Rafa

Avançado, 31 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2016-2024), 326 jogos (21235 minutos), 94 golos

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2)

rjcc

Last Dance

Merece ser ovacionado, mas nunca será um dos melhores de sempre

O'Brien

Citação de: Godescalco em 12 de Maio de 2024, 02:23
Citação de: kramxel² em 12 de Maio de 2024, 01:53
Citação de: Godescalco em 12 de Maio de 2024, 01:03
Citação de: Pablito13 em 12 de Maio de 2024, 01:00
Citação de: Godescalco em 12 de Maio de 2024, 00:53
Citação de: Pablito13 em 12 de Maio de 2024, 00:47
Citação de: Red2802 em 12 de Maio de 2024, 00:34
Citação de: Pablito13 em 12 de Maio de 2024, 00:31Tou só a ler.

É melhor.

Porque para malhar no Rafa para ti todos os tópicos servem.

É doentio, deves ter 50% dos teus posts a falar de futebol a acabarem sempre no Rafa.

Não é muito normal, vê lá isso.

50% não tá mal, podia ser pior. Quando detectas um problema é normal que o refiras mais vezes que o habitual. Só que no teu caso, e no que tu consideras problemas, não são só 50% dos teus posts. 

Pena só teres dado com este tópico agora, devia estar trancado para ti. Deixaste a poeira assentar para vires falar de futebol. Devias era ter aparecido mais cedo quando o "imortal" andava a enterrar competições e a mostrar a sua falta de profissionalismo. "O jogador dos jogos grandes". Mas não te preocupes, como se percebe neste preciso momento, não és o único.

Ainda me lembro da nossa breve conversa no início da época sobre o Rafa. E ficou-se agora a saber quem é que sabia do que estava a falar.

Um jogador com este perfil, 8 anos de casa e não se perceber o está aqui, isso é que não é muito normal, vê lá isso.

O Rafa deu muito mais ao Benfica do que o João Pinto que está no teu avatar, por exemplo. Em termos absolutos, nem tem comparação.

Os contexos são diferentes, certo, mas é o que é.

Isto não significa que o João Pinto não tivesse mais talento puro, porque indubitavelmente o tinha, ou que não fosse mais carismático, porque o era, mas o rendimento objectivo fica a milhas do rendimento do Rafa no Benfica. Em 8 épocas, o João Pinto fez 3 ou 4, sendo simpático, perto do que se lhe exigia, no resto andou a pastar a toura e, em alguns casos, a envenenar balneários.

Foda-se, ó Gotts. João Pinto e este jogador sem tesão na mesma frase?! Nem me vou referir ao que disseste a seguir, não tem qualquer tipo de qualificação. Com todo o respeito, não se aproveita nada. Aliás, em grande parte do teu post e no que dizes do João Pinto, se eu não soubesse, diria que estavas a falar do próprio Rafa ;D

Estás com azar porque vi ambos a jogar ao vivo e a cores.

O João Pinto era um talento geracional, tinha uma genialidade que nem em sonhos o Rafa pode aspirar a ter, mas teve um rendimento medíocre no Benfica em mais de metade do tempo que passou cá, e em parte por culpa sua. É factual porque me lembro perfeitamente disso e de comentá-lo com benfiquistas mais velhos do que eu na altura. Não tenho nenhum tipo de romantismo em relação a jogadores.

O Rafa, em termos de rendimento no Benfica, infelizmente dá de goleada ao João Pinto e nem é perto. Os contextos são diferentes mas é o que é. O que nos diz mais daquilo que faltou ao João Pinto para render a um nível de topo do que do Rafa.

Mais uma tirada à Gotts....
João Pinto é lenda, Rafa é só mais um.

Nem foi o melhor jogador nas épocas que cá esteve, e em algumas nem acima da média esteve....

Fui rever os dados, a ver se a minha memória não me traíra. E não me traíu.

João Pinto: 8 épocas, 302 jogos, 89 golos, 50 assistências, 1 campeonato nacional, 1 taça de Portugal. "Lenda."

Rafa: 8 épocas, 325 jogos, 92 golos, 66 assistências, 3 campeonatos nacionais, 2 taças de Portugal, 3 supertaças. "Só mais um".

Repito, só mais um. E eu nem sou particularmente fã do rapaz, e considero que o seu tempo aqui chegou ao fim, mas estamos a entrar no ramo da negação da realidade. Os contextos de ambos são diferentes, mas o rendimento é o que é.

Que tirada, realmente.

O futebol não são só números.

Quem viveu esse tempo, e lembra-se a sério, sabe muito bem que o João Pinto muitas das vezes era só ele a empurrar o Benfica. Teve jogos maus, óbvio, mas esforçava-se, e o Rafa nos jogos decisivos desaparecia ( estes jogos não aparecem nas estatísticas, tal como anunciaste )

Rafa não será lenda ( a meu ver claro ) porque para mim nunca esteve lá nos grandes jogos e em diversos momentos decisivos, e pior, metade da época faz sempre um frete, e já nem falo nos falhanços que um profissional não deveria falhar

OMonarca

Foi importante para a conquista de campeonatos do Benfica.
 325 jogos
92 golos
66 assistências

Fica a sensação que nunca explodiu nem foi aquele jogador que se esperava continua com os mesmos defeitos e qualidades quando o fomos comprar ao Braga.
A questão da decisão e das Trivelas malucas aliando ao facto que nunca foi um jogar com grande personalidade em campo dai nem sequer ser o capitão do Benfica. A velocidade safou o em muitas coisas e diga-se de passagem que ajudou bastante o Benfica, lembro me do "jogo do titulo" no ano passado frente ao braga.
Com o passar do tempo a velocidade que ele tinha vai se perdendo e o Rafa sem velocidade é um jogador no máximo mediano.
Porém não desvalorizo o facto que ele teve cá 8 anos o que para um jogar moderno é uma vida.



 8 ANOS Obrigado Rafa 🦅🇵🇹🔴⚪️




Nmslb

Agradecer o quê? Não recebeu escrupolosamente o contratualizado? Deixem-se dessas criquisses. Renovou? Nao foi ele que quis ir embora? A custa dessas lamechices é que temos um balneario, de virgens ofendidas e não de homens. Fez o trabalho dele enquanto ca esteve, foi pago, agora, andor. Mudar para um jogador com outra mentalidade..

skydevil

Andou a cagar-se nisto nesta última meia época. Por isso também me estou a cagar para ele e para onde vai.

Marrokinoum

Merece o nosso respeito. Um campeão do Benfica. Tratar bem os nossos é uma obrigação!

Chuck

Citação de: Red2802 em 11 de Maio de 2024, 18:10
Citação de: Che1904 em 11 de Maio de 2024, 18:01
Citação de: Red2802 em 11 de Maio de 2024, 17:17Um histórico e imortal do Sport Lisboa e Benfica.

O resto é conversa.
Envergonha qualquer histórico...a não ser para aqueles que acham que o Benfica começou com o Vieira!!!

Os que acham que o Benfica começou com Vieira são aqueles que maltratam o Rafa.

Uma coisa é não apreciar o jogador dentro do campo, outra é a conversa idiota sobre o comportamento do Rafa.

Estão habituados a idolatrar um qualquer que andou cá um ou dois anos e  bazou à primeira oportunidade.

Muitos deles beijadores profissionais de símbolos.

Essa, sim, é a marca do SLV2003.

Os que conhecem o clube há mais de 40 anos sabem reconhecer a importância de um jogador que esteve cá 8 anos e foi decisivo para o clube.

E não me venham com conversas de Andrés Almeidas que não estou para parvoíces.

.

Para os que ainda não leram este post hoje.

pablo-aimar

Ovacionar como é óbvio e seguirmos ambos as nossas vidas.

ruibenfica80

Citação de: O'Brien em 12 de Maio de 2024, 09:39
Citação de: Godescalco em 12 de Maio de 2024, 02:23
Citação de: kramxel² em 12 de Maio de 2024, 01:53
Citação de: Godescalco em 12 de Maio de 2024, 01:03
Citação de: Pablito13 em 12 de Maio de 2024, 01:00
Citação de: Godescalco em 12 de Maio de 2024, 00:53
Citação de: Pablito13 em 12 de Maio de 2024, 00:47
Citação de: Red2802 em 12 de Maio de 2024, 00:34
Citação de: Pablito13 em 12 de Maio de 2024, 00:31Tou só a ler.

É melhor.

Porque para malhar no Rafa para ti todos os tópicos servem.

É doentio, deves ter 50% dos teus posts a falar de futebol a acabarem sempre no Rafa.

Não é muito normal, vê lá isso.

50% não tá mal, podia ser pior. Quando detectas um problema é normal que o refiras mais vezes que o habitual. Só que no teu caso, e no que tu consideras problemas, não são só 50% dos teus posts. 

Pena só teres dado com este tópico agora, devia estar trancado para ti. Deixaste a poeira assentar para vires falar de futebol. Devias era ter aparecido mais cedo quando o "imortal" andava a enterrar competições e a mostrar a sua falta de profissionalismo. "O jogador dos jogos grandes". Mas não te preocupes, como se percebe neste preciso momento, não és o único.

Ainda me lembro da nossa breve conversa no início da época sobre o Rafa. E ficou-se agora a saber quem é que sabia do que estava a falar.

Um jogador com este perfil, 8 anos de casa e não se perceber o está aqui, isso é que não é muito normal, vê lá isso.

O Rafa deu muito mais ao Benfica do que o João Pinto que está no teu avatar, por exemplo. Em termos absolutos, nem tem comparação.

Os contexos são diferentes, certo, mas é o que é.

Isto não significa que o João Pinto não tivesse mais talento puro, porque indubitavelmente o tinha, ou que não fosse mais carismático, porque o era, mas o rendimento objectivo fica a milhas do rendimento do Rafa no Benfica. Em 8 épocas, o João Pinto fez 3 ou 4, sendo simpático, perto do que se lhe exigia, no resto andou a pastar a toura e, em alguns casos, a envenenar balneários.

Foda-se, ó Gotts. João Pinto e este jogador sem tesão na mesma frase?! Nem me vou referir ao que disseste a seguir, não tem qualquer tipo de qualificação. Com todo o respeito, não se aproveita nada. Aliás, em grande parte do teu post e no que dizes do João Pinto, se eu não soubesse, diria que estavas a falar do próprio Rafa ;D

Estás com azar porque vi ambos a jogar ao vivo e a cores.

O João Pinto era um talento geracional, tinha uma genialidade que nem em sonhos o Rafa pode aspirar a ter, mas teve um rendimento medíocre no Benfica em mais de metade do tempo que passou cá, e em parte por culpa sua. É factual porque me lembro perfeitamente disso e de comentá-lo com benfiquistas mais velhos do que eu na altura. Não tenho nenhum tipo de romantismo em relação a jogadores.

O Rafa, em termos de rendimento no Benfica, infelizmente dá de goleada ao João Pinto e nem é perto. Os contextos são diferentes mas é o que é. O que nos diz mais daquilo que faltou ao João Pinto para render a um nível de topo do que do Rafa.

Mais uma tirada à Gotts....
João Pinto é lenda, Rafa é só mais um.

Nem foi o melhor jogador nas épocas que cá esteve, e em algumas nem acima da média esteve....

Fui rever os dados, a ver se a minha memória não me traíra. E não me traíu.

João Pinto: 8 épocas, 302 jogos, 89 golos, 50 assistências, 1 campeonato nacional, 1 taça de Portugal. "Lenda."

Rafa: 8 épocas, 325 jogos, 92 golos, 66 assistências, 3 campeonatos nacionais, 2 taças de Portugal, 3 supertaças. "Só mais um".

Repito, só mais um. E eu nem sou particularmente fã do rapaz, e considero que o seu tempo aqui chegou ao fim, mas estamos a entrar no ramo da negação da realidade. Os contextos de ambos são diferentes, mas o rendimento é o que é.

Que tirada, realmente.

O futebol não são só números.

Quem viveu esse tempo, e lembra-se a sério, sabe muito bem que o João Pinto muitas das vezes era só ele a empurrar o Benfica. Teve jogos maus, óbvio, mas esforçava-se, e o Rafa nos jogos decisivos desaparecia ( estes jogos não aparecem nas estatísticas, tal como anunciaste )

Rafa não será lenda ( a meu ver claro ) porque para mim nunca esteve lá nos grandes jogos e em diversos momentos decisivos, e pior, metade da época faz sempre um frete, e já nem falo nos falhanços que um profissional não deveria falhar

Outro aqui que viveu os 90s.

É que uma pessoa até poderia concordar que o João Vieira Pinto não deu ao Benfica tudo o que devia ter dado. Isso até será verdade.

Mas quem viveu aqueles anos sabe que o principal factor foi a instabilidade da equipa à volta dele. Foi muito raro ter uma sequência de jogos com parceiros de ataque estáveis e a carburar. Mas muito raro mesmo. Como foi muito raro jogar com uma equipa completa que projectasse laterais, que tivesse medios capazes de combinar e entrar. Muito raro mesmo.

O Joao Vieira Pinto acabava por jogar muito como segundo avançado, que até é uma posição parecida ao Rafa sim. Mas o João acabava grande parte dos jogos a ser levado com bola para as laterais. Porque os adversários sabiam que tinham de se focar nele. E empurravam-no muito bem para as laterais. O João ficava amarrado à procura de movimentações e combinações com colegas que nunca apareciam. E como era o João e não era o Rafa, não lhe passava pela cabeça correr sozinho só para a fotografia.

Depois há a dimensão enquanto jogador. O João, pelo que deu na seleção nacional, provou o talento que era. Não tem comparação nenhuma com o Rafa. Aquele ultimo euro que faz depois de o dispensarmos foi top. Ou quem não se lembra do João na qualificação para o Mundial que acabámos fora com a expulsão do Rui Costa. O João jogou barbaridades nesse apuramento e em particular contra a grande Alemanha.

Não tem mesmo nada a ver...

São jogadores que nem sequer estão num patamar parecido.

O João a única razão pela qual fez a carreira em Portugal foi por vontade própria. Mas na seleção sempre mostrou ao que vinha e o que podia fazer.

Se o João tem ido para o estrangeiro e conseguia continuar a sua evolução, andaria nas conversas entre os Rui Costas e Paulo Sousas. Porque tinha potencial nesse patamar.

E mesmo a nivel do Benfica, o João tem jogos como o célebre 3-6 que é a primeira nota 10 da bola. E é ver os atributos dele todos nesse jogo. Como criava golos sozinho, como fazia simulações que abriam espaço para colegas, como segurava a bola até ao momento certo de fazer um passe a rasgar e meter um colega na cara do golo. O João tinha isso tudo.

O Rafa....tem corrida e condução de bola em velocidade. E pronto...

 


sergio19azb

O jvp depois de sair do Benfica não quis mais saber do clube. O Rafael será igual. Até nisso são parecidos.

Só falta o rafa ir jogar para o SCP e bater no peito orgulhosamente.

skydevil

Citação de: sergio19azb em 12 de Maio de 2024, 10:36O jvp depois de sair do Benfica não quis mais saber do clube. O Rafael será igual. Até nisso são parecidos.

Só falta o rafa ir jogar para o SCP e bater no peito orgulhosamente.

Pah o JVP não quis saber mais do clube porque foi escorraçado e humilhado publicamente, daí que perceba que não tenha tido propriamente demonstrações de amor públicas pelo clube, até porque passou entretanto por um rival.

Já nem vou falar que JVP levou o clube às costas.

Dmitry91

Citação de: sergio19azb em 12 de Maio de 2024, 10:36O jvp depois de sair do Benfica não quis mais saber do clube. O Rafael será igual. Até nisso são parecidos.

Só falta o rafa ir jogar para o SCP e bater no peito orgulhosamente.

Situações completamente diferentes. O Benfica deu tudo ao Rafa e ainda tentou renovar com ele no início do ano. Cagou nos na cabeça, boa viagem.

Se queres comparar uma situação semelhante, compara com o Maxi.

merlin

Por mim que vá pela sombra, grande parte da culpa é treinador que não foi capaz de proteger o jogador em baixo de forma, mas 8 e 3 campeonatos.....

Até o Almeidinha levou melhores números, tenho pena porque qualidade ele tem mas não avisa quando vai jogar por isso é que passou os seu melhores anos sem nunca aparecer ninguém que o quisesse levar.

Não me deixa grandes saudades, é pena mas é o sentimento que tenho por ele.

PedroMartins

O Rafa parece-me mesmo aquele tipo de jogador que "não" tem interesse nenhum em futebol.
Entra dentro do campo, faz o que lhe compete, as vezes corre bem e outras vezes corre mal, acaba o jogo e não passa mais cartão a futebol.

Qualquer das maneiras, que receba uma enorme salva de palmas.
Não sendo dos maiores fãs do Rafa, também acho que certas pessoas se esquecem facilmente das coisas boas que deu.

Nmslb

Citação de: Marrokinoum em 12 de Maio de 2024, 10:25Merece o nosso respeito. Um campeão do Benfica. Tratar bem os nossos é uma obrigação!
concordo, quando o comportamento tenha sido de maximo profissionalismo, dedicação e empenho, em prol do clube. Quando, durante estes anos houve amuos, contribuição para desuniao do balneario,  e colocar ego acima do clube. Temos de ser respeitosos e não subservientes. À custa disso temos o balneario, que temos, onde as primadonas se sentem acima do clube. Nunca na vida...