Bruno Lage, Treinador do SL Benfica

Treinador, 48 anos,
Portugal
Equipa Principal: 3 épocas (2019-2020, 2024-), 88 jogos (61 vitórias, 12 empates, 15 derrotas)
Em 2024/2025: 12 jogos (10 vitórias, 0 empates, 2 derrotas)

Equipa B: 1 época, 13 jogos, 0 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Supertaça (1)

ramalho1

Citação de: Magnusson em 06 de Janeiro de 2019, 23:17
Gostei da CI, mas há ali uns pontapés na gramática que me fazem confusão, mas confesso que sou um tipo que dá especial atenção à capacidade comunicacional dos treinadores e a um discurso claro e correcto.

Penso que também terá sido derivado da questão nervosa associada à primeira vez. Ainda assim o que dizes é verdade. Deves ter sofrido horrores com o Judas...mas aí acho que sofremos quase todos.

SucintoBenfica

Isai@sReis

Citação de: franciscoafonso em 06 de Janeiro de 2019, 23:24
Citação de: Isai@sReis em 06 de Janeiro de 2019, 23:13
Citação de: franciscoafonso em 06 de Janeiro de 2019, 22:17
Citação de: Isai@sReis em 06 de Janeiro de 2019, 22:04
A conferência de imprensa teria sido perfeita não fosse a referência ao feeling que decidiu o esquema táctico de hoje. Decisões estratégicas do clube são tomadas com base em luzes misteriosas, decisões tácticas com base em feelings... Assim vai a nossa vida!
Ele não disse que decidiu o esquema táctico por feeling.

Basicamente perguntaram-lhe de jogadores, porque é que escolheu X em vez de Y (não me lembro bem da pergunta), e ele diz que do tão pouco tempo que teve só conseguiu olhar para os jogadores, viu-os a treinar pouco e depois foi obrigado a tomar decisões por intuição de treinador.

Estão sempre com o taco na mão.

Não foi nada disso que ele disse, mas se preferires interpretar assim, por mim tudo bem.
De resto, bem sei que não há nenhum critério de racionalidade que possa concluir que uma equipa que se quer a competir ao mais alto nível e com os grandes clubes da Europa deva jogar num sistema táctico que, ainda que possa ser ajustado com base nos jogadores que o integram, não é reconhecido por privilegiar o controlo de bola e do meio campo, tendo assim que se adaptar quando joga contra equipas com mais argumentos do que a generalidade dos clubes da primeira liga, entrando assim já psicologicamente derrotado, fenómeno particularmente visível contra os porcos. Não havendo essa racionalidade possível sobre o feeling.

"Aquilo que nós fizemos. Foi chegar, falar um pouco com os jogadores, ir treinar e perceber as reacções e depois ter feelings sobre isso. Tive oportunidade de rever o jogador com o Portimonense, senti que a equipa reagiu muito bem em 442 e tive esse feeling."

Isto é obviamente um discurso de um gajo que cai de pára-quedas e não tem bases para decidir nada porque não conhece os jogadores ou como vão reagir ao que quer que seja.

Claro que tu és livre de acreditar que ele foi para a conferência de imprensa admitir que fez a carreira dele à base de feelings, mas claro que essa conclusão também é pateta.

Bom, vamos lá ver uma coisa porque eu não quero que fique a ideia que tenho alguma má vontade contra o homem. Não tenho e não poderia ter... vimos um bom jogo por parte da equipa e a conferência de imprensa mesmo com essa falha comunicacional foi muito mais interessante do que a esmagadora maioria das conferência do individuo que lá estava antes. Também sei que o homem não deve ter dado mais do que 2, 3 treinos... mas até tu como adepto certamente tens uma opinião sobre que sistema deve a equipa usar, e consoante o teu conhecimento táctico fazer uma explicação mais ou menos elaborada sobre o que é que a equipa pode dar num sistema e no outro. E eu se critico que o presidente diga que vê luzes, não posso deixar de reparar que o treinador diga que tem feelings. Desculpa lá mas é isto. De resto que continue a fazer o seu trabalho e nos faça esquecer os tempos negros que vivemos.

Meio_metro

Defensivamente somos ridículos... A equipa não sabe defender... É assustador ver tudo a correr para trás sem qualquer critério....

adeptoBancada

Citação de: André Sousa em 06 de Janeiro de 2019, 23:31
Citação de: tfouto em 06 de Janeiro de 2019, 23:30
Para este 4-4-2 não funciona Krovinovic como ala. Teria de ser losagno.

Claro que funciona. Principalmente se nos lembrarmos que é o Grimaldo que joga daquele lado.
Jogar com Krovi na linha nao me parece o mais adequado com o Andre Almeida.

Slb999999

Finalmente o futebol voltou à Luz, não percebo como existem pessoas que não viram grandes diferenças. Ajudo-as:
pressão alta e organizará, não foi só correr muito para recuperar, foi correr bem, diversas vezes se viram os jogadores a olhar para trás antes de subirem para ver se todos estavam a marcar quem deviam quando o Rio Ave saía com bola;
Exploração do jogo interior em vez do habitual chutão;
Passagem para o 4-4-2, único esquema que pode rentabilizar a maior pérola que temos desde Bernardo.
Claro que nem tudo foram rosas, defensivamente foi mau, e vai demorar a remediar por duas razões simples:
dos 5 elementos do setor recuado apenas Rúben é um jogador acima da média (a nível defensivo);
A dupla do meio não resulta, Fejsa não ataca, Pizzi não defende. O quarteto do meio para jogar em 4-4-2 terá de lentamente caminhar para Florentino/Gedson +2, e idealmente um dos 2 deverá ser Krovi como falso extremo.

Qualquer solução para treinador não chamada Mourinho não aprovo. Lage é excelente, deixem-no trabalhar até final da época.

À margem do post, por favor reservem já Jambor, que jogador monstruoso!

Francescoli

Saponovique...

Pode ser que comece a angariar adeptos jesuitas!

Andreg86

Citação de: André Sousa em 06 de Janeiro de 2019, 23:31
Citação de: tfouto em 06 de Janeiro de 2019, 23:30
Para este 4-4-2 não funciona Krovinovic como ala. Teria de ser losagno.

Claro que funciona. Principalmente se nos lembrarmos que é o Grimaldo que joga daquele lado.

Diria que com um pouco de criatividade seria possível, mas para a ideia que eu tenho teria de abdicar do  Fejsa.

Explicando melhor, quase sempre as equipas ficam com 3 mais atrás, no caso do benfica é 2 centrais mais Fejsa, projetando os laterais.

Sendo o André Almeida neste momento menos um no momento ofensivo, poderiamos optar por ser o André a ficar a fazer o 3.

Para isso poderiamos ter um 6 mais tipo Gedson.

Vlaco

Almeida-Dias-Jardel- Grimaldo

Gedson

Zivkovic                Krovinovic
             Pizzi

Jonas - Felix

lPhoenix

Citação de: BC em 06 de Janeiro de 2019, 23:36
Citação de: lPhoenix em 06 de Janeiro de 2019, 23:20
Citação de: Magnusson em 06 de Janeiro de 2019, 23:17
Gostei da CI, mas há ali uns pontapés na gramática que me fazem confusão, mas confesso que sou um tipo que dá especial atenção à capacidade comunicacional dos treinadores e a um discurso claro e correcto.

Atribuo aos nervos... a dada altura até disse 4-2 ao invés de 4-4-2, ele sabia o quão decisivo poderia ser aquele momento.

E aproveitou-o muito bem.
Foi o que me pareceu a mim também.

Não que entenda muito disto, mas sentiu-se bem o nervosinho do Bruno (naturalmente), e onde até a boca, ao falar, lhe secava constantemente.

Venham os próximos capítulos. Podemos ter aqui alguém para o futuro. Quem sabe...

É bom sinal, é sinal que sente a responsabilidade. Ainda assim, esteve muito bem na CI a mostrar confiança, seguro das suas opções e muita vontade de trabalhar.
Foi quando começou a falar de futebol que ficou mais tranquilo e até revelou o que RC lhe disse: "agora tu é que mandas" e isto é uma bela mensagem ao balneário.

Lage agora é que manda.

força Benfica

MiguelRibeiro

Eu nao vi assim grande diferenca sinceramente, mas tb n há milagres. O Rio Ave teve imensas oportunidades de golo, as transicoes defensivas continuam inexistentes e o portador da bola ainda n tinha mts opcoes de passe. Foi o k eu vi e axo perfeitamente normal, ainda por cima tendo em conta os jogadores escolhidos: Pizzi, Almeida, Salvio e Cervi.

Mas eu apostava no Bruno á msm, n pelo k fez hoje mas pelo k a equipa B e pk para ter Luis Castros ou Rui Farias prefiro um da casa, assim ele queira.

Mesmo assim ja deu para recuperar a vontade de ver o Maior jogar, mas a felicidade extrema e kd o NGL sair.

Kravgnar

Citação de: Pedro Nunes 28 em 06 de Janeiro de 2019, 23:37
Hoje pelo menos vimos uma equipa sem aquela saída de bola patética e a querer sair desde trás a jogar, no entanto, com dificuldade (obviamente) e ainda recorrendo ao "charuto" principalmente quando chegava a bola aos "pés" do AA

Foram as maiores novidades, houve com certeza insistência nestes dias para a equipas sair a jogar de forma mais organizada.

Outra novidade foi o posicionamento dos alas, o habitual nos alas do Benfica era jogarem a percorrer a linha lateral com movimentos em busca da linha de fundo.
Hoje jogaram muito mais por dentro, muito mais perto de Pizzi e Fejsa.

Dias13

Gosteinda referência ao facto de não termos sabido gerido o jogo em posse qunado em vantagem

Qie diferença de CIs

André Sousa

Citação de: tfouto em 06 de Janeiro de 2019, 23:40
Jogar com Krovi na linha nao me parece o mais adequado com o Andre Almeida.

Por isso é que joga com o Grimaldo.

É bom relembrar que o próprio Ramires fez isso com o Maxi, até.

Trankas1904

Discreto.
Não vamos embandeirar em arco, mas tem o mérito de para os jogadores que tem ao seu dispor escolher o melhor sistema.
Nunca percebi a teimosa do Rui vitória com o 433.
Nao percebo como um plantel com 5 avançados joga com um, era para contrabalançar com os 5 centrais do plantel?