Formação (2017-2018)

JP.

Sem entrar na velha discussão dos CNTs, só deixar a nota de que o Benfica tem capacidade para recrutar jogadores fora de Lisboa e dar-lhes condições, no mínimo, semelhantes às que encontram nos CNT.

Coach_Gouveia

Citação de: JP. em 12 de Setembro de 2017, 11:52
Sem entrar na velha discussão dos CNTs, só deixar a nota de que o Benfica tem capacidade para recrutar jogadores fora de Lisboa e dar-lhes condições, no mínimo, semelhantes às que encontram nos CNT.
Infelizmente parece que não, visto que na última época tivemos um jovem que tinha de estar em Beja a treinar...
No entanto eu acho que sim, deviamos de ter e que os nossos não deveriam necessitar de ir para os CNT's, o mesmo não acontece com outros e portanto os CNT tem uma validade boa, se forem bem utilizados.
Eu por exemplo não concordava com o que se fazia antes nos CNT's que eram na prática o local onde os jogadores do Barreirense treinavam durante a semana e depois na sexta lá iam até ao Barreiro ter um treinozito e jogar ao fim-de-semana.

Gman

Desconheço os motivos desse atleta sub 18 não treinar no Benfica... se era por motivos familiares, se era por opção do Benfica
Quanto ao CNT não concordo com o local... falamos de miudos de 15 anos que se seguir as normais formas dos últimos CAR/CNT devem treinar 3 vezes e jogar as 5a (sendo a sede em ponte de sor, a questão é contra quem jogam? A q horas jogam? Que clubes aceitaram ir jogar a meio da semana a ponte sor?).
O modelo que falas na Estónia é o que para mim faz sentido, um trabalho sustentado no desenvolvimento de atletas e sinergias. Não sei se teremos qualquer semelhança com isso...

Ian

#18
O Jorge Rodrigues (CD Póvoa) que está nesse CNT é filho do José Ricardo.

Dandy

Citação de: JP. em 12 de Setembro de 2017, 11:52
Sem entrar na velha discussão dos CNTs, só deixar a nota de que o Benfica tem capacidade para recrutar jogadores fora de Lisboa e dar-lhes condições, no mínimo, semelhantes às que encontram nos CNT.





   Francisco Barroca da formação do CAB para o Benfica com o sonho de jogar na NBA

   Tem apenas 15 anos, mas é prova de que o esforço, o trabalho e a dedicação são fundamentais para que os sonhos se tornem realidade. Francisco Barroca começou a jogar basquete aos 8 anos e nos próximos tempos vai defender as cores do Benfica. Fá-lo com objetivos bem definidos, mas sem perder de vista o sonho da NBA e sem nunca esquecer aquele que foi o seu berço: o CAB.


   Na Hora – Fazes parte de uma família ligada ao desporto e ao Basquete. Isso teve e tem influência na tua escolha e nas tuas decisões?

   Francisco Barroca - Comecei a jogar basquete com 8 anos, em 2010. Mesmo com a minha família muito ligada a este desporto nunca senti nenhuma obrigação em me juntar ao basquete, mas sinto que a minha família puxa por mim sem o saber, pois, ao contrário do que poderá ser numa família com poucos atletas, as minhas realizações já foram feitas por outros familiares, o que me faz ter sempre uma mentalidade de "e agora?". Em vez de ficar feliz por estar neste clube e satisfazer-me só por isso, penso "Pronto já estou no Benfica e agora?" e isso faz-me evoluir, essa insatisfação.

   Na Hora – Como é que surgiu esta hipótese de ires para o Benfica e como é que encaras esta nova fase, sendo que tens de conciliar os estudos com os treinos, os jogos e a adaptação a uma nova "família" e a uma nova "casa"?

   Francisco Barroca–Esta hipótese surgiu quando o treinador Nuno Rodrigues, que este ano representará o Angra Basket, mas que nessa época (Páscoa) estava no Benfica, falou com o meu pai (Carlos Barroca) sobre o "interesse" do clube em mim. A integração não é fácil, estar longe da família e amigos próximos... Mas agradeço acima de tudo aos membros da minha nova equipa por me fazerem sentir incluído e por facilitarem a integração neste mundo novo e vida nova.

   A minha mãe e avó também me têm ajudado imenso na adaptação. Este ano o meu/nosso objetivo é ganhar o campeonato nacional e quanto a objetivos individuais só espero evoluir muito em todos os aspetos do jogo, mas mais na defesa e no lançamento. Em termos de estudos sinto que é fácil conciliar os estudos com o desporto e nunca faltei a um treino para estudar. Tenho os horários bem definidos e acho que qualquer atleta tem de definir as suas horas de estudo e as horas de treino. Nunca tive de cortar no tempo de treino para estudar e vice-versa. Vou continuar a estudar porque no basquete há lesões e não só, nem sempre tudo corre bem como imaginamos e se algo acontecer não me quero ver sem rumo.

   Na Hora – E quanto ao futuro? Quais são os teus planos e os teus sonhos?

   Francisco Barroca– Como já disse, não sinto nenhuma responsabilidade ao praticar este desporto porque faço-o por diversão, não o faço para provar nada a ninguém, nem para tentar estar à altura de nenhum tipo de obrigação. Jogo porque é isto que me faz feliz. Aos meus colegas do CAB só posso dizer obrigado por estes 7 anos, para os que estiveram comigo desde o princípio: a Inês e Margarida Vieira, a Beatriz Pereira e o André e Francisco Jardim, especialmente... E mesmo para os que apareceram a meio como o Pedro Passalacqua, que me ajudou imenso na minha evolução, e tornaram estes anos inesquecíveis.

   Um grande obrigado à Luisa Montes por me ter empurrado até aos limites todos os dias,por me ter ensinado imensas coisas esta época e por acreditar em mim. Quanto à minha família, tenho: o meu irmão Carlos Miguel, que deixou de jogar esta épca, mas comenta jogos de basquete na SPORTTV e irá treinar os sub 14 do Sport Algés e Dafundo, o clube que o formou; o meu pai, que após a sua aventura na Índia, partirá para Hong Kong fazer o mesmo trabalho num território maior; os meus primos, Mário e João Pedro Fernandes, que depois de passarem ambos pelo Benfica voltaram para o CAB; o meu tio que sempre me ajudou dentro e fora do basquete e tem sido sempre o meu maior apoio e modelo a seguir, Francisco Fernandes, que começou a carreira no CAB em 1988 e terminou em 2011 no mesmo.

   E estes são apenas alguns. Toda a minha família me apoiou nesta decisão. Este ano ficarei na residência do clube de todas as modalidades, sendo o mais novo lá e frequentarei a Escola Vergílio Ferreira, onde vou também treinar. Sobre o futuro neste clube não sei mesmo como será,pois o meu objetivo é a NBA mas devido às ótimas condições do Benfica e à competição todas as semanas sinto que vou evoluir muito nesta fase. Mais uma vez obrigado a todos por estes anos, todos os treinadores, jogadores e fisioterapeutas que tiveram influência na minha evolução.





Universo Benfica

Seniores B | Troféu António Pratas - Proliga

1ª Jornada: Benfica B 49-73 Imortal Clube

18-19 | 10-13 | 11-18 | 10-23

Pedro Lança (8), Vasco Catarro (2), Gonçalo Delgado (6), Neemias Barbosa (12), Lucas Jayme (6), Gonçalo Soares (4), Rafael Santos (6) e Diogo Carvalho (5).

Coach_Gouveia

Citação de: Universo Benfica em 05 de Outubro de 2017, 19:55
Seniores B | Troféu António Pratas - Proliga

1ª Jornada: Benfica B 49-73 Imortal Clube

18-19 | 10-13 | 11-18 | 10-23

Pedro Lança (8), Vasco Catarro (2), Gonçalo Delgado (6), Neemias Barbosa (12), Lucas Jayme (6), Gonçalo Soares (4), Rafael Santos (6) e Diogo Carvalho (5).
Equipa toda ela muito jovem...
Destaque para os 20!!! (vinte!!!) ressaltos do Delgado e os 10 do Neemias.
Do outro lado esteve uma equipa muito experiente e forte fisicamente o que ainda dá mais expressão aos números conseguidos pelos jovens nos ressaltos.

Universo Benfica

Seniores B | Troféu António Pratas - Proliga

2ª Jornada: AC Moscavide 57-71 Benfica B

18-29 | 16-11 | 10-14 | 13-17

Aljaz Slutej (7), Vasco Catarro (4), Alexandre Fatuda (6), Gonçalo Delgado (15), Nemias Barbosa (9), Rafael Santos (6), Diogo Carvalho (8), Ricardo Monteiro (7) e Pedro Lança (9).

FaithNoMore

X Troféu António Pratas - Proliga Sul B   3ª jornada

Belenenses 86  - Benfica B 83  (ap)

zerocool

Coneguimos apuramento para a fase seguinte?

zerocool

Os resultados por aqui tem sido muito maus....derrotas em todos os escalões e com adversários inadmissíveis....Qta dos Lombos??por quase 30 pontos???Fdx.....

Coach_Gouveia

Citação de: zerocool em 21 de Outubro de 2017, 01:05
Os resultados por aqui tem sido muito maus....derrotas em todos os escalões e com adversários inadmissíveis....Qta dos Lombos??por quase 30 pontos???Fdx.....
Não foi a Quinta dos Lombos. Foi o CBQ, que deve ser quem melhor trabalha na formação na zona de Lisboa, o que é só vergonhoso para o Benfica.
Apesar de tudo não me surpreende tendo em conta quem é o coordenador da formação...
Aliás a formação e o feminino estão muito bem entregues...

zerocool

#27
Citação de: Coach_Gouveia em 21 de Outubro de 2017, 08:36
Citação de: zerocool em 21 de Outubro de 2017, 01:05
Os resultados por aqui tem sido muito maus....derrotas em todos os escalões e com adversários inadmissíveis....Qta dos Lombos??por quase 30 pontos???Fdx.....
Não foi a Quinta dos Lombos. Foi o CBQ, que deve ser quem melhor trabalha na formação na zona de Lisboa, o que é só vergonhoso para o Benfica.
Apesar de tudo não me surpreende tendo em conta quem é o coordenador da formação...
Aliás a formação e o feminino estão muito bem entregues...
Tb perdemos com os Lombos...se nào foi por 30, foi perto....penso que em Sub 19 ou sub 16....tem sido transversal a todos os escalões....é simplesmente vergonhoso...desde a saida do Nogic que tem sido sempre a cair.....

Coach_Gouveia

Citação de: zerocool em 21 de Outubro de 2017, 09:48
Citação de: Coach_Gouveia em 21 de Outubro de 2017, 08:36
Citação de: zerocool em 21 de Outubro de 2017, 01:05
Os resultados por aqui tem sido muito maus....derrotas em todos os escalões e com adversários inadmissíveis....Qta dos Lombos??por quase 30 pontos???Fdx.....
Não foi a Quinta dos Lombos. Foi o CBQ, que deve ser quem melhor trabalha na formação na zona de Lisboa, o que é só vergonhoso para o Benfica.
Apesar de tudo não me surpreende tendo em conta quem é o coordenador da formação...
Aliás a formação e o feminino estão muito bem entregues...
Tb perdemos com os Lombos...se nào foi por 30, foi perto....penso que em Sub 19 ou sub 16....tem sido transversal a todos os escalões....é simplesmente vergonhoso...desde a saida do Nogic que tem sido sempre a cair.....
Este ano trocaram de coordenador, o sucessor do Nogic foi para o AngraBasket e ficou responsavel o Tavares que esta na equipa B, que alias eu fiquei surpreendido de nao ter sido o sucessor do Lisboa, tal a "qualidade" que apresenta...

zerocool

Citação de: Coach_Gouveia em 21 de Outubro de 2017, 11:24
Citação de: zerocool em 21 de Outubro de 2017, 09:48
Citação de: Coach_Gouveia em 21 de Outubro de 2017, 08:36
Citação de: zerocool em 21 de Outubro de 2017, 01:05
Os resultados por aqui tem sido muito maus....derrotas em todos os escalões e com adversários inadmissíveis....Qta dos Lombos??por quase 30 pontos???Fdx.....
Não foi a Quinta dos Lombos. Foi o CBQ, que deve ser quem melhor trabalha na formação na zona de Lisboa, o que é só vergonhoso para o Benfica.
Apesar de tudo não me surpreende tendo em conta quem é o coordenador da formação...
Aliás a formação e o feminino estão muito bem entregues...
Tb perdemos com os Lombos...se nào foi por 30, foi perto....penso que em Sub 19 ou sub 16....tem sido transversal a todos os escalões....é simplesmente vergonhoso...desde a saida do Nogic que tem sido sempre a cair.....
Este ano trocaram de coordenador, o sucessor do Nogic foi para o AngraBasket e ficou responsavel o Tavares que esta na equipa B, que alias eu fiquei surpreendido de nao ter sido o sucessor do Lisboa, tal a "qualidade" que apresenta...
Mas esse tem a melhor das cunhas.....e alastra para um dos seus melhores amigos que espalha também a sua competência pelo Basket feminino :coolsmiley: