Estatística: A quantos votos tens direito?

andereberna

Tenho dúvidas, sinceramente. Sou sócio desde 2004, mas apenas me tornei maior de idade e, consequentemente, sócio efectivo em 2012.

Se só contarem os anos de sócio efectivo, tenho 5 votos. Se contar a totalidade tenho 20.

Godescalco

Citação de: andereberna em 14 de Setembro de 2017, 17:31
Tenho dúvidas, sinceramente. Sou sócio desde 2004, mas apenas me tornei maior de idade e, consequentemente, sócio efectivo em 2012.

Se só contarem os anos de sócio efectivo, tenho 5 votos. Se contar a totalidade tenho 20.

É fácil de o consultares na secretaria do clube.

paalexg

Citação de: andereberna em 14 de Setembro de 2017, 17:31
Tenho dúvidas, sinceramente. Sou sócio desde 2004, mas apenas me tornei maior de idade e, consequentemente, sócio efectivo em 2012.

Se só contarem os anos de sócio efectivo, tenho 5 votos. Se contar a totalidade tenho 20.
Obviamente que conta desde que te tornaste sócio. Caso contrário, eu só teria direito, neste momento, a um voto. E eu, com 20 anos, nas eleições de Outubro do ano passado, tinha direito a 5.

Mannschaft

Citação de: MALU15 em 14 de Setembro de 2017, 15:49
Citação de: Mannschaft em 14 de Setembro de 2017, 14:10
Citação de: MALU15 em 14 de Setembro de 2017, 12:36
Citação de: o_bEnFiQuIsTa em 14 de Setembro de 2017, 09:56
Alguém me pode explicar o porquê das casas terem direito de voto? Gostava de perceber a lógica por detrás disso.
Porque integram o Sport Lisboa e Benfica, tal como os sócios indiviuais, filiais e delegações ( artº 2º dos Estatutos) e estão  lhes atribuídos votos e direitos a participar na vida do clube, tal como aos sócios individuais.
O que o_bEnFiQuIsTa perguntou, e bem, foi a lógica por detrás disso.

Porque segundo essa lógica, qualquer dia teremos também o Pavilhão Fidelidade e o Caixa Futebol Campus com 200 votos cada um porque são parte integrante do Sport Lisboa e Benfica.
Recomendo a leitura do artº 2º dos estatutos e talvez encontres a lógica que procuras.
Estatutos? Aqueles que foram aprovados à pressa por meia dúzia de sócios naquela que é a maior vergonha da história democrática do Benfica? Não me rejo por eles. Nem eu nem a própria direcção, que, entre outros, ignora solenemente o artigo que fala nas cores do equipamento.


andoaleme

Citação de: Gottschalk em 14 de Setembro de 2017, 17:05
Citação de: paulomaia1972 em 14 de Setembro de 2017, 17:03
Citação de: paalexg em 14 de Setembro de 2017, 14:32
E, já agora, acho hilariante um sócio com 24 anos de associado ter direito a 20 votos e um com 25 ter mais do dobro quando detêm somente um ano de diferença. Urge reduzir as diferenças.

Eu acho que se deve premiar a longevidade com maior peso, mas haver a possibilidade de um só sócio valer tanto como 50 é a roçar um sistema oligárquico.

depois de um período de 2 a 3 anos sem direito a voto, todos os associados deveriam ter o mesmo direito:

1 sócio = 1 voto

chama-se a isto democracia

PS. tenho neste momento 20 votos

Acho bem premiar a longevidade, fidelidade e dedicação ao clube.

Talvez se possa escalonar melhor a diferença de votos mas ela tem de existir. Uma coisa que se devia abolir é a diferenciação entre sócio efectivo e correspondente, pelo menos a nível de votos.

Discordo, sou a favor da aplicação do principio de igualdade no exercício do direito de voto, não encontrando qualquer justificação que fundamente o sistema actual vigente nos estatutos, bem como restringir o sufrágio a entidades, associações ou afins com personalidade jurídica colectiva.

Estou de acordo que deverá ser revisto o estatuto dos sócios, bem como a quotização e seus valores, ajustando-os equitativamente.

Todas as iniciativas que visem chamar os sócios a uma maior participação activa na vida do clube, serão bem vindas e de salutar, contudo convém lembrar que é apenas um começo, o mesmo poderá ser tímido e pouco incomodar os poderes há muito instalados, mas convém não esmorecer, é preciso tirar Vieira do conforto, do poder absoluto que envolveu o clube, não foi um dado inocente as alterações aos estatutos e a forma como foi conduzida e condicionada a aprovação.

"O poder corrompe; o poder absoluto corrompe absolutamente"

Mannschaft

[Update]

Dos 432 users sócios que responderam à primeira questão (https://serbenfiquista.com/forum/geral/estatistica-es-socio-do-benfica/), 182 responderam a esta mini-sondagem.

As principais conclusões até agora são as seguintes:
- 182 users sócios;
- 2.997 votos;
- Representariam 0,93% nas últimas eleições (2.997 votos em 323.000).

Extrapolando os resultados dos restantes 249 (432-182), com a mesma distribuição de número de votos, teríamos:
- 432 users sócios;
- 7.054 votos;
- 2,18% nas últimas eleições (7.054 em 323.000).

Ou seja, se fosse criada uma lista apenas e só com este conjunto de 432 sócios, a lista teria cerca de 2,18% nas eleições.

benfica0605



andereberna

Citação de: paalexg em 14 de Setembro de 2017, 17:39
Citação de: andereberna em 14 de Setembro de 2017, 17:31
Tenho dúvidas, sinceramente. Sou sócio desde 2004, mas apenas me tornei maior de idade e, consequentemente, sócio efectivo em 2012.

Se só contarem os anos de sócio efectivo, tenho 5 votos. Se contar a totalidade tenho 20.
Obviamente que conta desde que te tornaste sócio. Caso contrário, eu só teria direito, neste momento, a um voto. E eu, com 20 anos, nas eleições de Outubro do ano passado, tinha direito a 5.
Assim sendo, 20 votos! Obrigado pelo esclarecimento O0

SkiL

Qual mesmo a diferença de sócio efectivo e correspondente?

o_bEnFiQuIsTa

Citação de: SkiL em 15 de Setembro de 2017, 09:07
Qual mesmo a diferença de sócio efectivo e correspondente?

Creio que a quota é mais baixa para o correspondente (uns 50€ anuais), não se pode candidatar a Presidente do clube e está limitado a 20 votos, por mais anos de sócio que tenha.

SkiL

Citação de: o_bEnFiQuIsTa em 15 de Setembro de 2017, 09:36
Citação de: SkiL em 15 de Setembro de 2017, 09:07
Qual mesmo a diferença de sócio efectivo e correspondente?

Creio que a quota é mais baixa para o correspondente (uns 50€ anuais), não se pode candidatar a Presidente do clube e está limitado a 20 votos, por mais anos de sócio que tenha.

E quando me fiz sócio, só vi a opção correspondente.... mas tb não pretendo ser presidente.
Quanto aos votos era simples.. um sócio um voto! é uma estupidez haver estes números de votos.

Alexandre1976


o_bEnFiQuIsTa

Citação de: SkiL em 15 de Setembro de 2017, 09:42
Citação de: o_bEnFiQuIsTa em 15 de Setembro de 2017, 09:36
Citação de: SkiL em 15 de Setembro de 2017, 09:07
Qual mesmo a diferença de sócio efectivo e correspondente?

Creio que a quota é mais baixa para o correspondente (uns 50€ anuais), não se pode candidatar a Presidente do clube e está limitado a 20 votos, por mais anos de sócio que tenha.

E quando me fiz sócio, só vi a opção correspondente.... mas tb não pretendo ser presidente.
Quanto aos votos era simples.. um sócio um voto! é uma estupidez haver estes números de votos.

O Benfica tem uma história democrática que dá lições ao próprio país. Infelizmente, hoje o clube é tudo menos democrático e isso deveria ser motivo de vergonha para todos os benfiquistas.

Talvez seja altura de nos unirmos e começarmos a planear um regresso a estatutos mais democráticos, porque o Benfica somos nós.