Época 2017/2018

Monstro_SLB

Citação de: k1n0 em 29 de Maio de 2018, 09:44
Citação de: Fearless em 29 de Maio de 2018, 09:41
Citação de: Tiago Trindade em 29 de Maio de 2018, 09:33
Tenho vindo aqui todos os dias. Mas como ando com uma tristeza enorme, tenho apenas lido os vossos comentários e nem tenho comentado. Acho que algo tem que ser feito, vejo as outras equipas a elevarem muito a fasquia e a ficarem com equipas muito fortes e vejo o Benfica parado. Assim será muito difícil vencer seja o que for. Em tempos tivemos uma equipa que até mesmo o Barcelona tremia. Neste momento não, temos enormes dificuldades internamente, quanto mais lá fora na Liga Europeia, os nossos adversários têm planteis mais vastos. E mesmo em relação ao nosso treinador, acho que o mesmo estagnou. É verdade que na época passada não nos deixaram ganhar, mas e este ano? Vamos passar mais uma época sem ganhar nada em Portugal.
Não me digam que está tudo bem, porque não está, se não investirmos um pouco mais vamos perder o comboio.   

Amigo, este plantel é mais que o suficiente para meter medo ou jogar de igual para igual com o Barcelona, podes ter a certeza disso... o problema não está no plantel, está na estratégia de jogo e na estagnação na evolução de alguns jogadores... para mim este plantel, nome por nome, é superior ao do Porto e Sporting, mas para sê-lo de uma forma indiscutível faltaria o tal defesa com a reputação de Adroher, Nicolia ou João Rodrigues, um grande nome do hóquei em patins mundial.

Ah, e claro, um treinador que faça uma revolução na forma da equipa abordar o jogo, completamente!
Certo. Há problemas maiores do que a qualidade do plantel. Mas não podemos ignorar que nos falta um grande defesa há 3 anos!

Se temos falta de um grande defesa, já temos um problema no plantel, que tem um ataque excelente com muitas soluções mas depois é desequilibrado pela falta de soluções na defesa.

Fearless

Citação de: Tiago Trindade em 29 de Maio de 2018, 09:45
Citação de: Fearless em 29 de Maio de 2018, 09:41
Citação de: Tiago Trindade em 29 de Maio de 2018, 09:33
Tenho vindo aqui todos os dias. Mas como ando com uma tristeza enorme, tenho apenas lido os vossos comentários e nem tenho comentado. Acho que algo tem que ser feito, vejo as outras equipas a elevarem muito a fasquia e a ficarem com equipas muito fortes e vejo o Benfica parado. Assim será muito difícil vencer seja o que for. Em tempos tivemos uma equipa que até mesmo o Barcelona tremia. Neste momento não, temos enormes dificuldades internamente, quanto mais lá fora na Liga Europeia, os nossos adversários têm planteis mais vastos. E mesmo em relação ao nosso treinador, acho que o mesmo estagnou. É verdade que na época passada não nos deixaram ganhar, mas e este ano? Vamos passar mais uma época sem ganhar nada em Portugal.
Não me digam que está tudo bem, porque não está, se não investirmos um pouco mais vamos perder o comboio.   

Amigo, este plantel é mais que o suficiente para meter medo ou jogar de igual para igual com o Barcelona, podes ter a certeza disso... o problema não está no plantel, está na estratégia de jogo e na estagnação na evolução de alguns jogadores... para mim este plantel, nome por nome, é superior ao do Porto e Sporting, mas para sê-lo de uma forma indiscutível faltaria o tal defesa com a reputação de Adroher, Nicolia ou João Rodrigues, um grande nome do hóquei em patins mundial.

Ah, e claro, um treinador que faça uma revolução na forma da equipa abordar o jogo, completamente!

Eu acho que as outras equipas tem mais soluções. Nós temos um ataque temível e provavelmente o melhor GR do mundo, mas na defesa só temos um jogador que mantém sempre o mesmo nível e apesar disso já não é nenhum jovem. Depois vejo uma rotação estranha dos jogadores no ringue. Temos jogadores que jogam até ao limite das suas energias.

A coisa não é assim tão linear, porque no hóquei a separação entre defesa e avançado não é tão óbvia como noutros desportos. Todos os jogadores têm de saber atacar e todos têm de saber defender, tem de ser assim, e é por isso que existe a posição de universal que é a ocupada por Diogo Rafael ou Vieirinha, por exemplo. Tentou-se suprir a tal vaga de defesa com a adaptação de Vieirinha que era (e é) uma das melhores promessas do hóquei em patins mundial, um miúdo que era o melhor jogador do Barcelos com a idade de junior, à semelhança com o que o Porto fez com o Helder Nunes... a coisa não resultou tão bem, e a mim ninguém me tira da cabeça que isso tem muito a ver com o treinador.

Tentou-se também a utilização de Diogo Rafael e Miguel Rocha, mas ambos revelam enormes faltas de concentração pontuais e que muitas vezes resultam em golos, tentou-se também os tais jogadores de classe mundial para a posição mas muitos acabaram por dar o dito por não dito e acabaram por não vir... eu concordo com a ideia de que falta o tal defesa de classe mundial, mas não concordo quando dizem que nada se fez para contrariar a situação, até porque este plantel, com ou sem o tal defesa tem obrigação de saber defender muito melhor do que aquilo que faz.

Monstro_SLB

Citação de: Fearless em 29 de Maio de 2018, 09:57
Citação de: Tiago Trindade em 29 de Maio de 2018, 09:45
Citação de: Fearless em 29 de Maio de 2018, 09:41
Citação de: Tiago Trindade em 29 de Maio de 2018, 09:33
Tenho vindo aqui todos os dias. Mas como ando com uma tristeza enorme, tenho apenas lido os vossos comentários e nem tenho comentado. Acho que algo tem que ser feito, vejo as outras equipas a elevarem muito a fasquia e a ficarem com equipas muito fortes e vejo o Benfica parado. Assim será muito difícil vencer seja o que for. Em tempos tivemos uma equipa que até mesmo o Barcelona tremia. Neste momento não, temos enormes dificuldades internamente, quanto mais lá fora na Liga Europeia, os nossos adversários têm planteis mais vastos. E mesmo em relação ao nosso treinador, acho que o mesmo estagnou. É verdade que na época passada não nos deixaram ganhar, mas e este ano? Vamos passar mais uma época sem ganhar nada em Portugal.
Não me digam que está tudo bem, porque não está, se não investirmos um pouco mais vamos perder o comboio.   

Amigo, este plantel é mais que o suficiente para meter medo ou jogar de igual para igual com o Barcelona, podes ter a certeza disso... o problema não está no plantel, está na estratégia de jogo e na estagnação na evolução de alguns jogadores... para mim este plantel, nome por nome, é superior ao do Porto e Sporting, mas para sê-lo de uma forma indiscutível faltaria o tal defesa com a reputação de Adroher, Nicolia ou João Rodrigues, um grande nome do hóquei em patins mundial.

Ah, e claro, um treinador que faça uma revolução na forma da equipa abordar o jogo, completamente!

Eu acho que as outras equipas tem mais soluções. Nós temos um ataque temível e provavelmente o melhor GR do mundo, mas na defesa só temos um jogador que mantém sempre o mesmo nível e apesar disso já não é nenhum jovem. Depois vejo uma rotação estranha dos jogadores no ringue. Temos jogadores que jogam até ao limite das suas energias.

A coisa não é assim tão linear, porque no hóquei a separação entre defesa e avançado não é tão óbvia como noutros desportos. Todos os jogadores têm de saber atacar e todos têm de saber defender, tem de ser assim, e é por isso que existe a posição de universal que é a ocupada por Diogo Rafael ou Vieirinha, por exemplo. Tentou-se suprir a tal vaga de defesa com a adaptação de Vieirinha que era (e é) uma das melhores promessas do hóquei em patins mundial, um miúdo que era o melhor jogador do Barcelos com a idade de junior, à semelhança com o que o Porto fez com o Helder Nunes... a coisa não resultou tão bem, e a mim ninguém me tira da cabeça que isso tem muito a ver com o treinador.

Tentou-se também a utilização de Diogo Rafael e Miguel Rocha, mas ambos revelam enormes faltas de concentração pontuais e que muitas vezes resultam em golos, tentou-se também os tais jogadores de classe mundial para a posição mas muitos acabaram por dar o dito por não dito e acabaram por não vir... eu concordo com a ideia de que falta o tal defesa de classe mundial, mas não concordo quando dizem que nada se fez para contrariar a situação, até porque este plantel, com ou sem o tal defesa tem obrigação de saber defender muito melhor do que aquilo que faz.

Eu acho que se continuarmos neste rumo, tão depressa não ganhamos nada e mais tarde ou mais cedo será difícil manter os nossos melhores jogadores. É uma opinião pessoal.

Slipknot_BMC

O treinador do Benfica, Pedro Nunes, teceu algumas criticas à alteração do modelo competitivo do campeonato nacional da 1ª Divisão para a próxima época, tendo a Federação de Patinagem de Portugal (FPP) enviado uma proposta aos clubes.

"O Benfica sempre foi contra as segundas fases e playoffs. Das hipóteses que havia escolhemos o mal menor. Agora temos de pensar que mais 14 jogos por época vão retirar força às equipas portuguesas envolvidas nas provas europeias e mesmo a Seleção Nacional vai ser afetada, uma vez que os jogadores chegam mais fatigados que os seus adversários", analisou o técnico das águias.

No entanto, não é só modelo competitivo que foi alvo de reparos por parte de Pedro Nunes. O 'timing' com que a FPP enviou a proposta aos clubes também não foi do agrado de treinador do Benfica. "Não é em meados de maio que se informa os clubes de que se vai alterar o quadro competitivo, pois nesta altura já se planeia a próxima época e vai ser necessário repensar os planteis. Se calhar um plantel de 10 jogadores vai ser pouco", alerta.

A proposta federativa para o novo modelo competitivo prevê uma primeira fase com 26 jornadas (todos contra todos) e depois uma segunda fase dividida em dois grupos: o A, com os oito primeiros a lutar pelo título, e o B, com os seis últimos a competir pela manutenção, o que vai aumentar para 40 o número de jogos por época para cada equipa.

Caso este modelo seja aprovado pelos clubes, o atual modelo do campeonato será o último onde funciona o sorteio condicionado, o qual coloca os quatro crónicos candidatos (FC Porto, Benfica, Sporting e Oliveirense) a defrontarem-se nas últimas jornadas da primeira e segunda voltas da competição.

benficaslb1

Citação de: BlankFile em 29 de Maio de 2018, 02:27
Para mim não faz sentido outro modelo, que não seja o modelo actualmente em vigor.

No entanto, algumas coisas deveriam mudar:

- O Campeonato deveria ter 16 equipas/30 jornadas. E não as actuais 14 equipas e apenas 14 jornadas.

- O Sorteio condicionado deveria acabar também.

- Deveria ser criada uma espécie de Taça da Liga no Hoquei Patins. Uma prova a meio da época e que reunisse os primeiros 8 classificados da primeira volta do Campeonato. Que depois jogariam a prova num sistema de final eight.

Eles queixam-se dos jogos a mais do novo modelo, e ainda queres espetar-lhes com uma taça da liga? xD

benficaslb1

Citação de: Jorge.P_ em 29 de Maio de 2018, 02:20
Aí concordo, hóquei é uma modalidade em que não penso em segundas fases e playoff, mas não consigo muito bem justificar. Talvez seja o facto do outro campeonato (o Espanhol) no grupo dos 2 melhores também não ter...
Mas tenho de perceber quem me disser que acha que playoff faz sentido.

Em todas as outras modalidades defendo playoff, claro. E esta coisa das segundas fases é uma treta, o que fizeram no andebol é uma aberração. Basta olhar para o resto da Europa.

No andebol e no Basquetebol, no caso do Basquetebol então é só para encher aquela segunda fase.

joao12soares

Eu não gosto desta 2ª fase, para acrescentar algo, acrescentaria playoff.

Tr - 17

Citação de: Slipknot_BMC em 29 de Maio de 2018, 10:02
O treinador do Benfica, Pedro Nunes, teceu algumas criticas à alteração do modelo competitivo do campeonato nacional da 1ª Divisão para a próxima época, tendo a Federação de Patinagem de Portugal (FPP) enviado uma proposta aos clubes.

"O Benfica sempre foi contra as segundas fases e playoffs. Das hipóteses que havia escolhemos o mal menor. Agora temos de pensar que mais 14 jogos por época vão retirar força às equipas portuguesas envolvidas nas provas europeias e mesmo a Seleção Nacional vai ser afetada, uma vez que os jogadores chegam mais fatigados que os seus adversários", analisou o técnico das águias.

No entanto, não é só modelo competitivo que foi alvo de reparos por parte de Pedro Nunes. O 'timing' com que a FPP enviou a proposta aos clubes também não foi do agrado de treinador do Benfica. "Não é em meados de maio que se informa os clubes de que se vai alterar o quadro competitivo, pois nesta altura já se planeia a próxima época e vai ser necessário repensar os planteis. Se calhar um plantel de 10 jogadores vai ser pouco", alerta.

A proposta federativa para o novo modelo competitivo prevê uma primeira fase com 26 jornadas (todos contra todos) e depois uma segunda fase dividida em dois grupos: o A, com os oito primeiros a lutar pelo título, e o B, com os seis últimos a competir pela manutenção, o que vai aumentar para 40 o número de jogos por época para cada equipa.

Caso este modelo seja aprovado pelos clubes, o atual modelo do campeonato será o último onde funciona o sorteio condicionado, o qual coloca os quatro crónicos candidatos (FC Porto, Benfica, Sporting e Oliveirense) a defrontarem-se nas últimas jornadas da primeira e segunda voltas da competição.


São mais 14 jogos a jogar com os mesmos 6/7 jogadores do plantel.

O Nicolia até vai ter meio-metro de língua pendurada da boca para fora com os minutos que terá de fazer.

Brincadeira à parte.. acho que não faz sentido primeiras e segundas e fazes.

Uma coisa interessante que o PN disse é que se calhar planteis de 10 não vão ser suficientes.. será que estão a ponderar um.plantel com 11?

Não que faça muita diferença com o PN, mas eu diria para tentarmos o Carlo Di Benedetto, se é que ainda não renovou.

Voltando à realidade, talvez estejam a pensar incluir algum dos jogadores emprestados esta época ou assim..

Amigo das modalidades

Citação de: Carlsberg87 em 28 de Maio de 2018, 23:59
Alejandro Domínguez El hombre del vertigo



Falei com um agente da modalidade nacional e diz que a melhor opção para Benfica é o actual seleccionador espanhol e o único que pode fazer frente ao Guillem Cabestany.

Ricardo Munoz tem um trabalho até a reforma em La Masia e não vai sair para vir abraçar um projecto em Portugal, Eurico Mariotti é para esquecer só vai arranjar mais problemas, e que Ferran Pujalte é bom treinador, mas resultou em Vic clube pequeno e mas não resultou em Barcelona num clube grande.

Diz que Alejandro é fabuloso em todos os aspectos do jogo, dentro e fora da pista.
Que não ganhou mais no Réus porque jogava a "portuguesa" e claro tinha o Barcelona como adversário. Diz que não tem dúvidas que aceitava na hora o convite do Benfica, mesmo estando a frente da selecção nacional espanhola.

Eu pesquisei um bocado sobre o currículo do Alejandro Dominguez aqui vai:

Palmarés
Réus 2009-2010 até 2014-2015
1 OK Liga
1 Taça Continental
1 Taça Intercontinental

Seleccionador Feminino Espanhol 2015-2016
1 Europeu 2015
1 Mundial 2016

Seleccionador Masculino Espanhol 2016-
1 Mundial 2017
1 Taça Latina 2018

https://www.diaridetarragona.com/deportes/Reus-hockey-Alejandro-Dominguez.-El-hombre-del-vertigo-20150115-0003.html

La pasión por el contragolpe ha marcado el trayecto de Alejandro Domínguez en el Reus durante seis temporadas. Su ideario ofensivo ha generado dudas, pero a la vez ha recibido la admiración de sus 'colegas'
La vida como estratega de Alejandro Domínguez (Buenos Aires, 1971) quedó marcada por un nombre propio. Carlos Figueroa vio con buenos ojos que el hispano argentino se convirtiera en su mano derecha en verano de 2008. Figueroa aterrizó en el Reus con un prestigio asombroso, tras una década de gloria en el Barcelona. Aquella experiencia iluminó a Domínguez. «No he visto a nadie analizar el juego como él», suele decir el actual míster rojinegro. Fue aprendiz aventajado.

Ese año de máster acelerado terminó con una Copa de Europa para el Reus en la ciudad italiana de Bassano, en mayo de 2009, en aquella final ante el Vic. El equipo era lujoso. Lucían como estrellas Pedro Gil, Marc Gual y el arquero Guillem Trabal. Eran referentes Jordi Garcia, Toni Sánchez, Xavi Caldú, Jordi Molet, Matías Platero y Negro Páez.

El buen gusto de Figueroa, su idea ofensiva del juego, enamoró a Domínguez. Para muchos, incluido el técnico rojinegro, 'Figue' marcó un antes y un después en el hockey. Aportó ideas revolucionarias en ataque. Buscó soluciones diferentes. Alejandro se apropió de algunas de ellas para iniciar su aventura en solitario, aunque quiso instalar su etiqueta. No quedarse en una simple copia barata.

La vida de Figueroa en el Reus resultó fugaz. Duró 10 meses. Tras el éxito europeo decidió dejar la entidad. Al club se le abría un nuevo escenario. Los problemas económicos empezaban a descubrirse. Joan Sabater, por aquel entonces presidente, apostó por Domínguez, al que siempre le vio como un tipo de la casa.

La primera experiencia en la dirección no resultó sencilla. Alejandro dirigió una nave repleta de 'tripulantes' expertos en mil batallas. Llegaron los hermanos Bertolucci y se mantuvieron Garcia, Caldú, Negro Páez, Molet y Trabal. Completaron en plantel Casanovas y Francesc Gil. El entrenador se curtió a base de golpes. Empezó a descubrir su ideario por el buen gusto, pero se quedó a medio camino. A pesar de todo, cumplió objetivos. En 2010 levantó la Copa Intercontinental y la vieja Supercopa de Europa. Dos premios que necesitaba el club. Los números le empezaban a dar la razón.

La obra maestra

Curiosamente, el modelo 'Domínguez' alcanzó la perfección en el horizonte menos esperado. Nadie invitó al baile de los títulos al Reus en la 2010-11. El club adelgazó gastos económicos y redujo la plantilla. Sólo el regreso de Marc Gual encumbró el proyecto. No se trataba de un jugador cualquiera. Para muchos, el mejor del momento. Marín era la esperanza. También volvía a casa, pero necesitó responder a los interrogantes. Vaya si lo hizo.  Aquel Reus lo completaban Casanovas, Molet, Caldú y Negro Páez. Trabal mantenía jerarquía bajo el arco.

Domínguez logró convencer a sus chicos de que los límites no existen. Y más con la lesión grave de Negro Páez en Voltregà, en el kilómetro inicial del curso. La escasez de fondo de armario obligaba a un esfuerzo extra. Ni así renunció a su filosofía el técnico. Sus jugadores le creyeron.El ideario se convirtió en obra maestra.

Impresionó aquel Reus. No sólo por los resultados. También por la manera de conseguirlos. En el juego jamás hubo espacio para el conformismo. Nadie corrió el contragolpe como el Reus. Nadie sedujo tanto. La transición ofensiva era la llave. Ni siquiera esa locura por el ataque impidió cerrar el trayecto como menos goleado del campeonato doméstico. Nadie defendió mejor que el Reus.

Después de 32 años de espera, los de Domínguez levantaron la OK Liga un mes de junio de 2011. Con el Palau d'Esports a sus pies. Además jugaron la final de Copa y la final de la Champions.

Desde entonces, el tránsito del entrenador se movió bajo la irregularidad. Manejó plantillas largas y quiso mantener su modelo por encima del resultado. Aparecieron las dudas. Llegaron al club talentos superlativos como Adroher, pero se esfumaron los títulos.

La nueva directiva de Balsells  (2011) y su apuesta por la cantera traía riesgos, pero no se asustó. Con Xavi Rubio, Salvat y Marc Ollé en el escaparate, al entrenador no le tembló el pulso. Les puso a jugar y con ellos arropando a Adroher, Trabal, Casanovas y Marín se jugó una final de Copa ante El Vendrell en 2013. El sueño no se completó.En los dos últimos trayectos su afán por progresar le llevaron a querer subir la defensa a 20 metros. El vértigo extremo. Sus ideales rozaron la utopía con Jepi, Molina y Costa en el equipo. Este verano cerrará un viaje de idas y venidas. Por algo es el hombre del vértigo.

https://www.youtube.com/watch?v=xmoz-XEHNoE

Analisando isto tudo, parece ser uma boa opção, com provas dadas, não é um argentino que vai treinar a selecção nacional de espanhola se não fosse bom.
Se calhar o Trabal e o Adroher foram treinados por ele talvez consigam transmitir aos dirigentes do Benfica se é ou não uma boa opção.



não sabendo se estará disponivel para sair da Selecção Espanhola, parece-me o unico nome estrangeiro que vejo com capacidade para ser opção.

Munoz não deve estar para aqui virado, Mariotti é louco e ia durar pouco, Guillem Perez duvido que tenha perfil para lidar com vedetas

Amigo das modalidades

Citação de: Carlsberg87 em 28 de Maio de 2018, 15:06
Rui Torres e José Pinto no Sporting-Porto, fogo quantas vezes já apitou esta dupla o Sporting este época?!

começo a acreditar no Sporting campeão este Sábado... e investigue-se.

Amigo das modalidades

quanto ao modelo competitivo, se for 26 + 14 jogos é mais um absurdo à hóquei em Patins.

Até posso defender o modelo em 2 fases, como no andebol, mas aí são 22+10. 32 jogos é um numero bem razoável (mas note-se que o campeonato arranca em Setembro, no hóquei é sempre dentro de Outubro já), 40 jogos de campeonato é um absurdo.

Ainda por cima uma épocas que começam sempre tarde, e há Mundial ou Europeu todos os anos. Vai dar em sobrecarga de jogos e calendários apertados.

Para manter campenato a duas voltas, podiam voltas às 16 equipas e 30 jornadas, para 2 fases tinham era de reduzir para 12, e fazer 22+10. Ou em regime de transição, 26+10, nunca 8 equipas na fase final. A Elite Cup podia passar a prova oficial da FPP, e ser jogada ao estilo da Taça da Liga de Futsal, a meio do campeonato.

E o Pedro Nunes tem razão, as mudanças devem ser pensadas com um ano de antecedencia, nao se deve estar a pensar mudar 2018-19 mas sim 2019-20.

Dr.Lecter

Num modelo de 40 jogos de campeonato, muitos deles muito competitivos, mais Liga Europeia e Taça de Portugal, se calhar fazia sentido ter um 11º jogador.

Digo eu. Fica a dica.

Slipknot_BMC

#6642
o que fazia sentido era play-off

Reparem nos 8 primeiros lugares temos

Sporting
Porto
Benfica
Oliveirense
Valongo
Tomar
Barcelos
Juv de Viana.


Qualquer jogo de play-off entre estas equipas quer fora quer em casa ia dar jogos brutais. É que ate em termos de motivação da equipa pequena seria diferente.

Assim uma 2 fase em que as equipas mais pequenas não vão lutar por nada é pura perda de tempo

Amigo das modalidades

Citação de: Slipknot_BMC em 29 de Maio de 2018, 10:42
o que fazia sentido era play-off

Reparem nos 8 primeiros lugares temos

Sporting
Porto
Benfica
Oliveirense
Valongo
Tomar
Barcelos
Juv de Viana.


Qualquer jogo de play-off entre estas equipas quer fora quer em casa ia dar jogos brutais. Em que ate a motivação da equipa pequena seria diferente.

Assim uma 2 fase em que as equipas mais pequenas não vão lutar por nada é pura perda de tempo

lutam pela sobrevivência e lugares na Taça CERS. Não é por nada

Fearless

Citação de: Amigo das modalidades em 29 de Maio de 2018, 10:45
Citação de: Slipknot_BMC em 29 de Maio de 2018, 10:42
o que fazia sentido era play-off

Reparem nos 8 primeiros lugares temos

Sporting
Porto
Benfica
Oliveirense
Valongo
Tomar
Barcelos
Juv de Viana.


Qualquer jogo de play-off entre estas equipas quer fora quer em casa ia dar jogos brutais. Em que ate a motivação da equipa pequena seria diferente.

Assim uma 2 fase em que as equipas mais pequenas não vão lutar por nada é pura perda de tempo

lutam pela sobrevivência e lugares na Taça CERS. Não é por nada

Sim. O vencedor do playoff de descida poderia ganhar a última vaga para a CERS e os demais escapam à despromoção...