Bruno Lage, Treinador do SL Benfica

Treinador, 48 anos,
Portugal
Equipa Principal: 3 épocas (2019-2020, 2024-), 88 jogos (61 vitórias, 12 empates, 15 derrotas)
Em 2024/2025: 12 jogos (10 vitórias, 0 empates, 2 derrotas)

Equipa B: 1 época, 13 jogos, 0 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Supertaça (1)

LeandroSLB

Citação de: Chairman em 25 de Agosto de 2019, 15:15
Citação de: LeandroSLB em 25 de Agosto de 2019, 15:12
Jota tem de começar a jogar atrás do PL que deve ser o Raúl De Tomás, o Taraabt tem de jogar no lugar do Gabriel enquanto este não voltar e a DD apostar no Tomás Tavares.
JOta ? Mas esse não é do "Xeixal" ?

Sim é da fábrica.

Shoky

Citação de: MeGusta em 25 de Agosto de 2019, 05:25
Não sou muito de escrever em fóruns, muito menos longos textos, dai poderem contar-se pelos dedos de uma mão as vezes que o fiz mas se mesmo de férias, longe do País, madrugada dentro, o sono não chegou ainda, isso deve-se ao que assisti horas atrás por isso mais vale fazer uso do tempo para desabafar mesmo que de forma pouco linear e menos coerente sobre tudo o que me está a atormentar... e é tanto... não só a mim como a qualquer Benfiquista que tenha a paciência de estar a ler isto a esta hora provavelmente no mesmo estado que eu...

Antes de divagar (e é mesmo este o termo do que estou a fazer) sobre o que há pouco aconteceu, ponto prévio para dizer que o culpado maior tem um nome e não é o que baptiza este tópico mas sim a personagem que tem o poder de decidir o rumo do Benfica e gere o Clube com base em Luzes e, só cingindo-me aos acontecimentos presentes, consegue o extraordinário feito de em ano receita de vendas record proporcionar ao treinador um plantel mais fraco que o da época passada... mas não é no tópico dele que escrevo mas sim no do Bruno Lage.

Porquê?

Porque na personagem das luzes há muito perdi a esperança (se é que algum dia a tive) de o ver olhar para o Benfica de outro modo que não um negocio e uma maneira de obter vantagens a nível pessoal sendo tudo o resto meramente acessório com vista a esse desígnio independentemente do discurso demagogo ou ações populistas mas no Bruno Lage... no Lage via Benfiquismo, no Lage via inteligência, no Lage via ambição, no Lage via esperança de um presente e futuro à medida da real dimensão do Benfica... ou vejo ainda... mas todas as minhas crenças foram severamente abaladas hoje.

Tenho estado a ler vários comentários e muitos dizem várias das coisas que penso, uns mais a quente, uns mais racionalmente mas não tenho dúvida que todos a partilhar de um sentimento comum:
Pior ainda que perder o jogo foi a forma como perdemos.

E essa forma como perdemos tem para mim um responsável, Bruno Lage, que hoje mais que ninguém me desiludiu a mim e, acredito, milhões de outros como eu.

Bruno Lage não levou um banho tático.... não, isto não foi um banho... na realidade foi absolutamente afogado taticamente! "Patética" ou "deprimente" não chegam para adjectivar a exibição do Benfica contra um dos portos mais fracos de que tenho memória e é sem medo de exagerar que afirmo convictamente que contra uma equipa deles ao nível de outras que tiveram no passado e hoje teríamos sido absolutamente atropelados com uma goleada histórica tal foi o nível exibicional apresentado em campo.

Mas desilusão tão grande ou maior é sentir que, mesmo afogado tacticamente, este Benfica contra este porto, se tivéssemos entrado em campo com a atitude correcta, mesmo assim teria sido suficiente para vencer mas estivemos em campo todo o jogo contra um lobo raquitico e enfezado com uma postura de cordeiros... e a cordeiros até o mais raquítico dos lobos é capaz de matar.

Esta postura de cordeiro começou muito antes com a postura do Bruno Lage nas conferências de Imprensa e eu até a defendi. E defendi porque acreditava que o propósito era retirar ao porto da maior arma de motivação que os alimenta, o ódio, mas que este discurso de cordeiro era somente para o exterior e que lá dentro, no balneário, para os jogadores, o cenário e discurso eram diametralmente opostos e que o Benfica ia entrar em campo a comer a relva, a disputar cada lance como se fosse o último, a querer matar o rival desportivamente e deixar em estado de sítio a ferro e fogo aquele clube quando o árbitro desse por terminado a partida com uma vitória que confirmasse o fosso em termos qualitativos entre uma e outra equipa.

Mas Lage ou não soube ou não quis ou não conseguiu passar essa mensagem aos jogadores, permitiu que o discurso de cordeiro minasse os jogadores e para ajudar à festa resolveu nem fazer concentração antes do jogo.

Resultado? Uma "tempestade perfeita"...

E em campo o que se viu?
Uma equipa do porto nitidamente borrada quando o apito inicial se ouviu à espera de um inicio forte do Benfica mas, com a postura de cordeiro do Benfica, a ver-se com mais bola do que esperava, a colocar em pratica a sua tática para anular as nossas peças fundamentais, admirada provavelmente pela facilidade com que o estava a colocar em pratica perante a nossa postura, de repente apanham-se a ganhar com um golo digno da qualidade do jogo e depois algo que nunca imaginei ver e prova que o jogo foi mal preparado taticamente mas principalmente a nível psicológico:

... a reação do Benfica ao golo sofrido... Zero! Nada! O jogo continuou a decorrer como se nada se tivesse passado! Até o Benfica dos Pringles, dos Tahars, dos Luis Carlos, dos Paulos Almeidas reagia aos golos sofridos contra portos muito mais fortes, nem que fosse por cinco minutos, nem que a seguir tudo voltasse ao mesmo mas este Benfica, Campeão nacional, que ainda há poucos meses foi ganhar ao estádio do dragão, contra um porto mais fraco que o dessa altura, vindos de derrotas contra Gil Vicente e Krasnodar e por isso com confiança abalada, a jogarmos em casa, estádio cheio, foguetes, a podermos deixar o rival a 6 pontos em caso de vitória, sofremos um golo e o que fazemos a seguir? ... NADA!

Vamos para intervalo, entramos na segunda parte e o que fazemos? Pouco mais que NADA!

O Lage parece que lhe subiu à cabeça, não o sucesso mas a ideia que tem de ser o Dalai Lama do futebol português e isto hoje custou-lhe caro e a continuar assim vai custar não só a ele como a nós muito mais...

Se pudesse dar algum conselho ao Lage caso ele queira voltar a ser Campeão pelo Benfica, diria:

- Deixa de ser parvo e julgar que é a postura de Madre Teresa de Calcutá que nos vai levar ao sucesso porque essa palhaçada, quando exagerada, passa para os jogadores quer queiras quer não! Não ser igual aos outros? Bom! Ser Parvo? Mau!

- Não estás a inventar a roda, as concentrações antes dos jogos fazem-se por uma razão que é garantir ao maximo um coisa que está no próprio nome do termo: CONCENTRAÇÃO!

- PARA de colocar a gestão dos "Homens" sempre à frente da equipa porque foi assim que f******* a Taça e a Liga Europa! Não sabes fazer isso! Põe na cabeça que sempre que tentas dá m****! Queres fazer isso faz em jogos que não sejam a doer ou com resultado mais que feito. O Seferovic por exemplo merece agradecimento por tudo o que fez a época passada mas não devia ter entrado como titular hoje ou senão ele então o Raul de Tomás pois é mais que óbvio que os dois não resultam e deveria ter jogado o Chiquinho ou Jota nas costas de um deles

- encosta o Presidente às cordas e coloca sobre ele a responsabilidade de reforçar a equipa onde precisas, internamente primeiro e publicamente depois,  porque não tenhas dúvidas que quando chegar a hora de encontrar culpados ele não as irá assumir e vai-te atirar sem dó nem piedade para a fogueira.

Estejam à vontade para acrescentar conselhos quem tiver tido paciência para ler tudo isto.

O Bruno Lage tem e terá sempre o meu eterno agradecimento pelo milagre que fez o ano passado e, mais que ninguém, tudo o que desejo é que passe muitos e bons anos no Benfica. Hoje não acertaste uma, nem na conferência de imprensa a seguir, mas estás bem a tempo de corrigir tudo isso... só depende de ti.

Excelente.

+1benfiquista

Por acaso concordo com a parte em que o MeGusta diz que o Porto entrou borrado. A cara do Danilo antes do apito inicial denunciava isso. Eles foram crescendo no jogo pelo que nós não fizemos. E essa parte é que custa mais, sinceramente.

Kinkolas


ricmarkes

Citação de: Royal_Flush em 25 de Agosto de 2019, 15:16
O discurso dele continuou exactamente o mesmo.

A diferença é que, como aqui já tinham aletado, quando perdesse as pessoas iam-se virar contra o discurso, mesmo os maiores defensores do mesmo quando as coisas corriam bem.

E é precisamente o que está a acontecer.

Não concordo que o discurso se tenha mantido, é até estranho a inversão que se nota quer no discurso, quer na forma de jogar da equipa, relativamente ao ano passado.

Quando Lage chegou, arrumou a equipa com aqueles que achava melhor, tirou da equipa uns e colocou outros. Hoje, começa a dar a impressão que há jogadores que jogam sempre, mesmo que estejam em piores condições ou haja outros naturalmente melhores. O caso do Seferovic é prova disso e o discurso do Lage mostra que não é erro de avaliação, mas sim intencional.

Quanto ao jogo, nos primeiros meses a equipa começou a ter mais bola, a tentar circular e a colocar problemas aos adversários pelas alas, mas também à frente da grande área. Hoje, parece que voltámos ao bombo para a frente.

Chega a ser incompreensível estas mudanças de comportamento, principalmente quando o que foi feito inicialmente resultou tão bem.

Hylian

Se não deixar cair o suiço e desistir dos dois trincos no próximo jogo começo a não ter grandes expectativas de grande evolução do Lage

Shoky

Citação de: +1benfiquista em 25 de Agosto de 2019, 15:18
Por acaso concordo com a parte em que o MeGusta diz que o Porto entrou borrado. A cara do Danilo antes do apito inicial denunciava isso. Eles foram crescendo no jogo pelo que nós não fizemos. E essa parte é que custa mais, sinceramente.

Borrados, assustados, preparados para aguentar o impacto e tentar sair vivos da Luz.
Pela frente vêem um dos piores Benfica da história dos clássicos. "Espera lá, os gajos são uma merda" pensaram eles. E pronto.

Inaceitável.

Royal_Flush

Citação de: ricmarkes em 25 de Agosto de 2019, 15:23
Citação de: Royal_Flush em 25 de Agosto de 2019, 15:16
O discurso dele continuou exactamente o mesmo.

A diferença é que, como aqui já tinham aletado, quando perdesse as pessoas iam-se virar contra o discurso, mesmo os maiores defensores do mesmo quando as coisas corriam bem.

E é precisamente o que está a acontecer.

Não concordo que o discurso se tenha mantido, é até estranho a inversão que se nota quer no discurso, quer na forma de jogar da equipa, relativamente ao ano passado.

Quando Lage chegou, arrumou a equipa com aqueles que achava melhor, tirou da equipa uns e colocou outros. Hoje, começa a dar a impressão que há jogadores que jogam sempre, mesmo que estejam em piores condições ou haja outros naturalmente melhores. O caso do Seferovic é prova disso e o discurso do Lage mostra que não é erro de avaliação, mas sim intencional.

Quanto ao jogo, nos primeiros meses a equipa começou a ter mais bola, a tentar circular e a colocar problemas aos adversários pelas alas, mas também à frente da grande área. Hoje, parece que voltámos ao bombo para a frente.

Chega a ser incompreensível estas mudanças de comportamento, principalmente quando o que foi feito inicialmente resultou tão bem.

Referia-me unicamente ao discurso.

Muita gente a criticar por exemplo o facto de ele ter dado os parabéns ao Sérgio pela conferência.

Está na mesma senda do que tem vindo a dizer nas últimas semanas.

Shoky

Citação de: Royal_Flush em 25 de Agosto de 2019, 15:25
Citação de: ricmarkes em 25 de Agosto de 2019, 15:23
Citação de: Royal_Flush em 25 de Agosto de 2019, 15:16
O discurso dele continuou exactamente o mesmo.

A diferença é que, como aqui já tinham aletado, quando perdesse as pessoas iam-se virar contra o discurso, mesmo os maiores defensores do mesmo quando as coisas corriam bem.

E é precisamente o que está a acontecer.

Não concordo que o discurso se tenha mantido, é até estranho a inversão que se nota quer no discurso, quer na forma de jogar da equipa, relativamente ao ano passado.

Quando Lage chegou, arrumou a equipa com aqueles que achava melhor, tirou da equipa uns e colocou outros. Hoje, começa a dar a impressão que há jogadores que jogam sempre, mesmo que estejam em piores condições ou haja outros naturalmente melhores. O caso do Seferovic é prova disso e o discurso do Lage mostra que não é erro de avaliação, mas sim intencional.

Quanto ao jogo, nos primeiros meses a equipa começou a ter mais bola, a tentar circular e a colocar problemas aos adversários pelas alas, mas também à frente da grande área. Hoje, parece que voltámos ao bombo para a frente.

Chega a ser incompreensível estas mudanças de comportamento, principalmente quando o que foi feito inicialmente resultou tão bem.

Referia-me unicamente ao discurso.

Muita gente a criticar por exemplo o facto de ele ter dado os parabéns ao Sérgio pela conferência.

Está na mesma senda do que tem vindo a dizer nas últimas semanas.

Mas porque caralho é que se lembrou de dar os parabéns ao Sérgio Conceição pela boa conferência de imprensa? Também é comentador desportivo o Bruno Lage agora?
Se lhe desse os parabéns pela vitória e pelo bom jogo do Porto eu não diria nada. Mas o Bruno Lage parece fortemente empenhado em ser o santinho do futebol português e para essa merda não há pachorra. O Benfica não é o clube ideal para isso.

Motörhead

Apontar o dedo no BL por causa do discurso de cordeirinho é reductor. Quando se joga contra os suinos, não se precisa de discursos para motivar. O jogo em si com os porcos é suficiente. E sobretudo que o plantel na maioria ja sabe do recado e do que representa este jogo.
Não tenho explicaçãos para a attitude de ontem.

+1benfiquista

Citação de: Shoky em 25 de Agosto de 2019, 15:24
Citação de: +1benfiquista em 25 de Agosto de 2019, 15:18
Por acaso concordo com a parte em que o MeGusta diz que o Porto entrou borrado. A cara do Danilo antes do apito inicial denunciava isso. Eles foram crescendo no jogo pelo que nós não fizemos. E essa parte é que custa mais, sinceramente.

Borrados, assustados, preparados para aguentar o impacto e tentar sair vivos da Luz.
Pela frente vêem um dos piores Benfica da história dos clássicos. "Espera lá, os gajos são uma merda" pensaram eles. E pronto.

Inaceitável.

Foi isso mesmo. Tanto que eles vinham com a lição estudada para mais uma vez perderem tempo à equipa pequenina. Fotocópia do jogo do ano passado mas com a moral ainda mais em baixo.

Tem de haver muita reflexão naquele balneário sobre o que se passou. Não marcar um golo a uns gajos que sofreram 3 dos russos e 2 do Gil CNS Vicente... Foda-se.

Pasárgada

Estava visivelmente incomodado pelo resultado e pela exibiçao produzida, a expressao facil denotou isso mesmo...
Além de que nao soube explicar o porque dos primeiros 45 minutos, e porque vendo se a perder aos 22 minutos nao mudou logo na 1 parte....
Epah mau demais, ontem foi um RV  no banco, um verdadeiro artolas....

SimaoMiccoli

#55212
Citação de: +1benfiquista em 25 de Agosto de 2019, 15:28
Citação de: Shoky em 25 de Agosto de 2019, 15:24
Citação de: +1benfiquista em 25 de Agosto de 2019, 15:18
Por acaso concordo com a parte em que o MeGusta diz que o Porto entrou borrado. A cara do Danilo antes do apito inicial denunciava isso. Eles foram crescendo no jogo pelo que nós não fizemos. E essa parte é que custa mais, sinceramente.

Borrados, assustados, preparados para aguentar o impacto e tentar sair vivos da Luz.
Pela frente vêem um dos piores Benfica da história dos clássicos. "Espera lá, os gajos são uma merda" pensaram eles. E pronto.

Inaceitável.

Foi isso mesmo. Tanto que eles vinham com a lição estudada para mais uma vez perderem tempo à equipa pequenina. Fotocópia do jogo do ano passado mas com a moral ainda mais em baixo.

Tem de haver muita reflexão naquele balneário sobre o que se passou. Não marcar um golo a uns gajos que sofreram 3 dos russos e 2 do Gil CNS Vicente... Foda-se.

Infelizmente desde que sou vivo nunca vi o Porto borrado na Luz. Eles têm mais medo de jogar em casa do que na Luz.

O mais perto disso que vi, foi quando festejaram um empate cá e perderam o campeonato.

LeandroSLB

Ainda a meio da primeira parte devia ter mexido na equipa, não havia meio campo e em vez de mexer para inverter a situação ainda esperou pelo intervalo para mexer e ainda deixou o Seferovic em campo.

+1benfiquista

Citação de: SimaoMiccoli em 25 de Agosto de 2019, 15:31
Citação de: +1benfiquista em 25 de Agosto de 2019, 15:28
Citação de: Shoky em 25 de Agosto de 2019, 15:24
Citação de: +1benfiquista em 25 de Agosto de 2019, 15:18
Por acaso concordo com a parte em que o MeGusta diz que o Porto entrou borrado. A cara do Danilo antes do apito inicial denunciava isso. Eles foram crescendo no jogo pelo que nós não fizemos. E essa parte é que custa mais, sinceramente.

Borrados, assustados, preparados para aguentar o impacto e tentar sair vivos da Luz.
Pela frente vêem um dos piores Benfica da história dos clássicos. "Espera lá, os gajos são uma merda" pensaram eles. E pronto.

Inaceitável.

Foi isso mesmo. Tanto que eles vinham com a lição estudada para mais uma vez perderem tempo à equipa pequenina. Fotocópia do jogo do ano passado mas com a moral ainda mais em baixo.

Tem de haver muita reflexão naquele balneário sobre o que se passou. Não marcar um golo a uns gajos que sofreram 3 dos russos e 2 do Gil CNS Vicente... Foda-se.

Infelizmente desde que sou vivo nunca vi o Porto borrado na Luz. Eles têm mais medo de jogar em casa do que na Luz.

Isso é chão que já deu uva.
No ano do Nuno entraram borradinhos. No primeiro do Sérgio cresceram depois da nossa cagada. Há um ano nem cheiraram e andaram o jogo todo a perder tempo.

O ultimo ano em que tinham jogado olhos nos olhos tinha sido o do Peseiro numa de "que se foda" porque já estavam praticamente fora da luta.

Este ano entraram borrados e cresceram porque cheiraram o sangue.