Pedro Pablo Pichardo, Campeão Olímpico/Campeão Mundial/Campeão Europeu

Flavius


BlankFile


joao tavares

Citação de: Polaco em 10 de Novembro de 2017, 14:40
Citação de: Flavius1996 em 10 de Novembro de 2017, 14:15
Se tiver em forma em 2020, Portugal pode ganhar a quinta medalha de ouro olímpica.

Portugal ?
Se se está a naturalizar com pressuposto mo interesse nacional é também para competir pela seleção.

TeamRocket37

https://revistaatletismo.com/pichardo-ja-naturalizado-sera-bom-para-o-atleta-e-para-o-pais/

Segundo parece, a naturalização do triplista cubano Pedro Pablo Pichardo está em bom andamento e o Benfica espera até já o poder utilizar no Nacional de pista coberta, em fevereiro próximo. Será bom para o atletismo português? Será justo? A questão não é fácil.

O atleta deixou Cuba e já lá não poderá voltar, estando afastado das grandes competições desde o Mundial de Pequim'2015 (2º lugar). A naturalização será a única forma de voltar a essas grandes competições. Será, portanto, a única forma de proteger o atleta.

E para o país, para Portugal? À primeira vista, ter um atleta do nível de Pichardo será bom. Mas será positivo "adquirir" um primeiro plano à pressa, para mais numa especialidade na qual Portugal até está muito bem servido (Nelson Évora)? E se Pichardo vier a bater o recorde nacional de Nelson Évora? Será justo? Claro que não é. Será um recorde estranho, que nada tem a ver com o atletismo nacional e apagará das listas uma marca histórica, essa sim, bem portuguesa. Dir-se-á: Nelson Évora não nasceu em Portugal nem era português quando se iniciou na modalidade. Mas fez cá toda a sua carreira, é português como qualquer um de nós, não surgiu quando já era um primeiro plano mundial. Francis Obikwelu é outro caso: embora já fosse um atleta de grande futuro, foi praticamente em Portugal que se destacou, acabando por se naturalizar alguns anos depois. Claro que os seus recordes, muito agradáveis quando foram batidos, são agora um "contra", pois não há atleta nacional que deles se consiga aproximar. Mas ninguém duvida da ligação de Obikwelu ao atletismo português. Ligação que Pichardo (sem culpa própria) nunca virá a ter, embora tendo chegado a Portugal com 24 anos de idade e ainda tenha certamente muitos anos de carreira à frente.

Em suma: a naturalização (rápida) será boa (e justa) para o atleta; temos dúvidas se será efetivamente positiva (de imediato) para o atletismo nacional. Embora o processo seja irreversível e nada possa impedir que o recorde nacional venha a ser batido por quem, de português, terá muito pouco...

BlankFile

Eu sei o que seria bom e justo para o Arons de Carvalho. Que o Pichardo fosse do sporting e nesse caso, já seria prestigiante ele bater o recorde nacional do Évora.

TeamRocket37

Citação de: BlankFile em 10 de Novembro de 2017, 16:01
Eu sei o que seria bom e justo para o Arons de Carvalho. Que o Pichardo fosse do sporting e nesse caso, já seria prestigiante ele bater o recorde nacional do Évora.

Neste caso Blank o Jack Gonçalves!!!

BlankFile

Citação de: Carlos Esteves em 10 de Novembro de 2017, 16:03
Citação de: BlankFile em 10 de Novembro de 2017, 16:01
Eu sei o que seria bom e justo para o Arons de Carvalho. Que o Pichardo fosse do sporting e nesse caso, já seria prestigiante ele bater o recorde nacional do Évora.

Neste caso Blank o Jack Gonçalves!!!

Cada um sabe de si.  ::)

Mas realmente, este artigo ter aparecido assim tão de repente...  ;D

TeamRocket37

Citação de: BlankFile em 10 de Novembro de 2017, 16:04
Citação de: Carlos Esteves em 10 de Novembro de 2017, 16:03
Citação de: BlankFile em 10 de Novembro de 2017, 16:01
Eu sei o que seria bom e justo para o Arons de Carvalho. Que o Pichardo fosse do sporting e nesse caso, já seria prestigiante ele bater o recorde nacional do Évora.

Neste caso Blank o Jack Gonçalves!!!

Cada um sabe de si.  ::)

Mas realmente, este artigo ter aparecido assim tão de repente...  ;D

Nelson Évora é cabo verdiano e o Francis nigeriano marcas histórias bem portuguesas nenhum é...

Quando são mais valias para o país e pode trazer glória sou a favor claramente...

Pichardo enquadrar-se nesse aspecto tal como o Deco e o Pepe... Tal como o Francis e os restantes...

Messi87

Naturalizados e naturalizados
publicada por António Fernandes novembro 10, 2017

Já ouvimos tanto daqui e dali sobre este assunto. A favor e contra. Se alguém escolhe um país para continuar a sua vida e a sua profissão e o anterior o renega, poderemos cair em cima de alguém por escolher quem o trata bem?
Tudo isto sobre Pedro Pablo Pichardo poder ser naturalizado português em 2018, uma vez que o Benfica está a propor essa via burocrática para o atletas poder competir nas grandes competições. Já li muito sobre tanta coisa que a minha opinião se foi transformando por isto ou por aquilo. Mas houve uma altura que convivi com pessoas, atletas, que escolheram viver cá, porque aqui foram bem acolhidos, e a minha convicção é de que os naturalizados que nos representam estão a agradecer o que o país, no caso Portugal, também fez por eles. E os que conheci foram à selecção.
Se já temos este ou aquele atleta para esta disciplina e isso estraga a modalidade ou não, prefiro olhar por outro prisma. Já imaginaram o que seria ter dois portugueses (ambos naturalizados, em circunstâncias diversas é verdade) no pódio de um Europeu e a lutar por medalhas num mundial?
Viram o que foi, o orgulho nacional, de ter duas atletas finalistas no triplo olímpico?
Mas olhemos um pouco para a nossa história e tomemos um pequeno paralelismo com outras realidades. Os feitos de Carlos Lopes e Rosa Mota provocaram uma maior procura pela corrida e pelo atletismo. Aumentou-se a visibilidade da modalidade e isso foi crucial para a sua expansão, traduzível na quantidade de medalhas internacionais conseguidas depois.
Mais tarde tivemos um atleta naturalizado, Francis Obikwelu (chegado com 18 anos, Pichardo é um pouco mais velho), que também obteve medalhas, se integrou na sociedade e conseguiu ser modelo para um aumento de interessados na velocidade. Nos saltos, aconteceu o mesmo com Naide Gomes (também naturalizada, tendo chegado a ser olímpica – Sydney 2000 – por São Tomé).
Nós somos um país com muita emigração e imigração. Muitos dos nossos compatriotas noutros países veem os seus filhos representarem o país de acolhimento, em detrimento do seu próprio, mas isso é natural. O mesmo se passa por cá. Temos muitos imigrantes de segunda geração que já são portugueses. Veja-se o caso de Tsanko Arnaudov, por exemplo. Em Portugal desde pequenino, está a representar-nos nas competições mais importantes.
No geral, as naturalizações têm sido benéficas para o atletismo.

http://atletismo.blogspot.pt/2017/11/naturalizados-e-naturalizados.html

Gradinni

Citação de: BlankFile em 10 de Novembro de 2017, 16:01
Eu sei o que seria bom e justo para o Arons de Carvalho. Que o Pichardo fosse do sporting e nesse caso, já seria prestigiante ele bater o recorde nacional do Évora.
Sim, realmente o que é bom para o atletismo português é estar-se a enterrar cada vez mais e andar há anos sem resultados de grande relevo. Se calhar era o que seria justo...

TeamRocket37

#505
Arons de Carvalho também ter algum artigo sobre a naturalização da Lorene Bazolo em 2016 aos 33 anos vindo da R.D. do Congo?

E quando bateu o record da Lucrécia Jardim nos 100m também não vi tão preocupado!!!

MLP

Citação de: Carlos Esteves em 10 de Novembro de 2017, 16:00
https://revistaatletismo.com/pichardo-ja-naturalizado-sera-bom-para-o-atleta-e-para-o-pais/

Segundo parece, a naturalização do triplista cubano Pedro Pablo Pichardo está em bom andamento e o Benfica espera até já o poder utilizar no Nacional de pista coberta, em fevereiro próximo. Será bom para o atletismo português? Será justo? A questão não é fácil.

O atleta deixou Cuba e já lá não poderá voltar, estando afastado das grandes competições desde o Mundial de Pequim'2015 (2º lugar). A naturalização será a única forma de voltar a essas grandes competições. Será, portanto, a única forma de proteger o atleta.

E para o país, para Portugal? À primeira vista, ter um atleta do nível de Pichardo será bom. Mas será positivo "adquirir" um primeiro plano à pressa, para mais numa especialidade na qual Portugal até está muito bem servido (Nelson Évora)? E se Pichardo vier a bater o recorde nacional de Nelson Évora? Será justo? Claro que não é. Será um recorde estranho, que nada tem a ver com o atletismo nacional e apagará das listas uma marca histórica, essa sim, bem portuguesa. Dir-se-á: Nelson Évora não nasceu em Portugal nem era português quando se iniciou na modalidade. Mas fez cá toda a sua carreira, é português como qualquer um de nós, não surgiu quando já era um primeiro plano mundial. Francis Obikwelu é outro caso: embora já fosse um atleta de grande futuro, foi praticamente em Portugal que se destacou, acabando por se naturalizar alguns anos depois. Claro que os seus recordes, muito agradáveis quando foram batidos, são agora um "contra", pois não há atleta nacional que deles se consiga aproximar. Mas ninguém duvida da ligação de Obikwelu ao atletismo português. Ligação que Pichardo (sem culpa própria) nunca virá a ter, embora tendo chegado a Portugal com 24 anos de idade e ainda tenha certamente muitos anos de carreira à frente.

Em suma: a naturalização (rápida) será boa (e justa) para o atleta; temos dúvidas se será efetivamente positiva (de imediato) para o atletismo nacional. Embora o processo seja irreversível e nada possa impedir que o recorde nacional venha a ser batido por quem, de português, terá muito pouco...
Mais um anti nojento...

Fosse o Pichardo atleta do sporting e era prestigiante para o país ter um atleta deste calibre a correr com as nossas cores nas grandes provas, como é do Benfica é mau para Portugal.

OCML

Pode não se concordar com o Arons de Carvalho, e eu também não concordo, mas pode-se respeitar a sua opinião, tanto mais que se trata de um antigo atleta do Benfica, do tempo em que se corria pelo amor à camisola.

JM21

Pessoalmente, sou contra naturalizações deste tipo. Agora, se no passado houve n casos iguais, se neste caso em específico o atleta pode trazer medalhas a Portugal, não percebo o porquê de tantas críticas.

Cloughie

Mentiu-me. :rir:

Excelente notícia! :metal: