Bruno Lage, Treinador do SL Benfica

Treinador, 48 anos,
Portugal
Equipa Principal: 3 épocas (2019-2020, 2024-), 98 jogos (67 vitórias, 14 empates, 17 derrotas)
Em 2024/2025: 22 jogos (16 vitórias, 2 empates, 4 derrotas)

Equipa B: 1 época, 13 jogos, 0 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Supertaça (1)

casr26

Citação de: EagleVision em 08 de Novembro de 2024, 07:28
Citação de: casr26 em 07 de Novembro de 2024, 21:14(...) embora sejam sorteios independentes deverão existir por ali algumas nuances para que as chaves não tenham grande concordância em sorteios seguidos...

Recordas-te dos sorteios do Totoloto? Com a tômbola e as bolinhas com os números? Não há nuances nenhumas nos sorteios, excepto não haver reposição de números (bolas) que já sairam.

Outra curiosidade, que muita gente julga não ser verdade, é o facto de a chave {1 2 3 4 5} ser tão provável sair como a {3 12 25 33 48}, por exemplo.

Ainda assim, e é aí que a tua observação tem algum fundo de verdade, sabendo que a probabilidade de saírem duas chaves seguidas iguais é infimamente reduzida, é altamente provável que saia outra chave diferente no sorteio seguinte, o que pode melhorar as tuas chances de ganhar - isto faz lembrar o famoso Monty Hall problem, ainda que seja uma situação diferente.

No entanto, porque que nunca saíram duas chaves iguais seguidas [não sei aos certo, não jogo!], não quer dizer que não saiam no próximo sorteio.

Como mencionei antes, noutra resposta a outro user, no caso do futebol não se pode aplicar este tipo de raciocínio porque existe uma certa dependência entre os eventos: se já se viu uma equipa a jogar em determinada táctica, com um mesmo plantel, é possível se tomarem decisões para tentar antecipar essa forma de jogar.

(só estou a continuar a conversa porque isto é um assunto muito interessante, mas já estamos a dar OT!)

Seria uma tema que daria pano pra mangas  O0
Mas daqui a pouco estamos a ser acusados de spam  ;D
Abraço

Ripa na Rapaqueca

Mr. Está na hora de ir ao psicólogo tratar esse complexo das competições europeias. Já na 1a passagem tinha a mania de inventar, colocando jogadores que depois nem para o banco iam!
"Só" precisa por a equipa a jogar como fez contra o Atlético de Madrid. Para a equipa jogar com confiança tem de mostrar que confia nela

Red Bullet

Não gostei obviamente da equipe q o Lage montou para jogar na champions.

Agora o q eu tenho visto nos merida desportivos nestes últimos dias é uma tentativa de condicionar as escolhas do Lage por forma a q este ponha a equipa a jogar à maluca no jogo com os porcos.

Lagartos e porcos na CS a chorar pelo facto do Benfica ter jogado à defesa em Munique é algo q me dá vontade logo de cagar na boca deles!

Pois na verdade, o sonho deles é q nós saíssemos de lá com o cabaz cheiro, tudo o resto é fumaça.


Maldini

Depois da rábula do Diretor de Comunicação Social ... dobraste a coluna ao dono ou já te demitiste varunca!?

Slbttotosalvio

assume a responsabilidade eheheh

tao corninho

_fv_

#165785
Tão parvos! o lemos so estava a reforçar
arranjam problemas em tudo... Então tem razões para desconfiar? esta trupe ja alguma vez vos tentou meter os dedos nos olhos??? Garotões.

depois em maio não apareçam no marques ham!!! nem se atrevam!

Maldini

Citação de: _fv_ em 08 de Novembro de 2024, 15:43Tão parvos! o lemos so estava a reforçar
arranjam problemas em tudo... Então tem razões para desconfiar? esta trupe ja alguma vez vos tentou meter os dedos nos olhos??? Garotões.

depois em maio não apareçam no marques ham!!! nem se atrevam!

hum! hum! Hum!

Papão do Vale e Azevedo ...

iloy

tao ridiculo!
este clube è dirigido por palhaços

Innuendo

Citação de: Semper Fidelis em 07 de Novembro de 2024, 23:25
Citação de: Innuendo em 07 de Novembro de 2024, 23:23
Citação de: Semper Fidelis em 07 de Novembro de 2024, 23:16"assume a responsabilidade" é claramente um reminder/lembrete para o Lage não se esquecer de dizer
não há ali nenhum imperativo
esse Lemos que eu saiba não manda no Lage
dos dragartos era de esperar agora acho lamentável alguns supostos benfiquistas andarem aqui a bater no ceguinho
este fórum está a precisar de uma limpeza...

O Benfica é que precisa de uma limpeza.

Há uma conferência de imprensa e ouve-se o gajo a dizer para assumir a responsabilidade.

É perfeitamente banal, acontece todos os dias, a toda a hora em qualquer clube? Eu em 43 anos de vida nunca tinha assistido ao "tele ponto". Foi preciso ser no Benfica, infelizmente.

E já agora o que é o "assumir responsabilidades" neste Benfica by Rui Costa? Uma frase feita para enganar papalvos. No Benfica não se assume responsabilidade de merda nenhuma.
tá bem. não vejo as coisas dessa maneira. deu-me ideia que era apenas um reminder

Pode ter sido um reminder, mas isso deve fazer-se em off.

Todos ensaiam discursos, mas não o fazem em direto.

Dá uma péssima imagem da instituição.

SuperEagle20

Citação de: fdpdc666 em 07 de Novembro de 2024, 15:14Lage traiu identidade do Benfica: se não confia como podem os jogadores confiar?
Foi um Benfica a pensar pequeno aquele que viajou para Munique e perdeu com o Bayern. Os futebolistas perceberam-no, verbalizaram-no e o erro pode vir a sair caro no futuro.



Benfica passou a maior parte do tempo a defender em Munique/Foto: IMAGO

Spoiler
Pode um grande clube ficar na expetativa, derrotar um gigante e absorver todos os elogios e outro, de dimensão semelhante, fazer o mesmo diante de outro emblema de enorme grandeza, perder e ser crucificado?

Na verdade, foi o que aconteceu a Sporting, que goleou o Manchester City numa das mais gloriosas noites da sua história europeia, e a Benfica, que enfrentou pela enésima vez a sua besta negra, talvez a maior de todas, e decidiu encolher-se a um canto da sala, olhos no chão, a ver se passava despercebido e não era espancado ou alvo de bullying uma vez mais.

Não sou dos que acha que se deve jogar sempre ao ataque, lutar pela percentagem de posse de bola, número de cantos, quilómetros percorridos, cruzamentos ou até remates à baliza. Há muito que encontro arte – e a arte tem muito que ver com a nossa perceção – na organização defensiva e, sobretudo, na forma como a partir dessa se desdobra a transição para o ataque. O italiano Antonio Conte, por exemplo, desenhou autênticas obras de mestre pela Juventus, na Azzurra e no Chelsea, e mereceram-me tantos aplausos como o incessante tricotar da malha catalã por Xavi, Iniesta, Busquets e Messi, nesse futebol-andebolístico de cerco ao rival. Porque se não houvesse capacidade de adaptação, de camuflagem, de adquirir valências e evoluir, quebrar-se-ia a pirâmide, o mundo estaria entregue apenas aos predadores e estes extinguiriam o alimento e morreriam à fome ou em lutas pelo poder. É por isso que nunca acreditei muito numa Superliga. A certa altura, a maior parte dos clubes iria sentir falta de ser o maior no seu território, na sua rua, e o dinheiro já não compensaria tudo. Mas essa é outra questão.

Ruben Amorim, no pós-Manchester City, até transpôs ali um pouco a linha vermelha do que os adeptos não querem ouvir, quando disse que os red devils não poderiam utilizar a estratégia do Sporting diante dos rivais, pelo menos não durante muito tempo, devido à sua grandeza. O Sporting pôde. E todos sabemos que a dimensão, que não é a mesma, embora para qualquer adepto que não apoie o maior emblema numa discussão seja difícil de ouvir, traz outra exigência. O técnico já sabe que ainda lhe permitirão alguns meses assim, porém o objetivo será mais cedo ou mais tarde jogar sempre olhos nos olhos com os candidatos aos vários títulos.

No final do jogo de Munique, não foram poucos os jogadores do Benfica que lamentaram a falta de capacidade ofensiva. Lage teve medo do bicho-papão. Os encarnados somaram um remate, de Kokçu, de muito longe e ao lado, em 90 longos minutos. Apenas duas equipas, segundo a GoalPoint, fizeram pior, ou seja zero, curiosamente ambas diante do Manchester City: os espanhóis do Atlético Madrid em 2022 e os suíços do Young Boys no ano seguinte. As águias não tiveram uma única ação na área bávara, contra 32 germânicas na de Trubin. Ou seja, se era para defender, até por aqui se percebe que o Benfica esteve muito mal.

Bruno Lage, que garantiu ter explicado o seu racional aos atletas, falhou talvez logo aí. Em convencê-los. Após o último apito no Arena, a maior parte das palavras que saíram da boca dos futebolistas soava muito a um «eu sabia que isto ia acontecer». E a linguagem corporal do treinador na sala de Imprensa parecia denunciar que tinha sido ele alvo de bullying e não quem esteve em campo.

Mudar para três centrais numa equipa que não costuma jogar assim, a não ser quando Carreras se junta mais por dentro à construção, é sempre uma mensagem para quem joga. Também a inclusão de um Renato débil para levar a bola e dois jogadores móveis na frente, sem uma referência que segure a linha defensiva contrária e faça apoios frontais para ancorar a equipa mais à frente, como Pavlidis anda a fazer, reforçam-na. Mesmo que depois tenha entrado na segunda parte e, com o resultado já negativo, Arthur Cabral lhe fizesse companhia nos minutos finais. A aposta em Kaboré para este jogo ainda é mais incompreensível.

Lage ainda falou em escapar às referências individuais para chegar à baliza contrária, contudo no 11 que apresentou (e até mesmo no plantel) esses jogadores capazes de quebrar a pressão pelo drible, velocidade ou transporte escasseiam. A probabilidade de o Benfica perder jogando de outra forma seria sempre alta, mas pelo menos os atletas estariam mais confortáveis nas suas posições habituais e a seguir o processo habitual. A outra mensagem que Lage poderá ter passado é que não confia no seu modelo para embates mais encorpados. E se ele não confia como poderão confiar os seus jogadores?

É tudo também uma questão de identidade. O Sporting não a alterou assim tanto. Sabia que de outro lado estava uma equipa voraz, como todas as treinadas por Guardiola, para ter a bola e não se importou, porque sem esta sabe, mais cedo ou mais tarde, encontrar o espaço. E com espaço, Gyokeres, Trincão, Pedro Gonçalves são implacáveis. Rúben Amorim manteve mais ou menos o onze previsto, apenas baixou linhas e esperou. Sofreu um golo, viu Gyokeres falhar outro, foi feliz em vários momentos sim, porém os leões acabaram por finalmente assentar no seu processo. E destroçaram uma das melhores equipas da atualidade, ainda que aparentemente a sofrer bastante com a baixa de Rodri, a unidade mais importante dos Cityzens há muito tempo, e com a qual terão de se debater durante uma eternidade.

Lage alterou, abdicou da identidade. Se tivesse sido no Wolverhampton não haveria problema, mas não no Benfica, que não jogou como equipa grande. Assumiu-se pequena no momento em que o técnico terá explicado aos jogadores seus posicionamentos e um sistema feito à medida para o jogo. Se tivesse entrado com o 11 de sempre ou o mais parecido com isso, e jogado igualmente mais na expetativa, talvez hoje a questão não fosse de identidade e a derrota até pudesse ter menor peso.

Não tenho dúvidas de que Bruno Lage cometeu um erro e a extensão da sua gravidade não é ainda conhecida. Volto à ideia de cima. Se não confia no modelo para jogos de maior dimensão como pode esperar que os seus futebolistas confiem?
[fechar]

Luís Mateus • editor-executivo A Bola

Excelente análise. Como disse na thread do jogo, admite-se jogar à defesa e em bloco baixo, mas como um meio e não um fim em si mesmo. Aceitaria a estratégia e até a derrota se pelo menos tivéssemos tentado sequer ferir o Bayern. Mas não. Fomos completamente inofensivos.

Playah

Não concordo com a maneira como montou a equipa e a mentalidade em geral em relação ao jogo com o Bayern, mas admito que tenho achado graça ao drama seguido dos chavões do à Benfica ou do jogar à Benfica e o que quer que seja que isso significa.

Che1904


Indutory

Citação de: Playah em 08 de Novembro de 2024, 16:38Não concordo com a maneira como montou a equipa e a mentalidade em geral em relação ao jogo com o Bayern, mas admito que tenho achado graça ao drama seguido dos chavões do à Benfica ou do jogar à Benfica e o que quer que seja que isso significa.
Verdade, é indiferente, os clubes são todos iguais :2funny:

_fv_

Tão qual a diferença o benfica ir jogar assim a munique ou o braga ir jogar assim a munique? tão! slv2003

Indutory

Citação de: merlim em 07 de Novembro de 2024, 23:42É muito estranho. O Lemos que é um dos tumores que anda para ali, diz, "assume a responsabilidade",  o Lage olha de lado e responde, "como". Daquela maneira que qualquer de nós responde, quando nos dizem algo que não entendemos. Pelo menos é assim que me parece.
No caso foi mesmo como quem diz "tás a falar pra quem? Seu corno que és um corno" ;D