Rafael Lisboa (Basquetebol)

Base, 25 anos,
Portugal
Estatísticas: 3 épocas

TeamRocket37

Citação de: Jack Bauer em 01 de Junho de 2021, 23:22
Citação de: TeamRocket37 em 01 de Junho de 2021, 23:20
Citação de: Jack Bauer em 01 de Junho de 2021, 23:16
Citação de: TeamRocket37 em 01 de Junho de 2021, 23:07
Citação de: Jack Bauer em 01 de Junho de 2021, 22:59
Citação de: TeamRocket37 em 01 de Junho de 2021, 22:50
Citação de: Jack Bauer em 01 de Junho de 2021, 22:49
Citação de: TeamRocket37 em 01 de Junho de 2021, 22:46
Citação de: ppfinder em 01 de Junho de 2021, 22:41
Citação de: TeamRocket37 em 01 de Junho de 2021, 22:11
Vai para o 8º classificado da Liga Belga aonde o campeonato tem 10 equipas...

O Pai e o empresário não arranjaram melhor?

O MVP da 2ª divisão da Europa não tem clubes interessados nele para outros voos?

O ódio ao pai tolda-te assim tanto a mente?

Deixa o rapaz em paz. Já se percebeu.

Disse alguma mentira?!

Rafael Lisboa não vale o que fazem dele.
Pode valer no futuro, mas no Benfica no máximo apenas como 3º base nunca como 2º base.

É um jogador fraco no presente.

Só sei que dispensamos o 2º melhor base português só para fazer a vontade ao pai.
Como se viu foi um erro.

Quem é que faz dele o que ele não é?

Da geração dele é assim tão mau? Comparativamente com o nível de basquetebol praticado em Portugal?

Citação de: 46Rossi em 01 de Junho de 2021, 20:26
... ficaram à vista as limitações no seu jogo, físicas e técnicas... coisas simples como driblar, ball handling são essenciais para um base, ainda mais com as suas debilidades físicas e o Rafa basta ser mais apertado, pressionado e fica em dificuldades, sempre que o nível aumentou mostrou debilidades.

Tudo dito por quem?

O user Rossi46 do Ser Benfiquista? Users daqui?

Mas estás a brincar?

Perguntaste se o pai ou empresário não arranjam melhor que o campeonato Belga. E que fazem dele o que não é.

O Rafael Lisboa com 19 anos, fez 7 jogos no europeu B e marcou 122 pontos. Foi um dos jogadores em destaque na competição.

O Rafael Lisboa com as suas limitações, fez:

11P contra a Macedónia
8P contra o Luxemburgo
19P contra a Eslováquia
18P contra a Bélgica
21P contra a Geórgia
24P contra a Rússia
e 21P na Final contra a RCheca.

Deixa ver se percebi.

Para ti, a inclusão de um dos melhores jogadores do europeu B de sub 20 no plantel principal, ainda por cima sendo da nossa formação (tão reclamada por aqui), foi um erro.

Mais, o Rafael tem culpa que o Pai (dito por ti) o tenha escolhido por afinidade familiar?

Já agora. Achas que algum dia, o Rafael jogará na seleção principal? Sendo assim tão "limitado"?

Obrigado

Empresário dizia que ia coloca-lo em Espanha, acaba na Bélgica, numa equipa que ficou em 8º lugar no campeonato. Que há pouco levou 2 derrotas, uma delas bem pesada na Fiba Europe Cup na luz.

Foi um erro a dispensa do Miguel Maria Cardoso, e um foi um erro que Carlos Lisboa fez ao MMC a dar prioridade ao Cantero e ao Rafael. Só vais buscar o jogo 3 das finais contra a Oliveirense e levas o jogo para prolongamento graças ao MMC.

Eu não disse que era contra a inclusão do Rafael Lisboa no plantel, apenas disse para mim seria o 3º base e não tinha qualidade para ser o 2º base do Benfica, e o tempo deu-me razão.

Obviamente que Rafael Lisboa vai jogar por Portugal, Portugal pertence a 4ªdivisão europeia, até o Pedro Bastos, Grosso, e companhia jogam.

Desconhecia que o empresário tinha dito isso.

Mesmo assim vai para um equipa que deve estar no top 100 da europa.

O Miguel Maria (infelizmente) não está.

Spirou não é a equipa que era há 10 anos atrás.

Certo.

Mas deve estar no top 100.

Este ano tinha uma equipa de merda, com estrangeiros merda.
Nem a Fiba Europe Cup foram.
O mais certo não irem para ano tb.

Para jogar e tempo de jogo até é uma boa oportunidade para Rafael.
Melhor que a LebOro.

Tamarindus

É tão contra a inclusão do Rafael Lisboa no plantel, tudo bem, são opiniões, mas depois em relação ao Gonçalo Delgado o caso já muda de figura  :rir:

Esse já não tem limitações técnicas e tinha um potencial enorme... Daí ter ido para a LEB Plata.

PS: Eu também não era a favor dos minutos a mais que o Rafael andava a ter.

Dealer 88

Respeito sempre quando os jovens arriscam sair da sua zona de conforto e não se acomodam à mediocridade que é o nosso tugão, desejo que tudo lhe corra pelo melhor e que no futuro possa ser útil à seleção nacional.

Boa sorte miúdo!

Cloughie

Espero que consiga evoluir lá fora.

Los_Car

Citação de: Tamarindus em 01 de Junho de 2021, 23:36
É tão contra a inclusão do Rafael Lisboa no plantel, tudo bem, são opiniões, mas depois em relação ao Gonçalo Delgado o caso já muda de figura  :rir:

Esse já não tem limitações técnicas e tinha um potencial enorme... Daí ter ido para a LEB Plata.

PS: Eu também não era a favor dos minutos a mais que o Rafael andava a ter.
Atenção que o Gonçalo delgado não teve as oportunidades que teve o filho do Lisboa.
O Gonçalo delgado ia jogando e fazendo bons jogos dos poucos minutos que tinha.
É surreal haver uma comparação com o filho do Lisboa que jogava sempre  muitos minutos e quase sempre mal.

ala esquerda

A melhor sorte do mundo, tem imenso potencial.....

Mas seria sempre difícil para ele continuar...

Está com muitos adeptos contra ele só pelo nome....

bolaredonda

Citação de: Jack Bauer em 01 de Junho de 2021, 23:13
Citação de: bolaredonda em 01 de Junho de 2021, 22:51
No Benfica nenhum jogador evoluiu. Sair para o estrangeiro é uma boa solução para ambas as partes.

Concordo com o team, MM é muito mais jogador que ele, foi um erro a sua dispensa.

Seja como for desejo ao Rafael a melhor das sortes para o resto da carreira.

Tb gostava do MM, mas parece estranho carregar no miúdo.

É quase tudo mau no RL. Não defende. É fraco do z com y. Limitado no X com Q.

Parece-me óbvio que muitas das críticas, ainda por cima com um gajo tão novo, tem um responsável. O pai. Leva ele por tabela.

Queria ver, que outro treinador o preteria.

Mas bom bom é o MM que saiu para o ....Almansa da segunda divisão espanhola. Ficando no 12 lugar.

O campeonato Belga é criticado. A 2a liga espanhola (que é melhor que a tuga) não. Ou mesmo o super campeonato islandês, onde o MM anda agora.

A maior crítica que eu faço nem é ao jogador é mesmo aos treinadores que estão no Benfica que ao invés de ajudar parece que ainda atrapalham no desenvolvimento dos atletas.

joao12soares

Tenho pena da sua saída. mas creio que até para ele, será o melhor.

Que possa evoluir e tornar-se num dos bons valores nacionais.

Boa sorte Rafa.

Coach_Gouveia

Vários injustiças são cometidas, se quem critica por causa do pai exagera, quem elogia com base num Europeu B de sub20 também exagera, pois se fez um bom Europeu (fez) "apenas" ganha o prémio de MVP porque o Queta se lesiona antes da final, pois o prémio estava mais que entregue.

Fala-se de um potêncial enorme do Rafael e eu, repito eu, não lhe vejo esse potêncial todo.

O Rafael deve ser criticado ou elogiado por aquilo que fez (ou não) como jogador do Benfica, pois pouco interessa se vem da formação do Benfica, Porto, Sporting ou Arrentela, interessa é o seu rendimento enquanto jogador da equipa principal do Benfica.

Ora, quanto a isso, o treinador, fosse o pai ou outro qualquer, decidiu que o Rafael merecia ser o 6º ou 7º jogador mais utilizado nestes 2 ultimos anos, logo é por isso que deve ser criticado ou elogiado, afinal ser o esse jogador na rotação do Benfica é alguém com muitos minutos e influência no jogo. E quanto a isso, se provou que para equipas fora do top5 do tugão e as de nível mais baixo da ultima competição da Europa chegou, também provou que quando o nível aumentava um bocado ele não tinha, ainda, o que era necessário para ser alguém com tantos minutos numa equipa que luta por títulos pois nesses jogos de nível mais elevado o seu rendimento dentro de campo (que nada teve a ver com o nome que tem na camisola) foi na grande maioria desses mesmos jogos fraco (teve 1 ou outro jogo em que não esteve mal).

Quanto ao jogador e o seu potêncial, basta olhar para aquilo que foi a sua evolução desde o famoso Europeu, ganhou cabedal (que muitos achavam ser o seu maior problema para o futuro) e com isso perdeu o seu lançamento (muito treino fisico e pouco técnico?), em termos de drible e controlo do ritmo do jogo foi muito fácil perceber as suas limitações no drible com a mão mais fraca e como não conseguia controlar o ritmo do mesmo (vários dos seus TO's vinham disso), se estes aspectos podem ser melhorados individualmente (com treinos especificos durante o verão ou mesmo por vontade própria ao longo da época) existiu um aspecto que também dependia muito do seu treinador, a saída da pressão, muitas vezes causada pelo seu mau posicionamento na altura de receber a bola (aqui o trabalho tático seria responsabilidade do treinador ou mesmo dos treinadores que já o treinaram e foram vários).

Dito isto, ele que vá treinando (como tem estado) neste verão e que aproveite para evoluir enquanto jogador na Bélgica, onde espero que não se esqueça que vai passar a ter mais responsabilidade pois lá será o estrangeiro e não o jogador FL que é em Portugal. Tenho também que lhe dizer que é de se tirar o chapéu a um jogador de basket em Portugal que em vez de ficar acomodado em Portugal arrisca ir para fora, que apareçam mais como ele, o MMC, o Delgado, o Seixas e o Prey, que antes de ficarem acomodados ou à espera dos USA para sairem, o façam antes mesmo que para campeonatos que não sejam assim tão melhores que o português.

Tamen

Citação de: Coach_Gouveia em 02 de Junho de 2021, 09:33
Vários injustiças são cometidas, se quem critica por causa do pai exagera, quem elogia com base num Europeu B de sub20 também exagera, pois se fez um bom Europeu (fez) "apenas" ganha o prémio de MVP porque o Queta se lesiona antes da final, pois o prémio estava mais que entregue.

Fala-se de um potêncial enorme do Rafael e eu, repito eu, não lhe vejo esse potêncial todo.

O Rafael deve ser criticado ou elogiado por aquilo que fez (ou não) como jogador do Benfica, pois pouco interessa se vem da formação do Benfica, Porto, Sporting ou Arrentela, interessa é o seu rendimento enquanto jogador da equipa principal do Benfica.

Ora, quanto a isso, o treinador, fosse o pai ou outro qualquer, decidiu que o Rafael merecia ser o 6º ou 7º jogador mais utilizado nestes 2 ultimos anos, logo é por isso que deve ser criticado ou elogiado, afinal ser o esse jogador na rotação do Benfica é alguém com muitos minutos e influência no jogo. E quanto a isso, se provou que para equipas fora do top5 do tugão e as de nível mais baixo da ultima competição da Europa chegou, também provou que quando o nível aumentava um bocado ele não tinha, ainda, o que era necessário para ser alguém com tantos minutos numa equipa que luta por títulos pois nesses jogos de nível mais elevado o seu rendimento dentro de campo (que nada teve a ver com o nome que tem na camisola) foi na grande maioria desses mesmos jogos fraco (teve 1 ou outro jogo em que não esteve mal).

Quanto ao jogador e o seu potêncial, basta olhar para aquilo que foi a sua evolução desde o famoso Europeu, ganhou cabedal (que muitos achavam ser o seu maior problema para o futuro) e com isso perdeu o seu lançamento (muito treino fisico e pouco técnico?), em termos de drible e controlo do ritmo do jogo foi muito fácil perceber as suas limitações no drible com a mão mais fraca e como não conseguia controlar o ritmo do mesmo (vários dos seus TO's vinham disso), se estes aspectos podem ser melhorados individualmente (com treinos especificos durante o verão ou mesmo por vontade própria ao longo da época) existiu um aspecto que também dependia muito do seu treinador, a saída da pressão, muitas vezes causada pelo seu mau posicionamento na altura de receber a bola (aqui o trabalho tático seria responsabilidade do treinador ou mesmo dos treinadores que já o treinaram e foram vários).

Dito isto, ele que vá treinando (como tem estado) neste verão e que aproveite para evoluir enquanto jogador na Bélgica, onde espero que não se esqueça que vai passar a ter mais responsabilidade pois lá será o estrangeiro e não o jogador FL que é em Portugal. Tenho também que lhe dizer que é de se tirar o chapéu a um jogador de basket em Portugal que em vez de ficar acomodado em Portugal arrisca ir para fora, que apareçam mais como ele, o MMC, o Delgado, o Seixas e o Prey, que antes de ficarem acomodados ou à espera dos USA para sairem, o façam antes mesmo que para campeonatos que não sejam assim tão melhores que o português.

Concordo, na generalidade com o q foi argumentado.

Por ser 1 valor português e novo, poderemos nos arrepender.
Mas devido ao actual contexto criado e pelo q tem vindo a demonstrar, essa probabilidade parece-me pequena.

O Benfica para dizimar a nivel nacional e estar na luta na Europa precisa de mt + no plantel, quer no 5 inicial quer no banco.
Sempre me pareceu com pouca garra, mt soft, quiçá até acomodado e apático.

JM21

Boa saída. Tem potencial, verdade, mas tem de evoluir em muitos aspetos para poder comandar o jogo do Benfica. Neste momento, está a léguas do que se deve exigir a um base no Benfica.

Obrigado e boa sorte!  :slb2:

Dealer 88

"Spirou Charleroi Basket anunciou contratação de Rafael Lisboa... mas apagou a notícia."

pcssousa

Que volte e seja campeão neste seu clube de sempre.

Thorondor

Citação de: pcssousa em 02 de Junho de 2021, 11:13
Que volte e seja campeão neste seu clube de sempre.

fazem dele pior do que é. teve o azar de não ter um treinador. Acredito que em dois anos é o melhor jogador Português a seguir ao Neemias.

Ian

Nunca é fácil ver sair alguém da formação e raramente é bom ver sair alguém tão ligado ao clube.
Avaliando todo o cenário uma boa opção do Rafael e para o Rafael.
Espero que consiga elevar o seu jogo, potenciar as suas qualidades e melhorar os seus handicaps (como qualquer jogador) e somar minutos num contexto competitivo diferente (para melhor) do Portugues. Se tal acontecer, e se a isso somar a definiçao clara da sua posição e papel no campo, sairá a ganhar o Rafael e Portugal.

Acho mesmo que, para a sua evolução, devia ter saído logo apos o título o Europeu B Sub-20 onde foi preponderante.
Gostaria que fosse para Espanha, França ou Itália mas qualquer contexto de liga 1 europeia será bastante bom para um jogador Portugues.

Veremos como se adapta aos país e à liga mas também como lida com a pressão de ser um reforço estrangeiro.

Acredito e espero que tudo lhe corra bem porque sempre deu tudo com a camisola do Benfica pelo que sei.

Para substituir o Rafael, e sempre na optica que qualquer opção dependerá sempre do perfil do outro base a ser escolhido parao plantel, espero que o Benfica vá ao mercado interno e faça regressar um jogador da sua formação. Falo de Diogo Gameiro, destaque no CAB Madeira, embora com perfil completamente diferente do Rafael.