Pedro Pablo Pichardo, Campeão Olímpico/Campeão Mundial/Campeão Europeu

IPASLB


baar99

Citação de: IPASLB em 12 de Janeiro de 2022, 15:10
Este Benfica atual não incentiva ninguém.

Neste caso nada a ver. Ele ganha muito mais em ser exclusivo Puma do que em qualquer clube.

TeamRocket37

Citação de: baar99 em 12 de Janeiro de 2022, 15:31
Citação de: IPASLB em 12 de Janeiro de 2022, 15:10
Este Benfica atual não incentiva ninguém.

Neste caso nada a ver. Ele ganha muito mais em ser exclusivo Puma do que em qualquer clube.

Benfica equipa Adidas.
É outro problema para Puma.
Estamos dificuldade em fechar o africano para TCCE de Corta Mato por isso mesmo, o atleta é exclusivo Nike.

baar99

Citação de: TeamRocket37 em 12 de Janeiro de 2022, 15:41
Citação de: baar99 em 12 de Janeiro de 2022, 15:31
Citação de: IPASLB em 12 de Janeiro de 2022, 15:10
Este Benfica atual não incentiva ninguém.

Neste caso nada a ver. Ele ganha muito mais em ser exclusivo Puma do que em qualquer clube.

Benfica equipa Adidas.
É outro problema para Puma.
Estamos dificuldade em fechar o africano para TCCE de Corta Mato por isso mesmo, o atleta é exclusivo Nike.

O atletismo tem disso. Então os atletas de topo são as caras das marcas de desporto.

TeamRocket37

Normalmente os contratos de atletismo acabam no final de Outubro, fim das épocas desportivas do atletismo.

Por isso Pedro Pablo Pichardo até 31 de Outubro de 2022 tem contrato com o Benfica.

Logo vai disputar o Mundial de Pista Coberta, Europeu Ar Livre e o Mundial de Ar Livre sendo atleta do Sport Lisboa e Benfica.

Depois a próxima época desportiva é ver o que acontece.

Ricardinh010

Não vai é participar nas provas nacionais, é isso?

Mas assim andamos a pagar-lhe para quê?

TeamRocket37

Citação de: Ricardinh010 em 12 de Janeiro de 2022, 16:26
Não vai é participar nas provas nacionais, é isso?

Mas assim andamos a pagar-lhe para quê?

Já o ano passado não o fez, qual a diferença?

LX1969

Pedro Pichardo inaugurou ontem as Conferências do Forte de Albarquel em Setúbal, antiga fortaleza militar do século XVII recentemente requalificada pela Câmara Municipal de Setúbal.

Em conversa com o conhecido jornalista da televisão e Antena 1, Paulo Sérgio, e perante algumas dezenas de assistentes, Pichardo, dono de uma grande simplicidade, falou dos seus treinos e das competições, das suas aspirações, da sua alimentação, etc.

Eis os temas abordados:

Preparação olímpica em 2020

Mudou muita coisa quando soube do adiamento dos Jogos Olímpicos, inicialmente previstos para 2020. Nesse ano, não houve competições, foi só a treinar, à espera do que acontecesse no ano seguinte, se iria ou não haver Jogos.

Emoções em Tóquio

Em Tóquio sem público, parecia quase um treino, era estranho. A maioria dos atletas fica mais nervosa na qualificação. Eu não, entrei na pista com muita confiança. A tática do meu pai (seu treinador) era fazer só um salto mas cometi um erro e tive de fazer dois saltos. A marca de qualificação não era muito exigente para mim.

No dia da final, já estava mais nervoso. Quando estou muito bem, não olho para os meus adversários. Depende do dia, como estou.

Quando ganhei o ouro, não pensei em mim, pensei na minha mãe e no meu pai. Foi muito importante para a minha carreira.

Mudanças após o ouro em Tóquio

A mida vida mudou muito desde Tóquio. Por exemplo, o tratamento num restaurante foi bem diferente antes e depois de Tóquio. E foi o mesmo empregado que me atendeu.

Quando perde

Quando perco, é difícil de gerir para mim. Foi o que aconteceu na Polónia, na Taça da Europa de Seleções. Só acertei um salto, raramente faço um nulo.

E o quarto lugar no Mundial de Doha, para mim foi o pior lugar. Foi complicado, fui eu que falhei.

Na história do desporto português

Até agora, 2021 foi o meu melhor ano. Faço parte da história do desporto português, é uma grande honra ser um dos cinco atletas com ouro olímpico.

Gostava que Portugal me visse daqui a anos como o melhor atleta português de sempre. Já vou com duas medalhas pelo país. Penso parar a carreira aos 35 anos, ainda tenho muitas competições, acho que vou conseguir.

2022 é para ganhar tudo

O ano de 2022 é para ganhar tudo (Mundiais de pista coberta e ao ar livre e Europeu ao ar livre). A única coisa que me pode impedir de ganhar tudo é estar lesionado, não estar bem fisicamente. A pista de Eugene é a melhor onde já saltei.

Diferenças entre pista coberta e pista ao ar livre

O comprimento do espaço para saltar na pista coberta não é tão grande como ao ar livre. E o público está mais perto, há mais barulho, não deixa concentrar-me tão bem. Mas não faço trabalho específico para a pista coberta, a preparação é a mesma.

Dias de treino

Descanso normalmente ao domingo e à quarta-feira, tenho descanso ativo. Nos outros dias, treino 3/4 horas. O meu pai coloca metas bem complicadas para mim. Não há dias de folga para ele, esteja ou não cansado.

Para o Mundial de pista coberta em Março, a partir de Fevereiro vou diminuir a carga de treino.

Peso ideal e alimentação

Tomo um pequeno-almoço forte, não costumo almoçar. Peso agora quase mais 2 kg do que quando estou em competição. Tenho de ter 69/70 kg.

Já comecei a gostar de peixe, gosto muito de dourada grelhada. Mas ainda não de choco frito.

Recorde mundial

Tenho o objetivo de ser recordista mundial. Gostaria e estou a trabalhar para ser este ano. Como estou a trabalhar, acho que devo conseguir, se tudo correr bem. O recorde mundial de Jonathan Edwards é de 18,29 m mas ele saltou 18,43 com vento. Estou a trabalhar para mais de 18,43 m.

É mais fácil bater o recorde nos meetings da Liga Diamante, há menos pressão. Nos grandes campeonatos, pensa-se mais nas medalhas, é mais difícil aí.

Lesões

Tive uma lesão grave em Cuba, foi a pior fase da minha vida, estive parado 6/7 meses. Foi muito complicado mas tive o apoio da minha mãe e do meu pai.

Razões para escolher a região de Setúbal

Em Lisboa, era muita confusão, complicado para treinar. Quis um local mais calmo. Andei com o meu pai à procura durante dois dias num uber. Escolhi Setúbal. A pista tem as condições necessárias, a Câmara equipou devidamente o ginásio. O Benfica tem-me tratado bem, os problemas foram só no início.

Centro de Alto Rendimento em Setúbal

Podia haver um Centro de Treinos de Alto Rendimento em Setúbal, semelhante ao de Vila Real de Santo António. Antes dos Jogos Olímpicos, a colombiana Caterine Ibarguen esteve a treinar em Setúbal. Vamos a ver se a Câmara aceita a sugestão.

Reconhecimento desportivo em Cuba e Portugal

Em Cuba, não há diferenças no desporto. Aqui, é o futebol, é difícil ser-se reconhecido no atletismo. Não se dá a devida importância à modalidade, devia ser mais apoiada.

Precisam-se mais apoios

Merecemos mais apoios, somos a única modalidade que tem campeões olímpicos. Muitas vezes, são as Câmaras que têm de apoiar os mais jovens.

Treinar e trabalhar é complicado. A parte financeira, é importante para só poder treinar. É preciso descansar depois do treino.

Em Portugal para sempre

Penso ficar cá para sempre. A minha mãe e o meu pai também querem ficar cá. Aqui, é a minha casa. Agradeço à Câmara ter-me dado todas as condições para treinar.

Condecorado com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito pelo Presidente da República

Foi muito importante, em Cuba nunca estive com o Presidente. Marcelo foi muito simpático com o meu pai, mais ainda do que comigo. Foi uma emoção muito grande.

Embaixador de Setúbal no Desporto

Pedro Pichardo já tinha sido distinguido, em Março, pela Câmara Municipal de Setúbal, com a Medalha de Honra da Cidade, na Classe Desporto. Foi novamente distinguido pela autarquia após os JO de Tóquio. É embaixador de Setúbal no Desporto e soube agora que é convidado para ir às escolas falar com as crianças, promovendo a modalidade.

Luís Liberato, responsável da Divisão de Desporto da Câmara informou ainda que a autarquia aderiu à Fundação do Desporto, o objetivo é fazer o Centro de Alto Rendimento de Atletismo.


https://revistaatletismo.com/pedro-pichardo-este-ano-e-para-ganhar-tudo-e-bater-o-recorde-mundial/


Entrevista recente e não fala nada na relação contratual com o Benfica!

TeamRocket37

Pichardo terá em Pombal no fim de semana 19/20 FEV para disputar o Final de Clubes de Pista Coberta, só se tiver Covid19 ou lesão de última hora é que não estará.

LX1969

Citação de: TeamRocket37 em 21 de Janeiro de 2022, 18:21
Pichardo terá em Pombal no fim de semana 19/20 FEV para disputar o Final de Clubes de Pista Coberta, só se tiver Covid19 ou lesão de última hora é que não estará.

:whistle2:

TeamRocket37

Citação de: LX1969 em 22 de Janeiro de 2022, 20:32
Citação de: TeamRocket37 em 21 de Janeiro de 2022, 18:21
Pichardo terá em Pombal no fim de semana 19/20 FEV para disputar o Final de Clubes de Pista Coberta, só se tiver Covid19 ou lesão de última hora é que não estará.

:whistle2:

Achas que estou a dar música?
Veremos meu caro iniciado.


lancadordedois

Citação de: DB4700 em 10 de Dezembro de 2021, 10:42
Citação de: TeamRocket37 em 09 de Dezembro de 2021, 14:27
Citação de: Dandy em 08 de Dezembro de 2021, 19:36






   E renovar? ...





Não vai renovar.

Vai ficar com atleta individual da Puma a partir de 2023.

ou a Puma paga mesmo muito bem, ou não se entende. sempre pensei que esta malta recebia mesmo mal e que os clubes é que permitiam algum nível de vida mais cómodo. seria uma grande perda para o programa olímpico do Benfica para os JO 2024

Evora , Francis , ja tinham valores muito interessantes isto em 2008..

LX1969

A Puma dá muita importância à força que os atletas que patrocina têm nas redes sociais, ora o PPP não tem quase nada, talvez tenha sido prejudicado por isso, mas acredito que não deve ir ganhar menos do que 150 mil por ano, e ainda pode ganhar por objetivos, então aí upa, upa.

Boxtobox

Citação de: Chico_odv em 12 de Janeiro de 2022, 11:23
Deixar de seguir o Benfica e a Ana Oliveira? Apagar fotos no Benfica? Too much.

Não gosto de mal agradecidos.

Concordo.

É livre de não renovar e ir para outras paragens, só não percebo esta necessidade de "apagar" o passado.

No minimo dos mínimos era bonito continuar a seguir o Benfica.