Formação (2016-2017)

Dandy

Ainda está por provar que a nossa formação de basquetebol sirva, realmente, para formar jogadores inequivocamente competentes para, no mínimo, representarem o Benfica.

Nos últimos 20 anos, assim de repente, não estou a ver ninguém ...

BlankFile

Citação de: Dandy em 08 de Abril de 2017, 23:26

Ainda está por provar que a nossa formação de basquetebol sirva, realmente, para formar jogadores inequivocamente competentes para, no mínimo, representarem o Benfica.

Tens alguns exemplos, mas são muito poucos.

Não é fácil formar bons jogadores portugueses nesta modalidade. É cada vez mais escasso.

Dandy

Citação de: BlankFile em 08 de Abril de 2017, 23:43

Não é fácil formar bons jogadores portugueses nesta modalidade. É cada vez mais escasso.

Não estás a pensar no Tomás Barroso, pois não? ...

BlankFile

Citação de: Dandy em 09 de Abril de 2017, 02:08

Por acaso até estou.  :ashamed:

Eu acho que ele tem qualidade para pertencer ao plantel do Benfica. Se calhar se tivesse um treinador que o valorizasse e o estimulasse a sério, talvez fosse mais jogador ainda.

Diogo Gameiro, Carlos Ferrerinho acho que ainda vão a tempo também. Ainda há o Sérgio Silva, mas não sei o que esperar dele sinceramente.

Eu acho que o Benfica tem que continuar a trabalhar na formação como está a fazer, sabendo de antemão que é cada vez mais difícil formar bons jogadores nesta modalidade. Mas não é impossível.

Dandy

Citação de: BlankFile em 09 de Abril de 2017, 02:18

Eu acho que ele tem qualidade para pertencer ao plantel do Benfica. Se calhar se tivesse um treinador que o valorizasse e o estimulasse a sério, talvez fosse mais jogador ainda.

Diogo Gameiro, Carlos Ferrerinho acho que ainda vão a tempo também. Ainda há o Sérgio Silva, mas não sei o que esperar dele sinceramente.

Eu acho que o Benfica tem que continuar a trabalhar na formação como está a fazer, sabendo de antemão que é cada vez mais difícil formar bons jogadores nesta modalidade. Mas não é impossível.

Não integro o Tomás na definição que apresentei por dois motivos, basicamente.

Em primeiro lugar ... porque o Tomás, no máximo dos máximos, passou 2 anos na formação do Benfica. Não digo que não seja formação ... também é mas acho que não é suficiente para se afirmar que seja "feito" no Benfica.

E depois porque, na minha opinião, não passa de um "produto mediano". Comparar os bases portugueses que tivemos, nas décadas de 80 e 90, com os que temos agora ...

Olha, vou dormir.

Coach_Gouveia

Citação de: BlankFile em 09 de Abril de 2017, 02:18

O Tomas por muito boa pessoa que seja nao tem o que e preciso para ser jogador do Benfica... E pessimo base, e baixo e tem poucos argumentos atleticos para jogar a 2...

Gameiro, ate pode dar um bom base mas duvido com as qualidades minimas para um Benfica (pode dar).
Ferreirinho, apesar de defender nao ser para ele tem talento, nao tem joelhos.
O Sergio esta ha demasiado tempo na B, ja devia ser a segunda escolha para 2 ou andar a rodar.
Monteiro pode dar bom poste, ja devia andar na Liga.
De 98 duvido que apareca alguem.
De 99 Catarro (bom extremo, vamos ver o que da), Lanca (base muito bom tem de jogar a 1) e enventualmente o Rafael Lisboa (que me parece ir ter os mesmos problemas que o Barroso, apesar de ser melhor base).
Depois existem alguns problemas, a fornada de 2000 pode ter 1 ou outro bom, mas Porto e CB Queluz tem la melhores... A de 2001 nem vale a pena falar, e a de 2002 ate o melhor jogador perdemos para o Queluz...
A saida do Goran foi um tiro nao nos pes, mas na cabeca mesmo...

Walter Morgan

O Benfica que deixe a formação para quem realmente sabe formar jogadores. Andamos a gastar dinheiro para nada.

Coach_Gouveia

Citação de: Walter Morgan em 09 de Abril de 2017, 10:31
O Benfica que deixe a formação para quem realmente sabe formar jogadores. Andamos a gastar dinheiro para nada.
O problema e que ja toda a gente sabe que ir para a formacao do Benfica e abdicar muitas vezes de estar perto da sua familia nao e sinonimo de nada... De forma seria quantos jogadores da nossa formacao este ano fizeram mais de 40 minutos da epoca toda? E quantos desses jogaram mais de 10 minutos em 2 ou mais jogos?

Walter Morgan

Citação de: Coach_Gouveia em 09 de Abril de 2017, 10:56
Citação de: Walter Morgan em 09 de Abril de 2017, 10:31
O problema e que ja toda a gente sabe que ir para a formacao do Benfica e abdicar muitas vezes de estar perto da sua familia nao e sinonimo de nada... De forma seria quantos jogadores da nossa formacao este ano fizeram mais de 40 minutos da epoca toda? E quantos desses jogaram mais de 10 minutos em 2 ou mais jogos?

Eu falo no Basket, mas podia estender o comentário a, por exemplo, o Hóquei e Voleibol. Temos escalões de formação só por ter, porque olhando friamente e se até quiséssemos reduzir custos o indicado era ter só equipa senior. Porque temos mais que capacidade de ir buscar os melhores jovens nacionais aos 17/18/19/20 anos a custo 0.

Dandy

Esclarecer uma coisa ...

Não acho que o Benfica deva deixar de ter formação, não defendo tal coisa. Entendo que o Benfica deve  ter formação, sempre ... mesmo que dê prejuízo financeiro (dentro de um limite razoável, evidentemente) e mesmo que, como é o caso, não consiga formar atletas de nível internacional.

O que (eu) disse é que a formação de basquetebol, do Benfica, não tem servido para formar atletas de gabarito ... infelizmente.

Mas, se depender de mim, o clube terá sempre formação nas mais diversas modalidades. Não somente por ser esse o dever de uma entidade de cariz social, como é o Benfica, mas também porque constitui um foco de aglutinação de massa crítica e de promoção do associativismo/Benfiquismo.

Slipknot_BMC

eu vou mais longe

Qual o jogador portugues nos ultimos vá 5 anos formado cá em Portugal que tem tido sucesso ?

O jogador de basquet portugues é pior que um jogador das ilhas faroé em futebol

Universo Benfica

Universo Benfica

Universo Benfica

Freire

Sub18

1º   Sport Lisboa Benfica   9   9   0   18
2º   SOK/CBQ-A   10   6   4   16
3º   BARREIRENSE   10   5   5   15
4º   Odisseia Basket   10   4   6   14
5º   Algés   11   3   8   14
6º   NB Queluz - BBgrill   8   5   3   13