Alfa Semedo

Médio, 27 anos,
Guiné-Bissau
Equipa Principal: 1 época (2018-2018), 16 jogos (695 minutos), 1 golo

Títulos: Campeonato Nacional (1)

umbilhum

o Samaris nunca jogou no Benfica na sua posição, sempre o forçaram a jogar a 6, coisa que nunca foi na vida, é normal que não renda aquilo que era esperado.

Sobre o Alfa Semedo, lol... longe, muito longe.

pmpereira11

Comprar e emprestar à 1ª Liga tipo Pelé.

Lopes1986

Citação de: pmpereira11 em 26 de Abril de 2018, 09:02
Nesta fase também me parece o melhor, recuperar e meter num Rio Ave...

Porque apesar de demonstrar muito potencial e estar a fazer uma epoca muito boa, ainda esta verdinho e necessita de mais jogos...

pmpereira11

Citação de: Lopes1986 em 26 de Abril de 2018, 09:05
Citação de: pmpereira11 em 26 de Abril de 2018, 09:02
Nesta fase também me parece o melhor, recuperar e meter num Rio Ave...

Porque apesar de demonstrar muito potencial e estar a fazer uma epoca muito boa, ainda esta verdinho e necessita de mais jogos...
Eu digo isto apesar de achar que nunca terá qualidade para jogar no Benfica, tipo Pelé, mas pode ser que ainda saia daqui algum lucro

Bailey

Francescoli

Apostava sem hesitar.

Estou um bocado farto de só ter anões e finguelinhas no plantel.

BERNA_1961

Não sei qual é a dúvida.
Com 20 anos, tem qualidade, e sobretudo com dimensão física que não temos no nosso meio campo.
Até o Fejsa nos duelos aéreos deixa muito a desejar.
Tem que ser resgatado.

Lopes1986

Citação de: Francescoli em 26 de Abril de 2018, 09:21
Apostava sem hesitar.

Estou um bocado farto de só ter anões e finguelinhas no plantel.
Esta verde...mas se tiver cabeça faz-se...

Mas o aspecto fisico que referes ja eu defendo ha anos...parecemos uma equipa de iniciados (com tecnica é certo) e em jogos mais apertados, com menos espaços e mais duelos somos sempre inferiores nesse aspecto...

O perfil atleticos dos jogadores também é muito importante e parece que tem sido descurado nos ultimos anos...

Lopes1986

Citação de: BERNA_1961 em 26 de Abril de 2018, 09:38
Não sei qual é a dúvida.
Com 20 anos, tem qualidade, e sobretudo com dimensão física que não temos no nosso meio campo.
Até o Fejsa nos duelos aéreos deixa muito a desejar.
Tem que ser resgatado.

Nao sendo um predestinado, longe disso, esta a fazer uma epoca muito boa para alguem de 20 anos que se estreia na primeira liga...

Com a idade dele onde andavam o William, Danilo, Pélé???

Se evoluir tacticamente pode dar jogador na linha do Danilo...
Tem ainda a vertente fisica onde é uma autêntica besta...nos duelos é muito forte...e é bastante rapido para a altura que tem.
A nossa equipa carece de jogadores fisicamente imponentes e quando jogamos contra equipas mais fortes fisicamente isso ressente-se muito.

O-Rível

O perfil atlético é importante... quando aliado a capacidade técnica e cognitiva. O Alfa é cepo, mas não tanto pela vulgar capacidade técnica que possui. É-o, sim, pela burrice com que joga. A tomada de decisão dele é para lá de ridícula.

O nosso standard devia ser procurar um "Matic", e não andar a ver cepalhada desta no tugão. Vai-se a França e há jogadores bem melhores na 2ª Divisão... que mesmo assim não servem para nós.

Lopes1986

Citação de: O-Rível em 26 de Abril de 2018, 09:48
O perfil atlético é importante... quando aliado a capacidade técnica e cognitiva. O Alfa é cepo, mas não tanto pela vulgar capacidade técnica que possui. É-o, sim, pela burrice com que joga. A tomada de decisão dele é para lá de ridícula.

O nosso standard devia ser procurar um "Matic", e não andar a ver cepalhada desta no tugão. Vai-se a França e há jogadores bem melhores na 2ª Divisão... que mesmo assim não servem para nós.

É o que digo...tem de evoluir nesse aspecto...mas tem 20 anos e esta na sua primeira epoca na primeira liga...

Se fôr moldado na posição de trinco...ensinando-o a decidir melhor posicionamentos,  vai dar jogador.

Lopes1986

O nosso standard deve ser procurar um Matic...

Mas nunca se pode descurar o tugão, mais ainda nestes jovens de quem detemos 50% do passe, nunca perdes nada.

Mas nunca seria para ser titular nesta fase como é obvio.

O-Rível

Citação de: Lopes1986 em 26 de Abril de 2018, 09:58

O nosso standard deve ser procurar um Matic...

Mas nunca se pode descurar o tugão, mais ainda nestes jovens de quem detemos 50% do passe, nunca perdes nada.

Mas nunca seria para ser titular nesta fase como é obvio.

Quando tens um jogador como o Alfa, o que podes fazer, como treinador, é limitar a tomada de decisão dele a um conjunto de comportamentos padronizados, tanto ofensiva como defensivamente. Dar-lhe algumas - poucas - referências e repetir no treino "n" vezes até assimilar. Não se trabalha o QI futebolístico transformando um tipo extremamente limitado num Redondo ou num Pirlo. Consegue-se melhorar o rendimento dando ferramentas ao jogador para que ele tenha sucesso... mas quanto mais alto é o nível, menos esses instrumentos servem.

Esta situação é bem visível no caso do Fejsa, por exemplo. No Tugão disfarça bem as suas limitações porque é fabuloso na recuperação defensiva, na ocupação do espaço sem bola, e na antecipação dos comportamentos do adversário (e isso não vem só com a experiência, há muito de capacidade individual à mistura). Como a maioria dos adversários não pressionam a nossa saída de bola, dão tempo de o Fejsa jogar nos apoios mais próximos praticamente sem oposição. Quando o nível sobe para o de uma Champions, por exemplo, é ver o Fejsa a não conseguir acompanhar a quantidade de variáveis que não estão presentes em 95% dos jogos internos, além de que sob pressão não consegue sequer entregar a bola jogável. É ver os jogos "a eliminar" que fizemos com ele nos últimos anos e estar atento ao facto de que os próprios adversários leem essa incapacidade e insistem em expô-lo ao erro.

E, atenção, eu gosto muito do Fejsa. Para aqui dá perfeitamente. Para um Benfica europeu, a discutir a passagem a fases mais adiantadas das competições europeias, é um pouco curto. E se para o Fejsa a realidade é assim, para o Alfa chegar a um Boavista ou Marítimo já não seria mau. Não acreditava que fosse mais longe do que a 2ª Liga, sinceramente. Em teoria, já agora, não devia ter ido. Infelizmente, o nível do Tugão é tão baixo que os Alfas desta vida conseguem ter espaço em alguns onzes. Mas daí a ser equacionado para nós... brincadeira, só pode.

Francescoli

Não deixo de concordar com a análise acima, mas no que diz respeito ao Alfa especificamente parece-me extremamente redutora.

Estamos a falar de um miudo de 20 anos, a jogar num clube que luta para não descer, numa posição nova e como se ele fosse um produto acabado e pronto a ser indiscutivel num Benfica que ambicionamos.

Não é, nem uma coisa nem outra. Tem todo o potencial para ser um elemento importante no plantel, em determinados contextos, daqui a algum tempo, na minha opinião.

bellamy

Citação de: Francescoli em 26 de Abril de 2018, 14:48
Não deixo de concordar com a análise acima, mas no que diz respeito ao Alfa especificamente parece-me extremamente redutora.

Estamos a falar de um miudo de 20 anos, a jogar num clube que luta para não descer, numa posição nova e como se ele fosse um produto acabado e pronto a ser indiscutivel num Benfica que ambicionamos.

Não é, nem uma coisa nem outra. Tem todo o potencial para ser um elemento importante no plantel, em determinados contextos, daqui a algum tempo, na minha opinião.
É sempre de adquirir um jogador destes porque com o que jogou e com a idade que tem, mesmo que não queiram que fique no plantel, valerá sempre mais do que o que vamos pagar por ele.