Benfica: - Formação ou Negócio?

cfSLBcg

Não sou contra a venda, mas o caso do Renato é demasiado óbvio para ser ignorado. Saiu muito cedo, ponto!
Se isto fosse uma ciência seria mais ou menos isto: em média só aos 22 o jogador tá formado e a partir daí pode maturar atingindo o pico aos 27 para então usar a experiência para compensar o qie fôr perdendo.
Tendo estas referências devia-se admitir que o Seixal tem de programar o seu método para terminar aos 22. Admitir que certos jogadores terão de evoluir fora do Seixal, mas nunca a maioria, por razões económicas. Segurar certos jogadores até aos 22 com uma politica de salários altos, principalmente se ganharem a titularidade. Com isto teriamos mais que suficiente para ter equipas made in seixal e exportar os outros. Com isto teriamos um negócio em prol do clube e disso não se pode fugir na sociedade actual....o resto como alguém já referiu são negociatas.

melo7

Obvio negócio.

Um jogador made in Seixal tem um custo contabilistico de 0. Não foi comprado por isso contabilisticamente o seu valor é de 0.

Quando se vende, as mais valias são o preço de venda. Há uma rubrica que se chama "custo da mercadoria vendida" e o Vieira infelizmente leva isto tudo à letra: os jogadores são tratados como autêntica mercadoria.

No fundo o que acontece é que alguém ensinou ao Vieira que apresentava mais receita se vendesse jogadores formados pelo clube.

E assim nasceu o "made in Seixal"

Antimatter


ruibenfica80

Há uma coisa que é um bocado óbvia.
Temos algum jogador do seixal que fique no plantel vários anos? Nem estou a falar dos craques. Estou a falar de um jogador assim estilo André Almeida.

Alguém?

Os jogadores com mais anos de plantel é tudo contratações.

Acho que isso diz tudo.

Os putos é para jogar 1 ou 2 épocas e faturar. Mesmo que sejam jogadores de 2a linha que até podiam ficar e fazer balneário. Vão logo corridos pelos 15 milhões de euro mendes.

Benfiquista_

Panenka, uma revista top espanhola, de verdadeira cultura e sociologia do futebol,a meter o dedo na ferida.

Benfiquista_

A compra, do sueco, que teve de ser o Cristal Palace a dizer que nos pertencia.

Comprar um jogador, emprestá-lo e com opção de compra , sem nunca ter cá estado.

Exemplo puro e duro de como andamos a ser geridos e a nos cuspir em cima, esta Direcção.

Theroux

1.

O título do tópico cria uma dicotomia artificial. A questão não pode ser "formação ou negócio?" porque o futebol em si é um negócio. Daí se falar na "indústria do futebol".

Os jogadores são pagos consoante o seu valor no mercado mundial, e é essa a única ligação real que existe entre ambas as partes.

A questão é: está o Benfica a obter máximo retorno possível do seu investimento na formação?

2.

Todos sabem que a resposta a essa questão é "não", mas vale a pena verificar qual é o caminho que ainda falta percorrer.

Lista de jogadores da era RV incluíndo os que não tendo chegado da formação fizeram parte dela pelo menos uma época, e excluíndo os que competem a um nível desportivo claramente abaixo do Benfica.

Guedes: 68 jogos.
Ederson: 58.
Renato: 35.

Média: 54 jogos.

Isto é uma média muito fraca, equivalente a uma época normal (16/17: 54 jogos!).

Cabe à direcção melhorar estes números com a próxima fornada*, porque sabendo que o futebol é um negócio, a gestão dos jogadores deve ser ser feita com o objectivo de os valorizar ao máximo (tal como acontece com os restantes jogadores), o que passa não só por uma eventual venda, mas também pelo dinheiro que geram (via resultados desportivos) e que poupam (via redução das compras).

O futebol, como todos sabem, é um negócio, a questão é que os da formação sendo bons, podiam e deviam ter sido melhores (em média).


* Se o Úmaro der jogador vai entrar para a estatística com 0 jogos.

Motörhead

Hoje em dia o Benfica parece mais uma maquina de branqueamento de capitais...

Coiso123

É um negócio. E um mau negócio. Castra a equipa de jogadores de qualidade para 2/3 anos obrigando a ir comprar lá fora jogadores de qualidade dúbia e não espreme o real valor dos putos que saem antecipadamente por mais de metade do valor que sairiam caso fossem aposta durante 2/3 anos. Uma gestão péssima tanto do ponto de vista desportivo como financeiro.
Ah, e há aquela coisa de matar a alma do clube. Mas disso ninguém quer saber


helderrocha

o problema é que a vendas dos putos do seixal não serve para manter os melhores da equipa principal, não serve para reforçar a equipa principal, nem serve para baixar o passivo

RS14


MxPxFx

Mais vale meter uma votação para deixar bem claro qual é a opinião da maioria dos membros. Depois para discussão temos o fórum em si.

pica_foices

quantos milhões custa por ano a formação do Benfica ?
de onde vem esse dinheiro ? parte vem dos "negócios" ?

se o Benfica não vendesse/negociasse... para que precisava de formar tanto ?
se forma tanto é porque provavelmente assume que terá de vender.

esta pergunta é uma pescadinha de rabo na boca.


Livrinhos

Sendo que o processo de formação de muitos atletas no Benfica, deve rondar os 10 anos (uns muito menos, outros até mais) os dois termos não podem ser dissociados.

O Benfica investe e investiu na formação para fazer da mesma um negócio. Parece-me que é isto.

Se a questão fosse apostar na Formação para proveito desportivo ou financeiro, também me parecia óbvio que a opção seria a segunda e é aqui que está o erro.