação e apoteose... mas não é de agora.
Na minha opinião ainda não somos uma equipa que aposta na Formação (que engloba o último passo... Equipa A)... Daqui a 5/6 anos é que posso concluir isso... E o estudo mostra-me isso... Que ainda não está enraizado no nosso ADN... como está nas outras equipas do Top 5 por exemplo (Onde está o Sporting CUF de Portugal, por mais que me custe)...

Por exemplo, nos próximos 5/6 anos, se:
Aprecio bastante o Rui Vitória (Tanto que era o Treinador que queria, antes mesmo do JJ sair), pois tem essa ligação à Formação (a sua origem)... e parece-me uma pessoa bastante competente e bastante sensibilizado com este tema "Formação"... Mas e se perdermos o Campeonato, 1 ou 2 anos seguidos. O Treinador cai? A aposta na Formação mantem-se?
E se o RV sai por um ou outro motivo... O Treinador novo terá as mesmas características? A Direcção/Clube manterá esta linha que esta a seguir agora?

Resumindo, quem "critica" com conteúdo/fundamento (Construtivo)... para mim não são críticas... são indicadores do que ainda podemos melhorar (neste caso)... ou que pelo menos, é algo que deveremos voltar a pensar/questionar. Pois mantém-nos alertas e em melhoria continua...

Mas voltando ao tema desta conversa... ainda existem algumas apostas em jogadores, na nossa formação, um pouco duvidosas...

Saudações